Máquinas SLR - Qual a melhor escolha

Daniel Duque

Power Member
A minha irmã está interessada em comprar uma máquina fotográfica SLR visto que ela, para além de gostar de fotografia, precisa para o curso dela. Eu gostaria de saber qual a melhor escolha num orçamento até 1000€ (se possível menos) e qual a melhor marca a ter em consideração.

Obrigado desde já.
 
Já há por aí imensos tópicos a perguntar o mesmo e a conclusão é sempre a mesma: Não há SLRs más.
Cada uma tem as suas vantagens mas no geral todas elas são boas. Agora depende é das caracteristicas a que o utilizador dá mais valor. Depois depende do sistema em que cada um prefere investir seja pela marca, pelas lentes, acessórios, etc...
Uma caracteristica em particular a ter atenção é a ergonomia. É uma caracteristica importante e só quem vai usar a máquina é que pode decidir.
 
Porque é que ninguém pergunta que lentes é que deve escolher e só depois escolher o corpo consoante as lentes que quer usar.???

Eu iria para uma 400D + tamron 17-50 2.8, ideal seria a D80 mas essa já é mais cara e estourava o orçamento. Como essa lente parece ter uma muito boa relação qualidade/preço essa seria a minha escolha, embora more nikon cá em casa.
 
Porque as pessoas assumem que o mais importante é o corpo e que lentes há iguais para todas os corpos... lol

E ao contrário do que acontecia com o rolo, nas dSLR não se pode descartar completamente a escolha do corpo, pois como foi dito por aí, o corpo já não é só uma caixa negra para se enfiar o rolo.
 
Porque as pessoas assumem que o mais importante é o corpo e que lentes há iguais para todas os corpos... lol

E ao contrário do que acontecia com o rolo, nas dSLR não se pode descartar completamente a escolha do corpo, pois como foi dito por aí, o corpo já não é só uma caixa negra para se enfiar o rolo.

Mas tal como no tempo dos rolos, a diferença entre corpos não está tanto ao nível do sensor, que esses muitas vezes até são iguais (D40x, D80 e D200, por exemplo), mas sim em tudo o resto.. Ou seja, a velocidade, a construção, a ergonomia, o metering, a focagem.. etc.. etc...
 
Tá bem, isso é tudo muito giro! Mas quais são as diferenças que alguém que está a começar vai notar entre uma 400D, uma K10D ou uma D80???

Isso é tudo muito bonito ah e tal ISO elevado etc. etc. mas depois o que realmente interessa nesta gama são as lentes! E é ridiculo aconselhar um corpo melhor se depois não vão ser usadas lentes de qualidade.
 
Se a câmara é necessária para um curso o melhor é ela informar-se acerca do que é tipicamente usado no curso dela. Isto é como as máquinas de calcular, ninguém precisa de andar a marrar por ter material diferente enquanto os outros andam para a frente.
 
Tá bem, isso é tudo muito giro! Mas quais são as diferenças que alguém que está a começar vai notar entre uma 400D, uma K10D ou uma D80???

Isso é tudo muito bonito ah e tal ISO elevado etc. etc. mas depois o que realmente interessa nesta gama são as lentes! E é ridiculo aconselhar um corpo melhor se depois não vão ser usadas lentes de qualidade.

Acima de tudo vão notar que a K10D tem estabilização e provavelmente a maior oferta de lentes. Depois podem ainda notar que a 400D é a que tem maior precisão nas cores e a D80 tem coisas personalizáveis que as outras duas não têm, por exemplo as curvas.
É claro que interessa sempre investir em vidro à altura da máquina, caso contrário acaba por fazer mais sentido ir para uma gama de entrada. Mas, principalmente para alguém que vai tirar um curso e talvez vá fazer disto vida, é importante ter a certeza que o corpo lhe serve e que as lentes que quer estão disponiveis para o sistema que o corpo usa.
 
Acima de tudo vão notar que a K10D tem estabilização e provavelmente a maior oferta de lentes.


A k10d tem a maior oferta de lentes??


Eu muito sinceramente, acho que uma das coisas mais importantes para quem começa não é ter curvas personalizáveis, ou estabilização de imagem, ou pseudo-redução de poeira no sensor, ou imagens a ISO 1600 2% melhores do que a outra quando se vêm com uma magnificação de 300%...

O que acima de tudo interessa é a ergonomia da máquina e como se tem os comandos arranjados de forma a tornar fácil mudar tudo e tornar fácil decorar os comandos de forma a conseguir controlar a máquina sem tirar o olho do viewfinder..

A Nikon D80 está um passo à frente da D40/D40x e dois ou três passos à frente da Canon 400D nesse aspecto..

Só o facto de ter dois jog dials faz muita diferença...
 
Sim, pelo menos pelo que já ouvi de várias pessoas, o mount da Pentax é o que funciona com mais lentes (se as encontras à venda ou não já é outra coisa). Ainda ontem estava a ler um artigo em que um director executivo, que penso que é da Canon, afirmava que já ía na 4ª Pentax por causa das lentes.

