Máquina fotográfica com melhor relação qualidade/preço (até € 300)

GIH

Membro
Olá! Sou nova no fórum e desde já agradeço pela ajuda que me poderão vir a dar. Já estive a ver alguns tópicos sobre este tema mas gostava de poder obter algumas opiniões e conselhos tendo em conta as respostas que vou dar às questões sugeridas:


  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina fotográfica (não tenho preferência relativamente ao tipo, mas pretendo um equipamento mais avançado do que as usuais máquinas compactas)
  2. POR QUANTO: Qual o orçamento disponível?
    Até € 300. Mas se for possível arranjar um bom equipamento por menos dinheiro, tanto melhor.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Fotografar de tudo um pouco, desde simples retratos a paisagens ao ar livre, concertos, espetaculos, alguns pormenores etc. Nada a nível profissional, mas sim amador. Ainda me estou a iniciar no mundo da fotografia, propriamente dito, quero aperfeiçoar a técnica (pondero inscrever-me num curso de fotografia nível amador) e tirar o melhor partido da máquina que vier a comprar. Além disso, se possível, gostaria de poder fazer pequenos filmes com um nível de qualidade suficiente.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Pretendo usar em vários ambientes, mas penso que essencialmente será em exteriores (dia e noite). Pretendo levar comigo em futuras viagens mas não me incomoda muito o tamanho.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual, entusiasta e criativa.
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual?
    Apenas possuo um modelo compacto (Fujifilm FinePix A800) já com alguns aninhos e que serve apenas para registo fotográfico casual e sem grandes 'exigências' (também não dá para muito, diga-se).
  7. COMO É A TUA "REDE": O que usam os teus familiares, amigos e/ou vizinhos?
    Nada de extremamente sofisticado e profissional. Modelos compactos recentes e uma ou outra máquina um pouco mais avançada.
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física, preferencialmente.
  9. Preferência por marcas?
    Não sou esquisita. Pretendo, acima de tudo, uma boa máquina em termos de qualidade/preço (dentro do orçamento disponível), que me permita registos fotograficos (e pequenos filmes) com qualidade um pouco acima da média e que me dure uns bons aninhos (dependerá do uso que lhe vier a dar, claro) :)

Se fizer falta referir mais elementos e tópicos que considerem necessários para analisar melhor este pedido, digam pf. Muito obrigada!
 
Já reparei que sugerem muito essa linha da Canon :) São máquinas compactas, com características um pouco acima da média mas, será que são equipamentos que me dão alguma margem de progressão ou são apenas bons modelos para começar a explorar o mundo da fotografia?

Entretanto estive a ver mais modelos da Canon, da Nikon e da Panasonic...o que me podem adiantar sobre estes equipamentos?

Embora fujam do orçamento inicial, no confronto direto, qual destas quatro valerá mais a pena?
- Nikon Coolpix P510
VS
- Canon PowerShot SX40
VS
- Panasonic Lumix DMC FZ150
VS
- Canon PowerShot SX500 IS

Nota 1: Ter GPS e Wi-fi é acessório para mim, não valorizo e já li que consome bastante bateria para além de encarecer a máquina.
Nota 2:Já agora, algum modelo da Fujifilm FinePix que seja equivalente a estes já referidos?

Concluindo, valeria a pena investir um pouco mais num destes modelos (ou num outro equivalente mais vantajoso/mais em conta) se compararmos com aquilo que a gama sx220, sx230, sx240 e sx260 da Canon me pode oferecer? Como tão cedo não voltarei a comprar outro equipamento, quero pensar bem antes de me 'atirar de cabeça' =P

Obrigada!
 
Tanto quanto me lembro até perto de 300 euros as sx220 230 é do melhor que se pode comprar.
Portanto mais só se subires a parada...
 
Dessas mencionadas, a Panasonic Lumix DMC FZ150 é uma maquina que, por um lado, vale a pena (as outras, na minha perspectiva, ficam um pouco atrás, a mais competitiva seria a SX40 logo a seguir)

Agora, depende do que realmente procuras, e se, tendo em conta o uso que vais dar compensa a diferença de uma SX220 (por exemplo) para essa... (as diferenças mais visíveis seriam melhor wide angle, mais fps, mais zoom, possibilidade de flash e micro externo, duração da bateria e a nível do ecrã, que para macro ou vídeo poderá dar mais jeito, contra maior peso e tamanho), mas para fotos á noite, vai dar mais ou menos ao mesmo devido aos sensores
Por outro lado, tendo em conta uma dessas, se for para fazer um esforço de dar mais algum, se não seria melhor ir logo para uma DSLR de entrada de gama (nikon D3100, canon,1100D por 350/400€) ganhando bastante em qualidade devido ao sensor, mas irias perder em zoom, a não ser que futuramente pudesses investir em lentes

