1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina Fotografia - Mais uma indecisão

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por ec99031, 31 de Julho de 2007. (Respostas: 34; Visualizações: 1940)

1. ec99031

ec99031 Power Member

Bom, estou aqui para decidir sobre a maquina a comprar.
    Isto vai ser do género compra de ultima hora, ou seja comprar durante estes dias pro fim de semana, uma vez que depois não vou estar por cá...

Voltando aos modelos, querer eu queria comprar uma S6500fd, mas já está um pouco acima do orçamento, uma vez que a compra em principio sera do género numa grande superficie...

Por isso selecionei 3 modelos:
    Canon A640
    Canon A570IS
    Fuji S5700

Agora a minha dúvida é: para "todo" o tipo de condições quais destas é a mais versátil?

Como a máquina não é só pra eu usar, a minha novia obviamente prefere uma máquina mais pequena (daí tb n saber se pagar mais pela 6500 valerá o "apanhar nas orelhas" por a máquina ser grande e facil de roubar e dificil de transportar e....), mas que garanta boas macros, neste caso a bocas (para ela usar na profissão dela)...

De resto, sei que as fuji são melhores a isos altos, mas e em termos de estabilização de imagem (é que eu ainda tremo um pouco)?

Bom, agradeço desde já as opiniões.

Fiquem bem

2. ensiferum

ensiferum Power Member

a640
    + flash externo
    + dá para virar o lcd e tal (mto útil!)

3. ec99031

ec99031 Power Member

Esqueci-me de dizer uma coisa importante: Gostava que a máquina tivesse modos manuais para poder ir aprendendo mais um pouco sobre fotografia...

As Canon tb têm modos manuais? e em termos de qualidade de imagem? são boas?

4. ec99031

ec99031 Power Member

Já agora, em termos de autonomia? Qualquer uma as máquinas "aguenta" bastante tempo ou é mais ou menos?

Tive a ver na redcon a 6500... bem por aquele preço... Alguém sabe quanto tempo demoram a enviar a máquina pra zona de viana do castelo?

5. joaopj

joaopj Power Member

Acho que a Sony CyberShot DSC-H5 ou até mesmo a DSC-H2 são câmaras perfeitas para iniciantes e profissionais... vêm com manuais... a qualidade é da melhor que já vi, o processamento de imagem é rápido....

6. SaY

SaY Power Member

A Fuji tem estabilização de imagem , modo Macro (com zoom) e super Macro
    Também tem outra mais valia que é o Zoom 10x ....

7. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Atenção que a 5700 não é grande espingarda, não comprem a s5700 a contar com resultados ao nivel daquilo a que a fuji nos habituou em modelos mais populares, além disso, o maior zoom da fuji, não compensa a quase inexistencia de wide angle, o que é bastante chato, na maioria dos casos.

Se querem uma Fuji como deve ser, nessa gama de preço, a escolha é a F31fd ou a s6500fd.
    ambas contam com um sensor superior ao da 5700, a f31fd tem menos versatilidade na lente, mas geralmente deixa o pessoal satisfeito, a s6500 continua a apostar no mesmo sensor da f31fd, mas tem a versatilidade de ter uma lente muito superior, e ser uma maquina mais virada para o fotografo iniciado, o unico problema, é que por causa da lente, e do estilo do corpo (é uma bridge) ficas com uma maquina substancialmente maior, e que nem toda a gente se dispõe a transportar... se o tamanho não for problema a s6500 é a escolha mais acertada.

Última edição: 31 de Julho de 2007
  8. ec99031

ec99031 Power Member

Thanks pela explicação, disso eu não sabia...

O problema é que a menina não vai muito com maquinas grandinhas (já ficou mesmo de lado a 6500:(), e as lojas onde ando a ver disponibilidade não têm a f31fd para venda, por isso é que eu limitei-me um pouco aqueles modelos que são os que me parecem que apresentam melhores características/€...

Mais sugestões agradeço... (a ver se ainda hoje faço a compra...)

9. IndridC

IndridC Power Member

Viva,
    eu encomendei hj a 6500fd pela *****.... tenho-a na 5º segundo eles...
    mas segundo eles (pelo chat) a que eu encomendei era a ultima em stock.... (se bem que acho que me disseram isso porque eu estava a perguntar se nao queriam baizar para o msm preço que na rebelio)
    tenta na rebelio... 250€... ainda mais barato...

queres a maquina para este fds ou para ires de férias? eu n sei, mas cm aquilo é transportado pela seur, pode ser que entreguem para onde vais....

10. ec99031

ec99031 Power Member

Eu queria mesmo durante esta semana, porque no Sábado caso e vou de honeymoon (obviamente nessa altura já terei de ter a máquina)...
    Eu já descartei a 6500 porque a minha noiva já torceu a cara à 5700, logo a 6500 nem pensar, e a máquina é pros 2, portanto...
    Logo neste momento a dúvida é Fuji5700 ou Canon A640?

Ou então outra do género, e de preferencia que haja em lojas tipo *****, vobis etc, porque o tempo n abunda para encomendar e ver prazos de entrega e por aí fora, logo vou ter de passar numa destas lojas, e pagar um pouco as favas ao dono, mas prontos (pra próxima não deixo pra ultima da hora...)...

