1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

maquina para pavlhoes

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por musemaster, 26 de Janeiro de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 1203)

1. musemaster

musemaster Power Member

Boas

Tenho uma mega duvida. Sou basquetebolista e preciso urgentemente de comprar uma máquina que tire boas fotos dentro de pavilhão.
    Como se sabe são espaços muito grandes e é preciso bom zoom e ainda ha o problema da luz.

Gostaria de saber até por volta dos 300 euros uma boa máquina com disparo rápido, bom zoom sem grão e que tire fotos com qualidade.

http://www.dpreview.com/reviews/q109superzoomgroup/

Alguma destas é boa opção? não consigo chegar às slr com lentes de super zoom. Ajudem-me sff

Cumps

Última edição: 26 de Janeiro de 2009
  2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Isto é a secção de fotografia, não de milagres. ;)

Até 300€ tens máquinas com bom zoom, mas esquece lá tudo o resto. Ou então tens a Nikon D40, que é rápida e não produz muito grão, mas diz adeus ao zoom.

3. musemaster

musemaster Power Member

Quand digo zoom não me refiro a tirar fotos das bancadas. Refiro-me a tirar fotos mesmo perto dos jogadores junto às laterais do campo. Não preciso de tanto zoom assim

O problema é a velocidade de disparo o grão e a luz necessaria para tirar fotografias com boa qualidade. Sei que não é facil para estes preços e que para tal se calhar teria de investir 1000 ou 2000 euros numa maquina mas neste momento é mesmo impossível.

Desta forma e com as caracteristicas das máquinas que conhecem melhor que eu qual dessas da review seria a mais indicada para a meter dentro de um espaço como um pavilhão gimnodesportivo?

Obrigado

4. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Aquilo são superzooms, por isso, muito sinceramente, nenhuma.

Há aqui uma parte que se calhar não estás a ver. É que com pouca luz e para coisas rápidas, só mesmo SLRs é que vão lá. E nem tudo o que é grande e "feio" é uma SLR.

Se puderes fazer um esforço até pouco mais de 400€, arranjas uma Nikon D40 + 18-55 + 50mm 1.8 ou então, em vez da 50mm 1.8, um flash da Sigma.
    De resto sobram-se máquinas usadas, é uma questão de procurares um bom negócio.

5. musemaster

musemaster Power Member

Aposto que o ideal seria isto cero???

Canon EOS 1D mark III

• Canon EOS 5D mark II
    • Canon Powershot G9
    • Sigma 120-300mm f/2.8 EX APO HSM
    • Canon EF 70-200 f:2.8L USM
    • Canon EF 35-350 f:3.5-5.6 L USM
    • Canon EF 1.4 II extender
      Sigma 28-70 f:2.8 EX Aspherical
    • Canon Speedlite 580EX

6. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Nop... Nem por isso.

Tens aí muito equipamento que não é para qualquer um e pelo meio uma máquina que simplesmente não serve. ;) Vê as máquinas que te recomendei lá em cima.

7. LSeven

LSeven I fold therefore I AM

1000d + 50mm 1.8 e tiras as fotografias possiveis...
    Outra opção mas ai já requer mais unhas é uma 1000d + uma 135mm 2.8 antiga manual focus, mas nenhuma das opções custa 300€, nesses valores talvez uma g9 que baixou de preço seja uma boa opção, tem a vantagem de permitir o uso de flash externo...
    Outra opção seria a lx3 que tem uma lente muito curta mas luminosa.

Eu um dia destes tentei tirar uma fotografias num torneio amador junto à linha com a fuji f50 e fiquei limitado à focal menor onde abertura é 2.8 abaixo não ficava nada de jeito.

8. arkannis

arkannis Power Member

Visto que podes andar em cima das linhas a tirar fotos, se calhar não precisas assim de um zoom tão grande.
    Uma D40 18-55 Kit (300€) mais um flash barato e potente tipo o Nissin da moda (100€) eras capaz de ficar com um bom conjunto e bastante economico para o que pretendes. Com isto deves conseguir uma boa qualidade de imagem, e portanto se achares que as fotos tao muito curtas, tens sempre uma boa margem para fazer crops, desde que nao seja para grandes formatos.
    É que sinceramente não estou a ver uma superzoom a fazer o que pretendes... ou vais ficar com as fotos todas tremidas e cheias do motion blur (ouvi dizer que os gajos no basket mexem-se um bocadeco :P ) ou então cheias de ruido. Visto que os flash's internos dessas maquinas nao costumam ir muito alem dos 3/4m, também este não te ia servir de grande coisa.

