Arcade Máquinas Arcade (Projectos/Discussão)

Ando a querer meter-me num projecto destes mas tenho umas dúvidas...

As televisões CRT mais adequadas têm de ser 4:3 ou podem ser 16:9?
Qual a diferença entre um sistema com Retropie vs uma Pandora box?

Obg.
 
Passado largos meses após o inicio da restauração de uma arcade, e para tentar ganhar tempo, queria instalar uns "Packs" já totalmente configurados, mas não consigo perceber uma coisa...
Todos estão configurados com o Xpadder+comando Xbox360, como tenho Kits Zero Delay, não estou a conseguir como ajustar isto ao kit, alguém dá uma luz?
 
Alguém sabe de alguma "loja" que faça corte em acrilico para fazer uma caixa em acrílico para joysticks e botões, mas online?
Já agora, como aconselhavam fazer o desenho para enviar e cortarem?
 
Olha, não sabia disso. Viu averiguar aqui na zona então. Obrigado pela dica.

Edit: quando falei em desenhos referia-e ao esquema para eles cortarem o acrílico para depois ser só encaixar.
 
Última edição:
É para isso que serve o CorelDraw.
Se não tiver jeito/saber para usar, sempre pode desenhar num papel que as gráfica facilmente transpõe para corel, bastanto levar as medidas certas e a dimensão dos furos correcta dos botões. (atenção aos furos para os botões pois nem todos têm a mesma dimensão, convém adquiri primeiro o kit de botões + joystick se for o caso e só depois mandar furar, ou arrisca a mais tarde ter de acertar o furo e começar a rachar o acrilico).
e FELIZ NATAL para todos.
 
Era isso mesmo que eu vinha questionar: o tamanho do buraco. Quanto a botões e joystick o que aconselham? Estive a ver sanwa, mas a qualidade Paga-se obviamente. O que aconselham mais barato? Aqueles kits do ***** valem a pena?
Quanto a luzes tipo néon ou lá como chama, podem-se ligar ao raspberry?
Já agora, ninguém tem um esquema/desenho por aí para eu me guiar?

EDIT: Uma gráfica aqui da zona pediu-me os ficheiros com extensões em .cdr, .ai, .dxf e em vectores. Não faço ideia nenhuma para isso :/
 
Última edição:
cdr são ficheiros do coreldraw, ai são do adobe illustrator, dfx são do autocad.
Como disse anteriormente, compre primeiro o kit que pretende para ter as medidas reais dos botões para a furação. Se não se ajeitar com nenhum programa, fale na gráfica para fazer o desenho a seu gosto, desenhe o que pretende num papel e eles facilmente passam isso para o corel.
Eu comprei kits "Zero Delay" com bottões Sanwa, serve perfeitamente, e são baratos. Facilmente encontra no ebay.
Quanto aos desenhos tudo depende do que pretende fazer, e as opções nem sempre são adquadas ao gosto, exigindo alterações.
Pode encontrar exemplos pesquisando por "arcade control panel plans" no sabe tudo.
Quanto aos luzes não sei o que pretende...
Se for fitas led liga-se um adaptador de corrente, consuante a voltagem necessária, se for botões com led não sei se o raspberry suporta as luzes directamente, caso contrário, ligam-se também a adaptador de corrente.
 
O meu projecto, passado este tempo todo está quase a terminar

ntQolQtESOs75lh1dlY28MKZjEr3h2_Z_54LVAqePgc


Tenho tido no entanto algumas dificuldades a iluminar os botões. Pensava eu que na altura tinha comprado tudo, mas parece que não. Para o conseguir preciso de uma fonte de alimentação só para isso? tipo

E os cabos de conexão são diferentes? Agora isto está na casa de um amigo meu (onde tenho espaço para fazer a máquina) e ele é que me falou que as ligações para as luzes são mais finas/grossas que as normais, então os cabos não dão.

Alguém me consegue dar uma ajuda nisto?
 
Olá Queiroga, normalmente os leds são de 12v e o rasp trabalha a 5v, por isso "confirma" vais precisar de uma fonte 12vDc para iluminar os botões. Os terminais são diferentes do switch mas arranjas terminais numa loja de electrónica, se fores de Lisboa vai a Robert ***** que eles têm.
 
