Máquina para content creator

trinkes

Power Member
Bom dia.

A minha namorada está à procura de uma câmara para melhorar a qualidade do conteúdo que produz para redes sociais e para materiais digitais, como workshops e chamadas no Zoom. Atualmente, utiliza um iPhone 13 Pro e a webcam interna para criar os conteúdos, mas a ideia é investir gradualmente em equipamento para elevar a qualidade. Já adquiriu o microfone BOYA e, agora, está a considerar a compra de uma câmara, com a iluminação como próximo passo.

A maioria dos conteúdos são gravados em interiores com iluminação variável, embora ocasionalmente também faça vídeos em estilo vlog.
  1. O QUE: Que equipamento pretendes comprar?
    Máquina
  2. POR QUANTO: ~€1000
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Conteúdo para as redes sociais (instagram, tiktok, youtube, etc), workshops e zoom calls
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores de dia, interiores mal iluminados.
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Não tem muitos conhecimentos na área de fotografia ou vídeo
  6. JÁ TENS: Qual é o teu equipamento atual? Usa o telefone com o mic BOYA
  7. COMO É A TUA "REDE": NA
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Tanto faz

Como sou parcial a Fuji, diria a X-S20 + uma 27mm f2.8, mas fica um pouco acima do teu budget, mas vem aí a black Friday então se calhar até desce para perto disso

Como sou parcial a Fuji, diria a X-S20 + uma 27mm f2.8, mas fica um pouco acima do teu budget, mas vem aí a black Friday então se calhar até desce para perto disso
Venho apenas dizer que algumas x-s20 apresentam problemas de aquecimento, não são todas, e os relatos variam sobre a origem dos problemas, e nas mesmas condições a máquina pode te dar um aviso de aquecimento numas vezes e noutras não, e tem gente que se queixa disto quer seja a gravar video ou tirar fotos. Eu gosto da maquina, não acho o preço da mesma exagerado, mas pesquisem sobre isto e tirem as vossas conclusões sobre esta questão, pelo menos estão mais informados...
Eu tenho uma, e por sinal apenas ainda gravei video por um periodo mais extenso, com a XF 35mm 1.4, e tive um aviso amarelo sobre a máquina aquecer... não sei se é relacionado com a lente em si, porque por vezes nota-se que existe ali um esforço para manter o foco, e não sei se poderá ser isso um dos motivos que leva a maquina a aquecer.... Por sinal, só me apareceu o aviso a gravar em 4k60fps, não me recordo se aconteceu o mesmo a 4k30fps, nunca tive um aviso a gravar em full HD... relato também que não gravei por um periodo de tempo demasiado extenso, por isso não passou do aviso amarelo, mas também mudei os settings para high, no que diz respeito ao aviso da temperatura.
Posso também relatar que quando adquiri a maquina logo no inicio, numa sessão de fotos e video intensa, a maquina aqueceu e tive um aviso vermelho, chegou até a desligar-se, e tive de a deixar arrefecer um pouco, mas também era um dia de verão quente, numa sala de gravação fechada com bastantes pessoas lá dentro... condições não muito normais, e estava a usar a XF 35 1.4, com condições de luz não ideais e notava-se o esforço que a maquina fazia para focar...
Ainda ontem foram 5 horas a fotografar um evento desportivo e com disparos mais ou menos intercalados, e não tive nenhum aviso...
No entanto, na semana passada já tive 0 problemas a fotografar com a XF 35 1.4, mas bastou alguns minutos de video, 4k60fps, e tive um aviso amarelo, mas baixei ligeiramente a resolução e passei a gravar sem problemas...
Como referi, o problema existe e o mais chato é que não existe propriamente uma variavel constante que explique o porquê... mas é sempre bom estarem conscientes disso, mesmo que nunca vos aconteça, mas como é para gravar video existe a possibilidade de acontecer, e assim podem tomar uma decisão informada... e com isto não quer dizer que não aconteça o mesmo com outras marcas, e modelos, mas nunca pesquisei sobre o tema a fundo, até porque de momento sou "team fuji all the way".
No entanto, posso dizer que mesmo assim só tenho a dizer bem dos modelos x-s10 e x-s20, possuo as duas e gosto imenso delas.