Apesar de não deixa de concordar contigo no que diz respeito à ergonomia, (aliás, já o tinha dito lá em cima) isso é algo que que varia de pessoa para pessoa. Pessoalmente também não gosto da 400D mas nunca trabalhei com a K10D para poder dizer que a Nikon está muito à frente. E mesmo assim há quem prefira a 400D. Por isso, relativamente à ergonomia acho que apenas conta a opinião de quem vai ter que usar a máquina.

Quanto às funções, se são importantes ou não, também depende da pessoa, e normalmente para quem se inicia o que referes não é muito importante, mas neste caso depende também do programa do curso. E pior do que andar a "marrar por ter material diferente" é ter material que simplesmente não faz tudo o que é preciso para o curso.
 
Sim, pelo menos pelo que já ouvi de várias pessoas, o mount da Pentax é o que funciona com mais lentes (se as encontras à venda ou não já é outra coisa). Ainda ontem estava a ler um artigo em que um director executivo, que penso que é da Canon, afirmava que já ía na 4ª Pentax por causa das lentes.



A Pentax tem muito material se contares com as lentes manuais e tal, só que mesmo assim são difíceis de arranjar...

Agora se contares apenas com gama actual de lentes da Pentax que podes arranjar ai nas lojas, ela é MUITO mais pequena do que a gama da Canon ou Nikon. Além disso, as lentes Pentax antigamente tinham excelente qualidade, mas actualmente as novas que estão a sair, especialmente os modelos feitos já para as digitais, são baseadas em modelos da Tokina.. Não é que sejam más, mas não são da mesma liga das Canon ou Nikkor...


Quanto à Pentax K10D eu não disse nada porque também nunca trabalhei com uma... Mas tenho ideia de ser uma boa câmara para o preço..
 
Última edição:
A Pentax tem muito material se contares com as lentes manuais e tal, só que mesmo assim são difíceis de arranjar...

Agora se contares apenas com gama actual de lentes da Pentax que podes arranjar ai nas lojas, ela é MUITO mais pequena do que a gama da Canon ou Nikon. Além disso, as lentes Pentax antigamente tinham excelente qualidade, mas actualmente as novas que estão a sair, especialmente os modelos feitos já para as digitais, são baseadas em modelos da Tokina.. Não é que sejam más, mas não são da mesma liga das Canon ou Nikkor...


Quanto à Pentax K10D eu não disse nada porque também nunca trabalhei com uma... Mas tenho ideia de ser uma boa câmara para o preço..

Acho que as lentes novas da Pentax são mesmo Tokinas com rebranding. Mas sim, o pessoal que me diz isso conta com as manuais. Especialmente umas grandes angulares e uma ou outra zoom, que dizem ser autênticos tesouros.

Aliás, fui pesquisar e actualmente o sistema que tem mesmo maior gama de lentes parece ser o four-thirds (Olympus/Samsung/Panasonic/Leica). :p

A Pentax K10D nessa revista que eu estive a ler estava nomeada para máquina do ano 2007, juntamente com a 40D (Canon), L10 (Panasonic), S5 Pro (Fuji), A700 (Sony), D300 (Nikon), E-3 (Olympus) e a SD14 (Sigma).

O que é que num curso de fotografia, uma D80 faz que uma 400D não faça!?!?!

Os comandos tão lá todos!

Isso agora só vendo em detalhe o programa do curso e as máquinas. Se for um curso de poucos meses não devem aprender nada tão aprofundado em que a máquina, seja ela qual for, os vá limitar, mas em cursos profissionais de não sei quantos anos, é possivel que isso aconteça.
 
Cursos profissionais começa-se com filme, penso eu! Pelo menos na faculdade é assim!

Os modos manuais tão lá todos! Eu por acaso tenho D80 e tirei muito poucas fotos com a 400D mas para mim foi fácil trabalhar tanto com uma ou com a outra.

Mas de facto o melhor é a tua irmã se informar sobre como vai ser o curso, uma vez que até pode necessitar de uma máquina de rolo.
 
No curso profissional de fotografia começa-se com filme? O meu primo esteve num de audiovisuais mas acho que só teve filme.
Pah, eu tou a por a questão da camara poder limitar porque lembro-me que o meu primo investiu alguns 100 e tal contos numa máquina de filmar que depois não tinha ligação para uma cena qualquer lá das edições de video.
 
ai ai isto de investimentos em cursos mais vale esperar antes de investir tenho aqui um livro de anatomia completamente obsoleto por ser muito mais simples que o curso em que me encontro :! vergonha vergonha

Já digo o mesmo se a tua irmã perceber de fotografia deixa-a a escolher ou sugerir uma maquina para poder usar pois só ela sabe do que vai precisar !, imagina que não quer andar com o matracão de uma SLR mais 3 objectivas numa mochila as costas ? :! pois pois e prefere uma Compacta ou uma Bridge mais pequena ! :P
 
No curso profissional de fotografia começa-se com filme? O meu primo esteve num de audiovisuais mas acho que só teve filme.
Pah, eu tou a por a questão da camara poder limitar porque lembro-me que o meu primo investiu alguns 100 e tal contos numa máquina de filmar que depois não tinha ligação para uma cena qualquer lá das edições de video.


Filme "as in" pelicula de rolo! A culpa foi minha por não me ter explicado!
 
Back
Topo