Resumindo:
Para gastar o menos possível, ficando o melhor servida: canos SX220/230
Esticando um bocado o orçamento, ficando com algo para cobrir qualquer situação (talvez melhor em vídeo, mas que vai ter o mesmo desempenho em fotos á noite): FZ 150
Esticar, mas melhorando a qualidade de imagem, tendo principalmente uma diferença notável em relação á outras em fotos á noite, abdicando do zoom: uma dslr de entrada de gama

Espero não estar muito confuso :/
 
Não sei porque consideras a FZ150 melhor que a P510, por exemplo. Basicamente têm todas o mesmo tipo de sensor e portanto são muito semelhantes. Eu pessoalmente prefiro a cor que a Nikon faz, as imagens das Panasonic acho muito "descoradas". Este tipo de máquina chama-se "bridge".

As SX2x0 também têm o mesmo sensor, e portanto a mesma qualidade de imagem, mas num corpo que cabe no bolso das calças. Este tipo de máquina chama-se "compacta".

A bridge equivalente da Fuji é a HS30. Tem a vantagem do zoom ser manual (e não por botões).

Relembro que uma bridge faz as mesmas imagens que uma compacta, apenas o corpo é diferente.
 
Relembro que uma bridge faz as mesmas imagens que uma compacta, apenas o corpo é diferente.

Pois, um dos meus grandes desafios está em perceber quais as principais vantagens de uma destas bridge em relação a uma compacta como as SX2x0 da Canon...porquê o corpo substancialmente diferente e porquê a diferença de preço ainda significativa? Sem olhar muito a pormenores, diria que qualquer uma das bridge que apontei é superior às compactas da Canon, em termos de qualidade e especificidades. Estarei errada?

Já li algumas reviews sobre a P510, a SX40 e a FZ150 e, embora sejam modelos muito próximos, é difícil encontrar um consenso sobre qual a preferida.
O próximo passo será pesquisar as ofertas em várias lojas e ver qual delas compensa mais...por vezes existem campanhas e packs que podem ser vantajosos. Neste momento, conhecem alguma promoção relacionada com estes modelos?

Mais uma vez, obrigada pelas vossas opiniões e dicas ;)
 
Porque achas que é superior? A grande vantagem dessas bridges é terem viewfinder, sem o qual tirar fotos ao Sol tem de ser às cegas. De resto têm um corpo que dá mais jeito e ecrã amovivel, que também dá jeito em situações menos convencionais.
Mas têm a grande desvantagem de não caberem no bolso e como tal convidam a serem deixadas em casa...

A qualidade de imagem é a mesma, ou ainda pior, pois têm o mesmo sensor mas muito mais vidro à frente do mesmo, que reduz o contraste e nitidez e aumenta a aberração cromática. Essas máquinas são essencialmente feitas para convencer os compradores numa grande superfície com o "50X zoom" escrito na máquina, e sacrificam tudo o resto para obter esse número. Esses zooms monstruosos são bons para quem fotografe aviões e pássaros, mas não para o resto das pessoas.

Sobre essas máquinas, às quais se junta a Sony HX200 e a Fuji HS30, não vais encontrar consensos sobre qual a melhor porque são todas equivalentes. Eu pessoalmente prefiro a Nikon porque faz as melhores cores e a Fuji porque tem zoom manual.
 
Estou a perceber.
Ainda não tinha analisado essa Sony HX200 que referes, mas vou aprofundar mais..também me parece ser uma boa escolha. Obrigada.
Portanto...ao que parece, a minha escolha irá recair sobre aquela cujo o preço for mais convidativo...em termos de confiaça na marca, Canon e Nikon devem andar par a par, não? Não tenho ideia de como é a Sony em material fotográfico.

Só mais duas questão: a dimensão do sensor é igual em todos estes modelos? E relativamente ao ponto sobre disparo contínuo/Modo Burst, são idênticas?
 
A dimensão do sensor costuma estar nas especificações. Tipicamente é 1/2.3''. Quanto maior for o sensor mais caro é ele e maior o volume, peso e preço da óptica para um zoom equivalente. Também há que fazer a distinção entre sensores normais e retro-iluminados, estes últimos têm até o dobro da eficiência portanto é como se tivessem o dobro do tamanho, mas são mais caros e por isso máquinas com eles normalmente são de 200€ para cima.

Disparo contínuo não sei, mas isso normalmente também é especificado ou pelo menos referido em reviews.
 
