Máquina fotográfica para viagens até 1000€

jogregopy

Power Member
Pretendo adquirir uma máquina fotográfica para viagens, alguns passeios.
Gostaria de uma câmara "boxy" de preferência o mais reduzida possível.
É requisito que a máquina tenha wifi para conseguir transferir para o smartphone.
Em termos de lentes, pretendia uma básica (versátil) para todo o tipo de fotografia (nada profissional).

1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina mirrorless de dimensões reduzidas
  2. POR QUANTO: 750€-1000€
  3. PARA FAZER O QUE: Fotografia de paisagens, edificios (visita ao Dubai), deserto
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, exteriores de noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Casual
  6. JÁ TENS: Já tive uma sony alpha 330
  7. COMO É A TUA "REDE":
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.

Última edição:
Nwo gosto muito do desenho dessa máquina. Eu sei que o que conta é a qualidade fotográfica mas queria algo tipo as Fujifilm xt50 ou Sony. Algo com linhas mais retas.

A qualidade fotográfica é o menos relevante aqui, afinal de contas são fotos causais. Mas é uma câmara competente, pequena e bastante barata para o que oferece. Para mim a melhor oferta no mercado até eram as Canon M, eu tive uma M200 e era um mimo para viajar. Mas a Canon matou o sistema. Se for para comprar e não investir mais, até pode fazer sentido ir regatear para o OLX.

Sony é o que eu uso e para mim tem das melhores ofertas qualidade/preço e para viajar.... mas não por menos de 1000€. A gama baixa é cara ou antiga. O modelo "actual" mais baixo é a A6400, que é de 2019 e ainda anda nos 800€ em usados Amazon, sem lentes.

A Fuji não conheço bem em termos de oferta. Não é um sistema em que eu investisse por algumas questões técnicas e de evolução, mas se comprado a bom preço pode ser fixe para uso casual (e ao contrário do Canon M, não está morto, está bem vivo :p ). Especialmente por conseguir efeitos (simulações) em JPEGs directamente da câmara (fixe para ir directo para o Instagram).

Btw, a questão do WiFi eu não colocaria como um critério. Sim, dá jeito e quase todas as máquinas têm, mas com os telefones actuais podes sempre meter um leitor USB-C no telemóvel e copiar fotos à vontade e muito mais rápido. Eu uso o telemóvel para copiar dos cartões para um SSD e ficar com backups quando viajo.

Se queres uma compacta, porquê essa em concreto? É que essa é de 2019. Não é que seja má por isso, mas tens a Sony ZV-E10 II, que saiu o ano passado.

https://www.worten.pt/produtos/maqu...-zv-e10-ii-preto-26-mp-iso-100-a-6400-8110177
Pensava que por serem mais vocacionadas para vídeo que em termos de fotografia deixariam algo a desejar mas parece-me uma excelente opção.
De qualquer forma, utiliza esta ferramenta para ver as opções disponíveis para as funcionalidades que pretendes: https://www.dpreview.com/products/search/cameras!
Obrigado pela info.

Só não queria ficar capado pela qualidade das fotos tiradas pelo smartphone.

E se esticar o preço para 1200/1300€ conheces algum bundle com alguma sony? Não sei mesmo o que hei-de comprar.

que dizes desta:
https://www.worten.pt/produtos/kit-maquina-fotografica-sony-alpha-6100a-pz-16-50mm-ii-aps-c-8297282?utm_source=ZWAME&utm_medium=product-click&utm_campaign=Comparador&utm_term=Fotografia-e-Drones_Máquinas-Fotográficas_Máquinas-Mirrorless

Está barato?

A lente não é fantástica e a A6100 é do mesmo ano e um pouco abaixo da A6400. Não sei até que ponto ia valer a pena. Tens a A6400 com a 18-135 (lente mais versátil pelo menos) a 985€ nos usados da Amazon DE.

Se queres uma compacta, porquê essa em concreto? É que essa é de 2019. Não é que seja má por isso, mas tens a Sony ZV-E10 II, que saiu o ano passado.

https://www.worten.pt/produtos/maqu...-zv-e10-ii-preto-26-mp-iso-100-a-6400-8110177

A ZV é uma máquina direccionada para video/vlogging e onde fotografia é claramente uma função secundária. Não recomendo de todo para fotografia (e tenho uma). Por pouco mais compra a A6600 ou A6700.

Que indecisões. Viagem será em princípio em meados de junho e queria adquiri o quanto antes para me ir ambientando com a máquina e configurações etc.

