1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Informação: Pela 0:30 desta Sexta-feira (9 de Dezembro, 23:30 de Quinta-feira nos Açores) o Fórum e restantes sites da ZWAME vão estar offline para manutenção durante cerca de 1h30.
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio
  3. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Maquineta humilde mas trabalhadora (~400/450 euros)

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por oitanigami, 5 de Agosto de 2007. (Respostas: 119; Visualizações: 6348)

1. oitanigami

oitanigami Power Member

Boas!

Já é tempo de reformar o meu velhinho Pentium 3 por uma máquina mais "actual"... Aqui fica um resumo do meu pedido de ajuda.

Necessidades: Office, browsing, um ou outro prog. de edição HTML e pouco mais. Gostaria que, numa perspectiva de futuro, a configuração seleccionada fosse capaz de suportar decentemente o Windows Vista, incluindo a versão mais poderosa deste (Ultimate?). Montagem: uma loja de informática (a escolha dependerá da oferta da disponibilidade + preços das peças). Budget: 400 a 450 euros (lá está: será uma maquineta humilde mas trabalhadora).:-D

Pensei em duas opções diferentes para essa nova configuração e peço a vossa ajuda, a qual desde já muito agradeço.

Versão 1.
    [~50] Motherboard: Asus P5S-MX SE
    [~115] Processador: Intel Core 2 Duo 4400
    Pl. Gráfica: On board (SIS Mirage 3, 256 partilhada)

Versão 2.
    [~60] Motherboard: Asrock Conroe 1333-D667
    [~85] Processador: Pentium Dual Core 2160
    [~60] Pl. Gráfica: Asus X1300 Pro/TD 256 MB (ou Saphire HD2400 Pro 256 MB DDR2)

Versão comum entre 1. e 2.
    [~80] Memória: 2 GB DDR2 667
    [~60] Disco: 250 GB 16MB Sata2
    [~35] Gravador: DVD~RW Sata2 18x
    Caixa + alimentação + cooler: estas escolhas dependem do tecto geral de 450 euros.

P.S. Não menciono o monitor porque já o tenho - LG L204 WT, oferecido por uma alma mui caridosa no último natal...

2. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Olha que a versão 2 também tem gráfica onboard.. caso queiras poupar uns trocos.

Eu prefiro a versão 2 nem que seja por ter chipset intel.. a única coisa que é pior na minha opinião é que só suporta DDR2-667 mas para o propósito da tua máquina não vai fazer grande diferença.

Cumps

3. Imortal

Imortal What is folding?

Versão 2... Mas muda a motherboard para uma Asus p5k [~130€]... Ficas bem melhor servido... E mais tarde já podes meter quad-core...

4. oitanigami

oitanigami Power Member

Sim, tens razão. A versão 2 tem também uma pl. gráfica onboard ("Intel® Graphics Media Accelerator 950/ Pixel Shader 2.0, DirectX 9.0/ Max. shared memory 224MB").
    Isto é suficiente para brincar à vontade no Vista (mesmo na versão mais poderosa)? Ou será que pl. gráfica da versão 1 (SIS 3, até 256 partilhada) é melhor?

Quando postei as minhas escolhas tinha uma ideia principal em mente: obter a melhor máquina pelos tais 400 a 450 euros. Fiz umas pesquisas e tal, e obtive aquelas versões. Isto depois de ter percebido que as ofertas "prontas" das lojas, pelo budget em questão, eram muito mais fracas.

Muito obrigado.

5. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Uma da SIS não vai ser melhor.

Se queres ligar o Aero e ter o bling-bling todo do Vista, então uma integrada não vai chegar.. se calhar aí já tens que investir noutra gráfica (tipo a HD2400 PRO deve dar).

Mas isto é só se ligares o Aero.. porque senão a integrada chega e como também me parece que não vais jogar..

Cumps

6. Romani48

Romani48 Power Member

1º vamos desmistificar.. o vista não é nenhum jogo para andarmos a dizer que precisamos de uma maquina para a versão mais poderosa.. Se der o Home Premium dá todas as outras..

