Máquinas de Café Automáticas

Já chegou a delonghi e tinha encomendado um Lavazza Gusto Pieno, estou a gostar do café mas, já ontem, notei o café algo ácido. Há alguma configuração na máquina que permita reduzir a acidez?
A acidez tem a ver com o tipo de café... Uma máquina nada pode fazer relativamente a isso.
 
Certo, pelo que tinha visto o Gusto Pieno como só tem 20% de arábica não deveria ser ácido (ou pelo menos muito) dai perguntar se alguma das configurações da máquina podia influenciar esse aspeto
 
Certo, pelo que tinha visto o Gusto Pieno como só tem 20% de arábica não deveria ser ácido (ou pelo menos muito) dai perguntar se alguma das configurações da máquina podia influenciar esse aspeto
A única coisa que podes tentar, é mexer na quantidade de café (talvez reduzir um pouco a quantidade de café), mas não muito, para não ficar fraco...
Não te queixaste da espuma, nem do aspecto, por isso, acho que tens o moinho bem definido.
 
A única coisa que podes tentar, é mexer na quantidade de café (talvez reduzir um pouco a quantidade de café), mas não muito, para não ficar fraco...
Não te queixaste da espuma, nem do aspecto, por isso, acho que tens o moinho bem definido.
Eu na verdade não percebo nada de café, a máquina chegou na terça e gostei do café tirado nesse dia, achei forte, mas gostei, e tem espuma (agora se é boa ou má já não sei, o mesmo com o aspeto, não tenho chavenas de vidro portanto não consigo verificar muito bem se está ok). Entretanto ontem ou na quarta comecei a notar o café um pouco ácido, entretanto também estou meio constipado pelo que pode ser essa a causa disto
 
Já chegou a delonghi e tinha encomendado um Lavazza Gusto Pieno, estou a gostar do café mas, já ontem, notei o café algo ácido. Há alguma configuração na máquina que permita reduzir a acidez?

Ainda não experimentei esse café mas tive a mesma impressão com o Lavazza Oro, que é 100% arábica e por isso era de esperar. No meu caso consegui reduzir a acidez colocando o moinho numa moagem mais grossa e/ou reduzindo um pouco a dose usada. Agora isto faz também com que o café fique menos encorpado e perca algum creme por isso não convém variar demasiado os níveis. A temperatura usada também pode ter influência no resultado final, embora no meu caso tenha tido menos impacto.
 
Vi o video todo e acho que é uma boa opção, mas nem todas as pessoas têm tempo ou paciência para isso tudo...
É tudo uma questão de custo/benefício.
No meu caso, prefiro ir acertando a máquina até o cafe ficar ao meu gosto!

Mas é sempre bom conhecer alternativas 👍👍

Na Dolce Gusto a tampa é de silicone e comprei a v4, que já tem a rede incorporada, é só colocar o café moído lá dentro por tampa e tirar, depois passar por água a cápsula.
Por 8 cêntimos / café (vá 9 cêntimos com depreciação a 3 anos de 32 cafés/mês) estimando café moído 200g a 2€ é imbatível :)
Primeiro que amortizasse o custo de uma Delonghi fora o espaço que ocupa.... mas entendo perfeitamente quem queira automática
Whats-App-Image-2021-07-28-at-19-49-22.jpg
4th-gera-o-c-psula-de-caf-para-dolce-gusto-m-quina-de-caf-de-a.jpg_Q90.jpg_.webp
 
Na Dolce Gusto a tampa é de silicone e comprei a v4, que já tem a rede incorporada, é só colocar o café moído lá dentro por tampa e tirar, depois passar por água a cápsula.
Por 8 cêntimos / café (vá 9 cêntimos com depreciação a 3 anos de 32 cafés/mês) estimando café moído 200g a 2€ é imbatível :)
Primeiro que amortizasse o custo de uma Delonghi fora o espaço que ocupa.... mas entendo perfeitamente quem queira automática
Whats-App-Image-2021-07-28-at-19-49-22.jpg
4th-gera-o-c-psula-de-caf-para-dolce-gusto-m-quina-de-caf-de-a.jpg_Q90.jpg_.webp

Com 1kilo de café (8€) tiro 120 cafés, ainda sai mais barato que os teus 8 cêntimos [emoji16]
 
Na Dolce Gusto a tampa é de silicone e comprei a v4, que já tem a rede incorporada, é só colocar o café moído lá dentro por tampa e tirar, depois passar por água a cápsula.
Por 8 cêntimos / café (vá 9 cêntimos com depreciação a 3 anos de 32 cafés/mês) estimando café moído 200g a 2€ é imbatível :)
Primeiro que amortizasse o custo de uma Delonghi fora o espaço que ocupa.... mas entendo perfeitamente quem queira automática
Pois...
No meu caso, eu e a minha mulher, fazemos entre 6 a 8 cafés por dia.
Por isso, pagámos a máquina muito rapidamente... (em relação à Nespresso que tínhamos).
Mas de qualquer das formas, acho que da tua maneira se perde muito tempo...
E foi por isso, que fui para uma automática, senão comprava uma semi-automática e café em pó. Mas tinha que ter mais limpezas (limpeza do manípulo e filtros de cada vez que usasse).


Boa tarde a todos, magnífica s a 249€ na Amazon Alemã, com portes e filtro de água fica a 290€, penso que está a um preço interessante. Bom fim de semana
Está mesmo a bom preço! Claro que com o nosso Iva fica +/- 259€, mas mesmo assim, muito bom preço ;)
 
Boa tarde a todos, magnífica s a 249€ na Amazon Alemã, com portes e filtro de água fica a 290€, penso que está a um preço interessante. Bom fim de semana
Estou interessado em comprar esta máquina, mas não para agora.
A mim a máquina + filtro fica-me a 257.98 €, é de facto tentador.
 
