Máquina Nova ...

Ghost021

Power Member
Boas Pessoal,

Então é o seguinte, tou a montar uma máquina nova e á partida tenho tudo alinhado...tirando a minha questão da massa térmica :D ... bom cenas aparte a configuração que ponho em "julgamento" foi feita consoante o melhor material vs o pouco €€€ que tenho á disposição, agradeçia sugestões e criticas acerca da conf.

Processor P4 "Prescott" 3Ghz FSB800 1MB Cache L2 Socket 478
RAM 2x 512MB KINGSTON HYPER-X PC3200 DUAL CHANNEL
Cooler Processor GH-PCU21-VG (3D Cooler-Pro)
Placa Gráfica ASUS RADEON 9800XT/TVD 256MB
Placa de Som Creative Labs Soundblaster Audigy
Leitor DVD ASUS
Gravador de DVD Sony DVDRw IDE Double Layer DRU-700A

Tower Lemtech com acrilico
1 Tomada de ar de 80mm - encaixei um adaptador de 120mm e ando á procura de uma fan de 120mm.
2 Fans Artic Cool 80mm nas saidas de ar da tower.

Pareçe bacano ou quê?!
Coments please. :D
 
Eu apostava num sistema baseado em A64, trocava a gráfica por uma X800Pro e mudava a Audigy para uma Audigy2 ou uma ZS com colunas do mesmo calibre, o leitor de DVD está bem, agora pra que é que vais comprar um Gravador da Sony, o da NEC é bem mais barato e é mais rápido, ou então investe no da LG que te grava todos os formatos existentes...
Já que tás numa de gatar guito, que tal uma Mushkin 2x512 BH6??
A caixa, aposta numa Chieftec ou outra e modifica-a tu mesmo...
 
Qual é a board?
Pessoalmente leitores de DVD da ASUS não.
Eu tb trocava por um amd 64 e aproveitava e ia já para o socket 939 com uma Nforce 3.
Ram Ok.
Gráfica - Depende do que fazes. Se jogas tens que abrir os cordões à bolsa.
É que está ai o Doom vem ai o HL e o Medal Of Honer que vem ai promete tb.
Portanto como vez só arranjas-te problemas quando decidis-te perguntar:D

Pasta térmica: Artic Silver 5. Por uma camada muuuuuuuuuiiiito fina.
Vê as instruções no site deles.
Vais ter pessoas a prefeirrem artic ceramique. Um delas está bem.
 
Processor P4 "Prescott" 3Ghz FSB800 1MB Cache L2 Socket 478-> Troca por A64 3000+ q deve custar o mesmo e é bem melhor...
RAM 2x 512MB KINGSTON HYPER-X PC3200 DUAL CHANNEL-> Nice
Cooler Processor GH-PCU21-VG (3D Cooler-Pro)->N conheço...
Placa Gráfica ASUS RADEON 9800XT/TVD 256MB->ès maluko...compra uma 6800 normal q custa o mesmo e faz mais...
Placa de Som Creative Labs Soundblaster Audigy-> Compra a 2 q custa quase o mesmo...
Leitor DVD ASUS-> Fixe..
Gravador de DVD Sony DVDRw IDE Double Layer DRU-700A-> NEC2500A sem pensar duas vezes, ou NEC3500 conforme o preço(o 3500 é melhor)

Tower Lemtech com acrilico -> N conheço, mas ve as Lian-li...ate te babas;)
1 Tomada de ar de 80mm - encaixei um adaptador de 120mm e ando á procura de uma fan de 120mm.
2 Fans Artic Cool 80mm nas saidas de ar da tower.


Força aí, duvidas posta q o ppl responde..


[]z
 
Processor P4 "Prescott" 3Ghz FSB800 1MB Cache L2 Socket 478 (A64 3200+ pq tem 1MB cache isso faz a diferença qdo comparado com 1 3000+)

Placa Gráfica ASUS RADEON 9800XT/TVD 256MB (X800 ou 6800, este sistema n merece menos)

Placa de Som Creative Labs Soundblaster Audigy (aqui depende do q pretendes. Se compras uma A2, tens q ter colunas ao nível da placa, para 1 sistema d som + "modesto" a Audigy dá)

Leitor DVD ASUS (tive mas experiencias com os leitores da ASUS. Gosto dos Pioneer)

Gravador de DVD Sony DVDRw IDE Double Layer DRU-700A (NEC 3500A sem dúbida)
 
muda para a64 com um 3200+ e board com chipset nforce3.
grafica poe uma 6800 normal que é bastante boa
placa de som mete-te numa audigy 2 ZS que está a bom preço.

