Máquinas de Café Automáticas

Viva. Alguém recomenda um tipo de lote de café das lojas portela café para este tipo de máquina? (vendem a granel). Aprecio de café como a maioria das pessoas intenso e bom creme

Edit: aproveitei promoção da *****, magnífica cappuccino 23.460 por 379 euros que dá direito ao gold pack da delonghi.

Comprei meio kilo de lavazza oro para começar.

Alguma dicas para novo utilizador de máquinas automáticas são bem-vindas, já sei que deverei posicionar o moinho na moagem mais fina ou perto disso e que só se pode ajustar o mesmo com o moinho em funcionamento.

Edit2: Aderi ao pack gold. Valerá a a pena ainda assim registar a máquina no site da marca?

@Nelsonfla84 estive a ler que tens uma máquina semelhante, consegues confirmar-me que a máquina não tem opção de vapor "manual", sendo sempre necessário recorrer ao deposito com leite para utilização do mesmo mas apenas nos modos pre-definidos de espuma? Adicionalmente, quanto tempo demorou desde a enviares o registo no pack gold da delonghi até receberes em casa o mesmo? Muito obrigado.

Última edição:
Comprei em junho (na altura dos prime days).

Em setembro mandei a máquina para o serviço técnico na Alemanha com a justificação que não estava satisfeito e que o café era aguado.

A máquina veio com um relatório técnico apenas a dizer ok.

Como não notei melhoria no café, voltei a contactar a Amazon. Voltei a mandar a máquina para eles.

Veio com um relatório a dizer que a intensidade do café estava ok (tinha deixado café da kimbo e uma carta para eles testarem). Voltei a contactar Amazon porque não continuo satisfeito.
Pediram para mandar a máquina para trás que iam proceder ao reembolso.

Melhor assim, eu acho que vou fazer o mesmo.
Só vou acabar o café que tenho e comprar o lavazza expert para experimentar. Se não sair bom também vou mandar para a garantia (mais uma vez).

Eu comprei um lote de café 100% arábica (Lavazza Oro), deveria ter comprado Arábica / Robusta porque vai mais de encontro ao meu gosto.

Ainda assim, a minha Delonghi Capuccino (ECAM23.460) já está a produzir um café muito interessante (moinho no 1, intensidade máx ou max-1).

Muito satisfeito até agora com a máquina e por me livrar das cápsulas.

Hoje vou experimentar a funcionalidade de capuccinos (a máquina tem um botão dedicado para este tipo de bebida).

@Soul_Sick uma relativamente a outra não sei, mas posso dizer que tenho a magnífica S e não estou muito contente. Se fores uns tópicos a cima vês uns vídeos dela a tirar café. Agora é o meu caso, não quer dizer que sejam todas assim.

Quanto tempo demoram a receber o cartão virtual membro gold após o registo na delonghi?

Adicionalmente, sabem como inferir a data de fabrico da máquina a partir de algum dos códigos que constem na máquina ou embalagem da mesma?

Viva,

Possuo uma Magnifica S Ecam 22.110 há algum tempo e, tal como muitos de vós, sempre achei a qualidade do café deixava bastante a desejar. Testei vários, desde os banais do supermercado até aos de linha "expert". Apenas mudava o sabor porque todos eles saiam aguados, com pouco creme e a extração era super rápida (mesmo com moinho na posição 1 e intensidade no máximo). Equacionei várias vezes a devolução da máquina, troca por outra e esperar que me calhasse uma bem afinada que tirasse café decente. No entanto, no testa café x, y, etc, a máquina acabou por ficar e valia pelo baixo custo do café vs cápsulas e pela comodidade de uma máquina automática.

Ja sabia que lá por fora havia quem alterasse o moinho, colocasse umas anilhas para moer mais fino, etc.
As diferenças na extração entre a mesma máquina prendem-se com a afinação do moinho na montagem. Para uma mesma posição do afinador (1, por exemplo), algumas máquina vêm com o moinho montado uns dentes (rodas dentadas plásticas do moinho físico) mais à direita ou mais à esquerda. Posto isto, a minha ideia seria enganar a máquina e afinar manualmente o moinho sem mexer na posição do afinador. Tirei a tampa traseira da máquina e vi que o moinho, mesmo com o afinador na posição 1, ainda tinha muita margem para afinar antes de chegar ao bloqueio físico (possivelmente uma segurança para os cones não se tocarem).
Puxei o afinador para desmontar a tampa superior e percebi que aquilo que controla o intervalo de afinação 1-7 é a própria tampa superior em conjunto com uns entalhes do afinador. Porreiro, pensei eu. Assim não precisava de desmontar nada e bastaria não encaixar totalmente o afinador e, assim, fazer um bypass ao bloqueio.

Hoje posso-vos dizer que parece outra máquina. O café sai encorpado, cremoso, a extração é lenta (quase a conta gotas se necessário) e as próprias borras não têm nada a ver (muito mais compactadas e nota-se o café moido bem mais fino). Outra aspeto que mudou foi o tempo de moagem, sendo agora mais elevado.
Deixo um video com sical clássico (café que comprei para afinar o moinho na altura da compra da máquina e que ficou de lado de tão aguado que era) do hipermercado. iIntensidade um pouco antes das "15h", temperatura 3, resto das definições standard.

Qualquer dúvida, disponham.

Back