Máquina iniciante/casual <800€

neves23

Power Member
Olá a todos. Não percebo nada de fotografia nem de máquinas fotográficas. Uso o telemóvel para o dia a dia, fotos e vídeos.

Porquê a maquina fotográfica?! Bem, tenho dois filhos e estão sempre em movimento, gosto de captar esses momentos. Agora no verão surgiu o surf, e as fotos com o telemóvel, escusado será dizer, ficaram uma porcaria, até usar uma canon dslr (não sei a referência) com uma lente que permitia fazer zoom até às ondas (estamos a falar de 30 a 40 metros).

Pretendo uma máquina fácil de manusear, para aventuras desportivas essencialmente, vídeos esporádicos, não preciso de 4K, para imprimir algumas fotos.

Sinceramente, uma dslr, ou mirrorless, será opção se for com uma lente "abrangente", porque andar com a máquina e lentes atrás, para umas fotos esporádicas, não me parece. Uma "bridge", acho que seria o mais adequado... bem, não sei. Gosto da Sony RX 10 IV, mas não do preço...


  1. O QUE: Máquina (ou máquina e lente)
  2. POR QUANTO: Até aos 800€, mais só se justificar.
  3. PARA FAZER O QUE: Desporto, paisagens e retratos, festas de família...
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia.
  5. COMO ÉS: Casual.
  6. JÁ TENS: o telemóvel eheheh
  7. COMO É A TUA "REDE": o telemóvel
  8. ONDE COMPRAR: Tanto online como loja física.

Preciso de ajuda com modelos os especificações e depois eu continuo a pesquisar.
Obrigado
 
Continuo a pesquisar e a ler... as compactas serão a resposta para o que procuro. A ideia de ter algo "user friendly", um telemóvel mais capaz ao nível da fotografia e vídeo.

Sendo amador e para fotos casuais, não pretendo investir em lentes, elimina as DDSLR/Mirrorless, as bridge sofrem do mal de transporte. Uma compacta de qualidade será então o objetivo.

Posto isto, estou a considerar:

Sony Cyber-shot DSC-HX99​

Canon PowerShot SX740 HS​


sugestões, opiniões e ideias?
 
Penso que com essas câmaras não irás ter uma focagem tão rápida como com uma DSLR ou MILC. Além disso, ambas têm sensores do tamanho das câmaras dos smartphones (alguns até já têm maiores), portanto não terás nem de perto nem de longe a qualidade que viste na DSLR que usaste. Por isso, não te recomendaria nada disso.

No caso de DSLR, a ser para iniciar um sistema agora, mais depressa te recomendava comprares algo usado do que novo, uma vez que é um tipo de equipamento em fim de vida. Algo como uma Canon 800D + 18-55mm (coisa para 400€, bem comprada) + 55-250mm IS STM. Gastavas uns 550€ no conjunto e dava bem para arrancares sem perderes muito dinheiro. Depois juntavas-lhe um flash baratito e ficavas equipado para também tirar fotos dentro de casa.

Ou então o caminho mirrorless, e aí mais depressa recomendava Sony. Infelizmente sinto sempre muitas dificuldades em distinguir as câmaras Sony APS-C, mas creio que a a6100 seria um bom ponto de partida, com a 16-50 de kit e depois a 55-210mm.

Há ainda a Canon M50, a primeira versão. Algumas lojas ainda as têm em stock, com 18-55mm ou 15-45mm, e depois daria para juntar a EF-M 55-200mm. A questão é que neste momento não sabemos muito bem qual o futuro do sistema Canon EOS M, mas é também uma opção competente.
A favor, este sistema tem a questão que ele permite adaptar também as objectivas de DSLR, e essas continuam a existir em fartura. Não existirão para sempre novas, mas usadas vai continuar a haver muitas por alguns anos.
 
E eu a pensar que estava no caminho certo...

Também já andei a analisar a gama 6000 da sony.

Já li aqui, por várias vezes, essa questão da canon, mas ainda não percebi muito bem. É o tipo de lente que está para desaparecer e teremos que passar a usar adaptadores, ou está relacionado mesmo com as máquinas?!

Vale a pena olhar para a M200? Há um kit com duas lentes dentro do meu orçamento (Canon EOS M200 Preta + 15-45 IS STM + 55-200mm IS STM - CSC 24 MP | APS-C | f3.5-6.3 | f/4.5-6.3).
 
Sinceramente não consigo recomendar a M200 a quem queira fazer fotografia, pelo facto de não ter ocular. Bem sei que nem toda a gente pensa como eu, nesse aspecto, mas eu considero-o indispensável.

A questão do sistema EOS M é especulativa, na verdade. Mas desde que eles lançaram as câmaras com montagem RF, a existência do mount EOS M deixou de fazer grande sentido. A Canon é a única marca que está com um mount para mirrorless APS-C e outro para full-frame, sem compatibilidade entre os dois, e nem em DSLR eles fizeram isso.
Havendo já rumores para que surjam câmaras APS-C com montagem RF, não há como não perspectivar o fim do EOS M. Isto é algo que pode ainda demorar alguns anos, mas é o caminho que faz mais sentido.
E não haverá adaptadores dum para o outro, porque a natureza do espaçamento entre as objectivas e a câmara não permite colocar um adaptador no meio.
Já o material EF é o de DSLR, e esse tanto pode ser adaptado a RF como a EOS M, existem adaptadores adequados (as objectivas para DSLR funcionam mais afastadas do sensor, devido ao espaço para o espelho).
 
Última edição:
Olha a M50 (primeira versão) entra hoje em “campanha” numa das grandes superfícies, por 529€. Não é nenhum preço espectacular, é o valor +/- normal para a câmara que é.

Se achares que no futuro não vais fazer grandes investimentos em objectivas, para ti não será um problema se aquele mount continua a receber novos modelos ou não.

Por outro lado, se achas que no futuro vais fazer mais aquisições…então Sony ou Fuji.
 
Obrigado pela informação.

A sony 6400 está a fazer-me uma comichão... mas com lente 200mm rebento com o orçamento e de que maneira.

Entretanto...

https://cameradecision.com/compare/Canon-EOS-M50-vs-Sony-Alpha-a6400

Pergunta sincera, para o comum mortal e tendo os meus objetivos, na prática justifica gastar o dobro?

Na prática, no terreno, vou tirar o dobro da máquina!? Terei muito mais... ou mais vale ir p o mais básico?

Atenção que 80% dos números apresentados na comparação nem entendo! Daí a minha pergunta.
 
Última edição:
Olá. Queria comprar uma Canon 80d usada.
Primeiro queria saber se ainda compensa comprar esta câmara e andei a ver uma com mais o menos 25 mil disparos, sabem dizer mais o menos o preço que vale? Tendo em conta que vem com uma 50mm 1.8
 
Back
Topo