Máquinas de Café Automáticas

ZWAME

STAFF
As máquinas de café automáticas permitem utilizar em casa café com grão e moer o mesmo imediatamente antes de tirar o café, tudo apenas carregando num botão. É portanto, como o nome indica feito de forma automática. A principal vantagem em relação às máquinas de cápsulas que viram nos últimos anos uma grande penetração no mercado é o custo de cada café que é muito mais reduzido neste caso como podem ver na mensagem seguinte. numa pequena simulação bastante conservado no preço das cápsulas.

A segunda vantagem é na quantidade de resíduos produzidos, enquanto que por cada café nas cápsulas, ficam com uma cápsula para, esperamos reciclarem sempre que possível, no caso do café com grão 1 Kg ficam com um saco que ocupa um espaço muito reduzido. O café pode ser usado como adubo por exemplo.

Nesta mensagem iremos colocar em destaque algumas máquinas referidas neste tópico e algumas marcas de cafés para que possam servir de guia. Sintam-se à vontade para tirar as vossas dúvidas como sempre.

De forma a manter a informação organizado, para questões relacionadas com máquinas manuais têm um tópico específico o mesmo acontecendo para as máquinas de cápsulas.



Máquinas de Café Automáticas


93969423-433x325.jpg


DeLonghi Magnifica S ECAM 22.110.B

Esta máquina de café tem uma potência de 1450 W e um reservatório para borras de até 14 chávenas. O café pode ser personalizado facilmente entre curto, médio ou longo e forte ou moderado. O moinho de café integrado é silencioso e tem 13 configurações ajustáveis. O sistema desta máquina permite combinar vapor, ar e leite que faz uma espuma muito cremosa para cappuccinos deliciosos. O Thermoblock assegura que o café sai a uma temperatura ideal e constante. É possível utilizar café em grão ou já moído.
Dica de configuração. Afinação do Moinho. Hack ao moinho.





91331100-433x325.jpg


DeLonghi Dinamica ECAM 350.55.B

Com painél de controlo tátil e depósito de leite fresco permite personalizar por completo as bebidas, definindo a quantidade de café e água a utilizar, ajustando o aroma e selecionando a temperatura. O preço também é bastante superior à opção anterior.






32988217-433x325.jpg


Máquina de café Krups Milano EA8150 Negra

Máquina acessível com mostrador digital sem a opção de café em pó.





35423679-433x325.jpg


Máquina de Café KRUPS Fully Auto Roma EA810870

Sem ecrã tátil e sem opção de café em pó.






84157842-433x325.jpg



Máquinas
Philips EP5360/10
Delonghi ETAM29.510.B

Cafés referidos no tópico:
Delta Diamond
Nicola Grão Bocage
Nicola Gormet Selecto
Sical 5 Estrelas Clássico
Sical Sublime

Café Lavazza



Jacobs Kronung Crema


Acessórios


Líquido descalcificador Purivita 750ml
 
Última edição pelo moderador:
Boas a todos!
Criei este tópico para que se possa discutir acerca de máquinas de café automáticas, nomeadamente modelos, tipos de grão que utilizam, ajustes de moagem/quantidade de café.

Aproveito para deixar já o meu feedback:
Comprei uma Delonghi Magnifica S (22.110B) na Amazon por 287 há uma semana e até agora estou bastante satisfeito. Desperdicei algum café até acertar na moagem mas agora sai um café bem bom. Utilizo café em grão Sical 5 estrelas.
Que café é que vocês costumam utilizar e onde costumam comprar?

EDIT
Deixo aqui uma tabela com a comparação entre a utilização de café em grão e café em cápsulas


Relativamente ao preço das máquina automáticas há várias opções (desde os 240€), sendo que obtive bons feedbacks da De'Longhi Magnifica S ECAM 22.110.B (que é a que tenho) e da Krups EA815070.
Quanto ao café utilizei o preço de referência das cápsulas de marca branca que habitualmente se encontram nos diversos hipermercados e do Lote Chávena da Delta em grão, que se encontra com alguma facilidade nos mesmos locais, a cerca de 7€ por quilo (que dá para cerca de 100 cafés).
Há uma vasta gama de cafés em grão, desde 5€/kg, mas resolvi utilizar uma café melhor para fazer a comparação.
Como podem ver, em menos pouco mais de meio ano, com a poupança que fizeram pagam a máquina automática e continuam a poupar de forma bastante considerável, uma vez que cada café fica a 1/3 do preço do café em cápsulas, já para não falar que o café é bastante melhor, é possível regular a moagem e a intensidade do café, e a poluição é drasticamente reduzida, sendo que ainda podem utilizar as borras do café para colocar nas plantas.
Bons cafés ;)
 
Última edição:
Também ando de olho numas automáticas, a comprar lá o verão.

