Máquina DSLR até 500-600€

Gostava de tirar umas fotos de paisagens mas com um assunto em foco (pessoa, objecto, não interessa) ou seja, com o fundo das fotos desfocadas.

Acho que estas a confundir "fotos de paisagens" com "retratos de pessoas". Nas primeiras o "objecto" é a própria paisagem, logo nunca vais querer que o "fundo" fique desfocado.

Se o que queres é retrato de pessoas com fundo desfocado, consegues facilmente com qualquer DSLR equipada com uma lente 50 f/1.8 de ~100€.
 
Acho que estas a confundir "fotos de paisagens" com "retratos de pessoas". Nas primeiras o "objecto" é a própria paisagem, logo nunca vais querer que o "fundo" fique desfocado.

Se o que queres é retrato de pessoas com fundo desfocado, consegues facilmente com qualquer DSLR equipada com uma lente 50 f/1.8 de ~100€.

Sim é isso. Exprimi-me mal.
Mas essa lente que falas não tem de ser comprada à parte, certo?
A lente 18-55mm não dá?

canon eos 1000d + EF-S 18-55mm por 396euros? onde?


No Jumbo estava lá uma promoção dessa Canon e ainda com uma lente extra (não me lembro das medidas, acho que era 70-300) por 499€
 
as DSLR funcionam à base de lentes, cada uma tem determinada finalidade, e compram-se conforme as necessidades.

tens lentes que sao mais polivalentes mas acabam por nao ser boas em nada concreto...
 
Mas essa lente que falas não tem de ser comprada à parte, certo?

A 50/1.8 e a vasta maioria das lentes de uma DSLR são compradas "à parte." As "lentes de kit" são a excepção à regra, e normalmente não primam pela qualidade. São apenas lentes muito baratas que são vendidas em conjunto com a máquina para que os novatos possam "dar umas voltinhas nos primeiros tempos", um pouco à semelhança das rodinhas de apoio nas bicicletas das crianças. Claro que há muita gente que nunca ultrapassa essa fase ;)


A lente 18-55mm não dá?

Para fazer retratos com o fundo desfocado? Muito dificilmente.
 
Última edição:
Sim é isso. Exprimi-me mal.
Mas essa lente que falas não tem de ser comprada à parte, certo?
A lente 18-55mm não dá?



No Jumbo estava lá uma promoção dessa Canon e ainda com uma lente extra (não me lembro das medidas, acho que era 70-300) por 499€

mas na net não há para mandar vir?
 
posso dizer que na nikon d5000 com a 18-55 VR de kit fazes o retrato com fundo desfocado sem problemas...

[]
o desfoque acaba por ser em função da abertura da lente e da distancia ao "objecto". as 18-55 de kit fazem f/5.6, a diferenca para f/1.8 é considerável. se achas que faz desfoque então exprimenta uma lente f/1.8 :)
 
Eu também faço desfoque com a minha TZ10 compacta. Consegue um máximo de f/3.2. Ora para fotografar objecto de perto (quase com a máquina encostada) consigo realmente fundos desfocados e até belas (ora vejam: foto1, foto2, foto3) fotos mas se eu quiser fazer o mesmo com retratos, não consigo pois encostar a máquina às pessoas não é lá muito agradável :P

Mas então qual que DSLR recomendam, até 500€?...
 
Eu também faço desfoque com a minha TZ10 compacta.

Ninguém disse que era impossível. Desfocar o fundo depende de uma série de variáveis, algumas delas têm a ver só com equipamento (abertura e distância focal da lente, tamanho do sensor) outras dependem da composição (distância ao assunto em foco, distância ao fundo). Se estiveres limitado no equipamento, só consegues desfocar o fundo em composições muito específicas (objectos muito próximos, com fundos muito distantes).

Para já não falar na questão do bokeh...

Mas então qual que DSLR recomendam, até 500€?...

Tens várias opções (no tópico das recomendações há lá delas que cheguem). Se o que queres é controlar a profundidade de campo (DoF), qualquer DSLR serve. O que vai fazer a diferença é a lente que escolheres. Por exemplo: uma 1000D com uma 50/1.8 cabe no orçamento e permite "brincar" com o DoF à vontade.
 
Última edição:
Tens várias opções (no tópico das recomendações há lá delas que cheguem). Se o que queres é controlar a profundidade de campo (DoF), qualquer DSLR serve. O que vai fazer a diferença é a lente que escolheres. Por exemplo: uma 1000D com uma 50/1.8 cabe no orçamento e permite "brincar" com o DoF à vontade.

Então a tua sugestão passa por comprar apenas o corpo da 1000D e depois uma lente 50/1.8?
 
Back
Topo