Em relação ao tipo de sensores penso que, em qualquer destas máquina referidas, é retro-iluminado. Agora surgiram-me mais estas questões:
1. Em relação ao tipo de ficheiros de gravação (fotografia e video), é indiferente ou devo também ter isso em atenção? Quais os formatos aconselháveis?
2. Em termos de qualidade para fazer videos, qual destas máquinas vos parece melhor? Penso que andam na mesma muito próximas, não?

Agora sobre preços, numa pesquisa rápida:

- Canon PowerShot SX40 HS a € 349 na *****
- Lumix DMC-FZ150 a € 329 na ***** (mas é artigo outlet) e, supostamente, a € 349 no ECIngles (na ***** aparece a € 504,99!! =O)
- Sony Cyber-shot DSC-HX200V a € 329 na *****
- Fujifilm FinePix HS30 EXR a € 299 na ***** (referenciada como melhor oferta)
- Nikon Coolpix P510 a € 341 na *****

Ora bem, o que eu pergunto é se acham que a promoção da ***** na FinePix HS30 EXR significa que o modelo pode já estar um pouco desatualizado ou, comparativamente aos outros modelos, se é um pouco inferior em determinados pontos? É de aproveitar e seria uma boa compra? A Lumix não arriscaria comprar em outlet e estranhei não a encontrar à venda nas restantes lojas...se fossem voces, com base na vossa experiência, caracteristicas dos vários modelos e eventual preferência por determinada marca, qual destas ofertas escolheriam?
E já agora: nos preços da ***** já estão incluidos os portes e eventuais taxas?
 
Neste momento estou bastante inclinada entre a Canon Sx40 e a Lumix FZ150...apesar de ter de esticar um pouco mais o orçamento.
 
Essa não é a SX40, é a SX240. SX40 por esse preço teria de ser roubada :P


Bem me parecia que era bom demais para ser verdade...xD Continuo com dificuldades em encontrar a Lumix FZ 150...será que tem a ver com o facto de ter saido o modelo FZ200? Já agora, pelo que estive a analisar, se percebi bem, a única diferença assim mais significativa entre as duas é na lente, correto? Acho que não justifica estar a dar ainda mais dinheiro para ter o modelo mais atual....
 
Essa não é a SX40, é a SX240. SX40 por esse preço teria de ser roubada :P

Tchiiiii, têm toda a a razão, pensei que se tivesse a referir a esta. Desculpem lá isso!!

Já agora aproveito para dizer que tenho a SX 230HS desde Janeiro 2013 e estou maravilhado... ainda para mais a 150 euros!!
 
Bem me parecia que era bom demais para ser verdade...xD Continuo com dificuldades em encontrar a Lumix FZ 150...será que tem a ver com o facto de ter saido o modelo FZ200? Já agora, pelo que estive a analisar, se percebi bem, a única diferença assim mais significativa entre as duas é na lente, correto? Acho que não justifica estar a dar ainda mais dinheiro para ter o modelo mais atual....
É diferença é na lente, mas por isso mesmo consegue fazer coisas que a FZ150 não consegue. Fisicamente não é uma substituta e a Panasonic tinha as duas no site ao mesmo tempo, mas agora de facto parece ter deixado de fabricar a 150.
Sinceramente nunca percebi o apelo da FZ150. Acho que está inflacionada. E os sensores da Panasonic estão uma geração atrasada (ou mais), não gosto da cor que as Panasonic fazem.
 
Última edição:
Mas, na tua opinião, as diferenças que a Fz200 apresenta face à Fz150 justificam pagar mais €150 (aprox) para comprar a FZ200? Penso que é +- a diferença de preço entre elas...
 
Última edição:
Claro que não, a FZ200 está mais cara que a X-S1 que é uma máquina muito superior (essa sim uma verdadeira bridge), não faz sentido.

Ainda por cima há um kit D3100+18-55+55-200 pelo mesmo preço, logo até a X-S1 está dificil de recomendar...
 
Ola... Não percebo muito de maquinas... estou tambem a pensar comprar...estou indeciso entre a Sony Cyber-shot DSC-HX20V e a que te queria falar ,esta, a CANON EOS 1100D que é reflex... Esta maquina esta na ***** a 389 e traz um objectiva e cartão de memoria de 8 gigas.... Penso que a canon que te estou a falar, embora ligeiramente mais cara que os modelos que referiste é muito superior porque podes trocar e comprar objectivas... acho que lhe devias dar uma olhada... No meu caso pessoal ainda não consegui decidir se vou comprar uma compacta que cabe num bolso (sony acima) ou decido por algo talvez mais "profissional" e gasto mais um pouco e opto pela canon... Porque os preços de ambas são relativamente proximos....
 
Back
Topo