Maquina, lente ou filtro defeituoso?

Drackey

Power Member
Boas,

Bem comprei uma nikon D80 com a lente de 18mm-70mm. adicionei-lhe um filtro de uv e está mais como protecção. o que aconteçe é que por vezes as fotos ficam com uma bolinha preta no meio... e outras vezes não... o que poderá ser? tiro 200 fotos aparece nas 100 a seguir não... Claro que se a foto for escura não se nota mas clara sim... eu saí estes 2 dias agora que passaram tive ontem o dia nas Berlengas tirei 346 fotos cheguei a casa todo pimpão e as 200 primeiras quase todas com bolinha preta no meio 1 ou outra foto clara escapou. as outras 150 tudo ok. Sé alguém souber o que poderá ser agradecia muito.

obrigado.
 
Já olhaste bem para o filtro a ver se notas alguma coisa? Se tivesse algo no filtro devia-se ver a olho nu, e provavelmente apareceria nas fotos que usassem uma menor abertura.

Ia sugerir tirares uma foto sem objectiva mas aproveito para perguntar a quem saiba se há algum inconveniente em tirar fotos sem objectiva, com o espelho directamente exposto ao sol (tirando o inconveniente das poeiras que é demasiado óbvio).
 
Pergunta parva: o ponto preto é sempre no mesmo sitio??

Às vezes é prai uma poeira qualquer que esta na lente e que salta as vezes e depois se volta a colar...

Hás-de reparar nisso... =X é que aparecer numas e não noutras...
 
Boas,

Bem comprei uma nikon D80 com a lente de 18mm-70mm. adicionei-lhe um filtro de uv e está mais como protecção. o que aconteçe é que por vezes as fotos ficam com uma bolinha preta no meio... e outras vezes não... o que poderá ser? tiro 200 fotos aparece nas 100 a seguir não... Claro que se a foto for escura não se nota mas clara sim... eu saí estes 2 dias agora que passaram tive ontem o dia nas Berlengas tirei 346 fotos cheguei a casa todo pimpão e as 200 primeiras quase todas com bolinha preta no meio 1 ou outra foto clara escapou. as outras 150 tudo ok. Sé alguém souber o que poderá ser agradecia muito.

obrigado.

Estavas a usar uma abertura pequena (f mais alto) nessas 200 primeiras? Se sim é sujidade no sensor.
 
fotos

Boas,

Sim é sempre no mesmo sitio centro pelo menos parece ser no mesmo sitio. Esta foto aqui mostra isso:

http://www.esnips.com/doc/b7bac8c7-52ff-498c-8ee9-4fe4fd8b1f8c/Peniche-30..8.2007-015

O mais engraçado foi eu tirar fotos no mesmo sitio uma a seguir á outra e uma ter bolinha e outra não...

Sem bolinha:

http://www.esnips.com/doc/e4a9d656-3286-4de7-8ef3-a74fcfdd7ba3/Peniche-30..8.2007-064

a mesma com bolinha:

http://www.esnips.com/doc/4fac9186-8445-4142-a5e6-1a79466afbf2/Peniche-30..8.2007-065

Não imagino no que poderá ser... jaá quando comprei a maquina á 2 meses e fui para o algarve tive ás vezes este problema... mas não tão acentuado mas agora ultrapassou todos os limites.

Obrigado pela vossa atenção.
 
Então a maquina veio suja de origem...lol mas se das 200, 50 ficaram boas com a mesma abertura não poderá ser estranho? eu coloquei fotos em cima. mas não tirei as 200 com abertura grande .
Ainda tenho as fotos na maquina e dá para ver as caracteristicas.

