Máquina Digital ... qual ?

E tem estabilizador optico isso?
Zooms que vao ate aos 400mm eq35 sem estabilizador optico tornam-se bastante inuteis
E a grande angular disso vai ate aos 28mm eq25 pelo menos?
Pelas opçoes que ha no mercado nao ha necessidade de optar por maquinas que nao usem cartoes CF. Sao os mais rapidos, mais bartos, mais capacidade. So nao sao os mais pequenos e para isso ha SD que a seguir sao os mais baratos.
XD e MS e afins nao obrigado
 
Estou a pensar seriamente em comprar a Sony P150. Acham que vale a pena.

E pelo mesmo preço +/- 395€ a outras tao boa como esta?

Cumps.

Z.
 
A Sony P-150 a mim nao me parece grande coisa
A lente é lenta (f2.8 a f5.2). As distancias focais nao sao grande coisa (38mm eq a 114mm). E fraco no lado da grande angualr
O LCD nao e especialmente grande (1,8" e corrente no minimo)
O sensor e partilhado por mais 500 maquinas (esse sensor de 7,1 vem em varios modelos como a canon G6 por exemplo)
Nao tem prioridade a abertura nem ao obturador que sao duas funçoes basicas.
Depois usa MS o que aniquila qualquer vantagem de preço que a maquina possa ter. E com 7,1 Mpix cartoes e o que vai fazer falta de certeza.
Mas no fundo no fundo e uma maquina como tantas outras. Se quiseres uma coisa de bolso muito automatica (e que funçoes mais manuais ela nao tem mesmo) e estiveres para ser roubado nos cartoes e uma boa opçao porque a construção da maquina e agradavel e os resultados vao ser iguais aos concorrentes com diferenças micromilimetricas.
Pessoalmente com o mesmo sensor preferia ou a Canon G6 ou a Sony V-3 (que ja tem CF aleluia).
 
timber,

Devo confesar q n entendo mto de maquinas digitais. Mas como este menino, q pareçe ser um expert http://www.steves-digicams.com/ diz que é a melhor do segmento de 5 a 7 Megapixels, pensava eu que era boa.

A Canon G6 está fora do baralho n está neste segmento (preço!!!!)

E a Sony V1 é de 5.1Mp, o que dizes é q mesmo assim é melhor que a Sony P150? E a Canon A95 n é melhor q a Sony V1?

Cumps,

Z.
 
Estava a referir a Sony V-3. Talvez tenham sido mas sugestoes. Tanto a G6 como a V-3 sao maquinas muito melhores que a P150 apesar de usarem o mesmo sensor.
Eu nao sei o que o gajo diz mas uma maquina que nao tem prioridade a abertura para mim nao passa da porta. Portanto a maquina e limtiada em opçoes manuais.
E e um facto que os cartoes MS sao caros especialmente em relaçao a SD's e CF's
E um facto que F5.2 em teleobjectiva e lento
Tb e um facto que um LCD 1,8" e corrente
Se ele acho que e a melhor... Epa e la com ele. Eu nesse estilo de maquina (maquina pequena e estilosa) prefiria uma Canon Ixus. Mas a serie A oferece muito mais funcionalidade. Numa maquina dessas 4, 5, 6 ou 7 Mpx e igual ao litro.
 
timber disse:
E tem estabilizador optico isso?
Zooms que vao ate aos 400mm eq35 sem estabilizador optico tornam-se bastante inuteis
E a grande angular disso vai ate aos 28mm eq25 pelo menos?
Pelas opçoes que ha no mercado nao ha necessidade de optar por maquinas que nao usem cartoes CF. Sao os mais rapidos, mais bartos, mais capacidade. So nao sao os mais pequenos e para isso ha SD que a seguir sao os mais baratos.
XD e MS e afins nao obrigado


Pois, realmente não tem estabilizador óptico, mas daí a ser inutil ainda vai um bocado... Já tirei muitas fotos com zoom máximo, e desde que o tempo de abertura não seja muito grande não se nota a imagem tremida (claro que se for de noite ou tens um tripe ou então esquece).
A grande angular é de 38, mas se quiseres mais tens uma lente que reduz para 26.6 (0.7x)

Em relação aos cartões CF / XD, parece que não há grande diferença para além do preço, pelo menos é o que li aqui

Já agora, quantas maquinas compactas com zoom 10x e preço a rondar 300€ conheçes?

Cumps.
 