2º mesmo tendo grafica onboard eu recomendo sem sombra de duvida uma grafica dedicada, nem que seja uma 8400GS ou 7300LE da nvidia ou uma X2400 ou X1300 da Ati

3º a versão 1, a grafica onboard não é compativel com o vista

4º se realmente quiseres uma grafica onboard compra então uma board com o chipset nvidia nforce 5 ou 6 OU com ati xpress pois essas graficas onboard são bem melhores que uma 950 da intel.. e muito melhor que esses da SIS ;)

cumps

7. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Podes optar por uma ABIT F-I90HD FATAL1TY (existe por exemplo na ***** e na *****) por cerca de 100 € evitas colocar gráfica, placa de som, porque a vga integrada e o chipset são relativamente competentes. E já vem bem artilhada, tem um formato que lhe permite caber em caixas ATX e Micro ATX e claro QUADCORE READY. Pode levar 16 GB de DDR2 PC6400

8. oitanigami

oitanigami Power Member

Se mexo na motherboard (como sugeriu o Imortal, pra Asus P5K), lá se vai o 2160 (mais barato que o 4400)... A manter a Asrock E1333-D667, fica assim o novo arranjo (desenvolvido da versão 2):

Versão 3.

[~60] Motherboard: Asrock E1333-D667
    [~65] Processador: Pentium Dual Core 2140 (desci do 2160 para poupar na nova gráfica, sugerida pelo Romani48)
    [~65] Pl. Gráfica: Asus N8400GS/HTP 256 MB DDR2 PCI

E agora a sugestão all-in-one do Jorge Paiva:-D, a Abit:

Versão 4.

[~105] Motherboard: Abit Fatal1ty F-190HD
    [~85] Processador: Pentium Dual Core 2160
    [0] Pl. Gráfica: onboard (ATI Radeon Xpress X1250)

Se me permitem, duas questões:
    1. Para as minhas necessidades, haverá algum dano se mudar do 2160 para o 2140?
    2. O Pentium Dual Core 2140/60 é compatível com a Abit?

9. Romani48

Romani48 Power Member

1. nao
    2. é

mas faz assim.. porque não dizes quanto podes gastar e nos fazemos te um orçamento?

Dequalquer forma a versão 3 e 4 são sem duvida as melhores.
    agora é assim, com a versão 4 podes fazer OC a esse bichinho e vais ter uma maquina melhor assim..
    Porém com a 3 consegues melhor performance em reprodução de videos..

mas se calhar fazes assim, vais para a versão 4.. mais tarde compras então a grafica ;)

10. Scarecrow

Scarecrow Power Member

1-A diferença do E2160 para o E2140 são 200Mhz.
    2-Sim.

Acho que a versão 4 do JorgePaiva acaba por ser a melhor.

Cumps

11. oitanigami

oitanigami Power Member

Já sei que a Abit Fatal1ty suporta Pentium Dual Core. Respondida fica assim a minha questão 2. Desculpem. Mas em relação à outra pergunta, não sei mesmo.

12. oitanigami

oitanigami Power Member

Sempre tão rápidos!:-D

Romani: o orçamento é entre 400 a 450 euros. E OC... sei ZERO. Mas algum dia temos que aprender, não é?...
    Scare: concordo, começo a ficar entusiasmado com a ideia da Abit, versão 4.
    Jorge Paiva: :) thanks.

Num próximo post (depois do almoço) reunirei a configuração completa. Obrigado.

13. c3l5o

c3l5o I'm cool cuz I Fold

Bem isso em principio não deves ter problemas com a ABIT, o dano da troca de cpu não deve ser muito mas se cortas aqui e ali já sabes...

Só mais uma coisa, eu sei que de um ponto de vista economico a asrock é tentadora mas certefica-te que o barato não sai caro... A que eu tive tinha alguns problemas de boot, ruidos electricos parasitas nas colunas, etc... Mais vale mesmo esperares até poderes aumentar o tecto ou assim e ires para uma ABIT...