PS: mas o ideal era mesmo a 70-200 f2.8L que ai puseste... :D

9. musemaster

musemaster Power Member

Então e o que me dizem a uma Sony a200k (18-70)? Não será melhor que a 1000d (18-55is) pelo mesmo preço?

Ambas rondam os 400 e poucos euros.

10. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Porque é que haveria de ser melhor?

11. edumad

edumad I fold therefore I AM

Acho que ele esta a pensar nos 70mm.

O ideal seria F2.8, sem flash. Ou entao ISO1600 aceitavel com F4.
    Onde arranjas isso por 300 ou 400 euros... Nao arranjas. Desiste da ideia, pensa no que queres compremeter e depois podem dar-te opcoes viaveis.

12. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Eu iria para uma coisa mais modesta...tipo a Fuji S100 (não me parece que seja a qualidade óptica que esteja aqui em causa!) ou mesmo uma compacta, por ex. a Fuji F100.

13. musemaster

musemaster Power Member

DSLR-A200K SONY
    Sony Foto300.00EUR+ 16% IVA[​IMG][​IMG] [​IMG] [​IMG]
    DSLR-A300K SONY
    Sony Foto349.00EUR+ 16% IVA
    No site do Andorrafreemarket. Claro que se adiciona os 16% de iva mas estão pelos 400 euros. Em termos de qualidade são muito inferiores à 1000d?

É que se forem identicas e como têm mais zoom se calhar era preferível uma destas. A lente comparativamente à 18-55is é muito inferior?

O que está em causa é o facto de a imagem em movimentos rápidos conseguir ser parada com o mínimo de imperfeições (claro tendo em conta o meu misero orçamento).

=(

Cumps e desde já agradeço a disponibilidade

Última edição: 27 de Janeiro de 2009
  14. Rui Marto

Rui Marto Power Member

A 1000D é bem menos ruídosa e trás uma lente consideravelmente melhor. Além disso se depois quiseres um flash, a Sony obriga-te a comprar um flash com sapata própria, enquanto a da Canon é universal.

15. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

musemaster o teu primeiro post na thread foi irónico não foi?

16. cardosoaac

cardosoaac Power Member

Onde já vão os 300€!!!

17. arkannis

arkannis Power Member

É impossivel satisfazer todas as exigências dele com apenas 300€ ;)
    Não há milagres.

18. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Para basket uma lente 18-55 chega em distância focal, mas precisa de maior abertura e um ISO bem alto. Para quem está na linha, uma 50/1.8 pode chegar para tele, mas é capaz de fazer falta o extremo wide para se, por exemplo, quiseres fotografar por detrás do cesto pessoas que estão na zona do cesto.

Deixo aqui exemplos de fotos típicas:

http://www.flickr.com/photos/carpeicthus/335365621/

http://www.flickr.com/photos/carpeicthus/335365615/

Como se pode ver do EXIF:

44mm (primeira) / 28mm (segunda)
    ISO 1600
    f/2.8
    1/350 s

A máquina por acaso é uma Nikon D200, mas isso é irrelevante. Se o foco acertar, qualquer DSLR faria o serviço se equipada com uma lente equivalente (17-55/2.8). Mas só uma lente aproximada a essa custa, no mínimo dos mínimos, 250 euros (uma Tamron 17-50/2.8 em segunda mão).

Claro que podes usar uma compacta, mas tens de ter consciencia que se vai engasgar com o ISO 1600... para já não falar do shutter-lag.

19. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

Eu tenho exemplos tanto com uma d70s como com a d300. Dentro de pavilhão excelente é ter a tamron.

Se é basquet excelente é junto (caso a equipa ataque muito o cesto no garrafão) à tabela para apanhar umas das diagonais de entrada ao aro e ai sentar um pouco e ir tentando variando a posição.

O flash pode dar jeito em algumas situações e isso o pavilhão faz a diferença pela quantidade de luz existente no interior.

Lente é ficar pela 17-50 2.8, 18-70 3,5-4,5 (nikkor) que também foca bastante rápido.

Partilhar esta Página