quanto a cooler, vai para um zalman que é excelente.

caixa, uma chieftec ja é boa
 
Obrigado pelas respostas pessoal.
Bem quanto ao processador pessoalmente prefiro intel, não tenho nada contra a amd mas tenho mesmo melhor impressão da intel em termos de performance.
Por acaso tou com dúvidas entre o sonny e o nec julgava que o nec não gravava todos os formatos, e assim sendo até lhe dou preferencia já que não tenho la muito boa impressão da sonny.
Digamos que o cooler é bem bom, dá para qualquer processador no mercado e com ele espero não passar da barreira dos 50º em cima do processador.
A maior dúvida reside mesmo na placa gráfica, não tenho qualquer dúvida que a x800 rula mas epá e preço?!, será que compensa?!?!?! :sad:
Memórias epá as muskin são caras como tudo e as kingston em termos de performance não estão nada más...pra não falar que as consigo apreço de fábrica. :002:
Em todo o caso obrigado a todos pelas opiniões. :001:
 
Ghost021 disse:
A maior dúvida reside mesmo na placa gráfica, não tenho qualquer dúvida que a x800 rula mas epá e preço?!, será que compensa?!?!?! :sad:

O mercado das gráficas tá um bocado mau, porque se te poes a poupar e compras uma 9600 XT ou 9800 XT arriscas-te a ter uma placa para pouco tempo. Mesmo para os jogos actuais já não se safam 5 estrelas...
As que se safam, X800 PRO e 6800 GT são placas para 90 contos. É uma questão da guita que tens. Compreendo que seja dificil a escolha. Eu proprio estou no processo de decisão.

O processador, num mundo ideal um gajo ia po A64 3200+ com 1 MB de cache, mas infelizmente custa mais 100 euros que o 3000+ com 512kb... sem orçamento é uma coisa, agora quando se conta os tostões não sei...

Em relação ao Sony, tenho um e estou muito satisfeito, já só ouvi dizer bem do NEC e é muito mais barato. Só comprei o Sony porque não tive para andar a procura de um NEC (tempo é dinheiro ;) ).

Em relação a Nforce3 não há versões com alguns problemas de desempenho? Tenho ideia de ter lido que só numa das revisões aquilo tinha ficado a funcionar ao maximo desempenho.
 
Última edição:
Ghost021 disse:
Obrigado pelas respostas pessoal.
Bem quanto ao processador pessoalmente prefiro intel, não tenho nada contra a amd mas tenho mesmo melhor impressão da intel em termos de performance.

Tamos a falar duma máquina preparada pros 64 Bits, coisa q n acontece com a Intel neste momento.
 
Para quê uma máquina a 64bits PJGS, se neste momento poucas são as aplicações/jogos que tiram partido desta tecnologia?!

AwakE, exactamente por isso é que estou na dúvida, sei que em alguns benchmarks a nvidia alterou drivers para obter melhores resultados, agora resta saber se estas modificações saiem cá para fora ou foi só mesmo fogo de vista.
Tenho visto benchmarks das fx vs as radeon e na esmagadora maioria as radeon têm batido as fx aos pontos.
O detalhe é mesmo esse investir dinheiro numa placa para daki a uns meses ir troca-la...é mau desperdiçar €€€.
 
Eu tenho um Radeon 8500. Na altura era uma placa uma beca cara mas durou-me 3 anos. Só agora começa a dar sinais de decadencia (doom3 e FarCry....). Se calhar se tivesse optado por uma ranhosa tinha de ter feito um upgrade intermédio, mas assim durou-me até tarem todos os componentes (proc, board e memoria) mais ou menos obsoletos.

Se tivesse comprado uma pela metade do preço teria de ter feito um upgrade, mas como me tinha custado metade, acabavas por fica na mesma. Deixo aqui uns Benchmarks da Bit deste mês. (P4 Prescott 3.2, com 512 MB)

3Dmark 2003

Sapphire Radeon 9800XT - 3837 Marks
Connect3d Radeon X800 PRO - 6488 Marks

Far Cry 1.1 (1600x1200)

Sapphire Radeon 9800XT - 32,24 fps
Connect3d Radeon X800 PRO - 50,01 fps

UT2004 (1600x1200)

Sapphire Radeon 9800XT - 95,73 fps
Connect3d Radeon X800 PRO - 100,57 fps

Preço:

Sapphire Radeon 9800XT - 539,78 euros (???? WTF ???)
Connect3d Radeon X800 PRO - 466 euros

Bem a parte do preço que deve tar errado, podes ver que o UT2004 tá limitado pelo processador, mas no FarCry já tem diferenças significativas. É uma escolha dificil.

