MAquina para uso geral e dentes

jjmaia

What is folding?
  1. O QUE: Camara + 2 lentes
  2. POR QUANTO: 1000 euros
  3. PARA FAZER O QUE: Fotos “normais” de passeio e dentes
  4. PARA USAR ONDE: Consultorio + condicoes “normais”
  5. COMO ÉS: Casual
  6. JÁ TENS: Nada
  7. COMO É A TUA "REDE": N/A
  8. ONDE COMPRAR: Tanto faz

Uma amiga minha e’ dentista e quer uma maquina para fotografar dentes. Presumo que o ideal seja uma m43 pois causa da profundidade de campo e sao compactas e baratas. Ira haver muita luz portanto sensor pequeno nao devera ser problema, e a lente kit chega bem para os passeios ja que ela quer que a maquina tambem de para isso.

Obrigado.
 
Das fotografias de “dentes” é para que tipo de casos clínicos?
Ortodontia, prótese fixa, etc..

É para estar parada num consultório ou andar entre clínicas?
É para usar os modos manuais ou full auto?

E não menos importante: novo, usado ou gray?

Tive algumas dúvidas recentemente e abri um tópico com a mesma questão aqui
 
Última edição:
A questão da profundidade de campo não me parece tão relevante assim (alteras a abertura das lentes). O que será relevante é um flash, anelar ou similar)

Se queres barata, o caminho é DSLR. O tamanho efetivamente é uma desvantagem.
 
Não sabia que a EM10 II já estava tão barata. Nas grandes superfícies a 430. De qualquer forma, uma DSLR fica quase sempre substancialmente mais barata em lentes especificas e acessórios.

A mirrorless deve ser boa para confirmar o foco no ecrã, no entanto, para fotografar dentro de bocas escuras, ou tens um flash led porreiro (será que há para lentes m43?), ou o sistema de focagem fraquinho vai dar muita foto fora de foco.
 
Com pouca luz o autofocus é muito fraco (já nem falo com movimento). Em tempos até meti aqui um video da máquina completamente estática, com o ponto de foco a saltar de um lado para o outro e a tremer porque a máquina, apesar de não ter qualquer movimento ou variação de luz, não se conseguia decidir sobre onde focar.

Talvez seja suficiente eficaz com um ponto central.
 
Qualquer máquina vai dar para fazer registos fotográficos. Eu tenho imensos com o telemóvel. Agora se formara apresentar casos clínicos, ou mesmo para ter alguma qualidade nos registos, vai ter de apostar num voo flash (não significam propriamente caro) e numa boa lente para macro (90mm ou 100mm f2.8).

Nas pesquisas que faço volta e meia dei com este blog. A tua amiga que dê uma vista de olhos

Edit: se fosse exclusivamente para fotografia dentária aconselhava o corpo mais barato possível + tamron 90mm f2.8 + flash anelar yongnuo. Como a tua amiga também quer máquina para usar a nível pessoal aconselho a mais leve e pequena possível. Ela que espreita a 200D! Ainda na semana passada estava em pack a 529€ numa das montras nacionais. Com 470€ que sobram ainda compra uma boa lente, flash e mais qualquer coisita que precise
 
Entao vou recomendar a Canon 200D.
Quanto a lente, eh esta?

https://www.*****.pt/Tamron-SP-AF-9...va-Objetiva-para-Canon/a969928?omnsearchpos=3

Obrigado
 
Eu cá acho 90mm em APS-C muito longo...isso em Canon vai para os 144mm.

Não só por causa da distância de trabalho (para se fazerem os enquadramentos pretendidos), como também por causa do alcance do flash ao fechar o diafragma, para ter profundidade de campo suficiente.
 
De 60mm (pensando nas lentes 60mm macro) para baixo, incluindo mesmo lentes sem serem macro, desde que tenham uma distância de foco relativamente curta (como a 50mm 1.8 STM, por exemplo, que foca a 35cm).

Estou pouco convencido de que ter 1:1 seja uma necessidade. Estamos a falar de câmaras de 24MP, a margem para cortar é significativa.
 
Eu estava a pensar na 60mm f/2.8 macro da Canon mesmo...

Sim, não nego que a questão das distorções existe. Uma lente tipo 85 ou 100mm tem tendência para os 0% de distorção. Apenas não sei até que ponto isto não é exagerar nos pormenores. Se há consultórios a fotografar com o telemóvel (~4mm de distância focal com correcções automáticas por software), e outros com 18-55...
 
Última edição:
.... Se há consultórios a fotografar com o telemóvel (~4mm de distância focal com correcções automáticas por software), e outros com 18-55...

Claro que o telemóvel já “desenrasca”, mas se perguntarem o que aconselho é uma lente com o mínimo de distorção possível. Numa das clínicas em que trabalho, um colega usa no dia a dia uma canon 450 com a 18-55 e ele não se queixa. Mas isso é a lente do kit. Caso seja necessário investir numa lente para a área, acho preferível ir para algo com o mínimo de distorção.
Daí a ter aconselhado a tamron 90mm, que ainda fica mais barata que a 60mm da canon, e já se torna numa óptima solução.

Mas @m4ndr4ke, eu pouco sei de fotografia e do pouco que tenho aprendid9 é sobretudo em ambiente clínico (podem existir soluções melhores do que as que eu tenho/conheço, e de for o caso até aceito sugestões para melhorar o meu kit no futuro).


Acabei por comprar quase tudo em 2a mão e estava sujeito ao que ia encontrando. Se tivesse de comprar novo seria 200d (pelo peso) + tamron 90mm + flash youngnuo (isto pela relação preço/qualidade e pela polivalencia - dá para ter detalhe num só dente, numa arcada, retrato, etc).
 
Back
Topo