Bons call-outs! Eu pessoalmente não tenho esta câmara, tenho a x-t5, e não faço vídeo com ela, apenas foto, mas quando andava a pesquisar antes de decidir comprar vi que muita gente recomenda esta quando o foco era em vídeo e não em foto (esta ou a x-h2 para quem tem o budget para isso :)), mas realmente aquecer é chato, acho que a x-h2 até tem um acessório com ventoinhas para arrefecer a câmera

Eu tenho feito várias experiências com vários equipamentos, quer para o meu hobby como DJ, quer conteúdos para a minha mulher. Isto era a minha secretária na semana passada:
Whats-App-Image-2024-10-25-at-15-14-41.jpg

Honestamente, para vídeo, Sony all the way. Não digo isto por usar Sony mas porque é uma área que a Sony domina de alto a baixo e com a sua razão. À esquerda está uma ZV-E10, o patamar mais baixo com lentes permutáveis, mas que se arranja em promo abaixo dos 500€, às vezes até em kit com lente (a nova versão melhorou vários pontos e está a 1100€ já com lente de kit ou menos agora nos dias Sem IVA por cá). E ficam com a porta aberta para evoluir para uma FX30 ou ZV-E1 ou FX3, etc.
À parte disso, é de longe o sistema com mais oferta de lentes e se não estou em erro, o único com lentes "power zoom" (zoom motorizado) a preços para comuns mortais. Também é muito fácil encontrar lentes com excelentes descontos.
PS: Acho que a Sony também é a única cuja sapata de flash é multi-interface e existem imensos micros, receptores, gravadores que suportam ligação directa por aí, sem usar cabos.

Para começar, além da ZV-E10, há as seguintes lentes como opções interessantes:
Sony PZ 10-20 F4G - https://www.amazon.es/dp/B0B2RYSS32/ref=nosim?tag=zwame00-21
Sony PZ 18-105 F4G - https://www.amazon.es/dp/B00ENZRQH8/ref=nosim?tag=zwame00-21
Tamron 17-50 F4 - https://www.amazon.es/dp/B0CJL45VJT/ref=nosim?tag=zwame00-21
Sigma 10-18 F2.8 - https://www.amazon.es/dp/B0CJVNZ35X/ref=nosim?tag=zwame00-21

Isto são algumas opções +- dentro do teu orçamento. Qual delas a melhor opção, depende de como vais filmar e do que queres enquadrar.
A primeira é uma lente porreira, versátil, já com power zoom e que é wide o suficiente para filmar estilo vlog ou a apanhar uma sala inteira, mas fecha o suficiente para fazer vídeo a meio corpo por exemplo.
A segunda é +- a mesma coisa, um pouco menos qualidade e não têm um ângulo de visão tão alargado, mas consegue aproximar a imagem muito mais, caso queiras focar só na pessoa.
Ambas têm zoom motorizado, caso queiras fazer zoom in e out durante a filmagem de forma mais suave.
A Tamron e Sigma são alternativas, um pouco melhores em qualidade, mas sem power zoom e no caso da Sigma com maior abertura para filmar melhor em ambientes mais escuros.

As escolhas depois dependem muito do que vais filmar e como. Se é só ela ou vídeo e tudo centrado nela, se há mais pessoas, por exemplo nos workshops, etc.
A ZV pode ser usada como Webcam e aí convém ter uma lente mais wide, como a Sony 10-20 ou a Sigma 10-18. Mas se não tiver que ser o mesmo equipamento a fazer tudo, também há opções dedicadas que não aumentam assim tanto os custos como a Logi Brio 4K ou Elgato Stream Cam. A minha mulher usa uma Brio 500 4K e acho que foi 60 ou 70€ na altura.

Outra questão importante é o som. Micros lavalier dão o melhor resultado vs custo. Temos um Sennheiser XS para ligar ao telemóvel, mas capta algum ruído de fundo, por isso agora comprámos um ME4. Não recomendo microfones shotgun de gamas baixas e a menos que estejas preparado para montar por cima dela em tripés e boom poles.
Para gravar, nós já gravámos internamente para o Pixel 7, para a Sony A7rIII e para um gravador Zoom H1n. O telemóvel é claramente como fica pior. Tanto o Zoom como a câmara requer alguém inicialmente a ajustar o ganho para garantir que não clipa (não bate no máximo), mas fica bom.
Esta semana fizemos upgrade também do gravador, para o Zoom H4e. Tem mais ligações, incluíndo um verdadeiro "line in" que é importante para mim como DJ (pode gravar o meu set directamente do mixer), tem XLR e TRS para micros melhores, jack 3.5 também, etc. E como grava a 32bit float, não temos que nos preocupar com ganhos.
Gravar externamente dá trabalho depois a sincronizar (é preciso usar a técnica das palmas), mas permite usar ligações por cabo (baratas, fiáveis e melhor qualidade) mesmo que a câmara esteja noutro lado.