A escolha é muita! Ando de olho em Krups, Gaggia, Melitta e uma De Longhi da mesma gama da tua.

Não queria passar muito dos 300€ pois acho que com esse valor já se encontram máquinas competentes.
 
Do que eu andei a pesquisar, vi que as Delonghi são das que têm melhor relação qualidade/preço. Vi também vários relatos de pessoas com o mesmo modelo que eu e o feedback era bastante positivo, sendo que fui também a uma grande superfície comercial e também me recomendaram logo esta máquina.
Eu tinha uma máquina de cápsulas e quando fiz contas ao que gastava até me assustei. Com esta máquina consigo beber café de melhor qualidade, moido na hora, e em menos de um ano tenho a máquina paga e a dar "lucro" face ao que gastava...
 
Ando a procura de uma maquina automatica por acaso! Vi esta https://tropicalprice.com/product/B01A9D292Y mas é bem mais cara, não sei se vale a pena a diferença. Gostei dessa que partlhas-te
Assim de repente, face à minha, essa tem ecrã digital, algumas receitas pré-programadas, o recipiente do leite acoplado (que permite obter uma espuma melhor no capuccino e assim). Se vale a diferença, sinceramente não sei, vai também depender do tipo de utilização que lhe deres...
 
(...)
Comprei uma Delonghi Magnifica S (22.110B) (...). Desperdicei algum café até acertar na moagem mas agora sai um café bem bom. Utilizo café em grão Sical 5 estrelas.
Que café é que vocês costumam utilizar e onde costumam comprar?

A minha é igual a essa. Só tenho utilizado café Delta.
No que respeita à Quantidade de Café, está praticamente no máximo. Na moagem não mudei nada, ficou como estava no 4. Tens o teu em que nível?

Não esquecer de lavar o difusor de vez em quando, retirando o depósito de agua e abrindo a tampa lateral.
No que respeita ao "amaciador de água", não estou a utilizar isso.
 
A minha é igual a essa. Só tenho utilizado café Delta.
No que respeita à Quantidade de Café, está praticamente no máximo. Na moagem não mudei nada, ficou como estava no 4. Tens o teu em que nível?

Não esquecer de lavar o difusor de vez em quando, retirando o depósito de agua e abrindo a tampa lateral.
No que respeita ao "amaciador de água", não estou a utilizar isso.
Também não mexi. Comprei agora delta porque estava em promoção numa grande superfície e decidi experimentar...
Obrigado pelos conselhos
 
Ninguem arranja um grafico comparativo destas com as de capsulas?
Deixo então um resumo das contas que fiz para a minha situação. Fiz a comparação para um ano de utilização de uma máquina de cápsulas (utilizando cápsulas com um custo de 22 cêntimos cada e considerando um consumo de 7 cafés por dia) e a compra de uma máquina automática e respectiva utilização.

Gasto anual em cápsulas: 562.10€
Preço de aquisição da máquina automática: 287€ (há vários modelos a preços superiores e inferiores)
Gasto anual em café em grão (café Sical 5 estrelas ou delta chávena, correspondendo a menos de
10 cêntimos por café): 234,19€
Poupança no primeiro ano: 562,10-287-234.19= 40.91€
Poupança nos anos seguintes: 562.10-234.19= 327.91€

Como podes ver, mesmo contanto com o custo de aquisição da máquina, em menos de um ano a mesma está paga e ainda poupas 40 euros.
Atenção que a poupança aumenta ainda mais se comprares grãos de café de marca branca, que fazem com que o custo por café desça para menos de 5 cêntimos.
Em comparação com a máquina de cápsulas, com uma máquina automática tens a grande vantagem de estares a beber café acabado de moer e de poderes fazer o café ao teu gosto (quantidade, intensidade, cremosidade..).
Espero que esta análise seja útil
 
Eu fiz umas contas por alto e depois já ponho aqui
Ando d olho nessa máquina q compraste é por acaso reparei no excelente preço que ela tem na Amazon. A autêntica também tá com bom desconto numa loja tuga mas sinceramente será q irei notar alguma diferenca entre as duas q justifique a diferença d preço?

