Maquina nova mirrosless até 800€

Sanchez10

Membro
Boas pessoal, sou um curioso da fotografia que pretende iniciar-se neste mundo. Depois de alguma pesquisa e atendendo às minhas necessidades estou inclinado a comprar uma mirrorless. Mas as opções e combinações são tantas que estou um bocado perdido em relação à melhor opção. O meu objetivo é ter uma máquina leve, fácil de transportar, e que seja uma all around no que toca a fotografia, paisagem, retrato, cidade, etc.
  1. O QUE: Máquina mirrorless + lente
  2. POR QUANTO: 800€
  3. PARA FAZER O QUE:
    Retratos, paisagens, desporto, longas exposições, cidade, etc.
  4. PARA USAR ONDE:
    Exteriores de dia, exteriores de noite, interiores mal iluminados, estúdio, estádio, etc.
  5. COMO ÉS:
    Casual, iniciante
  6. JÁ TENS: Ainda nao tenho equipamento
  7. ONDE COMPRAR:
    Loja física ou online tanto faz, de preferência com bom preço
Obrigado
 
Fazes questão que dê para mudar de lente ou poderia ser algo com lente fixa?

A tua ideia é ir comprando lentes no futuro ou ter uma lente para "tudo um pouco"? Uma lente boa para tudo o que pedes não existe (por isso é que existem as máquinas que te permitem ter várias lentes, para que possas ter uma máquina boa em tudo, mas com várias lentes).

Disso tudo que pretendes fazer tens ideia se alguma das opções é mais importante para ti?
 
Fazes questão que dê para mudar de lente ou poderia ser algo com lente fixa?

A tua ideia é ir comprando lentes no futuro ou ter uma lente para "tudo um pouco"? Uma lente boa para tudo o que pedes não existe (por isso é que existem as máquinas que te permitem ter várias lentes, para que possas ter uma máquina boa em tudo, mas com várias lentes).

Disso tudo que pretendes fazer tens ideia se alguma das opções é mais importante para ti?


Obrigado desde já pela rápida resposta. Em relação às perguntas que me colocas:

- sim tenho preferência por uma maquina em possa trocar de lente, uma vez que o objetivo é ir adquirindo mais ao longo do tempo

- eu sei que uma lente boa para tudo não existe, mas queria uma que fosse mais versátil como uma 18-55 por exemplo

- possivelmente o tipo de fotografia que mais farei, será paisagem e cidade

- o objectivo é comprar um set up razoável para me iniciar e ir evoluindo a partir daí

- ainda a ver algumas que me pareceram intressantes, fuji x-t20, canon m50, lumix g80, lumix gx9
 
Acho que estás a pensar bem. Se é para iniciação e para começar a montar o sistema, tendo a noção que vais gastar mais no futuro, ir para mirrorless parece-me o mais sensato.

As minhas sugestões serão talvez Fuji X-T20, Canon M50, Sony a6300 se der...com lentes de kit, tipo 15-45mm ou 16-50mm f/3.5-5.6.

Manter a coisa simples. Lá está, é para começar. Depois de arrancares começarás a ver do que sentes falta e que lentes ou acessórios adquirir em seguida.


Em caso de indecisão extrema, ir pelo mais barato, porque as vantagens que uma câmara (corpo) possa ter em relação a outra nos comparativos podem ser coisas que nunca irás utilizar, e depois gastaste dinheiro para nada. Além disso, esta será a primeira câmara (corpo) e, se tudo correr bem, a primeira de várias, pelo que não é estritamente necessário escolher a melhor das melhores desde logo. Agora arrancas e começas a aprender. Mais tarde, quando fores substituir esta, terás certamente um perfil muito diferente do que tens agora, e saberás com mais segurança do que precisas/não precisas num corpo. Nessa altura, a oferta existente no mercado também será outra (melhor).
 
Acho que estás a pensar bem. Se é para iniciação e para começar a montar o sistema, tendo a noção que vais gastar mais no futuro, ir para mirrorless parece-me o mais sensato.

As minhas sugestões serão talvez Fuji X-T20, Canon M50, Sony a6300 se der...com lentes de kit, tipo 15-45mm ou 16-50mm f/3.5-5.6.

Manter a coisa simples. Lá está, é para começar. Depois de arrancares começarás a ver do que sentes falta e que lentes ou acessórios adquirir em seguida.


Em caso de indecisão extrema, ir pelo mais barato, porque as vantagens que uma câmara (corpo) possa ter em relação a outra nos comparativos podem ser coisas que nunca irás utilizar, e depois gastaste dinheiro para nada. Além disso, esta será a primeira câmara (corpo) e, se tudo correr bem, a primeira de várias, pelo que não é estritamente necessário escolher a melhor das melhores desde logo. Agora arrancas e começas a aprender. Mais tarde, quando fores substituir esta, terás certamente um perfil muito diferente do que tens agora, e saberás com mais segurança do que precisas/não precisas num corpo. Nessa altura, a oferta existente no mercado também será outra (melhor).


Muito obrigado pelo feedback. Foi uma grande ajuda especialmente no caso de indecisão extrema. ;) Já agora só mais uma questão se não for muito incómodo. Em relação a lentes que possa mais tarde adquirir, qual o sistema com melhores opções? Canon ou fuji?
 
Em relação a lentes que possa mais tarde adquirir, qual o sistema com melhores opções? Canon ou fuji?
Esta é uma pergunta com rasteira...
Se considerarmos as lentes nativas, o sistema Canon é claramente o que tem menos oferta. Se considerarmos a utilização de adaptadores, então o sistema Canon passa de último para primeiro, uma vez que todas as lentes para DSLR's Canon (EF e EF-S) podem ser usadas nas câmaras com mount EF-M, recorrendo ao adaptador que muitas vezes já vem incluído na compra.

No entanto, tenho as minhas dúvidas sobre qual sistema terá mais futuro. O lado EF e EF-S (lentes para DSLR) está a aproximar-se do seu fim de vida, devido à evolução do mercado mirrorless. E o lado EF-M (Canon mirrorless APS-C, como a M50) tem tido pouco investimento por parte da marca (em termos de desenvolvimento de lentes), o que coloca algumas interrogações quanto à sua longevidade.

Dessa forma, custa-me a incentivar a opção Canon quando a intenção do utilizador for comprar para começar a montar um sistema.

Se fosse uma questão de comprar só uma câmara com a lente de kit, e talvez mais uma prime barata, não via qualquer risco na aposta em EF-M. Mas sendo para montar um sistema desde o zero, mais depressa aconselho a que se opte pelas outras marcas. Pelo menos por agora, até se tornar mais claro qual é a intenção da Canon com o EF-M.
 
Back
Topo