Maquina digital pra fotos/videos até 200€

sim de facto a sony n prima por ter a qualidade soberba que o marketing apregoa. para a minha fx10 comprei um sd de 2gb por 15€, logo ai outra diferença colossal e quanto ao iso 1000 da sony... aconselho-te a fazer uma foto teste só a 400 e já ves a qualidade
 
Boas!

Já está resolvido o problema da bateria, trocaram por outra maquina...Quanto à qualidade já estive a ver alguns modos e estou muito contete com a máquina a todos os níveis, mas acredito que haja opções melhores ao mesmo preço.O pior foi mesmo ter de dar 29€ por um cartão de 1GB quando comprei um pa outra SD a 10€:mad: Mas acham a máquina cara para a sua qualidade?Há melhores opções?

Cump's
 
Mas acham a máquina cara para a sua qualidade?Há melhores opções?

Pela minha experiência posso-te dizer que para uma máquina satisfazer uma pessoa não é preciso muito. Muitos compram máquinas e adoram-nas. Mas depois olha-se para as fotos, dizemos "Tá cheia de aberrações cromáticas, ruido, vignetting, cantos suaves, etc." e a pessoa responde "Aberrações quê? Ruido não é barulho? Vinhetas? Suaves, é do papel..". Percebes onde quero chegar? Já vi pessoas a recomendar Benqs e HPs, por isso...

Agora que a Sony é cara e que tens melhores opções, não tenhas dúvidas. Nós não falamos na Sony por esquecimento, foi mesmo porque não são grande escolha.
 
haver melhor ha sempre, se n fores mt exigente n deverá desapontar. comprei a fx10 apenas para andar sempre cmg. qd quero fazer um tipo de fotos mais "elaborado" uso a bridge
n me parece que a solução seja trocar de máquina tds os dias até achar a tal...
 
Claro, não vás agora a correr para a loja só por causa disso. Uma coisa era a máquina ser má, outra é haver melhores opções. E a melhor opção varia de pessoa para pessoa.
 
tt pode ser por a velocidade usada n ter sido suficiente para congelar a acção e o flash n ter ajudado ou pelo foco ter sido feito na parede e n no biker
esse tipo de máquinas n costuma ser grande espingarda neste tipo de fotos
 
Se usaste flash, isso deve ter sido provávelmente o melhor que a máquina alguma vez vai conseguir.

A abertura usada foi de 2.8 e o ISO400. ISO800 vai arruinar qualquer foto, e abertura maior que 2.8 não tens. Mesmo com flash, a velocidade usada foi 1/125s, o que certamente não foi suficiente para congelar a acção. Até porque nas compactas o flash costuma ser muito fraquinho, logo nem deve ter atingido o ciclista.
Ou arranjas um flash externo mais potente (deve ser caro) ou começa a fotografar apenas em sitios com mais luz, de preferência com muito sol. Só assim deves conseguir usar velocidades suficientemente altas.

A velocidade de disparo é o tempo em que a máquina tira a foto, neste caso 1/125 segundos. O ISO é a sensibilidade do sensor à luz, se for muito alta vai provocar ruido.
De qualquer forma acho que essa máquina não tem modos manuais nenhuns por isso não sei até que ponto consegues mexer nestes valores. Acho que tens mesmo que te contentar com o que a máquina decidir fazer na altura.
 
Última edição:
E então o ISO deverá ser menor em zonas com menor exposição ao sol certo?Será que o ISO tava alto demais?

Pois as imagens em que ela congela são quando estão expostas ao sol com boa luminosidade...
 
O contrário... Quanto menos luz houver maior ISO deves usar, mas ISOs muito altos têm problemas de ruido e borrões. O ideal é usares o ISO mais baixo que conseguires, sem estragar a exposição é claro.

O ISO não tava alto de mais, já estava era perto do limite e só com mais ISO é que podias usar velocidades suficientemente altas para congelar o movimento. Com ISO800 deves conseguir, vai ficar com ruido mas sempre é melhor que nada.
 
isso que estás a perguntar é um técnica chamada "panning" :)

funciona da seguinte forma: acompanhas o objecto que queres manter focado ao longo do eixo dos X ou Y, conforme para onde ele se estiver a deslocar. isto num movimento rápido para que tudo aconteça durante o tempo de obturação, convém utilizar uma velocidade de obturação mais baixa que aquela que congela o movimento, mas não sei se a máquina tem modos manuais.
 
MF lol

O AF em principio está parado durante a fotografia. O AF-C (suponho que seja AF continuo) numa compacta funciona com focagem entre fotos, numa sequência. Nas SLR acho que tens focagem por servo, que está constantemente a focar o objecto, e talvez seja esse o ideal.
É a ideia que tenho, mas não tenho a certeza. :)
 
n sei até que fonte o MF n poderá ser uma opção. focando para o infinito n sei se n será funcional
qt ao AF sim é obvio que foca naquele ponto e se mover a máquina vai desfocar o resto, mas com o AF-C n consigo fazer pannings propriamente ditos... geralmente uso prioridade à abertura, terei que usar à velocidade?
 
Eu pelo que tenho lido, acho que focar o infinito é uma boa opção. Caso estejas perto foca o ponto mais importante (capacete, por exemplo) e mantém a focagem fixa.
Quanto ao modo, dependendo do caso, apostava mais no M, sempre regulas as duas coisas. Mas não sei.

Miguel Mendes, conseguir consegues, podes é ficar mesmo só com o arrasto. A velocidade que usaste deve ter sido demasiado lenta, não sei, não é técnica que domine.
 
é impossivel regular 2 parametros qd se fotografa desportos motorizados
na world series renault usei sempre o modo A com AF-C e apesar de ter conseguido algumas fotos que me pareceram satisfatórias (tendo em conta a máquina e ser a 2ª vez que fazia algo do género) n consegui o tipico arrasto dos pannings
ficava com o carro focado (ou quase) e o fundo era sempre perceptivel
 
Back
Topo