Hoje vamos fazer a primeira experiência multi-cam, com a ZV e a A7 a gravar de duas perspectivas, uma a 30mm e outra a 70mm +-, com o Sennheiser ME 4 na roupa e um MKE 600 por cima, ambos a gravar para o H4e. Isto permite depois no DaVinci ir mudando de ângulo entre uma câmara e outra, estilo entrevista.

Espero ter ajudado. :)

Edit: Sobre aquecimentos, acontece com muitas máquinas, mas depende também das condições e settings. Há ventoínhas externas para ajudar, as Sony FX acho que têm todas ventoinha interna. Também filmar em 1080p em vez de 4K ajuda a reduzir aquecimentos ou baixar um pouco o bitrate. Nem sempre é desejável, mas a maioria das redes sociais não suporta a qualidade máxima destas máquinas, por isso é analisar caso a caso.

Edit2: Também te recomendo vivamente gravar com tripé. Se quiseres virar a câmara enquanto filmas, usa um tripé de cabeça fluida, para teres movimentos suaves. Tipo este (mas há mais baratos): https://www.amazon.es/dp/B01LZK8KPM/ref=nosim?tag=zwame00-21

Outra coisa a considerar: um alvo de balanço de brancos da Calibrite ou Datacolor. Vídeo é muito mais difícil ajustar as cores depois.

Última edição:
Bons call-outs! Eu pessoalmente não tenho esta câmara, tenho a x-t5, e não faço vídeo com ela, apenas foto, mas quando andava a pesquisar antes de decidir comprar vi que muita gente recomenda esta quando o foco era em vídeo e não em foto (esta ou a x-h2 para quem tem o budget para isso :)), mas realmente aquecer é chato, acho que a x-h2 até tem um acessório com ventoinhas para arrefecer a câmera
So um pequeno apontamento, esta ventoinha também é compativel com a x-s20, não sei até que ponto ajuda no arrefecimento, embora a oficial da fujifil seja bem cara, mas também existem outras marcas com esta solução, e mais baratas.

O feedback que eu tenho sobre isso é que as ventoinhas externas pouco ou nada ajudam quando são máquinas muito propensas a aquecimento. Na Sony já ouvi que a ZV-E1 é um bocado propensa a isso, se estiver a filmar em ambientes quentes em Full-Frame e a 4K. E neste caso dizem que a ventoinha não faz diferença. Não dá para andar aí em reportagens e isso no verão ou ao sol, etc. Eu já usei a minha A7rIII e antiga M200 como webcam e nunca tive avisos, nem a filmar em 4K em APS-C dentro de casa.

Acho que o principal factor é usar o sensor todo (no caso de FF) e estar em 4K (quantos mais FPS pior).

O feedback que eu tenho sobre isso é que as ventoinhas externas pouco ou nada ajudam quando são máquinas muito propensas a aquecimento. Na Sony já ouvi que a ZV-E1 é um bocado propensa a isso, se estiver a filmar em ambientes quentes em Full-Frame e a 4K. E neste caso dizem que a ventoinha não faz diferença. Não dá para andar aí em reportagens e isso no verão ou ao sol, etc. Eu já usei a minha A7rIII e antiga M200 como webcam e nunca tive avisos, nem a filmar em 4K em APS-C dentro de casa.

Acho que o principal factor é usar o sensor todo (no caso de FF) e estar em 4K (quantos mais FPS pior).
Sim, dos relatos que tenho lido, pelo menos sobre a x-s20, é que normalmente o aquecimento da maquina, em gravação de video, só acontece quando se usa resoluções 4K, embora seja relativo o tempo que se consiga gravar sem avisos, pois já vi videos de testes, e nas mesmas condições ela gravou até terminar a bateria, sem nenhum aviso, e outra vez deu aviso passado algum tempo...
Provavelmente poderá não ser este o caso, mas hoje em dia é normal gravar a 4k seja o que for, e acho que o user em questão pelo menos já tem aqui alguma informação para iniciar as suas pesquisas sobre o que adquirir.