PS: Não diz em lado nenhum (eque eu tenha encontrado) se os testes foram feitos com AA x4 e AF x 8....boas revistas...
 
Ghost021 disse:
Para quê uma máquina a 64bits PJGS, se neste momento poucas são as aplicações/jogos que tiram partido desta tecnologia?!

Pq um 1 gravador DL se a media tá dificil de arranjar e cara e a compatibilidade ainda n é a 100%?
Pq 1GB se hoje em dia são poucas as aplicações comuns q tiram real partido disso?

E se dentro de 1 ano + coisa - coisa a MS lança o WinXP 64bits e começam a sair aplicações com código optimizado para os 64 bits?. Vais troca mobo, processador e talvez mem?.

Para q haja software de 64 bits é preciso q haja hardware, e isso já existe pelo q n há de faltar muita para q os progs começem a trazer optimozações para 64 bits, até pq os A64 tão a ter muita boa aceitação nos USA (mercado alvo das software houses) e a Intel tá a acelerar a saida do seu modelo de 64 bits.
 
PJGS concordo com a parte de que se deve olhar para o futuro e nessa parte de futuramente os OS e afins assentarem em plataformas a 64bits.
Agora tenho limitações em termos de €€€ e quanto a isso nada posso fazer.
Neste momento não gosto mesmo do que a amd está a lançar.

AwakE, vi os testes da bit, pessoalmente ponho reticencias e ainda tenho que ver no tom's o que dizem acerca das placas em questão.
De qualquer forma obrigado a todos pelas dicas. :001:
 
Ghost021 disse:
PJGS concordo com a parte de que se deve olhar para o futuro e nessa parte de futuramente os OS e afins assentarem em plataformas a 64bits.
Agora tenho limitações em termos de €€€ e quanto a isso nada posso fazer.
Neste momento não gosto mesmo do que a amd está a lançar.

AwakE, vi os testes da bit, pessoalmente ponho reticencias e ainda tenho que ver no tom's o que dizem acerca das placas em questão.
De qualquer forma obrigado a todos pelas dicas. :001:


Mas n gostas pk? É k neste momento o A64 n dá kualker chance ao P4.
 
Epa desculpa a sinceridade mas acho que no fundo nao queres uma opiniao. Queres simplesmente conforto com a compra que vais fazer. E normal ninguem gosto de atirar dinheiro a rua mas nao deixes que isso te bloqueie a visao
 
Por um lado é conforto mesmo, mas por outro gostava de ver criticas e opiniões, já que não monto um pc há largos anos...o ultimo foi um p600 e ainda funciona.
A questão é que não me posso mexer muito porque €€€ não cai do céu.
O meu ponto de vista e dúvida em relação aos amd é esta, para tirar proveito deles sou forçado a fazer um oc?!, eu não sou particularmente entusiasta disto, sei como o fazer mas epa sinceramente não me agrada estar a comprar material para depois ter que lhe mexer para tirar partido do seu potencial.
Quanto á placa gráfica mantenho opções em aberto, gostava era que os preços baixassem um bocado...axo exagerado dar 500€ por uma placa gráfica mesmo sendo uma de topo.
 
Ghost021 disse:
Por um lado é conforto mesmo, mas por outro gostava de ver criticas e opiniões, já que não monto um pc há largos anos...o ultimo foi um p600 e ainda funciona.
A questão é que não me posso mexer muito porque €€€ não cai do céu.
O meu ponto de vista e dúvida em relação aos amd é esta, para tirar proveito deles sou forçado a fazer um oc?!, eu não sou particularmente entusiasta disto, sei como o fazer mas epa sinceramente não me agrada estar a comprar material para depois ter que lhe mexer para tirar partido do seu potencial.
Quanto á placa gráfica mantenho opções em aberto, gostava era que os preços baixassem um bocado...axo exagerado dar 500€ por uma placa gráfica mesmo sendo uma de topo.


Epá um A64 sem overclock está para um P4 sem overclock como um A64 com overclock está para um P4 com overclock, mas sempre superior o A64, percebeste? Ou seja mm a default é bastante melhor o A64 do k o P4.

Kuanto à grafika se n keres gastar 500€ opta por uma 6800NU k custa cerca de 330€, acima desta já salta para os 460€ (6800GT e X800PRO).
 
Percebi bem o ponto de vista silence.
Entrando na 6800 é verdade que a nvidia modificou os drivers só para obter melhores resultados em testes de benchmarking e deixou os homeusers na treta ou a placa é mesmo boa?!
 
Back
Topo