Máquina Digital: qual?

banid0

Power Member
Não querendo repetir este assunto, como n percebo muito disto, venho por este meio tirar as minhas dúvidas :D

Queria uma máquina com estas condicoes FUNDAMENTAIS:

Flash
LCD
pelo menos 2MP(ver abaixo)

agora as duvidas :D
1º como distuingo as specs do sensor? CCD bla bla e depois o ISO n sei das quantas: alguem me explica isto?

2º quero uma maquina que me permita ter umas cores vivas (como ja por aki vi fotos de uma fuji de uma rapariga em que os vermelhos eram excelentes);quero que esta maquina me permita ir a loja de fotografia, levar o cartao de memoria e imprimir no papel fotografico normal (o de 15cm axo) com boa qualidade. isto remete-me para outra questao: qual a qualidade minima para isto? (eu vi algures um post com a relacao em DPI's mas nem a consegui encontrar, nem fiquei muito esclarecido)

3º como e da alimentacao?dá para quanto tempo/fotos? pelo que vejo vo ter ke comprar umas baterias recarregaveis ne...

4º quais os acessorios fundamentais a adquirir?
cartao de mem,bateria,estojo etc..

estas specs remetem-me para 3 máquinas todas elas fuji ja que neste forum muito bem se fala delas

por ordem de "careza" :D vulgo €€€€
FujiFilm A202
FujiFilm A204
FujiFilm A303

pelo que vejo as duas primeiras sao de 2 MP e as duas ultimas tem 3x zoom optico. que diferencas se notam mais?

em relacao aos MP la esta, para as fotos normais(impressao) bastam os 2MP ou e necessario os 3MP???

em relacao ao zoom , 3x fazem assim tanta diferenca? da muito jeito? penso que jeito da sempre, agora se vale a pena ou n...

se podessem postar mais diferencas agradecia

corrijam-me nalguma incorreccao :)

thx
 
Última edição:
1º O CCD são os tais 2MegaPixeis, e acho que para fazer aquilo que tu mencionas, os 2MP são suficientes. ISO é a sensibilidade da máquina á luz. Quanto maior o valor de ISO(100,200,400,800,etc...), mais sensível a máquina é á luz, ou sejal, com um ISO maior(máquinas destes valores costumam ter um ISO fixo de 100), irás conseguir tirar fotos mais claras em ambientes mais escuros, mas para máquinas com ISO fixo dentro do normal(por ex. 100) existe sempre o flash :)

2º A Fuji A202(2MP) terá a qualidade suficiente para levares o cartão(ou um CD com as fotos já escolhidas) ao fotógrafo para ele te imprimir isso. Já tive uma Fuji com 2MP(tipo apontar-e-disparar) e as fotos saiam do fotógrafo melhores que muitas fotos tiradas com boas máquinas de rolo.
Eu escolho 1º as fotos e gravo-as num RW e levo-as ao fotógrafo para ele fazer a impressão em 10x15cm. Por vezes antes de levar as fotos, dou uma olhada e há algumas que lhes dou um bocadinho de detalhe(sharpness) com o Paint Shop Pro.

3º Se falarmos da A202, que usa 2 pilhas AA, basta por exemplo comprares um carregador com 4 pilhas AA recarregáveis(usa apenas Ni-MH). Um carregador destes já com as 4 pilhas(cada 2 pilhas deverá dar para cerca de 80 a 100 fotos, dependendo do uso) custa cerca de 20€, e ficas com umas pilhas em utilização e outras sempre de reserva, não esqueçendo que em caso de aperto, em qualquer supermercado consegues arranjar um pack de 4 pilhas AA alkalinas para te desenrascares durante mais umas 30 ou 40 fotos.

4º Para além do carregador + pilhas, aconselho-te a comprar um cartão de pelo menos 64Mb(que dará para cerca de 200 fotos em 1280x960 qualidade normal, resolução esta que será suficiente para as tais boas impressões em 10x15). Se forem fotos para brincar ou para colocares numa webpage(640x4810 qualidade básica) aí terás espaço para cerca de 500 fotos nos 64Mb.
Estojo de transporte é claro que convém, para a máquina te durar uns tempos :P

Zoom óptico: se usares a máquina sempre dentro de casa e em locais onde não precisas de ir "buscar" coisas longe, nesse caso não precisas de zoom, mas existem sempre aquelas fotos no Verão, ou numas férias... Se estás a pensar em imprimir fotos no fotógrafo com uma qualidade decente, acredita que o zoom óptico vai ser muito útil. Na minha opinião, é melhor gastares €€€ num modelo com os 3x zoom óptico, para que depois não te venhas a arrepender >(

Boa compra, e boas fotos :009:
 
tiagottx, excelente explicação!!
Só uma pergunta, onde posso arranjar o carregador? São akeles q se vendem nas lojas tipo Box, Worten, *****??

