Máquina fotográfica entre 400€ e 600€

Boa tarde,

Estou a pensar adquirir uma máquina fotográfica e não sou grande conhecedor das propostas actuais no mercado.
  1. O QUE: Máquina fotográfica do tipo DSLR;
  2. POR QUANTO: O orçamento que tenho está entre os 400 e os 600€;
  3. PARA FAZER O QUE: A máquina não é para uso profissional, sou apenas um entusiasta de fotografia. Irá servir maioritariamente para fotografar paisagens e, se possível, algumas macros;
  4. PARA USAR ONDE: As fotografias vão ser tiradas principalmente de dia e no exterior, mas gostava que a qualidade de fotografia no exterior à noite fosse boa;
  5. COMO ÉS: Fotógrafo entusiasta, gosto de fotografar principalmente nas férias e em visitas a locais de interesse;
  6. JÁ TENS: Não tenho nenhuma máquina deste género, será a primeira;
  7. COMO É A TUA "REDE": Não tenho amigos com equipamentos do género;
  8. ONDE COMPRAR: Preferencialmente numa loja física.

Obrigado pela ajuda!
Nuno
 
Última edição:
Boa tarde,

Aconselho que preenchas o questionário sobre recomendações de equipamentos (é um post fixo que está aqui colocado) para que os utilizadores te possam ajudar melhor.
 
Última edição pelo moderador:
Há muito tempo que não ando actualizado sobre este tema, o melhor será esperares por outras opiniões, mas para te dar alguma ajuda eu diria que perto dos 400€ tens a Nikon D3300 com a lente de kit 18-50mm. Mais perto dos 600€, talvez a passar ligeiramente, seria a Nikon D3300 com uma sigma 17-50mm 2.8.

Espera por mais opiniões.
 
Existem tantos tópicos a perguntar o mesmo.
Deviam explorar a secção de "Recomendações de equipamento".

O básico é sempre o mesmo.
Nas DSLR tens as D3300 e as D5200/5300, com lentes de kit ou corpo apenas.
Depende do que vais querer.

Se queres uma compacta avançada (LX 100, G7X MK II, RX100 MK III), se queres uma Mirrorless (Fuji X-E1, X-E2, X-T10 usada, Sony a5000, Sony a6000), se queres uma mirrorless mais compacta ainda (Olympus OM-D E-M10, Panasonic, etc) ou uma DSLR.

Depois tens que pensar nas lentes que queres.
Queres uma lente de kit, queres algo melhor?
Queres uma zoom ou prime? Sabes a diferença entre elas?

Por exemplo, uma 35mm 1.8 para a Nikon, tem muito mais qualidade do que uma 18-55mm de kit.
A 35mm é muito mais luminosa e melhor opticamente. Mas é uma distância fixa.
Para interiores, e para a tua filha, era o ideal. Terias é que fazer zoom com os pés :)

Vou-te deixar duas sugestões...

1 - Nikon D3300 + 18-55mm AF-P VR - 409€ na Amazon ES - ainda te sobra para uma 35 ou 50mm 1.8 :)
Mais tarde juntas-lhe uma tele, se precisares.

2 - Olympus OM-D E-M10 - 371€ na Amazon ES + Panasonic 25mm 1.7 - 176€ na Amazon DE. Fica a 550€, mais ou menos, este conjunto.

Vantagens e desvantagens.
A Nikon D3300, com as duas lentes, torna-se mais versátil.
Usas bem a 18-55mm em muitas situações (exteriores de dia, interiores com flash, etc). Depois ainda tens a 35mm 1.8 para quando quiseres mais qualidade e mais luz.
É uma excelente DSLR de entrada - boa qualidade de imagem e boas prestações no geral.

A Olympus, com apenas uma lente, é menos versátil, mas tem as suas vantagens.
Na Olympus tens um sensor estabilizado em 3 eixos (tens sempre estabilização de imagem, independentemente da lente que uses) - consegues, por isso, ir a velocidades muito mais baixas em ambientes de menor luminosidade, conseguindo assim controlar melhor os ISOs.
Do que tenho testado, a 25mm 1.7 é melhor do que a 35mm 1.8, quando na abertura máxima.
A 25mm é sempre sharp, logo desde 1.7. A Nikon, a 1.8, é mais soft, menos definida.

Outras vantagens e desvantagens.
A Nikon é maior, mais fácil de agarrar, e pesa o mesmo que a Olympus, mas é maior (vantagem e desvantagem ao mesmo tempo :P). As lentes para o sistema APS-C também são maiores e mais pesadas.

A Olympus é muito mais compacta, muito mais bonita (a beleza não tira fotos, mas algumas pessoas gostam de ter uma máquina "linda") e tem lentes muito leves e muito boas.
Tens um ecrã tilt com touch screen, tens mais pontos de foco, mais funções e bons controlos (melhores do que os da D3300, na minha opinião).

Usar Live View na Olympus é uma maravilha - na D3300 nem por isso...
Mas quando chega a altura de encostar a máquina ao olho, prefiro o visor óptico da D3300 vs o visor electrónico da Olympus.

Se quiseres passa neste tópico, onde eu comparo as minha D7200 e E-M5.
Pode ser que te ajude em algumas coisas.

Cumps
 
Existem tantos tópicos a perguntar o mesmo.

Por acaso já ando há tempos a pensar fazer um sticky que tenha no título algo do género:

"Pensas que queres uma DSLR? Lê isto primeiro"

É que ultimamente têm sido muita gente a chegar aqui à secção com a ideia pré-feita de que é uma DSLR o que querem, quando afinal ficariam melhor servidos com outra coisa.
 
Por acaso já ando há tempos a pensar fazer um sticky que tenha no título algo do género:

"Pensas que queres uma DSLR? Lê isto primeiro"

É que ultimamente têm sido muita gente a chegar aqui à secção com a ideia pré-feita de que é uma DSLR o que querem, quando afinal ficariam melhor servidos com outra coisa.
Então que alternativas sugeres, tendo em conta a minha situação?
Obrigado
 
Então que alternativas sugeres, tendo em conta a minha situação?

O @MylleZ já deu bastantes dicas no quote. Em particular sublinho isto:

Depende do que vais querer.

Se queres uma compacta avançada (LX 100, G7X MK II, RX100 MK III), se queres uma Mirrorless (Fuji X-E1, X-E2, X-T10 usada, Sony a5000, Sony a6000), se queres uma mirrorless mais compacta ainda (Olympus OM-D E-M10, Panasonic, etc) ou uma DSLR.

Para primeira máquina fotográfica normalmente recomendo uma compacta avançada. Porque mesmo que daqui a uns meses concluas que precisas mesmo de uma DSLR (ou uma mirrorless), a compacta vai continuar a servir-te naquelas situações em que andar com a DSLR não dá jeito. E entretanto terás percebido mais exatamente o que precisas.

Mas respondendo concretamente a tua pergunta: Dentro do teu orçamento tens a LX100 na Amazon.
 
Back
Topo