E cmo será que funciona a garantia compra do pela Amazon? Duvido q a De’Longhi Portugal aceite produtos de fora. Vi um gajo a queixar se disso
 
Última edição:
Ando d olho nessa máquina q compraste é por acaso reparei no excelente preço que ela tem na Amazon. A autêntica também tá com bom desconto numa loja tuga mas sinceramente será q irei notar alguma diferenca entre as duas q justifique a diferença d preço?

E cmo será que funciona a garantia compra do pela Amazon? Duvido q a De’Longhi Portugal aceite produtos de fora. Vi um gajo a queixar se disso
Até agora estou super satisfeito com a máquina que comprei. Do que estive a ver não encontrei nada por aí além que justifique a diferença de preço tão grande...
Quanto à garantia, do que vi na altura, acho que é tratada com a Amazon directamente, que, por experiência própria, tem um serviço de apoio ao cliente muito melhor que as lojas físicas portuguesas
 
Eu tenho a Magnifica S e também estou bastante satisfeito.
No que toca a café, tenho andado mais pelo Lote Chávena (int. 8) e pelo Sical 5 Estrelas. Já testei o Delta Platinum mas achei que tinha uma intensidade demasiado fraca.
Algum outro café que recomendem? ;)
 
Eu tenho a Magnifica S e também estou bastante satisfeito.
No que toca a café, tenho andado mais pelo Lote Chávena (int. 8) e pelo Sical 5 Estrelas. Já testei o Delta Platinum mas achei que tinha uma intensidade demasiado fraca.
Algum outro café que recomendem? ;)
São exactamente os tipos de café que tenho utilizado sendo que dos dois prefiro o Sical. Já agora costumas comprar a que preço por quilo? Onde compro anda nos 11€/quilo sem promoção mas normalmente ou um ou outro estão em promoção e fica nos 7.5€/quilo
 
São exactamente os tipos de café que tenho utilizado sendo que dos dois prefiro o Sical. Já agora costumas comprar a que preço por quilo? Onde compro anda nos 11€/quilo sem promoção mas normalmente ou um ou outro estão em promoção e fica nos 7.5€/quilo
Comprei o sical por 7.09€ hoje no Continente. Mas por norma, sem promoção, arranjo a 10€ num supermercado local.
 
Eu tenho a Magnifica S e também estou bastante satisfeito.
No que toca a café, tenho andado mais pelo Lote Chávena (int. 8) e pelo Sical 5 Estrelas. Já testei o Delta Platinum mas achei que tinha uma intensidade demasiado fraca.
Algum outro café que recomendem? ;)
Estou a pensar perder a cabeça e ir para a dinâmica que tem o compartimento d Leite para fazer capucino. A diferença d valores e mt grande mas fiquei rendido a maquina.
 
Já comprei a máquina. Só a recebo daqui a 8 dias úteis. A vossa máquina em termos d relação qualidade d preço e d longe mlhr. Mas eu n resisti a alguma mariquices da outra. Q provavelmente essa tbm faz mas n d maneira tão intuitiva. 699,99 xD mas cmo é a dividir por dois...Vou comprar já os cafés uma vez q tão em promo mas reparei q o sical já desapareceu d site d continente enfim
 
Eu já estava praticamente decidido pela Delonghi 22.110, no entanto uma Krups que estava de olho (mas fora de orçamento) baixou muito o preço (268€). Esta já tem o painel digital e faz o leite para o capuccino sozinha. Não vou beber muito capuccino, mas no inverno sabe sempre bem.

Pelas análises ambas tiram bons café, mas a Delonghi parece ser um pouco mais fiável.

Já fiz a encomenda na Amazon.es mas ainda não carreguei o cartão com o dinheiro (assim fica a "reserva" feita). Agora tenho de ler mais umas análises para me decidir! :facepalm:

O modelo em questão é a Krups EA8160.
 
Back
Topo