Eu aconselho a A204, é uma excelente mákina e tem td o q um utilizador normal deseja ter, as fotos ficam mto boas, só tenho pena de n ter agora €€€ pa comprar uma pa mim:confused:

Qt aos extras q deves comprar, um cartão de memória de 128Mb era o ideal, + o estojo de proteção, + um carregador com pilhas AA Ni-MH.
:003: :003:
 
obrigado ate agora pelos esclarecimentos mas...

qual a razao de a A203 ser mais cara que a A204?? 10cts! porke? alguem me explika? n ha ngn ke me posso explikar as diferencas das A202, A203 e A204?

thx por tudo

PS: axo a A204 mais lindona :D
 
Basicamente as diferenças são:

A202: 2MP, não tem zoom óptico
A203: 3MP, não tem zoom óptico
A204: 2MP, tem 3x zoom óptico

Por estas razões, creio que apenas deves considerar a A202 e a A204...
 
tens a certeza em relacao a A203? e ke na nomatica tem la 2.1MP!!!

"
PIXEIS … Sensor CCD 1/2,7" - 2.1 Megapixels
Imagem 1600 x 1200, 1280 x 960, 640 x 480 pixels
"

corrige-me isso sff :D

thx por td ate agr :die:
 
Tens razão! A A203 e a A204 tem o mesmo zoom e os mesmos 2MP! Andei a ver e as diferenças são:

- A203: Macro 10cm, velocidade máxima do shutter 1/2000, peso 180gr, corpo da máquina em alumínio

- A204: Macro 8cm, velocidade máxima do shutter 1/1000, peso 235gr, corpo da máquina em plástico
 
Originally posted by tiagottx
Tens razão! A A203 e a A204 tem o mesmo zoom e os mesmos 2MP! Andei a ver e as diferenças são:

- A203: Macro 10cm, velocidade máxima do shutter 1/2000, peso 180gr, corpo da máquina em alumínio

- A204: Macro 8cm, velocidade máxima do shutter 1/1000, peso 235gr, corpo da máquina em plástico

hmmm knto ao macro 2cm n fazem muita diferenca

em relacao ao shuter n percebo isso , podes-me explikar?

kuanto ao aluminio faz assim muita diferenca? :D

thx por tudo :D

PS: FCP!!! :P
 
por acaso tb ando interessado em comprar uma makina digital... mas tava mais inclinado para a Benq DC2300 visto ter um bom preço e segundo as caracteristicas tb n tá má

alguem ja exprimentou esta makina ?

será k vale a pena os 174€ pedidos ?
 
- 2cm de Macro é pouca diferença, dado que falamos de valores entre os 8 e 10cm...
- O shutter também não influencia muito. Só existiriam grandes diferenças se fossem 1/4000 ou mais...
- O alumínio é sempre melhor que plástico :)

A grande diferença entre a A203 e a A204 será o tamanho, peso e corpo da máquina, e isto tudo reflecte-se no preço :P Uma é um tipo de máquina mais em conta e a outra é uma máquina um pouco mais cara por ser mais bem construída. Com a A204 não ficas mal servido(tecnicamente é idêntica á A203), mas se preferes algo mais compacto, nesse caso vai para a A203, apenas porque é menos funda(gorda)...

Boot: Quanto a tí, sorry mas não tenho nada a dizer, porque não conheço essa máquina :P Tenta procurar pela net umas fotos tiradas com essa máquina :)
 
na net encontrei umas fotos e apesar de serem pekenas da pra ver k n sao más... mas isso é relativo... no site da creative tambem têm lá fotos com uma qualidade do caraças tiradas com a webcam go plus e no entanto a makina tira fotos nojentas :rolleyes:

qualquer das maneiras está aki as especificaçoes da makina Benq DC2300
 
Depois de pesquisar em vários sites comprei uma Canon A200 e estou muito satisfeito com a qualidade, mas não tem zoom óptico e sinceramente não tornava a comprar uma máquina sem isso.
Se fosse agora optava pela Canon A30 de 1.2 MP c/ zoom óptico que é pouco mais cara e eu só tiro fotos a 1024*768. Não ligues muito aos megapixeis, com 2 MP podes tirar fotos até 1600*1200 (=1920000 pixeis).

Um conselho: compra pilhas recarregaveis boas porque com pilhas alcalinas depois de 10 ou 15 minutos a brincar com a máquina ela apaga-se (as pilhas continuam utilizáveis noutros aparelhos). Com duas NiMH de 2000mAh tiro dezenas de fotos, mesmo com flash.

---------------------------------------------------------
alguns endereços:

http://www.megapixel.net/

http://www.photo-forums.com/

http://www.imaging-resource.com/
 
Ora aí está! Mais uma vez confirma-se a minha opinião! 2MP são suficientes para boas fotos e boas impressões 10x15cm, 4 pilhas NI-MH boas são suficientes para tirares muitas fotos, e o zoom óptico é sempre benvindo e não te arrependerás de o ter :D
 
Back
Topo