Boa tarde tenho um philips ep2220 e sei que é comum neste tipo de máquinas elas gastarem mais água, já que tanto ao ligar como ao desligar fazem sempre uma limpeza do circuito, a minha pergunta é se isso dá para alterar
 
Boa tarde. Esse modelo não conheço, mas na que tenho (De'Longhi Magnifica S), que eu saiba não dá para desactivar.
E tal com disseste e muito bem (é para fazer a limpeza do circuito), senão os bicos podem ficar entupidos.
Comprimentos.

 
Certo, pelo que tinha visto o Gusto Pieno como só tem 20% de arábica não deveria ser ácido (ou pelo menos muito) dai perguntar se alguma das configurações da máquina podia influenciar esse aspeto

Sim, podes, até certo ponto. Um café muito ácido (ou se calhar azedo, tipo limão) é porque está underextracted. Tens de moer mais fino. Qual a máquina? Tenta por a moagem no mínimo e conta quantos segundos leva a extração (o ideal é entre 25-30s).
 
Sim, podes, até certo ponto. Um café muito ácido (ou se calhar azedo, tipo limão) é porque está underextracted. Tens de moer mais fino. Qual a máquina? Tenta por a moagem no mínimo e conta quantos segundos leva a extração (o ideal é entre 25-30s).
é a ETAM29.510, a moagem está no 3, abaixo disso já começa a "pingar", entretanto reduzi um pouco a quantidade de café e já não o noto ácido
 
Sim, podes, até certo ponto. Um café muito ácido (ou se calhar azedo, tipo limão) é porque está underextracted. Tens de moer mais fino. Qual a máquina? Tenta por a moagem no mínimo e conta quantos segundos leva a extração (o ideal é entre 25-30s).
Olá, sou novo no que toca às automáticas e para já estou com dificuldade em ajustar a extração. O café sai demasiado aguado para o meu gosto, mesmo já tendo o moinho no mínimo (fiz o processo aconselhado de descer 1 nível de cada vez e com o moinho a funcionar). A máquina é uma Delonghi magnifica s smart (250.33) e o café já experimentei delta chávena e sical clássico porque eram os que havia onde fui (encomendei lavazza crema & aroma entretanto mas ainda não chegou).
Agora, o tempo de extração de que fala é nos 30/40ml desde que o café começa a sair até que pára de sair? É que se for isso estou com 8 segundos, mesmo com a roda da intensidade no máximo e o moinho no mais fino...
Será problema de afinação?
Obrigado desde já e cumprimentos
 
Olá, sou novo no que toca às automáticas e para já estou com dificuldade em ajustar a extração. O café sai demasiado aguado para o meu gosto, mesmo já tendo o moinho no mínimo (fiz o processo aconselhado de descer 1 nível de cada vez e com o moinho a funcionar). A máquina é uma Delonghi magnifica s smart (250.33) e o café já experimentei delta chávena e sical clássico porque eram os que havia onde fui (encomendei lavazza crema & aroma entretanto mas ainda não chegou).
Agora, o tempo de extração de que fala é nos 30/40ml desde que o café começa a sair até que pára de sair? É que se for isso estou com 8 segundos, mesmo com a roda da intensidade no máximo e o moinho no mais fino...
Será problema de afinação?
Obrigado desde já e cumprimentos
Com esse tempo de extracção com certeza que alguma coisa não está a correr bem no processo de moagem e o café não está a ficar suficientemente fino. É melhor reveres os passos que utilizaste a ver se faltou algum detalhe,
nesse modelo de máquina não tenho a certeza mas na minha cada vez que mexo na afinação do moinho tenho de tirar 2 ou 3 cafés para ele assumir e só então volto a regular mais um nível e assim sucessivamente até chegar ao nível que pretendo. Delta Chávena ainda não experimentei mas Sical Clássico já e consegue-se um café intenso e cremoso se estiver tudo bem com a máquina.
 
Olá, sou novo no que toca às automáticas e para já estou com dificuldade em ajustar a extração. O café sai demasiado aguado para o meu gosto, mesmo já tendo o moinho no mínimo (fiz o processo aconselhado de descer 1 nível de cada vez e com o moinho a funcionar). A máquina é uma Delonghi magnifica s smart (250.33) e o café já experimentei delta chávena e sical clássico porque eram os que havia onde fui (encomendei lavazza crema & aroma entretanto mas ainda não chegou).
Agora, o tempo de extração de que fala é nos 30/40ml desde que o café começa a sair até que pára de sair? É que se for isso estou com 8 segundos, mesmo com a roda da intensidade no máximo e o moinho no mais fino...
Será problema de afinação?
Obrigado desde já e cumprimentos

Estas a rodar o moinho cada vez que tiras um café. Está errado. Tens de dar um click a cada quatro cafés. Ou entendi mal?
 
Eu é que me expliquei mal. Tirei sempre 3/4 cafés entre cada alteração de nível.

O que acham que devo fazer? Voltar a colocar num nível mais alto e repetir o processo?
 
Eu é que me expliquei mal. Tirei sempre 3/4 cafés entre cada alteração de nível.

O que acham que devo fazer? Voltar a colocar num nível mais alto e repetir o processo?
Nao creio que isso vá resultar. E que tal experimentares fazer o hack da peça do moinho? Está um video uns posts para tras


 
Nao creio que isso vá resultar. E que tal experimentares fazer o hack da peça do moinho? Está um video uns posts para tras


Obrigado pela dica! Acabei de experimentar, saiu um café bom (o segundo após alteração de nível) e depois voltou aos 8 segundos...
Dá ideia que o moinho não aguenta a posição selecionada e cria folga
 
Back
Topo