1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquinas Digitais e os Raio-X nos Aeroportos

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por hoiptua, 26 de Maio de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 6152)

1. BOas Tardes.

Vou viajar e levo a minha máquina slr digital.
    É obrigatório passar sempre a máquina pelos Raio-X no aeroporto ou podemos só mostrá-la e ligá-la?
    Principalmente Gostava de saber se ao passar a máquina pelos Raio-X dos aeroportos a pode danificar.

Obrigado

2. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Não sei se estraga mas tens bolsas próprias que protegem a máquina (já no tempo dos rolos havia porque os rolos estragam-se). De qualquer forma deves poder mostrar.

3. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

esse tipo de material mostras e já está porque não vais lá meter material electronico, portatil ou camara fotografica.

pelo menos do q lembro mostrei!

4. kmolazz

kmolazz Power Member

Nos meus últimos voos passou tudo pelo "aparelho". Já me pediram inclusivamente para tirar o portátil da mala.
    Quer o meu portátil, quer a máquina fotográfica, já lá passaram várias vezes e não ficaram com nenhum problema.
    Penso que ainda vi alguns avisos em alguns aeroportos mas apenas em relação aos rolos das máquinas analógicas.
    cumps,
    Carlos

5. oscarolim

oscarolim Power Member

E discos rigidos, cartoes de memoria? Nao ha problema em passa-los?

6. ordisi

ordisi Banido

O meu portátil já passou mais de uma vez e não lhe aconteceu nada. Na altura perguntei e disseram-me no aeroporto que para o material informático, os raios que eles usam são completamente inofensivos.

7. Andre_pais

Andre_pais Power Member

Li numa revista á algum tempo que os raios x não danificam as maquinas digitais.

8. macpat

macpat Power Member

Em relação às máquinas de raio-x, estas não causam qualquer problema ao material electronico!!!

Quanto aos rolos fotograficos, é seguro até ISO1600 (33 DIN) (dados do fabricante)!!

Se tiverem algum receio podem sempre ir ao site do INAC www.inac.pt , lá existe um formulário que se pode preencher a pedir autorização para que o material sensivel seja inspeccionado manualmente!!

9. Warlord

Warlord [email protected] Member

a minha makina digital ja passou com o cartao la dentro e nao teve problemas...mas dai ate concluir k e seguro nao me atrevo :P

10. cantara

cantara Power Member

Agora tem que passar tudo pelo raio-x!! E nos portáteis, pedem para tirá-los da mochila. E se fores para Londres, aí é que não há espaço para manobras!

Mas do que li, apenas os rolos é que se estragam. Mas existem sacos próprios para o efeito. Quanto a máquinas, a minha já passou algumas vezes, e não aconteceu nada.

11. michael

michael Power Member

Antes de mais desculpem o grande desenterro deste tópico mas achei preferível o fazer em vez de criar um novo tópico.

Pelo que consegui perceber não há problema em passar a máquina fotográfica digital nas máquinas raio-x dos aeroportos.

No entanto tenho as seguintes dúvidas:

- Os cartões de memória convém estarem formatados, correcto?
    - A bateria deve estar inserida na DSLR ou não?

Desculpem estas perguntas, mas quem não sabe ... tem de perguntar :p

Cumprimentos

Michael

12. arkannis

arkannis Power Member

Não. É indiferente, os raios-x não interferem de forma alguma com os cartões de memória.
    A unica coisa que pode interferir são campos magnéticos muito fortes, que também interferem com qualquer aparelho electronico.

Última edição: 19 de Junho de 2009
  13. michael

michael Power Member

Obrigado pelo esclarecimento

Cumprimentos

Michael

14. linomanuel

linomanuel Power Member

Bem...
    É assim, eu viajo talvez umas 30 vezes por ano de avião. Para terem uma ideia esta semana fiz 4 viagens. Trago comigo sempre portatil e máquina digital, o disco externo as vezes. Nunca tive qualquer problema. Antigamente tinha uma maquina digital normal de 6.4 megas que deve ter passado no raios-x umas 100 vezes, com cartão, sem cartão, com bateria, sem bateria... Nunca liguei a isso e nunca tive problemas. Ha dois meses comprei uma 450D e já passou no raios-x umas 10 vezes e também nunca notei nada de anormal. Nem as pen de memória tiveram qualquer alteração.
    Por isso por experiencia própria penso que não ha problemas com os raios-x.

Abraços

15. michael

michael Power Member

linomanuel muito obrigado pela tua partilha de experiência. Assim estou mais descansado, posso levar o netbook, a máquina e um disco externo sem muitas preocupações :001:

Cumprimentos

Michael

16. Warlord

Warlord [email protected] Member

eles a mim perguntaram sempre se tinha portatil, e o pessoal k via com portatil deixavam passar ao lado...

17. Miss Marple

Miss Marple Power Member

Sim, porque os portáteis se passam pela máquina de raios X não permitem que se veja o que está por baixo deles...Por isso, é que se têm sempre de tirar e passar ao lado...

Partilhar esta Página