Máquinas de Café Automáticas

As Siemens têm um moinho em cerâmica que permite aquecer menos o café e preservar as características do café


Para moer no máximo uns 20 gramas de café de cada vez isso não é tema. Não estamos a falar de um moinho comercial onde por vezes metem a moer meio kilo de cada vez. E mesmo esses são quase todos em aço.

Em relação à duração, estas máquinas avariam todas antes de o moinho estar gasto, muito antes. Têm outras partes que são muito mais frágeis, como o módulo de infusão.

A vantagem de ser em cerâmica, nestas máquinas, está mais no facto de serem um pouco mais silenciosos do que os de aço. O resto é marketing.
 
As Delonghi têm o plano de manutenção mais simples do mercado. E estão desenhadas para funcionar com o mínimo de manutenção possível.

Agora, independentemente do plano de manutenção, se quiseres ter uma máquina automática impecável durante anos, de longe a longe tens que fazer uma revisão/limpeza geral da máquina, com a desmontagem da mesma, limpeza dos resíduos no circuito e lubrificação. Porque mover café em pó e depois as borras e manter os circuitos limpos é algo extremamente difícil e que apesar das brutais melhorias em relação às antigas automáticas de má fama, nunca é feito de forma perfeita.

Nesse particular as Magnífica S são relativamente simples de manter em casa, para quem tiver competências básicas de bricolage, a mecânica é muito simples e existem dezenas de tutoriais no YouTube para tudo.
 
A manutenção de abrir a máquina é um ponto menos positivo. Mas pronto, se tem que ser feito não há muito a fazer.
Será muito melhor que a combinação de um moinho+máquina manual?
 
A manutenção de abrir a máquina é um ponto menos positivo. Mas pronto, se tem que ser feito não há muito a fazer.
Será muito melhor que a combinação de um moinho+máquina manual?

Isso é qualquer uma. Ao fim de 2 ou 3 anos por mais manutenções que faças é inevitável que existam resíduos que não estão lá a ajudar.
 
Alguém tem experiência com a Sage Barista Touch?

Estou um pouco desapontado com as automáticas que me tem passado pelas mãos.

Bem respondendo a mim mesmo, muito bom. Para já não desiludiu, simples de operar, e mesmo antes de afinar , os resultados já eram superiores às automáticas que tive.
 
Essa sage vale a pena?
Onde compram essas máquinas?
Se fosse na worten era siga, cartão universo e tá a andar.
Mas do que vi parece quase um máquina dos cafés XD é enorme
Essa ainda custa uns 1000€ e eu dispenso o touch, mas por exemplo sem touch já vi muito idêntico por 600€.
Se valer a pena quem sabe...!
 
Essa sage vale a pena?
Onde compram essas máquinas?
Se fosse na worten era siga, cartão universo e tá a andar.
Mas do que vi parece quase um máquina dos cafés XD é enorme
Essa ainda custa uns 1000€ e eu dispenso o touch, mas por exemplo sem touch já vi muito idêntico por 600€.
Se valer a pena quem sabe...!

Eu acho que o modelo pro , e o melhor em custo/benefício, sem ecrã touch apenas com display lcd. O touch guia-te em todos os passos, assim como em modo limpeza, é como teres a bimby com ou sem display. Os resultados são os mesmos, só muda a forma como chegas lá.

Encomendei a minha touch por 765 numa promoção, senão ia mesmo pelo modelo pro que custa cerca de 600 euros
 
@badanas e a manutenção?
É fácil?
O expresso é bom? É que na publicidade as imagens é um balde de café, parece um copo de sumo cheio de café. Já agora, que motivos de levaram a optar por esta sage em vez de por exemplo uma Siemens automática? Já que andam pelos mesmos valores.
Pode parecer um pouco estranho mas penso que não conhecia a marca.

Btw, às vezes fico a pensar se comprando um bom grinder e uma máquina à parte não iria obter um melhor resultado.
Por exemplo baratza Encore que falam muito bem.
 