Onde isto já vai…

Procura a câmara com objectiva de kit, a mais barata que permita virar o LCD para ti enquanto filmas. Sony, Canon R-qualquer-coisa, Fuji ou Nikon (tenho ideia que Fuji não é tão forte neste tema). Tenta ver algo que não seja muito antigo. Por 500 a 600€ deves ter isso resolvido.

Guarda o resto para uma eventual objectiva ultra-grande-angular, que pode dar jeito, e iluminação, muita iluminação.

Desculpem, mas o resto é ruído…o user claramente não está nessa fase.

Última edição:
Dependendo do local, a iluminação é o mínimo dos problemas. Em casa, uns painéis led e algo para difundir safa, sem se gastar muito dinheiro (o meu painel da Godox foi menos de 50€) ou um painel do tamanho de um telemóvel montado na sapata para vlogging.
Noutros lados há sempre a questão do vai andar com tripés, LEDs e modificadores atrás? Pode/consegue sequer montar?

Está aqui uma foto durante uma das filmagens de hoje:
IMG-20241028-235546-142.jpg

A +- metro e meio de distância, está com uma lente 35mm na ZV que é APS-C. Lente a F2.8 e ISO320 apenas com a luz ambiente do centro comercial. Aqui num mini-tripé de 15€ da Joby (por acaso não estava à espera que aguentasse) e o som vem do micro de lapela por cabo até ao gravador e do gravador para a câmara.
Conseguir som em condições, especialmente se quiserem isolar-se do barulho em espaços públicos, é o mais difícil (se calhar por isso mesmo é que já gastaram dinheiro no Boya). Mas podem usar apps como Adobe AI Podcast Enhancer para ajudar e é gratuito.
Isto é o setup mais básico, cabe tudo na mochila e que ela já está a aprender a fazer por ela mesmo.
Para vlog/webcam se calhar um pouco abaixo de 20mm já é suficiente, por isso simplesmente comprar o kit pode de facto ser inteligente, porque como vês há pano para mangas de onde gastar os 1000€ e o grau de importância varia conforme o conteúdo que se quer fazer.

PS: Estivemos pouco mais de 3h a gravar, tudo em 4K25p 100mbps, só com paragens para mudar de local/ângulos e alguns cortes (até porque A7rIII está limitada a 30min seguidos). Nenhuma das máquinas se queixou de temperaturas, estavam quase à temperatura normal (talvez por estar mais frio, já fiz videos onde a A7rIII aqueceu bem apesar de não ter dado avisos/alertas).

Antes de mais, gostaria de agradecer a todos pelas respostas extremamente informativas e detalhadas!

Onde isto já vai…

Procura a câmara com objectiva de kit, a mais barata que permita virar o LCD para ti enquanto filmas. Sony, Canon R-qualquer-coisa ou Fuji. Tenta ver algo que não seja muito antigo. Por 500 a 600€ deves ter isso resolvido.

Guarda o resto para uma eventual objectiva ultra-grande-angular, que pode dar jeito, e iluminação, muita iluminação.

Desculpem, mas o resto é ruído…o user claramente não está nessa fase.

Gostava de uma câmara mais entry level, que ofereça bons resultados no modo automático. Além disso, seria interessante poder ligá-la ao telefone para usá-lo como viewfinder e controlador remoto.

Fiz algumas pesquisas e encontrei estas opções:
Sony ZV-1 Mark II
Sony Alpha ZV-E10
Sony ZV-1F
Sony ZV-1 II

Sei que estas câmaras variam bastante em termos de preço, mas estou com dificuldades em perceber bem as diferenças entre elas e em escolher a melhor para este caso de uso.

As ZV-1 II e Mark II são a mesma coisa, a nova versão da ZV-1 que é uma máquina compacta direccionada a vloggers. O sensor é mais pequeno do que todas as outras referidas aqui e por isso a qualidade um pouco pior. A lente é zoom, por isso é versátil, mas é integrada, o que significa que é aquilo e pronto. Em termos de ligações e funcionamento é quase tudo igual acho eu.

A ZV-1F é a mesma coisa, mas a lente não tem zoom, é uma 20mm fixa. Não sei se existe mais alguma diferença.

A ZV-E10 é a que tem sensor maior e lentes permutáveis, tornando-se a menos limitada se quiserem continuar a investir em material.

