1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina Digital

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Andr0m3da, 3 de Janeiro de 2004. (Respostas: 15; Visualizações: 963)

1. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Oi pessoal,
    tou de olho numa máquina que um amigo meu experimentou e adorou.

Fui ver as specs e agradaram-me bastante.

digam de sua justiça.

http://www.minoltaeurope.com/cgi-bi..._pe/fs.d4w?Database=digital&Product=DiMAGE Z1

mto honestamente as 10x opticas impressionou-me

esta maquina n é tão cara como uma sony, e no entanto das fotos q vi com ela, parece-me bater claramente a sony.

os 3.2 podem parecer poucos, mas devo confessar q das fotos mais bonitas que vi foram tiradas por uma 1.2MP da sony devido á pessoa que as tira.

o que me impressionou nesta maquina:
    1 - o zoom optico cm ja disse.
    2 - é linda e ergonomica
    3 - funciona a pilhas, para mim é uma vantagem, qd se faz campismo e cenas assim recarregar a bateria pode ser impossivel.
    4 - a lente é imponente
    5 - encontrei reviews bastante favoraveis
    6 - o facto de vir de um reconhecido fabricante de maquinas "das antigas" fez com que tivessem algum cuidado nos acessorios como podem ver na pagina. dd lentes "á homem" a flash especiais para quem se quer esticar mais.

deêm la uma ajudita q estou indeciso com isto.

um abraço.

PS: o preço dela em PT está drasticamente inflaccionado, mas devido a trabalhar numa multinacional, tenho facilidade em pedir q seja enviada por alguns paises :) sendo comprada lá :D

2. timber

timber Zwame Advisor

http://www.imaging-resource.com/PRODS/Z1/Z1A.HTM
    http://www.steves-digicams.com/2003_reviews/z1.html
    http://www.dcresource.com/reviews/minolta/dimage_z1-review/index.shtml

Ve tb opinioes de utilizadores
    As tem pormenores interessantes que nao parecem nas reviews

http://www.dpreview.com/reviews/read_opinions.asp?prodkey=minolta_dimagez1

Assim a primeira vista parece uma excelente opçao
    Isto so a ler as conclusoes finais...
    Ve tb a Fuji qq coisa 5000
    Parece muito equivalente a essa e tem um visual que me parece mais discreto e agradavel

3. Tafinho

Tafinho Power Member

À partida só tenho a apontar os 3.2MP de resolução e a velocidade máx. de 1/1000... Mas tendo em conta que as Lentes são F2.8-F3.5 não faz assim tanta diferença... mas preferia aberturas ligeiramente menores e velocidades maiores.

4. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Obrigado,
    por acaso eu q gosto de cenas sempre discretas, tou apaixonado pelo design desta :)

a fuji q falas será a finepix S5000?

5. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Tafinho, reparei nos tempos tb.

no entanto nas reviews dizem sempre bem e nao apontam isso cm defeito.

alem disso ja vi fotos com ela á noite ... epah mete mta a um canto.

e convem n esquecer o preço. :)

6. Tafinho

Tafinho Power Member

O problema não são as fotos a noite. isso 16s ou 30s é a mesma coisa...

O problema são as fotos a meia luz e as fotos com muita luz, que muitas vezes vai-te obrigar a usar aberturas muito grandes.

7. timber

timber Zwame Advisor

Sim e essa. Finepix S5000 J.
    E muito semelhante. lentes parecidas, sensor parecido....
    As aberturas e velocidade tb sao parecidas.
    Tb na onda do zoom 10x e sensor 3 tens a Olympus C740 UZ
    As caracteristicas tb sao quase iguais a primeira vista
    Acho (nao andei a fazer um estudo exaustivo disto) que neste tipo de maquinas e gama de preços vais ter de fazer alguns compromissos. Ou gastas mais dinheiro ou entao gozas a tua compra o melhor possivel o que se calhar e a melhor opçao. E se gostas da estetica e do feeling geral/ergonomia e tudo isso da Z1 se calhar e mesmo a melhor opçao para ti. nem toda a gente precisa ou quer uma 9800xt nao e?

8. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

oi,
    ontem estive com ambas na mão.

A Z1 e a FinePix S5000.

A primeira confusão.
    A S5000 custava mais 100€ que a Z1, mas no entrangeiro vejo ambas ao mesmo preço.

Pelo mesmo preço é de facto apenas uma questão de opção.

Gostei mais do look and feel da Z1 embora a S5000 seja preta.

Quanto a usar aberturas maiores para fotos a meia luz e muita luz, devo confessar que não sou perito em fotografia.
    Mas vejo nas reviews q já vi, creio q todas as q meteram aqui, a Z1 aparece como uma grande aposta.
    No entanto se eu tiver de aprender para tirar boas fotos com ela, siga para bingo.

A questão é q a S5000 tem apenas 3.2MP mas ao gravar faz interpolação para 6MP.
    Mas depois por outro lado usa XDCard que são mais caros e o SDCard eu arranjo um do meu trabalho dos testes com ipaqs e sai a custo zero.

E com XDCard teria de usar sempre a maquina cm interface, ao invez que com SDCard usava o cartao directo no portatil para tirar as fotos (menos cabos para aqui e para ali)

Timber vou investigar essa Olympus C740 UZ.

Thanks.

9. Tafinho

Tafinho Power Member

Sim, ficas com fotos de 6MP com qualidade de 3.2 MP... essencialmente são fotos grandes que quando vês os detalhes estão "borrados" , não têm detalhe nenhum.

10. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Pois, eu tenho uma Canon A70 e costumo tirar fotos ah resolução máxima 2048*naseike :P ... e as vezes fica um bokado borroso.

Que resolução aconselham ?

11. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Tafinho,
    pois, eu esqueci-me de dizer q isso da interpolação a mim n me dizia nada visto q n acrescentava qualidade :) dessa ja eu tava a par.

Se não me engano eles fazem duplicação de pontos por aproximação de côr. o q n acrescenta qualidade nenhuma a imagem.

12. tiagottx

tiagottx Power Member

Um colega meu comprou a Z1 e a máquina é impecável! Só não gosto muito da construção(dos plásticos). Entre a Z1 e a S5000, aconselho-te a Z1, mas aconselho-te também a comprares um tubo e um filtro para proteger a lente quando a máquina está ligada. Creio que a Minolta Z1 tem mais controlos que a Fuji S5000, em termos de velocidades e compressão dos JPEGs. Pelo que li, o CCD da Fuji S5000 podia ser melhor. As lentes da Minolta Z1 são muito boas, e isso reflecte-se na qualidade das fotos :)

13. Chip

Chip Zwame Advisor

Pois, isso ta interpolação é muito giro... é de mim ou eu com o photoshop ponho uma pic de uma câmara com 1 MP a ficar com 20 MP ou mais se quiser...

basicamente o que a máquina faz é o mesmo que photoshop e afins fazem, se aumentar o tamanho da imagem, certo?

14. tiagottx

tiagottx Power Member

Creio que é isso Chip! Certos testes a máquinas digitais acabam mesmo por dizer que o resultado obtido por uma interpolação feita no Photoshop é melhor que uma feita directamente na máquina(consoante a máquina)...

15. Andr0m3da

Andr0m3da Power Member

Tiago,
    obrigado.

Lamentavelmente acho q ja estou inclinado para a Z1, ou de certeza uma entre a Z1 e S5000...la vou ficar mais pobre.

vamos la esperar pelo proximo ordenado :D

16. Tafinho

Tafinho Power Member

No caso das Fuji não é assim tão linear, porque usam um CCD com uma construção diferente de forma a obterem melhores resultados, mas LONGE do dobro da resolução.

Partilhar esta Página