1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Máquinas Digitais

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por compadretoino, 17 de Abril de 2006. (Respostas: 34; Visualizações: 3655)

1. Estou rendido às maquinas fotográficas digitais.
    Tenho uma Nikon F50, reflex e analogica que tira fotos muito boas, mas para mais tarde visualizar.
    Tenho pesquizado sobre as novas maquinas digitais, que já tem uma relação preço/qualidade muito satisfatórias, estando mais inclinado para as do tipo bridge, sobretudo para as de zoom superior.
    Há 3 máquinas que me estão a deixar indeciso na escolha: a Kodak P850, a Panasonic FZ5 e a Sony H1.
    Há ainda outra possibilidade, que é a de eu comprar a reflex Nikon D50 (só corpo) e utilizar a objéctiva da minha analógica (se der).
    Deiam-me uma ajuda.

Última edição pelo moderador: 27 de Abril de 2006
  2. timber

timber Zwame Advisor

Boas
    Sim dá para utilizar a tua objectiva
    A compatibilidade dentro da baioneta F tem alguns "se" quando envolve objectivas bem antigas mas uma lente que funcionava numa F50 de certeza que é compatível com a D50. Desconfio que deves ter uma lente AF do tipo D com focagem por parafuso. Provavelmente uma 35-70 ou 28-80 ou algo por aí não? O único problema é que essa lente não é tão útil na D50 como foi na F50 devido ao tamanho do sensor DX. Ou seja considerando o factor crop ficas com o equivalente a uma 42-120 (para o caso da 28-80) ou seja perdes as distâncias focais de grande angular. Se comprares mesmo uma D50 mais vale optares por uma versão kit incluindo a 18-55 que te resolve este pequeno pormenor. Tb podes considerar em alternativa a 18-70, a 18-200 ou mesmo a 17-55 que já é uma lente de alto calibre e preço/performances a condizer. Para ver se gostas da coisa acho que a 18-55 serve muito bem. A 18-55 naturalmente comporta-se como uma lente 27-82,5 numa máquina como a F50 (ou a F5 ou a F100 ou a F6 ou outra qualquer analógica) ou seja é uma substituta perfeita duma lente típica de kit como a 28-80 nas SLR analógicas.
    Caso contrário podes comprar a tal bridge sabendo que a focagem, rapidez geral da máquina, manuseamento e qualidade a pouca luz são bastante inferiores a uma SLR (qq que ela seja). mas o preço é muito mais baixo e tens um pacote tudo em um. Qualquer dessas 3 são boas máquinas, alguma já com substitutos no mercado tal como a FZ7 ou a Sony H2. Pessoalmente só usei a FZ5 e achei uma máquina muito jeitosa considerando tudo o que oferece e o bom preço. Além disso usa cartões SD como se quer.

Última edição: 17 de Abril de 2006
  3. Eu tenho uma FZ5 e gosto muito dela. Claro que não é uma D50 ...
    Mas pelo preço é muito boa na minha opinião. Se precisares de alguma coisa acerca dela diz.

4. Um dia destes emprestaram-me uma Canon 350D e fiquei impressionado com a velocidade de disparo, chegando mesmo a fazer duas fotografias seguidas, por manter o dedo no disparador.
    Na vossa opinião, quais são os factores que mais contribuem para uma focagem e disparo rápido?
    Já agora, no caso da Panasonic, a porta USB é tipo I. Terá isto influencia na escolha da máquina?

5. timber

timber Zwame Advisor

A Canon 350D não é especialmente rápida para um SLR digital. Faz 3 disparos por seg que é o banal para estas máquinas (e é o mesmo que a D50 faz)
    A 20D e a D200 fazem 5 por minuto e a D2h e a D2x fazem 8 por seg e a 1D mk II faz 8,5 etc.....
    As SLRs focam rápido porque o sistema de focagem que usam (detecção de fase) é tecnicamente superior ao que as outras máquinas digitais usam (detecção de contraste)
    Provavelmente também achaste a 350D rápida porque talvez tivesse uma lente USM (ultra sonic motor) que tem um motor de focagem muito rápido. A tua lente da F50 deve ser antiga e ser por parafuso (tem um motor dentro da máquina e uma espécie dum parafuso que acciona a lente). Actualmente, no entanto, a Nikon também usa lentes com motor interno ultra sónico. São as lentes SWM. A Canon no entanto continua ter muito mais lentes USM que a Nikon tem SWM. Também verdade que a maioria das lentes realmente interessantes já tem versão SWM.

6. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

como o timber disse acima.. comprar um corpo e meter a lente antiga como lente de uso regular n deverá ser o mais correcto pois terás algo lento e problemas de compatibilidade em certos aspectos!

Se não estás com ideia de investir em lentes e mais material a ideia de uma boa compacta poderá não ser pior!

Eu nessa situação optaria por uma Sony H2 ou Canon S2 ou a S3 ou até porque não uma Fuji S9500 (mais carita mas excelente maquina) ou uma S5500.

