Eu tenho feito várias experiências com vários equipamentos, quer para o meu hobby como DJ, quer conteúdos para a minha mulher. Isto era a minha secretária na semana passada:
Honestamente, para vídeo, Sony all the way. Não digo isto por usar Sony mas porque é uma área que a Sony domina de alto a baixo e com a sua razão. À esquerda está uma ZV-E10, o patamar mais baixo com lentes permutáveis, mas que se arranja em promo abaixo dos 500€, às vezes até em kit com lente (a nova versão melhorou vários pontos e está a 1100€ já com lente de kit ou menos agora nos dias Sem IVA por cá). E ficam com a porta aberta para evoluir para uma FX30 ou ZV-E1 ou FX3, etc.
À parte disso, é de longe o sistema com mais oferta de lentes e se não estou em erro, o único com lentes "power zoom" (zoom motorizado) a preços para comuns mortais. Também é muito fácil encontrar lentes com excelentes descontos.
PS: Acho que a Sony também é a única cuja sapata de flash é multi-interface e existem imensos micros, receptores, gravadores que suportam ligação directa por aí, sem usar cabos.
Para começar, além da ZV-E10, há as seguintes lentes como opções interessantes:
Sony PZ 10-20 F4G -
https://www.amazon.es/dp/B0B2RYSS32/ref=nosim?tag=zwame00-21
Sony PZ 18-105 F4G -
https://www.amazon.es/dp/B00ENZRQH8/ref=nosim?tag=zwame00-21
Tamron 17-50 F4 -
https://www.amazon.es/dp/B0CJL45VJT/ref=nosim?tag=zwame00-21
Sigma 10-18 F2.8 -
https://www.amazon.es/dp/B0CJVNZ35X/ref=nosim?tag=zwame00-21
Isto são algumas opções +- dentro do teu orçamento. Qual delas a melhor opção, depende de como vais filmar e do que queres enquadrar.
A primeira é uma lente porreira, versátil, já com power zoom e que é wide o suficiente para filmar estilo vlog ou a apanhar uma sala inteira, mas fecha o suficiente para fazer vídeo a meio corpo por exemplo.
A segunda é +- a mesma coisa, um pouco menos qualidade e não têm um ângulo de visão tão alargado, mas consegue aproximar a imagem muito mais, caso queiras focar só na pessoa.
Ambas têm zoom motorizado, caso queiras fazer zoom in e out durante a filmagem de forma mais suave.
A Tamron e Sigma são alternativas, um pouco melhores em qualidade, mas sem power zoom e no caso da Sigma com maior abertura para filmar melhor em ambientes mais escuros.
As escolhas depois dependem muito do que vais filmar e como. Se é só ela ou vídeo e tudo centrado nela, se há mais pessoas, por exemplo nos workshops, etc.
A ZV pode ser usada como Webcam e aí convém ter uma lente mais wide, como a Sony 10-20 ou a Sigma 10-18. Mas se não tiver que ser o mesmo equipamento a fazer tudo, também há opções dedicadas que não aumentam assim tanto os custos como a Logi Brio 4K ou Elgato Stream Cam. A minha mulher usa uma Brio 500 4K e acho que foi 60 ou 70€ na altura.
Outra questão importante é o som. Micros lavalier dão o melhor resultado vs custo. Temos um Sennheiser XS para ligar ao telemóvel, mas capta algum ruído de fundo, por isso agora comprámos um ME4. Não recomendo microfones shotgun de gamas baixas e a menos que estejas preparado para montar por cima dela em tripés e boom poles.
Para gravar, nós já gravámos internamente para o Pixel 7, para a Sony A7rIII e para um gravador
Zoom H1n. O telemóvel é claramente como fica pior. Tanto o Zoom como a câmara requer alguém inicialmente a ajustar o ganho para garantir que não clipa (não bate no máximo), mas fica bom.
Esta semana fizemos upgrade também do gravador, para o Zoom H4e. Tem mais ligações, incluíndo um verdadeiro "line in" que é importante para mim como DJ (pode gravar o meu set directamente do mixer), tem XLR e TRS para micros melhores, jack 3.5 também, etc. E como grava a 32bit float, não temos que nos preocupar com ganhos.
Gravar externamente dá trabalho depois a sincronizar (é preciso usar a técnica das palmas), mas permite usar ligações por cabo (baratas, fiáveis e melhor qualidade) mesmo que a câmara esteja noutro lado.
Hoje vamos fazer a primeira experiência multi-cam, com a ZV e a A7 a gravar de duas perspectivas, uma a 30mm e outra a 70mm +-, com o Sennheiser ME 4 na roupa e um MKE 600 por cima, ambos a gravar para o H4e. Isto permite depois no DaVinci ir mudando de ângulo entre uma câmara e outra, estilo entrevista.
Espero ter ajudado.
Edit: Sobre aquecimentos, acontece com muitas máquinas, mas depende também das condições e settings. Há ventoínhas externas para ajudar, as Sony FX acho que têm todas ventoinha interna. Também filmar em 1080p em vez de 4K ajuda a reduzir aquecimentos ou baixar um pouco o bitrate. Nem sempre é desejável, mas a maioria das redes sociais não suporta a qualidade máxima destas máquinas, por isso é analisar caso a caso.
Edit2: Também te recomendo vivamente gravar com tripé. Se quiseres virar a câmara enquanto filmas, usa um tripé de cabeça fluida, para teres movimentos suaves. Tipo este (mas há mais baratos):
https://www.amazon.es/dp/B01LZK8KPM/ref=nosim?tag=zwame00-21
Outra coisa a considerar: um alvo de balanço de brancos da Calibrite ou Datacolor. Vídeo é muito mais difícil ajustar as cores depois.