Maquina fotografia ( Orçamento flexível 600 )

xpto.lulz

Power Member
  1. O QUE: Maquina fotográfica
  2. POR QUANTO: uns 600 euros +/-
  3. PARA FAZER O QUE: Pretendo fotografar paisagens,pessoas(exterior e interior,ambiente escuros também) ,objectos (interior e exterior )
  4. PARA USAR ONDE: Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, pavilhão, etc.
  5. COMO ÉS: entusiasta com fim a ser "profissional"
  6. JÁ TENS: Ate a data uso a câmara que o meu telemóvel,e tiro as melhores fotografias que posso
  7. ONDE COMPRAR: Loja física

Pois bem,tentando resumir ao máximo.
Sou da área de multimédia e quero dedicar me mais em especifico a fotografia.
Gostaria de ter um equipamento,decente, em que me permitisse explorar ao máximo as variáveis da fotografia,pelo que sei iso, diafragma e obturador.
Uma maquina que me permitisse fotografar o máximo de cenários possíveis.
Quero uma maquina que ao longo do tempo me permita comprar novas lentas e adaptar melhor ao tipo de ambiente que seja necessário fotografar.
Adoro tirar fotos dar um toque de edição photoshop/lightroom ou programas do género e tornar ainda melhores as fotos,quando necessário, ou simplesmente deixar como estão :p

Será um tópico em que irei questionar vários pontos,e quando estiver decidido qual equipamento comprar,assim o farei :)

ps: de todas as vezes que recorri ao forum para pedir ajuda,nunca me "entusiasmei " tanto como para este equipamento.
 
Última edição pelo moderador:
Ui,isto só la vai de empurrão ? :P

Uma pergunta,com a qualidade de video de hoje em dia,imaginando os fotógrafos que estão num jogo de futebol,pq não filmar e editar "transformando" em imagem ao invés de estar a fotografar e perder,momentos importantes ?
 
pq não filmar e editar "transformando" em imagem ao invés de estar a fotografar e perder,momentos importantes ?

Porque não é uma solução eficiente.

Vejamos:

- Uma máquina fotográfica moderna facilmente tem resoluções superiores a 20 MPix (5x 4K e 10x 1080p).
- Uma frame de vídeo 4K é apenas ~8 MPix
- Uma frame de vídeo 1080p é apenas 2 MPix
- Mesmo apesar da sua relativa "baixa resolução", o vídeo precisa de muito mais MB/s devido à sua natureza contínua e isto encarece tudo: armazenamento, processamento, arrefecimento, transmissão, edição, etc. Alguns destes problemas podem ser reduzidos com a compressão, mas isso obriga a perda de informação.
 
A Panasonic GH5 introduz agora o modo 6K photo.
Basicamente consiste em filmar a 6K, permitindo retirar as frames que se pretende (e 6K são mais ou menos 18Mpx).
A desvantagem é - "fotografar" nesse modo só permite usar JPEG e não estou certo se é possível usar foco contínuo, mas penso que não.

Cumps
 
pq de vários tipos de lentes em que situações usar x ou y.

O que determina qual a objetiva a usar é:

- a distância focal (ou distâncias focais) que necessitas
- a abertura que necessitas
- a magnificação que necessitas
- quanto peso estás disposto a carregar
- outros pormenores que por simplicidade é melhor omitir para já


Há objetivas com uma única distância focal (primes) ou que permitem variar dentro de uma determinada gama de distâncias focais (zooms)

Há objetivas wide (distâncias focais predominantemente curtas ou baixas) e há objetivas tele (distâncias focais predominantemente longas ou elevadas), e há delas que estão "no meio" destes dois extremos.

Há objetivas luminosas (f/pequeno) e há objetivas pouco luminosas (f/grande)

Há objetivas macro (elevada magnificação) e há objetivas que não são macro (pequena magnificação).
 
Isto ta parado pq ando bastante ocupado mas sempre de olho nisto.
Pergunto se este pack que ja andava a acompanhar algum tempo,que sofreu um desconto este fim de semana,vale mesmo a pena ou se sem pressa posso encontrar melhor :

Canon eos 1300D + 18-55 + 75-300 por 579.99


Ja agora,uma lente fixa 50 mm acaba por mais cara que uma sei la 18 55 porque?
tem haver com a questao de abertura ?

obrigado
 
As lentes de kit são normalmente as lentes mais fracas que a marca tem. As lentes fixas são sempre as que conseguem melhor relação qualidade preço. Como regra geral elas têm sempre mais qualidade na sua distâncias focal que qualquer zoom (falando de mesmas marcas, tb haverá primes mais manhosas de marcas menos conhecidas)
 
As lentes de kit são normalmente as lentes mais fracas que a marca tem. As lentes fixas são sempre as que conseguem melhor relação qualidade preço. Como regra geral elas têm sempre mais qualidade na sua distâncias focal que qualquer zoom (falando de mesmas marcas, tb haverá primes mais manhosas de marcas menos conhecidas)


Humm entendi,obrigado
E relativamente a esse pack de corpo +2 lentes em termos de preco qualidade que tal parece
 
Canon eos 1300D + 18-55 + 75-300 por 579.99
Caro...e explico
No tópico aqui ao lado temos estado a falar da 1300D + 18-55mm IS II por 370€.
A 75-300mm não vale mais 210€ em cima disso. Por menos do que esse valor é possível comprar a 55-250mm IS STM online, que tem bastante mais qualidade e estabilização.