Eu só tenho experiência com a última, a ZV-E10, mas se esta tem modo automático, retrato, efeitos soft skin, etc, as outras certamente também.
Inicialmente também olhei para as outras, mas optei pela ZV-E10 porque é a menos limitada e já tinha mais material. Os preços que vi no entanto era tudo +- entre os 450 e os 600€, só a ZV-1 II deve ser mais cara por ser mais recente. Depende muito das lojas onde procuras.

Em relação a ligar ao telefone, tenho usado imenso a app da Sony sem razões de queixa, que creio que qualquer uma delas dará. Também há um comando da Sony, mas não sei se não funciona só com a ZV-E10. Existe também aplicação para PC e todas elas têm HDMI caso queiram ver a imagem num monitor ou televisão.

PS: creio que ajudaria se pudesses dar mais contexto sobre o tipo de vídeos e conteúdos, referências de outros vlogs/etc. Isto porque às vezes há coisas que parecem que é só comprar uma câmara e na verdade estão ali mais horas de trabalho do que sei lá o quê. E o inverso, coisas que parecem produções elaboradas, mas são apenas efeitos de apps com telemóveis e action cams.

Última edição:
Eu colocaria a capacidade de trocar objectivas como um requisito essencial, e o que escrevi antes pressupõe isso. A variedade de perspectivas e abertura, de cada objectiva, é um recurso que pode substituir a aquisição de várias câmaras pela de uma só.

Sei que tanto na Canon, como na Sony, existe a possibilidade de ligar a câmara ao telefone, para a controlar remotamente. Algumas coisas poderão depender dos modelos, mas isso pode-se confirmar numa fase posterior da triagem. Diria que o ideal é que seja possível ligar por cabo (menos consumo de bateria, máxima performance).

Sei também que ambas as marcas (diria até que as 4 principais) é possível usar os equipamentos como webcam no computador, instalando uma pequena aplicação disponibilizada pela marca de cada um.

que ofereça bons resultados no modo automático.
Desta ideia é que recomendo que desistam. Numa fase de transição/aprendizagem é perfeitamente compreensível, mas considero que deve ser mesmo um objectivo passar a operar os equipamentos de forma manual, e este processo de aprendizagem pode começar até no telefone. É completamente diferente o nível de resultados que se pode atingir só por regular manualmente a exposição e um microfone.
Na focagem ainda vá, é cada vez mais comum recorrermos a modos que funcionem automaticamente, até mesmo a nível profissional, mas controlar a exposição e o microfone são daquelas coisas que são mesmo "make it or break it".

Daí, passar a edição para o computador, aprender pelo menos a cortar vídeos, estabilizar com o modo automático, montar uma timeline e meter umas transições de desvanecimento em DaVinci Resolve (gratuito)...é noite e dia quanto aos resultados. Não estou, de todo, a falar de processos complicados de edição, isto podem ser coisas que se fazem em meia dúzia de minutos, é só ignorar o resto dos botões que não se conhece. É mil vezes melhor fazer estas coisas num computador, com um ecrã grande, do que todos encolhidos no telefone.

Subscrevo esta última parte. Há muita malta a fazer conteúdos excelentes com telemóveis como iPhones, Samsung Ultra e Sony Xperia, mas vai muito de ter controlo sobre tudo. Tudo em manual, acessórios externos (micros, luzes, tripés, gimbals, etc) e edição bem feita no computador. Eu também edito muita coisa no telemóvel, InShot e CapCut, mas é bastante mais fácil editar no computador, seja com DaVinci ou CapCut (a versão desktop). Ter cuidado com isto muitas vezes dá mais frutos que 1000 ou 2000 ou 3000€ em câmaras.

Boa tarde a todos,
Antes de mais, obrigado a todos pelas respostas, sinceramente ajudaram imenso a clarificar e solidificar algumas opiniões, principalmente a enorme vantagem de poder trocar as lentes.

Posto isto e depois de ler e ver muitas reviews e sugestões, vou optar por aumentar um pouco mais o budget e comprar a sony a6700 com a Sigma 18-50, acho que vai ser versátil o suficiente e a qualidade vai ser muito boa. Agora tenho de ver se perco um bocado de tempo a aprender como funciona a máquina.

Daí, passar a edição para o computador, aprender pelo menos a cortar vídeos, estabilizar com o modo automático, montar uma timeline e meter umas transições de desvanecimento em DaVinci Resolve (gratuito)...é noite e dia quanto aos resultados.
A edição de vídeo não me é de todo estranha, já trabalhei com premier há uns 15 anos mas não queria estar a perder muito tempo a aprender tudo outra vez.

Back