Maquina para iniciante e leigo (400€)

nazka

Power Member
Boa noite Malta,

Tenho o bichinho da fotografia há vários anos, contudo nunca passei da camara do telemovel.

Andei a pesquisar um pouco, dentro daquilo que conheço pois sou um pouco leigo na materia, e cheguei a este pack - Canon EOS 1300D Black + 18-55mm f/3.5-5.6 EF-S DC III - que se encontra a 352€ numa loja não muito conhecida.. pelo menos para mim.

Serei mais virado para a fotografia de paisagens naturais e arte urbana, coitidano a ceu aberto! claro está que pretendo uma máquina um pouco 'multifacetada', para me iniciar e explorar um pouco de tudo!

Sendo o meu orçamento de 400€, o que acham deste pack, que aconcelham para um iniciado neste novo mundo da fotografia?


Aproveito para desejar um Santo Natal a toda a comunidade :)
 
Vamos la malta, deixem as vossas opiniões :)

Andei a pesquisar mais um pouco e encontrei este kit - Canon EOS 1300D Black + 18-55mm f/3.5-5.6 EF-S IS II - Que acham desta opção? li que seria dos mais indicados para iniciados..
 
Primeiro de tudo, Feliz natal e boas festas.
Este segundo pack já é um bocado melhor tendo em conta que a lente tem IS, o que dá imenso jeito.
Podes ver também as Nikons como a D3300, que em termos de qualidade de imagem, etc, é um bocado superior as canon de entrada gama, isto se não precisares de "gadgets" que estão na canon como o wifi, etc.
Por ultimo só por curiosidade, tencionas depois evoluir/investir em melhores lentes, etc?
 
Primeiro de tudo, Feliz natal e boas festas.
Este segundo pack já é um bocado melhor tendo em conta que a lente tem IS, o que dá imenso jeito.
Podes ver também as Nikons como a D3300, que em termos de qualidade de imagem, etc, é um bocado superior as canon de entrada gama, isto se não precisares de "gadgets" que estão na canon como o wifi, etc.
Por ultimo só por curiosidade, tencionas depois evoluir/investir em melhores lentes, etc?

Obrigado pelo feedack :)

A intenção e com o avancar do conhecimento evoluir para outras lentes e outras 'prespectivas'.

Relativamente ao 'gadgets' não são de todo importantes, mas se vieram são bem vindos.

Achas que em relação a Canon 1300D a Nikon D3300 saí em vantagem?

Um feliz natal para ti e para os teus! Muito Obrigado :)
 
D3300 > 1300D: verdade.

Mas se não tiveres intenção de comprar lentes à medida que fores aprendendo, não fará grande diferença (provavelmente aí a Canon até sairá a ganhar mas é mesmo só uns pozinhos).

Quanto ao primeiro kit que falaste...não há pressão, costuma estar quase sempre nesse preço na Amazon. Mais 5€, menos 5€. Podes ficar descansado quanto a isso.

O 2º kit, com a 18-55mm IS II...falando enquanto alguém que já teve as duas lentes (com e sem estabilização), não penso que valha a pena correr muito atrás disso. Nestas distâncias focais (de 18 a 55mm) o impacto não é nada do outro mundo para fotografia casual.

Consegues fotografar pessoas a 1/40 ou 1/50s sem estabilização.
Com estabilização, consegues descer para 1/10, 1/8s...mas basta uma pessoa mexer cabeça uns 2mm e já ficas com a foto desfocada.
Tive a lente DC III, troquei pela IS II, e raramente ligo a estabilização (ligar desnecessariamente gasta mais bateria e pode reduzir à nitidez nas fotos).

Portanto, útil de quando em vez. A última vez que usei foi há uns 2 meses para tirar uma foto do mar a 1/5s, para capturar o arrasto da água. Sentei-me com os cotovelos pousados nos joelhos para fazer isso.
Se a diferença for uns 20 euritos duma lente para a outra, ok, até se pode optar por isso.
Se for 40 ou 50€ não vale a pena.

Nota: só estou a dizer isto para 18-55mm. Se fosse, por exemplo, numa 75-300mm, aí a diferença já é enorme.
 
Última edição:
@m4ndr4ke Muito obrigado pelo esclarecimento! Pelo que vejo a estabilidade não é de todo importante, embora seja o mais valia, certo?

Bem definitivamente estou inclinado para D3300, mas agora vou pedir-vos mais conselhos :)

- Relativamente á estabilização, achas que para um iniciado seja uma mais valia?

- Vale apena esperar pelas promoções de Janeiro das grandes lojas, ou numa loja online (PT ou estrangueira) consigo melhores preços?
 
