1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Maquina para Windows Server 2008

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por baguitos, 20 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 7; Visualizações: 1347)

1. baguitos

baguitos Power Member

Precisode montar uma máquina para correr Windows Server 2008, que irá servir uma rede de 10 maquinas (max).
    Será o repositório de documentos e web server interno.

Tenho ja uma ideia sobre as características necessárias, mas ainda não sai quais marcas/modelos devo comprar.

---
    Questionário da praxe:
    1) Qual o orçamento disponível?
    Apesar de não estar limitado por orçamento queria gastar até 500€

2) Quando vais comprar o computador?
    Durante o mes de Março

3) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Servidor Interno

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    a. Repositório de Ficheiros
    b. Controlador de Dominio
    c. Web server Interno (WAMP)
    d. Exchange Server

5) Marca de processador
    b. Intel
    6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Excepto os discos, não será para mexer.

7)
    Preferes alguma marca?
    nop

8) Processador
    a. Dual core
    b. Quad core
    c. I7​
    9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)OnBoard, uma vez que apos a instalação nem monitor vai ter a maquina.

10) Memórias
    a. DDR2
    b. DDR3​
    11) Motherboard
    a. ATX
    i. Low budjet

12) Disco Rigido
    b. Raid
    RAID 0 ou RAID 0+1
    c. Tamanho do(s) Disco(s)
    iv. 500 Gb
    v. 750 Gb
    vi. 1 TB

13) Drives
    c. Gravador de DVD
    14) Necessitas de Fonte?
    Sim

15) Necessitas de Caixa?
    (Se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Sim

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Não.

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Indiferente

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    não

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?

Uma porta eSata dará jeito para fazer backup, pois tenciono comprar uma disco externo com e-sata.

20) Vais fazer Overclock?
    Nao

21) Vais montar o computador em casa? Ou vais pedir para montar na loja?
    em casa.

------

A ideia que tenho é:
    -Uma MotherBoard que tenha:

• Grafica OnBoard
    • Um bom controlador de RAID
    • Porta GigaLan
    • eSata
    Um Fonte e uma Caixa silenciosas e eficientews pois isto irá estar ligado 24/7.
    Muita RAM (8 GB)
    Muito e rápido Espaço em Disco.

Não sei se para um servidor se justifica um Quad-Core (ou mesmo um i7) ou se vale a pena colocar DDR3.

Obrigado!

2. cmrosado

cmrosado Power Member

Board com gráfica integrada e com essas caracteristicas não conheço. Estas que indico não têm gráfica integrada.

- ANTEC THREE HUNDRED - 57€
    - CORSAIR CX-400W - 50€
    - ASUS P5QL-E - 93€ (ou P5Q-E - 138€) A mais barata tem o chip p43 e a segunda o p45 mas os chips fazem basicamente o mesmo de modo que até hoje ainda não percebi bem a diferença de preço. Já li que os cristais utilizados nos chips p43 são de pior qualidade que os do p45 mas não faço ideia para que servem nem se a board com o p45 será mais fiável que a outra.
    - INTEL CORE 2 QUAD Q8200 (2.33GHZ) SKT 775 BOX - 163€ (coloquei o Quad-Core mais barato mas tambem não faço ideia de qual o processador adequado para uma máquina dessas). Esse processador tem um desempenho semelhante ao Q6600 que pode encontrar aqui: http://www.tomshardware.com/charts/desktop-cpu-charts-q3-2008/benchmarks,31.html
    Encontrei aqui vários seridores e os mais caros têm quads: http://www.insitesolutions.com.br/index.php?main_page=product_info&cPath=86&products_id=598
    - ASUS H3450/HTP 256MB LOW PROFILE DDR2 PCI-E - 31€
    - SAMSUNG DVD±R 22X SH-S223F PRETO BULK (SATA) - 20€
    - 2X KINGSTON KIT 4GB ECC DDR2 800MHZ - 120€ (DDR3 julgo que não valha a pena - http://ixbtlabs.com/articles3/cpu/ddr2-800-vs-ddr3-1333.html )
    - Discos você é que sabe de quanto e quantos precisa: http://www.globaldata.pt/#?p=CatPage&CatId=10727 - Tem aqui um teste a discos: http://techreport.com/articles.x/14200

Última edição: 20 de Fevereiro de 2009
  3. Jonybat

Jonybat Folding Member

Para 10 máquinas essa configuração chega perfeitamente. O Quad não é necessário, mas se o Exchange for para virtualizar (visto que o 2007 não pode ser instalado no DC) dá jeito, assim como os 8GB de RAM. ECC é uma história interessante, mas não sei até que ponto as boards suportam essa capacidade.