Da primeira foto que eu coloquei:

METERING: sPOT
SHUTTER: 1/15
APERTURE: F22
EXPOSURE MODE: APERTURE
EXP. +/- : -1.0
FOCAL LENGHT: 18MM
 
Isso não me parece sujo. um ponto desses na lente ou filtro via-se perfeitamente.
Além disso é MESMO no meio da imagem... tenta tirar fotos para experimentar (felizmente é digital) com diferentes distancias focais. Parece-me que é defeito da lente, que podem estar a criar um verdadeiro "buraco negro" na imagem em determinada distancia focal...
Posso estar completamente errado, mas se fosse sujidade era maior que a cabeça de um alfinete, via-se, alem disso é coincidência ser mesmo no centro da imagem...
se fosse no sensor aparecia sempre... se puderes experimentar outra lente també era fixe..., mas testa essa com diferentes zooms e diz o que acontece
 
Então a maquina veio suja de origem...lol mas se das 200, 50 ficaram boas com a mesma abertura não poderá ser estranho? eu coloquei fotos em cima. mas não tirei as 200 com abertura grande .
Ainda tenho as fotos na maquina e dá para ver as caracteristicas.

Da primeira foto que eu coloquei:

METERING: sPOT
SHUTTER: 1/15
APERTURE: F22
EXPOSURE MODE: APERTURE
EXP. +/- : -1.0
FOCAL LENGHT: 18MM
A minha 350D veio suja de origem.
Se com a mesma abertura as outras fotos não contêm o ponto negro o problema deve estar na lente.
 
Bem o estranho é nalgumas fotos nao se notar, mas fiz o teste agora tirei 50 fotos tanto a uma parte verde como chao como branco. e conforme faço zoom e conforme a zone onde tiro o pontinho notqa-se mais ou menos e fica mais pequeno ou maior ou mais "fumado"... Bem é preciso ter azar né investir numa maquina destas e calhar isto. Bem agora digam-me uma coisa o problema assim é da lente né? e eu como comprador e como amador mas investidor pois investi muitas fotos e ficaram furadas posso fazer reclamação? e para remediar as fotos atravez de photoshop dá para retirar a mancha?

Obrigado pela vossa ajuda.
 
Bem o estranho é nalgumas fotos nao se notar, mas fiz o teste agora tirei 50 fotos tanto a uma parte verde como chao como branco. e conforme faço zoom e conforme a zone onde tiro o pontinho notqa-se mais ou menos e fica mais pequeno ou maior ou mais "fumado"... Bem é preciso ter azar né investir numa maquina destas e calhar isto. Bem agora digam-me uma coisa o problema assim é da lente né? e eu como comprador e como amador mas investidor pois investi muitas fotos e ficaram furadas posso fazer reclamação? e para remediar as fotos atravez de photoshop dá para retirar a mancha?

Obrigado pela vossa ajuda.

Se o tamanho do pontinho muda com o zoom, não deve ser sujidade no sensor porque aí não haveria diferenças com o zoom. Assim, por exclusão de partes, deverá ser na objectiva.
 
Bem o estranho é nalgumas fotos nao se notar, mas fiz o teste agora tirei 50 fotos tanto a uma parte verde como chao como branco. e conforme faço zoom e conforme a zone onde tiro o pontinho notqa-se mais ou menos e fica mais pequeno ou maior ou mais "fumado"... Bem é preciso ter azar né investir numa maquina destas e calhar isto. Bem agora digam-me uma coisa o problema assim é da lente né? e eu como comprador e como amador mas investidor pois investi muitas fotos e ficaram furadas posso fazer reclamação? e para remediar as fotos atravez de photoshop dá para retirar a mancha?

Obrigado pela vossa ajuda.


Defeito da lente!!!
as imagens vão fazendo cónicas através da lente, se uma lente se desajusta, cria-se um vazio... que se traduz num ponto preto no centro da imagem, é como ter dois cones que se tocam no vertice, se eles se aproximam vão interceptar-se. é o que está a acontecer aí, numa determinada distancia focal.
Alente não caiu, nem deu uma pancada???

2850mmoptic.gif

isto é o perfil da objectiva, como saberás a imagem inverte nas reflex, chegando ao sensor (filme nas analógicas) de pés para o ar. se imaginares essa trajectória percebes os dois cones (piramides rectangulares) entre a frente da objectiva e o sensor. uma das lentes está a desviar a imagem, fazendo com que o ponto em que a imagem inverte seja "obliterado", como se a máquina não soubesse calcular a distancia focal.

espero não ter sido demasiado confuso
 
Back
Topo