1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquina para produção de som/multimédia - PC vs. Mac

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Miguel Chaves, 3 de Março de 2013. (Respostas: 13; Visualizações: 1581)

1. Miguel Chaves

Miguel Chaves Power Member

Bom dia, estou a pensar lá mais para a frente comprar uma máquina para multimédia, com mais uso para a produção musical e alguma para design gráfico e criação de sites. Estou dividido entre PC (Windows) e iMac. Um amigo meu disse-me que não compensa ir para um iMac (ou até qualquer Mac) dado que estamos a pagar a mais pelo que temos e aconselhou meter-me num PC para desktop, pois é de facil assemblagem e manutenção e personalizável, o que concordo imenso, mas tenho em mente que os Macs são muito fiáveis, bonitos esteticamente e estáveis, duradouros. Também sei que poderia correr o VMWare ou VirtualBox num Mac para usar por ex. Windows XP para produzir som. Posto isto, estando à vontade para trabalhar em qualquer sistema para som principalmente, o que me recomendam equivalente a iMac?

o que pretendo saber são as marcas, modelos, quantidade de RAM necessária, processador, placa de som externa, gráfica e extras. Ouvi dizer que os discos SSD são óptimos e bastante rápidos para se trabalhar com áudio, não havendo o problema de se avariarem tão rapidamente quanto os IDE/Sata

Se houver por aqui alguma pessoa com entendimento técnico que me explique os prós e contras de uma máquina desktop c/Windows e o iMac, ficaria bastante agradecido. Estou mesmo muito indeciso e vejo aí só malta do som a usar Macs (iMac e MacBook Pro principalmente), ficando com uma vontade bastante grande de adquirir um.

cumprimentos

Última edição: 3 de Março de 2013
  2. At Work

At Work Power Member

Pessoalmente aconselho-te a ires para a Apple, não pelo design/estética mas sim pelo conteúdo da maquina.

Sou DJ e Produtor, como DJ preciso de um portátil que não me falhe.
    A nível de produção preciso de uma maquina completa e estável.

Tenho um iMac 27" para produção músical (Ableton Suite e Logic mais VST) e também utilizo para design (Ilustrator, Photoshop etc)
    Para alem do iMac também tenho um MacBookPro 15" e tenho esse portátil desde 2009 e ate ao presente, nunca me falhou, toco todos os fins de semana e por vezes durante a semana, e desde que o comprei nunca me falhou nem me deixou ficar mal.

Com o OS X já consegues instalar o Windows 7/8/XP sem teres de instalar o VMWare ou Virtual Box. Utilizas o Bootcamp, e ficas com os dois sistemas operativos instalados no computador. Só podes é executar um SO de cada vez.

Quanto ao computador, terás de ver qual será mais a utilização, se é só para estar em casa, se é para andar de um lado para o outro. Dimensões do ecrã, se queres um de 22" ou 27".
    E quanto queres gastar no computador.

http://www.apple.com/pt/why-mac/compare/notebooks.html
    http://www.apple.com/pt/why-mac/compare/

Passa no site da Apple e vê, compara computadores, configura os computadores ao teu gosto etc.

Qualquer coisa é só dizeres ;)

Cumps

Última edição: 4 de Março de 2013
  3. Miguel Chaves

Olá At Work, provavelmente confio mais em OS X do que em Windows, apesar de usar Windows já sofri uns dissabores (crashes, etc), essa é a razão porque em princípio escolha mesmo a Apple, depois tudo o que é inerente (estética, design e hardware da máquina) é claramente bem vindo. Já com uma máquina potente ao nível da Apple (Desktop c/Windows) fico na dúvida, porque pode ser muito potente, mas o sistema deixa a desejar. Pessoalmente para som em Windows só uso o XP, é o único que vale a pena, porque o 7 consome recursos parvos, portanto pesado. Já me falaram que a Apple hoje em dia usa os mesmos processadores que as máquinas com Windows. Quero-te agradecer pela opinião, penso que é mesmo Mac que vou escolher, mas gostava de ouvir um esclarecimento mais conciso do porquê da Apple ser melhor, mesmo assim sei que maior parte dos músicos usam, não esquecendo o pessoal que usa Windows ou mesmo até Linux, por isso, alguma coisa tem que ser bom nos Macs.

Última edição: 9 de Março de 2013
  4. tentone

tentone Power Member

Se tiveres orçamento suficiente para puder investir num Mac Pro e numa boa placa de som claramente recomendo-te comprares um computador da apple, caso contrario uma recomendacao que te faço seria optar por em vez de gastar mais de 2000 euros num mac, pensar em fazer um hackintosh (que te daria o melhor de dois mundos teres mac os e uma maquina potente) apesar de se ter que ter mais cuidado na altura de escolher hardware mas çpara isso a malta ca do forum da uma ajuda tambem, ou correres mesmo windows! que nao te deixa mal :), ainda nao vi um blue screen no windows 7 no meu computador de secretaria :)

5. soupcan

soupcan Power Member

"não compensa ir para um iMac (ou até qualquer Mac) dado que estamos a pagar a mais pelo que temos e aconselhou meter-me num PC para desktop"

Tudo dito, com a Apple pagas também a imagem, erros ocorrem em todos os computadores e em todos os OS.