Thx, entretanto com algum google e tentativas e erro percebi isso que há leds de 12v e de 5v, por acaso os meus são de 5v o que é fixe porque deu para alimentar com um carregador de telemóvel básico. Entretanto tá quase pronto o bicho, com muitos defeitos de ter sido a primeira vez que me meti nisto, mas está jogável pelo menos =D

https://www.dropbox.com/s/rf6qsbwc98bt5kt/IMG-20180102-WA0003.jpeg

(dá para colocar imagens aqui directamente do dropbox? não percebi como)


Como podem ver, faltam os vinis de lado (acho que já tinha partilhado aqui antes, dum lado vai ser do mario, do outro do sonic, o u-molding nas bordas, o pvc com o vinil na parte superior para fechar a parte onde estão os leds, atrás tou com alguns problemas a ligar o power switch a uma tomada (não percebi porque não funcionou) e ainda falta muita configuração...mas para o meu puto como podem ver está mais que bom, lol
 
Nao te recomendo comprar botões desses sítios.
Procura em sites europeus e de marcas de qualidade por exemplo Sanwa ou Seimitsu.
A diferença no feel do click e completamente diferente! Nem se fala da durabilidade.

Cumps
 
Viva,

Apesar de já andar por este fórum apenas para consultas hoje preciso da vossa ajuda.
Neste momento tenho estas belezas: (sim o puto também é uma beleza :D)


IMG_2021.JPG


A Hyperplay que está do lado direito tem apenas jogos MAME e roda com Hyperspin. No entanto gostaria de conseguir jogar Virtua Cop na mesma. Será que é possível instalar as Aim Trak?
Alguém tem os planos desta máquina para que possa mandar fazer os Vinis para a decorar?

Estou a pensar começar um projecto para contruir uma arcade apenas para jogos de carros (Daytona, Sega Rally e afins) - Usando um Raspberry pi. Alguém me sabe dizer onde posso adquirir (se é que existe) o kit completo (volante, pedais, caixa de velocidades e travão de mão)?
 
Última edição pelo moderador:
Olá
Não estou a conseguir ver a foto, mas vai opnião generica.
Sim é possivel usar as Aim Trak ou quaisquer outras lightguns nos emuladores, inclusive Virtua cop.
Quanto ao resto, planeie antes o uso de um PC para emular uma arcade, por 2 motivos, potência e espaço, pois com o bichinho da arcade instalado, o espaço vai depressa, bem como a potência para mais uso que não o MAME, principalmente com os Racing Games.
Para racing cabinet, o google é bom amigo: Racing Cabinet DIY dará bastantes projectos com os planos de construção.
Quanto ao material volante, pedais etc, é comprar um kit compativel PC da logitech por exemplo, pois um kit de arcade requer manutenção e bastante €€€
Para o Vinil, e porque não consigo ver a foto, faça como eu, tire uma foto lateral da Cabinet coloque no CorelDraw desenhe o rebordo da madeira, redimensione com as medidas reais da Cabinet e faça os desenhos a seu gosto. Pode encontrar aqui: https://www.arcadeartwork.org ou pesquisando por Arcade Artwork. (tenha a atenção que as Cabinets não têm todas as mesmas medidas.
 
Realmente também tenho curiosidade em ver essa imagem...

Concordo plenamente com a resposta do SE_offline, o Rapberry Pi não vai ter potência que chegue para muitos dos jogos de carros, especialmente os Sega Model 2 e 3, fiz uma pesquisa rápida no Google e parece que o suporte para estes 2 sistemas no RPi é praticamente inexistente ou ainda muito primitivo. Quanto ao volante, não tenho conhecimento de algum "kit" para aplicar numa arcade, a recomendação mais comum que encontro é pegar num volante logitech e modificá-lo conforme as necessidades de cada um.

Também já pensei outrora em comprar/construir uma máquina exclusivamente para carros, mas devido a limitações de dinheiro+espaço desisti da ideia, além de que nesse caso até preferia ter 2 máquinas pois o Dayona USA sem pelo menos 2 jogadores não dá pica! A minha "sala de entretenimento" ainda não saiu do papel, mas a ideia é ter um televisor CRT para consolas antigas e um televisor HDMI para consolas recentes, e penso em usá-los juntamente com os meus 2 volantes antigos (Sidewinder Force feedback Wheel e Logitech Driving Force Pro) e 2 PCs antigos (geração Core2Duo?) exclusivamente para jogos de volante e de lightgun, deixando a minha arcade apenas para os jogos de joystick.
 
Última edição:
Back
Topo