14. Romani48

Romani48 Power Member

diz me 450€ são para que?

CPU, MOBO, RAMS, DISCO, CAIXA e FONTE?

e sim vai mesmo para a Abit.. se te fizer o orçamento vai ser para isso..

OC sabes pouco, também sabia, mas agora é tão facil como 1-2-3 :D
    como vez o meu E4300 está nos 3Ghz :D

15. Martini_8

Martini_8 Power Member

Oitanigami, Aqui eu fiz uma configuraçao (que tb vou montar o meu pc para agora vê se a minha te agrada).

Motherboard: Asrock Conroe1333-D667 Intel 945GC SK775 59.5€ (grafica integrada)
    Processador: INTEL Pentium D E2160 1.8GHz 775 FSB800 BOX 83.9€
    Memória Ram: Team Value DDR2 1GB PC5300 (X2) 71.8€
    D.Rigido: Hitachi Disco Rigido 250gb Sata II 59.9 €
    Caixa ATX: Caixa ATX 8707 Branco 14.5 €
    Gravador DVD: LITE-ON DVD/Rw 20X DLayer LS Black Bulk 28.9€
    Fonte Alimentaçao: LC Power 550W Silent Giant 140mm Green Power 42.9€

Total: 351€

Com os 100€ que te sobram podes sempre comprar uma sparkle geforce por cerca desse valor.

Cumps

16. oitanigami

oitanigami Power Member

Vou almoçar a pensar na Abit! :-D Obrigado c3l5o. (Infelizmente, não posso gastar mais do que 450 euros (já tenho monitor). E tenho de dar alguma folga no orçamento em peças porque a mesma loja (a que me irá montar a maquineta - ainda estou, como vêem, a escolher a melhor configuração) não terá de certeza os melhores preços em tudo; claro, posso sempre comprar as peças à parte e depois pedir um orçamento para montagem. Enfim, tudo a seu tempo. Primeiro tenho de ter a configuração no papel. Depois vou atrás do preço final da máquina.)
    Romani: agora esta batalha - subsituir o velhinho P3 - depois, quem sabe, me meto no OC...:-D. Ah: no primeiro post resumi o meu pedido relativo aos 400-450 euros: isto é, orçamento para desktop sem monitor, colunas, rato ou teclado.

17. Martini_8

Martini_8 Power Member

Nao deixes de pensar na minha proposta. Que a mim membros do forum recomendarao e disseram que era uma boa config.

18. Jorge Paiva

Jorge Paiva Power Member

Parti do pressuposto que a tua caixa é compatível com os formatos ATX e micro-ATX, que já tens teclado e rato. Monitor já informaste que tens. Portanto no espírito do teu orçamento aqui tens uma possibilidade. Falta acrescentar cerca de 100 € para o Vista Home Premium:

Com mais 40 € podes colocar um E4300, ficando-te o sistema por cerca de 450 €

Última edição: 5 de Agosto de 2007
  19. oitanigami

oitanigami Power Member

Obrigado, Martini - vivó glorioso!:-D

De facto, com esses 350 euros, não vejo melhor. No entanto, segundo o que aprendi aqui - e dado que posso chegar, no máximo, aos 450 euros no meu budget - a gráfica onboard da ABIT é superior à que tu e eu sugerimos: a Asrock Conroe 1333-D667. Mas num budget ainda mais humilde que e os meus 400/450 euros, o teu parece imbatível.:-D

20. Martini_8

Martini_8 Power Member

Entao mudas a motherboard para esta (Asrock 775-4CORE DUAL-VSTA Via PT880ULTRA 59.5€). E metes uma placa gráfica tipo a sparkle geforce (109€) e já te suporta muito bem o Vista.

Benfica (Esta époco o mantorras vai brilhar xD)

Vá cumprimentos

Esta minha config tenho de agradecer a muito pessoal do forum que me ajudou. Cumps e pensa no que te disse

Partilhar esta Página