Olha conheço a Canon S1 que tem estabilizador optico, zoom 10X e custa €385
Mas nao estou muito dentro disso
Nao aprecio super zooms
Um cartao CF 512Mb Sandisk custa €54 (um ultra II que e dos carotes mais rapidos do mundo a volta de 10 MB/s custa €67)
Um Cartao xD 512Mb Sandisk custa €77
E so uma acrescimo de 43% e 15% respectivamente
 
A FZ20 tb parece que e nice. Eu pessoalmente acho que numa maquina um range 28-200 eq35 e quase perfeito mas quem gosta de superzooms as panasonic estao muito porreiras.
 
Eu comprei ontem a Sony T3. Estive para comprar a P-150 mas nunca iria usar os 7.1M (nem uso os 5.1) e houve 2 coisas que me fizeram optar pela T3:
o monitor LCD muito maior e já trazer a dock-station da Sony para ligar directamente ao pc e/ou carregar a câmera sem ter de andar sempre a ligar e desligar cabos.
 
Não tens de quê Gandalf. Eu próprio estou a ponderar quando comprar (se entretanto não sair outras que me agradem mais) comprar uma destas. :)

Olhem só, para o tamanho da lente, a máquina é bem jeitosa. :)

FZ3_allroundview-001.jpg


fz3_inhand1-001.jpg
fz3_inhand2-001.jpg


Acho que é uma excelente compra.

E para além de ser recomendada pela dpreview, também o Steves Digicams diz muito bem dela.

http://www.steves-digicams.com/2004_reviews/fz3_pg5.html

Panasonic's entry-level "Super Zoom" model for 2004, the Lumix DMC-FZ3 features a 3.1-megapixel imager combined with a powerful Leica 12x optical zoom lens. This point-n-shoot camera offers an exposure mode for any experience level user. Its Simple mode allows beginners to capture good overall results without any fuss. Program mode will give novice users the ability to control al little more of the exposure process with options for white balance, ISO, metering, etc. And for the more experienced photo enthusiast, it features both Aperture and Shutter speed priority modes, as well as a full Manual mode which allows you to have complete control over the exposure process.


E conclusão:

Bottom line - The Lumix DMC-FZ3 will make an excellent choice for the family or tourist user, especially if you're going on safari or attending sporting events. With its 12x optical zoom lens, you are rarely going to be too far away from a subject. And its 3.1-megapixel Fine image have enough resolution to create nice looking 8x10-inch prints. With a street price of around $399, it offers a good overall value. If you'd like more resolution, check out our review of the 5-megapixel DMC-FZ20 which can be had for about $599.

Está a 353 na *****: http://www.*****.com/pt/pt/54052/art/panasonic/lumix-dmc-fz3eg-s.html

E a 370 na nomatica (esgotada neste momento, caso queiram comprar para o Natal).

:)

PS - BTW, comprei um Tm para a minha namorada na ***** e correu tudo na boa. :)
 
Vamos ver uma coisa. Eu n digo que a P150 é a melhor de todas as maquinas digitais. Mas por 395€ existe algo melhor e que não seja um tijolo??

Ou seja tendo em conta o trinómio preço v qualidade v tamanho esta camera tem rivais?
 
Eu sugeria uma Canon S70. Tb e pequena e maneirinha como a P-150
Tb tem 7,1 Mpix como pareces preferir (alias tanto a P-150 como esta usam o mesmo sensor)
Tem uma lente 28-100mm eq 135 que e muito mais util que a lente da P-150. Os 28mm dao-te para fazeres umas fotos de paisagens bem melhores. Uma distancia focal nao e so o que cabe na imagem. Cada distancia focal da uma perspectiva unica e sem uma angular para tirares aquele foto panasca do por do sol por exemplo acho que ficas mal servido. E com 7,1 Mpix podes cortas um pouco a partir de 100mm.
A lente tb e um pouco lenta em telefoto como a P-150. Neste tamanho milagres e complicado ta visto.
Tens o modo RAW alem dos jpegs para depois se quizeres trabalhares cuidadosamente cada foto no Photoshop por exemplo. Senao jpeg para cima. Vais ver que ocm o tempo aprecias esta vantagem.
Tens os modos tipicos de qualquer maquina decente, programa, prioridade a a abertura, perioridade ao obturador e Manual alem dos automaticos
E ainda usa cartoes CF. Mais uma vez. Os mais rapidos, os de maior capacidade e os mais baratos do mercado.
O LCD tb e pequeno como o da P-150 (1.8")
Custa €499 que e uma diferença que compensas facilmente nos cartoes e tem muito mais funcionalidade. Num cartao de 512 Mb ficas com preços egualizados e acredita com 7,1 Mpix se queres render o sensor todo pelo menos 512 vais precisar. Um cartao Sandisk Ultra II MS PRO como a P-150 usa custa €110, um Sandisk CF 512 normal custa €54 e um Sandisk 512 CF Ultra II custa €67.
Da minha experiencia com a minha maquina (6 Mpix), tenho 1 de 512 e 2 de 256 e da res vez para uns 3 a 4 dias de fotos em ferias. Se for uma ocasiao para dispara mais gasta-se mais rapido
Pode parecer mas nao nao ganho comissao em vender maquinas com cartoes CF

EDIT: Ja agora depois diz qual foi a tua escolha final.
 
