Máquina fotográfica digital até 300€

OffTopic : SideWalker Lamego é uma bonita cidade...muitas férias ja lá passei :x2:

Agora voltando ao topico...as fotos nao sao mas...mas continuo a preferir Canon...just my 2 cents.
 
Esclareçam-me uma coisa, aquilo na primeira imagem são plantas nas varandas? :D

Agora, a sério as imagens que eu tinha visto em reviews tinham mais qualidade do que estas, fiquei desiludido com as árvores por exemplo.

Portanto agora também já tou a cair muito mais para o lado da Ixus 500 ;)
 
Comprei há pouco tempo uma Canon Powershot A75 depois de muito procurar na internet e de falar com amigos mais entendidos. Estou muito satisfeito. Restam poucas dúvidas entre os fotógrafos quanto à qualidade superior das Canon em termos ópticos e no que respeita aos seus CCD e aos processadores. A Nikon Coolpix é uma alternativa, mas está completamente à sombra das Powershot quer em termos de preço quer em termos de qualidade óptica.

Como o limite de preço são os 300€, a minha sugestão é que esperes um pouquito até baixar o preço da Canon powershot A95 (nesta altura está ainda acima dos 300€, mas vai baixar) e que optes por essa. Tem a vantagem de ter um CCD de 5 Mpixels o que pode dar jeito se kiseres fotos impressas de tamanho um pouco superior a A4, e o CCD é o mesmo que a Canon põe nas suas makinas profissionais (excepto aquelas em q usa sensores CMOS, claro).
Se não quiseres esperar (como eu também não quis) opta pela A75 ou pela A85 com CCD mais pekenos, que servem bem se não estiveres a pensar em imprimir fotos maiores que A4. Em boa verdade, não se vão notar as diferenças de qualidade dos CCD tendo em conta o poder focal das lentes que se usam nas Powershot, mas enfim.

O aspecto mais importante é saberes para que keres a makina e até que ponto és entendido (ou quanto tempo pretendes investir) em fotografia. As Canon Powershot Axx permitem ter um controlo manual muito bom, não deixando de ter todas as funcionalidades automáticas da categoria familiar/amador, o que é excelente para alguém que se quer iniciar seriamente em fotografia. Estas camaras estão limitadas à objectiva incorporada (apesar de existirem adaptadores de lentes, nunca são muito versáteis). E como se sabe uma mákina fotográfica é tão boa como a sua objectiva - não vale a pena estar a dar mta importancia ao tamanho do CCD a menos que se esteja a pensar em imprimir em grande (e caro, pq uma impressão A4 ou superior nunca fica por menos de 1,5€)

Mais tarde, para quem esteja mesmo interessado em fotografia mais séria e domine bem a técnica e princípios fotográficos, a opção tem de passar necessáriamente por uma Reflex com objectivas permutáveis e que já entram na gama amador/profissional. Neste domínio a variedade de camaras a preços razoáveis é (ainda) muito reduzida com a Canon novamente a liderar com a sua Canon EOS 300D (já um pouco desactualizada), seguida da Pentax e da Nikon. Claro que neste caso já se pagam as objectivas que são bem caras o que faz com que o preço do conjunto dificilmente desça abaixo dos 1000€.
 
A Canon tipicamente usa CCD's da Sony nas maquinas normais. O metodo da Canon ai geralmente e comprar onde calha e serve melhor no momento.
A unica maquina EOS que teve um CCD foi a EOD-1D que ja nao esta no mercado. O CCD da EOS-1D (que ja agora era fornecido pela Matsushita ou da Panasonic como preferires) não tem absolutamente nada a ver com o CCD de qualquer outra camara da Canon ou qualquer outra camara de sensor reduzido e o mesmo se aplica aos CCD's usados por outros fabricantes de DSLR's. Fora isso houve (ou ha) as EOS D30, D60, 10D, 20D, 300D, 1Ds, 1D Mk II e 1Ds MkII que usam os sensores CMOS in-house da Canon.
Ja agora o tamanho do sensor da maquina e bastante importante mas por causa da sensibilidade a luz. O poder focal... É o que exactamente?
Fora isso tb acho a serie A muito fixe mas nao precisas de basear em tanta desinformação.
 
Última edição:
Back
Topo