Podes sempre ir à ***** (grey market) comprar uma A6400 por +-600€ e mais outros +-600€ numa Tamron 17-70 2.8. Ou até ver lá os kits da A6700 e pelo menos é o modelo mais actual.

Ou tens outras opções a rondar os 1000€:
- Fujifilm X-T30 II
- Nikon Z50
- Nikon Zfc

Ou porque não um kit Olympus OM-D E-M10 Mark IV.. Acho que nem a 1000€ chega.

Podes sempre ir à ***** (grey market) comprar uma A6400 por +-600€ e mais outros +-600€ numa Tamron 17-70 2.8. Ou até ver lá os kits da A6700 e pelo menos é o modelo mais actual.

Ou tens outras opções a rondar os 1000€:
- Fujifilm X-T30 II
- Nikon Z50
- Nikon Zfc

Ou porque não um kit Olympus OM-D E-M10 Mark IV.. Acho que nem a 1000€ chega.
Vou ver essas opções que recomendaste.

Bom, se a Canon R100 tinha o problema de ser feia, essa Z50II não tá propriamente melhor xD

Depende do que queres, a Fujifilm parece-me ter melhores specs, é mais pequena e tens as simulações de filme para teres fotos prontas para as redes sociais sem grande esforço. Não sei se a lente tem estabilização ou não e acho que a máquina não tem IBIS. Não é o fim do mundo, mas ajuda. E não sei se para investimentos futuros, as lentes não são mais baratas que as da Nikon.

Sem conhecer nenhuma das câmaras, para uso casual, faz-me mais sentido a Fuji, mas era melhor teres opiniões de quem conheça os sistemas.

Bom, se a Canon R100 tinha o problema de ser feia, essa Z50II não tá propriamente melhor xD

Depende do que queres, a Fujifilm parece-me ter melhores specs, é mais pequena e tens as simulações de filme para teres fotos prontas para as redes sociais sem grande esforço. Não sei se a lente tem estabilização ou não e acho que a máquina não tem IBIS. Não é o fim do mundo, mas ajuda. E não sei se para investimentos futuros, as lentes não são mais baratas que as da Nikon.

Sem conhecer nenhuma das câmaras, para uso casual, faz-me mais sentido a Fuji, mas era melhor teres opiniões de quem conheça os sistemas.
Consigo gostar mais do estilo da Z500II mas tive a ver a dimensões e é grandota a comparar com as outras.

Se a promoção se mantiver na ***** por mais uma ou duas semanas da fujifilm xt50 por 1300€ com lente sou capaz de avançar. Até lá vou pesquisando alternativas

Conselho, vai a uma loja que tenha as diversas máquinas que pretendes e perde um bom bocado a manusear as mesmas. Para mim é um dos principais fatores de escolha de uma máquina, a ergonomia da mesma. A maneira como eu a seguro, como acedo aos botões, os menus, etc. Hoje em dia são todas super competentes em qualidade de imagem. Mas as ergonomias são muito diferentes... sim, com o tempo habituamo-nos a tudo. Eu já tive várias marcas, dezenas de cameras diferentes. E numas habituava-me no primeiro dia, noutras demorava mais tempo, e outras nunca me habituei.

Vais perceber também melhor o tamanho não só do corpo, mas acima de tudo das lentes.

Conselho, vai a uma loja que tenha as diversas máquinas que pretendes e perde um bom bocado a manusear as mesmas. Para mim é um dos principais fatores de escolha de uma máquina, a ergonomia da mesma. A maneira como eu a seguro, como acedo aos botões, os menus, etc. Hoje em dia são todas super competentes em qualidade de imagem. Mas as ergonomias são muito diferentes... sim, com o tempo habituamo-nos a tudo. Eu já tive várias marcas, dezenas de cameras diferentes. E numas habituava-me no primeiro dia, noutras demorava mais tempo, e outras nunca me habituei.

Vais perceber também melhor o tamanho não só do corpo, mas acima de tudo das lentes.
Vou tentar passar por uma ***** ou worten. Tenho sérias dúvidas que tenham grande escolha mas dará para ver mais ou menos (Faro).

Creio que ficas bem servido. Corrigiram um defeito que os modelos anteriores tinham, que era o grip diminuto e que esta agora tem um pouco mais saliente e torna a máquina mais fácil de agarrar. Se gostas do sistema, tens aí uma boa máquina.

Back