Última edição:
Desde já o meu obrigado, timber. Que com os teus esclarecimentos me tens ajudado bastante.

A diferença de preços entre a P150 e a S70 é realmente grande. E qdo tens que comprar mais alguns acessórios então passa os meus limites. Ademais eu tenho cartões de memria MS da minha antiga maquina, por isso o problema n é as memorias.

Neste momento estou um pouco na dúvida por exemplo entre as funcionalidades da Sony P150 e a V1. Se não pensarmos nos Megapixels qual das 2 é melhor? Tenho a impressão que a V1 é melhor.
 
Timber já tinha reparado que percebes bastante disto, por isso queria te pedir uma opinião...

Já deves ter lido o meu 1º post...ou seja tou pa comprar uma maquina por volta dos 350/400€... agora a minha duvida está na marca e modelos...

Em canon estava a pensar em maquinas como a A95 e a Ixus500, o resto ainda n vi nem li nada... :rolleyes:

Qual é a tua opinião, a máquina é para a minha mãe, mas como é obvio lá vou ter que "roubala" umas quantas vezes...ah...não pode ser um grande tijogo :D
 
Sandisk 512 CF Ultra II custa €67.
Xiiiiiii.... eu dei 130€ acho eu pelo meu cartão em Agosto :'( .
Tb já mandei vir cenas da *****, Nikon D70 e um DVD-RW Pioneer 108D, DHL é um espectaculo, 3 dias e já tava aqui na ilhota, as 9h a bater na mh porta :P


btw: Timber, que programa para ver os RAW's da Nikon? (o da nikon é MT pesado e feio)
 
The_Z se de facto tens MS as contas são diferentes. O que esqcrevi acho que faz sentido mas é para quem compra do zero.
A V1 tem uma lente pela especificação melhor que a P-150. Tem um zoom 34-136mm eq 135 F2.8-4.0 vs um 38-114mm eq 135 F2.8-5.2 . Como se ve a lente da V1 tem mais angular e mais telefoto. A lente da V1 tb tem a vantagem de ser muito mais rapida em telefoto (F4.0 vs F5.2). A V1 depois tem modos manuais que a P-150 nao tem e provavelmente nao era suposto ter porque a V-3 partilha o sensor com a P-150. Deve haver uma P-qqcoisa que partilhe tb o sensor com a V-1 tal como a P-150 partilha com a V-3. Cada macaco no seu galho nao?
A W1 parece ter a mesma lente que a P-150 (duvido que a Sony tenha duas lentes exactamente iguais em espeificações) e o mesmo sensor da V1. Funcionalmente esta mais perto da P-150 que da V-1 apesar da estetica nao dar a entender isso. Tem um LCD 2,5" que e muito porreiro na falta de um visor TTL a serio.
Acho que qualquer destas maquinas (P-150, V-1, W-1, S70 que falei acima) vai cumprir perfeitamente com o que pretendes. A V-1 tem mais opções e e mais parametrizavel manualmente e a P-150 e mais automatica e tem um pouquinho mais de resolução pelos Mpix extra do sensor. Ai acho que esta a escolha.

Kermit se leres o que escrevi acima a A95 esta para a V-1 como a Ixus esta pra P-150. A serie A tem mais funcinalidade numa caixa bastante compacta enquanto que a Ixus e mais virada para uma utilização automatica mas tem uma caixa mais rectangular e compacta (pelo menos aparentemente que nao tenha aqui nenhuma na mao nao e?) E so decidires o que pretendes. Usam as duas CF que e porreiro.

bazarouco, não tenho grande experiencia a mexer com NEF's, alias nao tenho nenhuma porque eu e mais CRW's se me entendes. Mas o ppl que usa Nikon's costuma apreciar bastante o Nikon Capture. Suponho que e esse que nao gostas? Ja experimentas-te o ACR (o conversor RAW do Photoshop CS) que aparece automaticamente que abres um CRW (ou NEF) no PS? E que tal o C1? Tb tem bastantes fans.
 
Última edição:
Back
Topo