Última edição:
@badanas e a manutenção?
É fácil?
O expresso é bom? É que na publicidade as imagens é um balde de café, parece um copo de sumo cheio de café. Já agora, que motivos de levaram a optar por esta sage em vez de por exemplo uma Siemens automática? Já que andam pelos mesmos valores.
Pode parecer um pouco estranho mas penso que não conhecia a marca.

Btw, às vezes fico a pensar se comprando um bom grinder e uma máquina à parte não iria obter um melhor resultado.
Por exemplo baratza Encore que falam muito bem.

A manutenção e relativamente simples. Tão ou mais simples que uma automática.

Já tive várias máquinas automáticas, e todas foram dar ao mesmo, excelente café no início, deterioração com o tempo. As que funcionam a base de pastilha para limpeza (sem possibilidade de abrir) sao as mais rápidas a passar de um bom café para água tingida, as que consegues remover todas as partes para enxaguar, conseguiram comigo durar o dobro do tempo, que a primeira opção.

Quanto ao café com a sage, tu decides como preferes, consegues ir desde um café torrado como servem em alguns sitios, a um café mais corposo.
No site oficial da sage tens acesso a cursos gratuitos, através do zoom para aprenderes um pouco sobre a máquina.
 
Obrigado! Hoje vi também as Lelit.
Parecem também boas alternativas!
Mas é como disse, tenho de ver se não compro uma boa semi automática mais um bom grinder à parte.
 
Também tenho como projecto futuro comprar uma máquina com porta filtros. O problema é convencer o resto da casa a entrar nisto, ter um moinho, uma máquina e depois uma Nespresso, não é opção. Por isso é que tenho uma automática, é que esta toda a gente aqui usa sem resmungar que não é prático.

Mas se comprar quero uma máquina com caldeira, como por exemplo a Gaggia Classic. Ou então, se for para comprar uma 2 em 1, uma Lelit Kate. Mas honestamente a qualidade desses moinhos integrados deixa-me um pouco de pé atrás quando comparados com um moinho à parte. E se investir num setup desses tem que ser algo que não me deixe dúvidas para o futuro.
 
Obrigado! Hoje vi também as Lelit.
Parecem também boas alternativas!
Mas é como disse, tenho de ver se não compro uma boa semi automática mais um bom grinder à parte.
Tens que ter em consideração o que o @mundano está a dizer. Vais ser o único utilizador da máquina? É que isso pode ser um factor decisivo para a escolha. Se os restantes utilizadores não tiverem paciência para moer cafés e andar a limpar borras.
 
Sim, só eu é que vou usar a máquina. É quase um hobbie.
Por isso talvez uma combinação de moinho mais máquina de manípulo talvez seja melhor para mim. (melhor resultado) do que uma automática.
@mundano
Seria esta aqui a tua escolha? Não percebo muito das diferenças entre umas e outras.
Existem umas bem mais baratas da mesma marca, devem ser inferiores em alguma coisa.
https://www.amazon.de/-/en/Gaggia-8...keywords=gaggia+classic&qid=1619972813&sr=8-2
 
Última edição:
A pergunta pode parecer estranha, mas alguém já usou, ou tem máquinas de cápsulas portáteis? Vi uma numa daquelas lojas chinocas e gostava de ter feedback, até porque custam os seus 70€... Alguém tem feedback? O objectivo seria levar cápsulas de casa nespresso/dolce gusto. Tenho das duas
 
Primeiro dia com a Siemens TE655203RW e só posso dizer maravilhas. Ainda só experimentei o expresso e o cappuccino, mas a qualidade e a facilidade de fazer uma bebida láctea é espectacular. Não sei como é que funciona o sistema de limpeza nas outras máquinas, mas aqui é intenso. A experimentar coisas novas.
 
Última edição:
Bom dia. Sou novo aqui no fórum mas ja ando a seguir esta conversa desde a primeira pagina. Possuo uma magnifica ecam 23.460 e trazia 2 kgs de café lavazza gusto forte de oferta. Será que alguém me consegue aconselhar onde comprar mais desse café? Já usei varias marcas antes no Krups e este café é de outro campeonato
 
Última edição:
Back
Topo