11. IndridC

IndridC Power Member

:P

tentei ajudar.... ;)

ve no sticky o que está lá recomendado.... usa o *****.pt para ver o mais barato cá no norte.

e já agr boma lua de mel :)

ps-vi agr o teu nick... ec99031... heheh mais um da feupiano por aqui :)

12. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sinceramente, vai a uma Fnac, compra uma máquina boa (mesmo que saia do orçamento) e quando vieres de férias devolves a máquina. Acho que tens cerca de 1 mês para a devolver sem problemas e com devolução total do dinheiro. Ou seja, usas a máquina e não perdes nada.

É que andares a comprar coisas em cima do joelho normalmente corre mal. Ou porque não tens tempo para convencer a tua mulher a comprar a bridge que é a melhor ou porque não tens tempo para encomendares ou encontrares a máquina que realmente te iria satisfazer.

Penso que é mesmo o melhor que tens a fazer.

13. ensiferum

ensiferum Power Member

:wow: se todos pensassem assim :002:

14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Eu sei que não é o mais correcto, mas se ele está indeciso é o melhor que tem a fazer. É por isso mesmo que a Fnac tem esses serviços. Para experimentares as coisas e se não gostares devolveres sem compromissos. E já que ele vai de férias porque não levar uma máquina para experimentar? Até pode ser que goste imenso da máquina e acabe por ficar com ela.

15. adolfo dias

adolfo dias Power Member

e vais de viagem pra onde?
    já ponderaste a hipotese de comprar lá fora? em principio sairá mais barato do que comprar cá
    eu sou da opinião que a 6500 é das melhores máquinas. se a máquina é para os 2 tens que a fazer ver qual a melhor opção. tares a descartar máquinas que gostas pq ela n gosta n me parece uma decisão conjunta.

16. ec99031

ec99031 Power Member

Vou ao México, mas sinceramente não estou com vontade de ir a ver se arranjo lá uma pechincha, quero é aproveitar pra "descansar".

Quanto à opção, eu sei que é algo dos dois, por isso mesmo é que convencê-la a arranjar uma maquina do género a640 ou s5700 foi muito complicado, ela prefere sem dúvida máquinas muito mais "estéticas", ou seja ela "cedeu" na estética eu tenho que ceder também e não abusar... Além do mais, ela irá utiliza-la muito mais, uma vez que durante o trabalho dela precisará muitas vezes dela (como disse, para tirar fotos ao interior de bocas)...

Logo, apesar de ainda estar a tentar "negociar", é preferivel cingir-me ao inicialmente apresentado, uma vez que a própria s5700 já é um pouquito grandita...

Agora a minha dúvida é: considerando que só tenho escolha entre a A640 e a S5700 qual é preferível?
    A 5700 tem mais zoom, a 640 mais wide, a 5700 mais ISO a 640 mais MP's...
    Além do mais, parece-me que para os users que possuem a 5700 até é jeitosa (pelo menos parece), mas eu também ainda sou um pouco "verde" nestas andanças...

Bom, não sei, se alguém quiser contribuir eu agradecia...

Fiquem bem.

17. ensiferum

ensiferum Power Member

err... tens ali um post explicitamente a dizer q a 5700 é uma má aposta

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Se ela vai tirar fotos a bocas a função macro e wide são o principal. Depois, apesar de as Fuji serem boas em ambientes escuros, acho que a A640 tem um sensor maior (não é MP, é mesmo o sensor, acho que é 1/1.8") e por isso as fotos com ISOs altos devem ficar melhores. Por fim, como já foi dito, tens ali um post a dizer que esse Fuji é uma má aposta.

Mas olha, melhor ainda, vais à Fnac, eles têm lá a A640 e leva de férias para experimentar. Se não gostarem da máquina já sabes que podes sempre devolver. O contra é que na Fnac as máquinas costumam ser um bocado caras.

Mais uma vez, não faças a escolha em cima do joelho com tanta facilidade que o mercado hoje em dia dá. Quer a nivel de oferta de máquinas, quer a nivel de serviços das lojas. ;)

19. ec99031

ec99031 Power Member

Bom, decidi-me pela A640...

Por enquanto para aprender a brincar com os modos manuais e mais sobre fotografia acho que é mais que suficiente.

Quando realmente me sentir à vontade talvez passe para uma bridge ou até uma slr.

Ainda pensei na A710IS, mas acho que não vale o € a mais... por isso, depois das férias posto aqui a opinião acerca da máquina.

Já agora, confirmem-me se é asim que se faz:
    Para conseguir fotos em ambientes escuros, pode-se aumentar o ISO, ou então o tempo de exposição certo?
    Suponho que fazer as duas coisas ainda é melhor. O unico problema é que maior tempo de exposição significa mais probabilidades há da foto se estragar, daí a necessidade de usar um tripé...

Estando isto correcto e sendo a A640 menos "sensivel" (no ISO) que a 5700, para obter fotos "equivalentes" à suposta "qualidade" da 5700 (ou 6500fd) terei de aumentar tempo de expos em iso mais baixo, e se for com resolução inferior à máxima melhor...

Estou correcto? Se não elucidem-me porque acho que o raciocinio seria mais ou menos este...

Partilhar esta Página