Discos, a melhor escolha seria um RAID0 de discos single plate tipo 250/320GB e backups depois para um de 1TB interno ou externo, escolha pessoal.

A board, uma P43 chega perfeitamente, embora uma Q45 fosse a melhor escolha, devido à gráfica integrada e suporte melhorado para virtualização.

Cumps ;)

4. baguitos

baguitos Power Member

Obrigado pelas respostas.

Relativamente ao Exchange Server, não dá para instalar no 2008, ou não é recomendado? Pelo que li haverá problemas de performance e segurança; no entanto e no meu caso sao apenas 10 maquinas e um administrador para tudo. Julgo não ser grave.
    Quando falas em virtualizar: Tal justifica-se, não tendo em grande experiencia nisso? é processo facil de implementar e gerir?

Relativamente aos discos:
    Single plate seria realmente um boa escolha, mas como gostaria de ter pelo menos 750 Gb (os ficheiros a guardar são muitos e alguns serão enormes), não será arriscar muito fazer um RAID0 com 3 discos?
    Provavelmente irei comprar 1 single plate de 250Gb para o S.O. e depois fazer 1 RAID0 de 2x500 GB e comprar 1 disco externo de 1TB para backups.

O resto parece-me bem. A grafica onboard era para nao ter que me preocupar com drivers e espaço na instalação, mas compro uma board mais barata e fico com 30€ para gastar na gráfica.

5. Jonybat

Jonybat Folding Member

Fonte
    Fonte

Ou seja, dá, não é recomendado por razões de segurança, e depois de instalar deixa de ser possível (des)promover o servidor.

Sobre a virtualização, sei que há vantagens, porque sai mais barato que mais uma máquina, mas em relação a facilidade e manutenção, não te sei dizer bem. Sei sim, que não é nada de outro mundo :D

Sobre os discos, é sim possível fazer RAID0 com 3 ou mais discos, mas consciente de que quanto maior o número de discos, maior a probabilidade de existirem falhas. Agora, isso acontecer é cada vez mais raro, e com um bom sistema de backup as perdas são menores. Podes também optar por RAID5, que tem mais desempenho em relação a um disco apenas, mantendo espaço reservado para ECC.

Seja qual for a solução, já passa do orçamento pretendido...

6. baguitos

baguitos Power Member

Aproveitando o post para voltar á questão do software.

Se instalar o windows small business server, ou o windows Essential business server (versoes Standard), que já trazem o Exchange 2007 não terei esses problemas, certo?

E como é para uma rede pequena provavelmente justifica-se mais a instalação de um SBS ao inves de um Window Server 2008, principalmente porque não irei necessitar do SQL server.

Em relação ao orçamento: Poderei gastar até 600€ já com 640GB ou 1TB em RAID0.
    Estive a ler umas criticas a uns Samsung e fiquei agradado com a qualidade/preço, os €€ a mais nos WD ou Seagate justificam-se?

Em relação ao sistema de backup (fora do orçamento) irei comprar uma caixa eSata com um disco de 1TB.
    Recomendações???

7. Minimiza os gastos na máquina(cpu, memória, etc), instala o server 2008 em versão CORE e centraliza os custos numa boa solução de backup em raid por hardware.

8. baguitos

baguitos Power Member

Grande desenterranço :D

Entretano já comprei e instalei tudo.

Tenho o SBS 2008 a funcionar sem problemas nenhuns. O Exchange 2007 não foi facil de configurar, mas lá coloquei tudo a funcionar porreiro.

Pos 2 discos de 500 em RAID0, e abrir ficheiros "granditos" na rede (Gb) é um instantito.

Como backup comprei um iOmega 1Tb (disco Seagate).

Até ver "estou maravilhado".

Partilhar esta Página