Sim, é minimamente útil. Se a diferença de preço for pequena, é daquelas funcionalidades que, ao menos, se quisermos usar, está lá.
No entanto, se a intenção for trocar de lente depois, então não vale muito a pena ir agora atrás duma lente mais cara, em que só muda isso.

Habitualmente os preços online são melhores. Mas vale a pena estar atento a todos os sítios, incluindo as lojas físicas e as grandes superfícies. Apesar de geralmente serem mais caras, fazem promoções com regularidade, e em algumas fica ela por ela. Às vezes trazem-se uns kits simpáticos com isso.

As promoções neste material de entrada costumam ser frequentes e +/- as mesmas (mais 10€, menos 10€). Por isso, quando decidires "vou comprar", simplesmente procura um preço que vejas que é bom (vais acompanhando) e avança. O mais é importante é isso, é começar. Simplesmente convém fazer o trabalho de casa e comparar os preços.
 
Bem malta depois de alguma pesquisa e espera pelos descontos de Janeiro, vou comprar o material esta semana.. aproveitando o Mega Descontão da W..en com 20% de desconto em maquinas Nikon.

Pelo que li a Nikon é sem duvida o melhor caminho para iniciantes com baixo orçamento, por isso será a minha marca de entrada!

Dentro do meu orçamento (400€) encontro os seguintes conjutos:

- Máquina Fotográfica NIKON D5200 AFS DX 18-55MM G VR (499€ - 20%)

e

- Máquina Fotográfica NIKON D3300+AFP DX 18/55 (499€ - 20&)

A minha duvida esta entre estes 2 conjuntos! qual devo aproveitar? qual a melhor lente e o melhor corpo que não me deixará estagnar no futuro?

Muito obrigado! e desculpa o meu leigo mode :)

Cumprimentos
 
Em termos de qualidade de imagem as duas andam a par uma da outra
Mas com o mesmo preço, eu optava pela D5200, por ter melhor sistema AF e ecrã articulado, HDR, etc.
Em termos de lentes a AF-P é mais recente e segundo dizem foca um "bocadito" mais rápido que as lentes AF-S.
 
Em termos de qualidade de imagem as duas andam a par uma da outra
Mas com o mesmo preço, eu optava pela D5200, por ter melhor sistema AF e ecrã articulado, HDR, etc.
Em termos de lentes a AF-P é mais recente e segundo dizem foca um "bocadito" mais rápido que as lentes AF-S.

Bem, estou mais virado tambem para a D5200. Pelo facto do corpo ser mais evoluido.
Relativamente á lente, achas grande que existe grande diferença?

Em suma, acho que a D5200 saí em ganhar, certo?

Obrigado :)
 
A D3300 é mais leve que a D5200.

Se o ecrã articulado não te fizer diferença, a D3300 é a melhor escolha.

Pois isso reparei depois.. que a D5200 é mais leva parox. 140grs.. o que pode ser relevante.

O sistema AF e ecrã articulado, HDR, não jogam a favor? Principalmente o sistema AF e o HDR..

Obg
 
A D5200 não é nada mais leve.

O sistema de foco é de facto mais evoluído. Se for importante para a tua fotografia pode ser uma característica que compense a menor capacidade do sensor.
 
A D5200 não é nada mais leve.

O sistema de foco é de facto mais evoluído. Se for importante para a tua fotografia pode ser uma característica que compense a menor capacidade do sensor.

Enganei-me, queria dizer mais pesado :)

Bem o meu tipo de fotografia será mais virado para o landscape e urbano.. Gosto muito de fotografar natureza, arte urbana e fotos de cotidiano normal.. claro que tambem irei fotografar alguns interiores e tudo um pouco, pois será a minha primeira máquina e quero experimentar de tudo!

Achas que neste caso o sistema de Foco não terá grande relevância? Penso que a capacidade do sensor é algo mais importante até, e nesse caso a D3300 saí a ganhar.. ou estarei enganado?

Obg
 
Bem o meu tipo de fotografia será mais virado para o landscape e urbano.. Gosto muito de fotografar natureza, arte urbana e fotos de cotidiano normal.. claro que tambem irei fotografar alguns interiores e tudo um pouco, pois será a minha primeira máquina e quero experimentar de tudo!
D5200 sem duvida, ficavas muito melhor servido.
 
Bem vejo que os meus dois conselheiros tem opiniões divididas :)

Após ver um comparativo entre as duas máquinas verifiquei que ouve um empate! Alias, o proprio comparador online deu empate heheh

Dos 2 packs estive inclinado para D5200, mas depois dos varios comentarios fiquei na duvida se a nivel de specs a D3300 não seria melhor..

Verifiquei a ISO (sensibilidade do sensor) é melhor na D3300.. isso tambem no é importante para essa tipo de foto?

obg
 
Back
Topo