Última edição: 9 de Março de 2013
  6. Miguel Chaves

Olá pessoal :)

Por acaso hoje esteve-me a dizer um produtor de som que a melhor aposta será um Mac Pro, custa um balúrdio, mas até ele disse que iMac é mais que suficiente para o que quero fazer. Pensando nos dois lados, acho que um iMac para começar será uma boa escolha porque posso correr também Windows lá, o senão disto tudo prende-se com o facto de não dar para personalizar os Macs, é o único ponto negativo que para já é maior. Sei que vou pagar mais por uma máquina, mas confio mais no OS X, mesmo se instalasse num desktop pc náo seria a mesma coisa. A questão final é a seguinte:

uma máquina potente com Windows é tão boa como um iMac ou Mac Pro? tenho as minhas dúvidas. Obrigado pelos comments, são decisivos na minha escolha.

7. soupcan

soupcan Power Member

Quando comparando PCs com MACs, estamos a comparar alhos com alhos. Se o pc tem um core i7, e o mac um core i5. o pc será melhor, e vice-versa.

Como já disse anteriormente, todos os SO, e todos os computadores (PCs ou MACs) TÊM ERROS E BUGS. É um facto, hoje em dia confiar mais num SO não faz sentido.

Comprando um MAC pagas o hardware e a marca, fazendo um pc por partes, escolhendo os componentes que melhor se adaptam a ti consegues uma máquina consideravelmente melhor e com uma placa de som que preste. A escolha é tua, mas penso que ir para MACs (especialmente o Imac) é erro.

8. Hanneman

Hanneman Power Member

Ninguém te vai poder responder a essa pergunta porque são sistemas diferentes. Cada um é melhor para um determinado tipo de consumidor.
    Para o teu caso recomendaria um Macbook Pro ou um iMac, dependendo das tuas necessidades de portabilidade.

9. tentone

tentone Power Member

Eu como referi iria ou para o Mac Pro que e um balurdio o IMac pessoalmente acho uma maquina quer vai ficar demasiado aquem do desempenho que conseguiriras num PC :) mas a melhor ideia seria rependsares na ideia de comprar material par aum Hackintosh :), mas isto vai andar tudo ah volta da questao windows/Mac e digo de ja que de longe para o que queres o mac e bastante melhor :)

10. Miguel Chaves

Soupcan, eu penso que os sistemas baseados em Unix são mais estáveis, o que estou a pensar é no que os músicos usam mais e o que vejo para te ser sincero é pessoal com Mac, continuo a dzer que o Windows não oferece a estabilidade do OS X. Tu não me explicas tecnicamente porque é que não compensa o Mac e eu quero uma resposta concisa. Obrigado na mesma

11. Miguel Chaves

O problema que se mete aqui é que pretendo ter bastante fiabilidade e ao vivo, caso leve a máquina, não me posso virar para o público e dizer "houve aqui um problema do Windows, esperem só um pouco, vou ter de reiniciar a máquina", daí confiar mais em Mac porque pelo que me dizem não dá tantos problemas, é essa a questão que me estou a focar neste momento. Obrigado a todos, aos poucos estou a moldar a minha decisão, não é fácil, mas vou ter de escolher um.

Última edição: 12 de Março de 2013
  12. Miguel Chaves

sim, não é mal pensado.... puxa, decidir não é mesmo nada fácil...

13. soupcan

soupcan Power Member

Tecnicamente é relativamente simples, e até já quase que o expliquei ao dizer que consegues comprar hardware de melhor qualidade se optares por um pc.
    Penso que já não se pode distinguir OSx de windows em termos de fiabilidade, isto para quem sabe gerir o computador (apagar lixo, desistalar progs. que só estejam a gastar cpu/ram, etc...) e falo por experiência própria, tirando erros meus, não tenho crashes em windows à já muito tempo.

E se fosse a ti desvalorizava um bocado essa ideia de "músicos usam mais Mac". É um bocado como nos filmes também quando é para aparecer um computador, aparece um Mac. É por ser mais conhecido e por (talvez) ter a garantia que não compra "lixo", acabando assim por pagar mais, por menos.

Não te sei explicar os termos técnicos que fazem com que o osx seja (ou não) mais estável que windows. O que é certo é que erros e crashes (não causados por mim nem hardware) não os tenho à uns valentes anos.

14. Miguel Chaves

Bom.. estive a ouvir a opinião de todos e inclusive a perguntar a mais malta. Os Macs são estáveis, bonitos e potentes, mas realmente existem pros em Windows como podermos montar a máquina com as peças que gostamos mais ou seja, é deveras muito mais personalizável do que qualquer Mac e sai muito mais barato, esse é um factor muito libertador, o mesmo não se passa com Mac. Para ja acho que vou para uma máquina Windows, só vou ter é que saber preço qualidade do material, mas desde já se me puderes elucidar, fico-te muito grato. Pode ser por aqui mesmo ou por mensagem privada. Obrigado a todos!

Última edição: 15 de Março de 2013

Partilhar esta Página