Quanto o escolher uma SLR o ficares espantado com a 350d é sempre bom. eu tinha uma compacta vulgar e ao tocar numa H1 não tive mais vontade de usar a compacta!
    Agora tenho a d70s.
    é verdade, experimenta as maquinas antes, eu com uma 350d só com um grip ficaria satisfeito pois ela é muito pequena!
    Lente as que o timber disse apenas discordo com a todo terreno (18-200) pois acaba por ser uma lente muito escura. mas ideal para quem realmente não quer andar em trocas!

7. crossroads

crossroads Power Member

entre as 3 que indicaste não escolhia nenhuma. Vê as características da Canon S2is. É a que eu tenho e é boa.
    Se quiseres mesmo umas opiniões profissionais vai a www.forumfotografia.net. Há lá n discussões como esta

8. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

já agora podia dizer que lentes tens...
    acredite, ja brinquei com umas sony's potentes e dSLR e coitadinha da minha Sony P-72 :D

9. timber

timber Zwame Advisor

jamiro a 18-200 nas distancias focais equivalente a 18-55 e a 18-70 tens exactamente as mesmas aberturas ou muito perto e ainda tens o VR para ajudar. Em lentes deste tipo não há milagres. Aliás é só ver o tamanho da EF 200 f1.8 ou da Nikkor 200 f2.0 para ver o que custa fazer uma lente rápida com 200mm
    E a 17-55 é outro campeonato de preço

10. Edgar_

Edgar_ What is folding?

Eu tambem tnho uma D70s e tal como o jamiro achei a 350D muito pequena, so la ia com grip...
    EU tnho também uma Minolta Z1, qiue ja n se faz...o sony comprou a konica minolta...eram maquina porreira, as ultimas as Z5 tinham zoom optico 12x e estabilizaro optico, eram mto porreiras...A serie H da sony tende a ter caracteristicas das Minolta, o que é sempre porreiro :P

Ed_

11. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

eu ando em busca da 300mm f2.8 pra minha d70s :(

bem.. se for compacta.. ja sabes.. n mudo o que disse acima :D

12. Eu tenho uma Fuji S5500, acho que é uma máquina razoável e está a um bom preço (300 e qq coisa €). Não sei quanto é que queres gastar e se a queres para fins profissionais ou não mas se for só como hobbie acho q serve perfeitamente :) A canon 350D também é muito boa, já tive oportunidade de trabalhar com ela e aconselho!

13. @njo

@njo Power Member

Uma SLR é uma SLR...

Eu tenho uma Panasonic Z5 e adoro-a (promoção na www.*****.pt -> 300€ já com cartão Sd de 512)

Se tivesse €€ ia para uma D50, que também está em promoção na *****.

D50, 350D, E500.. tudo bons aviões.

O que me apaixona nas SLR é a forma como toleram o ruido mesmo com ISO´s acima de 800

O que em apaixona na Z5... é ser muito pequena, e ter bom Zoom (12x)

14. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

comparar SLR com Compacta não é comparar.

são coisas em que a unica semelhança é o tirar fotografias :D

Boa sorte com a escolha! e compra numa loja que não dê problemas ! a ***** tem fama de dar mts em termos de assistencia!

se deres mais um pouco e levares uma d70s n ficas mal ;) tenho uma e estou muito feliz!

15. @njo

@njo Power Member

Penso que o mais importante é saberes para que queres a máquina...e o valor do orçamento.

Última edição: 27 de Abril de 2006
  16. ShoKinG

ShoKinG Power Member

Nem por isso, é conforme o estilo de lentes que uses vejo muita pouca gente a usar Primes novas e vai tura para lente primes antigas, por isso o uso de lentes recente é relativo se queres uma lente Prime ( sem Zoom ) ou uma lente Zoom, e pelo que tenho visto e exprimentei o vidro das antigas é bem mais razoavel do que muitas lentes novas

17. jamiro

jamiro Moderador
    Staff Member

digo isto pq tens muitas camaras com incompatibilidades!!

por exemplo a d50 n funciona correctamente com uma tokina AT-X 340 e a d70 n tem qualquer problema!

As lentes Prime e as Zoom são lentes muito diferentes!

E a Prime visto ser 'bloqueada' se for de qualidade será sempre uma boa lente!

18. Vocês que usam SLR, não sentem falta da pré-visualização da foto?
    Digo isto porque uma vez a usar uma sony 828, gostei muito dessa função, já que torna mais fácil tirar boas fotos. As poucas SLR que tenho usado não tinham esta função. O que me dizem disto?

19. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

O que queres dizer com pré-visualização da foto? Ver a imagem a fotografar no TFT em real time?

Nas dSLR, o que vês no viewfinder é o que vai sair no ficheiro, simples ;)

20. timber

timber Zwame Advisor

No TFT? Não digo que não gostasse da função mas a imagem que aparece no TFT é de qualidade tão inferior e com um refrescamento tão baixo relativamente a um visor TTL que é um compromisso que se aceita bem. Além disso é o visor TTL e a impossibilidade de ter live view que permite às SLR usar o mecanismo de focagem por fase que lhes dá a sua velocidade de focagem muito superior
    O que realmente me agrada no live view é mais a possibilidade de ter histograma live. Isso sim é uma função interessante.

Partilhar esta Página