Para ser franco, acho que os únicos packs para os quais vale a pena olhar, são...E atenção que isto não quer dizer que eles estejam sempre a bons preços, pois isso é outra história.
Mas então, falando de DSLR's:
  • Corpo + 18-55mm qualquer ---> a opção mais barata e mais segura.
  • Corpo + 18-55mm + 50mm ---> para quem já sabe antes de comprar que quer mesmo fazer retratos individuais, em pose, e bastante aproximados do sujeito.
  • Corpo + 18-135mm ou equivalente ---> só para quem sabe bem o que está a comprar, ou estiver a ser muito bem acompanhado na compra.
Às vezes também aparecem aqueles com bolsas, cartões de memória e assim...não me estou a referir a esses, só estou a falar das objectivas.

EDIT: não esquecer o que falaram nos posts acima.
E por esse orçamento podes escolher Nikon em vez de Canon.
 
Caro...e explico
No tópico aqui ao lado temos estado a falar da 1300D + 18-55mm IS II por 370€.
A 75-300mm não vale mais 210€ em cima disso. Por menos do que esse valor é possível comprar a 55-250mm IS STM online, que tem bastante mais qualidade e estabilização.

Para ser franco, acho que os únicos packs para os quais vale a pena olhar, são...E atenção que isto não quer dizer que eles estejam sempre a bons preços, pois isso é outra história.
Mas então, falando de DSLR's:
  • Corpo + 18-55mm qualquer ---> a opção mais barata e mais segura.
  • Corpo + 18-55mm + 50mm ---> para quem já sabe antes de comprar que quer mesmo fazer retratos individuais, em pose, e bastante aproximados do sujeito.
  • Corpo + 18-135mm ou equivalente ---> só para quem sabe bem o que está a comprar, ou estiver a ser muito bem acompanhado na compra.
Às vezes também aparecem aqueles com bolsas, cartões de memória e assim...não me estou a referir a esses, só estou a falar das objectivas.

EDIT: não esquecer o que falaram nos posts acima.
E por esse orçamento podes escolher Nikon em vez de Canon.




Muito obrigado,pois eu em termos de experiência sou fraco,esta será a minha primeira maquina,e como me tinham falado deste pack quis saber se poderia estar a perder algo verdadeiramente bom ou nao.Dai se quiser dai uma sugestão de uma maquina boa para um novato agradeço desde ja :P
Relativamente a esse topico que me fala sobre a 1300D pode colocar o link? é que nem por pesquisa avançada eu encontro..
 
Aqui mesmo ao lado: ajuda urgente :)

Mas sinceramente, com base no teu primeiro post, e tendo o teu orçamento...eu não iria para menos do que Nikon D5300, ou uma mirrorless minimamente porreira.
Não vejo grande vantagem em ir para uma Mirrorless.Prefiro visivelmente as dlsr,mais botões,gosto disso,a mirrorless para mim em vantagem só se for pelo facto de ter o viewfinder digital,da nos melhor ideia do que vai sair no final logo na hora.Ou há algo assim de tão melhor entre elas ?
 
Bom...eu não sou a melhor pessoa para "ensinar mirrorless", pois não tenho nenhuma, não sou fã e, honestamente, as poucas em que peguei nunca me fascinaram. Mas que são uma opção válida, são. Não vou deixar de reconhecer isso. Provavelmente eu é que sou um DSLR fan-boy.

Mas posso dizer-te que o feedback dos users aqui tem sido diferente do que falas. É claro que isto depende sempre dos modelos, mas já vi quem referisse ter mais botões/controlos dedicados nas mirrorless.
Focus peaking, EVF com 100% de cobertura, preview da foto no próprio EVF, histograma e outras ferramentas no EVF, peso e tamanho do sistema, disparo em burst com mais fps ao usar shutter electrónico, enfim...provavelmente estou a esquecer-me de coisas, mas de facto há vantagens.

E também há cedências, claro.
Normalmente entre uma DSLR e uma mirrorless baratas, a DSLR tem mais para oferecer, pois as mirrorless das gamas mais baixas nem ocular costumam ter. Mas aumentando o orçamento, torna-se discutível.
 
A nível de lentes onde posso ter maior detalhe ou noção,ou seja onde posso perceber o pq de usar uma 18.50 em vez de uma 50-130.
Do tipo uma 18.50 é para que distâncias/tipo de fotografias?
Quero fotografar um casamento,que tipo de lente não se usa?
Quero fotografar numa discoteca,fotografias mais de perto que lente uso?
Obrigado
 
Vai a um site de divulgação de fotos como o Flickr ou o 500px e tens milhares e milhares de fotos com indicação dos parâmetros utilizados, nomeadamente a distância focal.
 
Back
Topo