Máquina fotográfica para viagens de mota

mags

Power Member
Tenho pensado em comprar uma camara compacta para poder andar comigo na mota.
Tenho uma Canon 60D com uma lenta 17-55 2.8 (que até tem de ir para arranjar por ter o fio electrónico interno partido) mas é um equipamento pesado.

Andei à volta da gopro 8 Black, que até tem um kit interessante a 379,99€, mas depois penso que se precisar de tirar fotos num monumento ou edifício já será mais complicado. Se calhar a gopro vive mais do vídeo.

Quanto à compacta não faço ideia que equipamento poderei comprar tendo em conta o limite de valor da gopro.
Alguma ajuda? Existe algo bom neste valor?
Mais do que ter mil e uma opções, quero uma boa qualidade de imagem/foto.

Tenho por aqui uma simples Sony DSC-W810 mas até o meu telemóvel tinha melhores fotos.
 
Do que li as ActionCams da Sony são ligeiramente inferiores à GoPro em vídeo, mas muito melhores no som e foto.

Podes sempre optar por uma boa compacta em segunda mão (Ex: Sony RX100) e uma caixa estanque se for para andar em qualquer situação, mas por outro lado acho que é demasiado grande se quiseres prender ao capacete.
Eu às vezes ando com uma Nikon Coolpix S9100 num grampo com rótula da SmallRig preso ao espelho, mas se a mota saltar ou algo do género, às vezes fica desalinhada.

Portanto se a ideia é chegar ao ponto de andar com ela presa à mota ou capacete, se calhar uma action cam como as Sony serão a melhor opção.
Se a ideia não é de todo essa e é só para andar leve na viagem, eu comprei uma M200 + 22mm F2.
 
Eu uso as duas coisas...

Levo a GoPro no capacete e a DSLR na top case, e costumo deixar a DSLR +/- a jeito para a tirar rapidamente para fora. Normalmente deixo lá dentro a mochila ou saco abertos e a câmara ligada.

Quando quero parar e fotografar alguma coisa, é só encostar, ir lá atrás e pegar. Muitas vezes nem tiro o capacete.

Como, em viagem, tenho sempre o telemóvel no suporte no guiador, evito mexer nele.
Além disso, a DSLR consigo manusear mais ou menos bem com as luvas postas e tudo.
 
Obrigado pela resposta @Rui Marto
Por acaso se tivesse a action cam ia deixar com a pendura as gravações, ia ela atrás apontar para todo o lado.
Vou ver mais sobre essa M200.
Quero algo simples e sempre pronto a disparar, nem que se leve ao peito ou bolso preso a uma fita.
 
A gopro até me tem dado o bixinho, só não sei a paciência que terei para depois editar.
Até posso editar clips no telemóvel.
Como trabalho em design e faço HTML, aquilo que mais quero é ver longe o PC.
 
Certo, especialmente agora em work@home, também parece que não vejo outra coisa se não o PC!
Trabalhar... > PC
Ver filmes... > PC
Ir às compras... > PC
Fotos... > PC

A minha Coolpix agora serve para isso, para a pendura ir a brincar caso queira fotografar/filmar algo pelo caminho. E com 18x de zoom, sempre dá mais liberdade.
Fazer isso com máquinas mais caras, só com aquelas capas de borracha e um bom setup de correias (fiz isso com a 40D e 50D, com correias da Kata presas uma ao pulso e outra com mosquetão à alça da mochila).
 
Se não vais usar como "action cam", não compres uma action cam . Para teres algo sempre no bolso, sem dúvida a Sony RX100. Com o valor de uma GoPro 8, consegues arranjar uma mkIV ou mkV em 2a mão. Com menos já arranjas a MkIII que é bem porreira. Para fotografia e vídeo é uma excelente opção para ter no bolso (tive a mkI e a MkIII).

A GoPro tem no entanto algumas características interessantes. Além da resistência à água e aos choques, os timelapses são fantásticos, principalmente os "hiperlapses" estabilizados. Eis um exemplo, não ligues à qualidade pois o Instagram comprime imenso, mas dá para ficares com uma ideia: https://www.instagram.com/p/B5vJFmXHMz3/?igshid=8izfbxxjqr7c
(E a edição disto com a APP deles é feita no telefone quase de forma automática)
 
Se não vais usar como "action cam", não compres uma action cam . Para teres algo sempre no bolso, sem dúvida a Sony RX100. Com o valor de uma GoPro 8, consegues arranjar uma mkIV ou mkV em 2a mão. Com menos já arranjas a MkIII que é bem porreira. Para fotografia e vídeo é uma excelente opção para ter no bolso (tive a mkI e a MkIII).

A GoPro tem no entanto algumas características interessantes. Além da resistência à água e aos choques, os timelapses são fantásticos, principalmente os "hiperlapses" estabilizados. Eis um exemplo, não ligues à qualidade pois o Instagram comprime imenso, mas dá para ficares com uma ideia: https://www.instagram.com/p/B5vJFmXHMz3/?igshid=8izfbxxjqr7c
(E a edição disto com a APP deles é feita no telefone quase de forma automática)
E a própria estabilização em video... É fantástica. E eu tenho a 7... A 8 é ainda melhor.

Para foto já desaconselho. Desenrasca, mas limita.
 
Agora até me tem aparecido muita publicidade da Olympus E‑M10 Mark III Kit 1442 que está a 399 até final do mês, é maiorzita mas também não faço ideia se é boa. Pelo que vi já tem dois anos.
 
Back
Topo