• COVID-19 Mantenham-se seguros: Pratiquem distanciamento físico de 2 metros. Lavem as mãos. Usem máscara.
    Informação sobre COVID-19. Ajuda a combater o COVID-19 com o [email protected] e com o [email protected].
  • Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

• ZWAME Jogos: A dupla Ratchet e Clank está de regresso para uma nova aventura na PS5, em Ratchet & Clank: Rift Apart. Não se esqueçam de ler a nossa análise!

Arcade Máquinas Arcade (Projectos/Discussão)

ferraznich

Power Member
pmBO5RKAj

bem aqui a estrutura ja esta feita e os vinis encomendados

ferraznich

Power Member
Podia ter feito mais pequena mas o único ecrã disponível era um LCD de 32 polegadas. Acabei por construir a volta desse ecrã mas podia ser mais pequeno com outro ecra

Não é uma man cave mas uma man Room lol

johnye_pt

Power Member
Está espectacular, quem me dera também ter jeito para carpintaria, já teria feito uma do género há anos! A minha é uma SOVIDEO preta, mas também gosto do branco com moedeiro preto, aliás até ficaria muito bem no meu cantinho retro.

Apenas como opinião pessoal, o único aspecto que não gosto é a proporção do ecrã, visto que os jogos arcade são todos 4:3, e devido à proporções dos monitores 16:9 perde-se em altura o que se ganha em largura. Uma solução para este "problema" é colocar um monitor 16:9 na vertical, ocultar as "laterais" em cima e em baixo, e rodar a imagem do Windows em 90 graus, mas isso implica diversos outros problemas de design que torna o projecto um pouco mais complicado. Mas com alguma imaginação, consegue-se uma arcade para jogos horizontais e verticais ;)

RuySan

Power Member
Já pensei nesses problemas e acho que é preferível utilizar overlays do que tapar o extra do monitor. Assim sempre podes utilizar esse espaço extra com o interface.

Há quem use monitores LCD 4:3, mas usualmente esses monitores são mais antigos e com painéis de pior qualidade. Desde que passei para um IPS que não me vejo a voltar para trás.

johnye_pt

Power Member
Penso que não fui muito explicito. A ideia é deixar apenas uma área visivel de 4:3, visto que é o formato original dos jogos. Se a área visivel for de 16:9, perde-se o efeito "retro". Seria algo deste género:

A área de 4:3 horizontal está sempre visivel; a pequena diferença de 4:3 horizontal para 4:3 vertical também está visivel mas mostra preto até a imagem mudar para "vertical"; o restante está oculto por trás dos controlos (em baixo) e por trás da marquee (em cima).

Vamos a um exemplo prático: a área visivel do meu ecrã actual mede cerca de 44.75 x 33.75cm (4:3, diagonal = 22"). Substituindo por um LCD 16:9 horizontal com a mesma largura, passaria a ter 44.75 x 27.97cm (diagonal = 20.5") ou seja, perderia cerca de 5.75cm de altura em relação ao original. Se trocar por um LCD 16:9 vertical com altura igual à largura do meu ecrã, passaria a ter 44.75 x 79.55cm (diagonal = 36"), onde a área visivel seria 44.75 x 59.66cm (22" para 4:3 e 29" para 3:4), e os restantes 19.89cm estariam escondidos pela marquee e controlos. Mantenho o tamanho original e ainda ganho espaço extra para jogos na vertical.

(EDIT: a área visisel também pode ser quadrada, por exemplo 44.75 x 44.75cm (22" para 4:3 e 3:4), ficando 34.8cm para ocultar por trás da marquee e dos controlos. Basicamente fica ao critério de cada gosto pessoal.)

Assim não há necessidade de procurar monitores/televisores antigos, e ficamos com uma Arcade para jogos horizontais e verticais, evitando as barras pretas laterais em jogos verticais. Com o passar dos anos cada vez será mais dificil manter funcionais os monitores e televisores antigos, penso que algo deste género seria o melhor compromisso, mas para isso é necessário uma Arcade customizada para o efeito.

Última edição: