1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Marcas na imagem do tft

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dungeon, 29 de Junho de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 798)

1. dungeon

dungeon Power Member

Boas.

Tenho 1 tft de 17''. Têm-me aparecido tipo que "contornos" em forma de "marca de água" que são mais visíveis quando o fundo do ecrã está só com uma cor. Parecem ser marcas de alguma página/aplicação que tenha estado muito tempo fixa no ecrã.... Alguém sabe o porquê desta situação e como a resolver.

Não sei se fui suficientemente explícito. Se quiserem posso tentar meter uns print-screens....

2. Boas.

Era bom ver uns Print screens.
    Depende do que queres dizer. Quanto tempo tem o Ecram?
    Costumas dexar o ecram muito tempo ligado na mesma imagem?

A nível de TFT's de Portateis, já me apareceram agui alguns Laptops com TFT's
    nesse estado e eram LCD's partidos. Quando os TFT's sofrem pressão a mais
    têm tendencia para partir por dentro pois parte tipo vidro que está por fora
    custa mais a partir.

Um ecram com uso intensivo pode deixar marcas no LCD mas são marcas tipo
    "queimado". Curiosamente para viciar um LED (sem ser por avaria - dead pixel)
    num LCD é quase impossivel, mas consegue-se se a utilização for tremendamente
    errada e intensiva desde a compra do mesmo.

Um abraço

[email protected]

3. luxboy

luxboy Power Member

se for avaria do lcd no print screen n vai aparecer.. focas ja a saber s é grafica ou ecra.. ou outra coisa

4. setekh

setekh Power Member

Se queres eliminar essa hipótese, põe o JScreenFix a correr durante ~1h em full-screen. Se após essa hora a situação melhorar, o problema era burn-in. Se confirmares isto, deixa correr mais umas horas, e deves continuar a notar melhorias.

5. dungeon

dungeon Power Member

Aqui fica um printscreen de como me aparece o ecrã...

Não sei se conseguem notar alguma coisa.....:confused::confused::confused:

6. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

a mim isso parece normal. Ja agora carrega la no botao de "auto" para ele se ajustar sozinho, pode ter descalibrado e ficar com sombras, isso acontece.me no meu^^

7. A mim tmb me parece normal. O que tu vês é isto que está no print screen, ou
    ves algo mais que nao esteja aqui.

Se te referes à pequena falta de foco nas letras (que parece existir na pic) pode estar
    relacionado ou com a frequencia errada que está escolhida na placa grafica para
    esse monitor ou uma resolução errada.

Os monitores TFT são desenhados para uma determinada resolução. Isto quer dizer que
    estão oprimizados para essa resolução. Não quer dizer que nas outras resoluções o
    monitor não funcione, mas funciona com uma imagem destrorcida, desfocada ou pelo menos
    não optimizada. Aconselho a verificares a resolução e frequência aconselhada para o teu
    monitor e conferires se é a que esta activa

Um abraço

[email protected]

8. dungeon

dungeon Power Member

Pois, hoje passou o dia a correr o JScreenFix. Parece que as "manchas" que apareciam já não estão tão nítidas. Amanhã vou fazer o mesmo para ver se melhora mais 1 bocadinho. Este programa tem algum "efeito secundário" no monitor?

9. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

oh [email protected] estás a gozar so pode ???

se o problema está no monitor pqe raio aparecia no print screen ???

se tivesse o monitor cheio de riscos, achas que iria aparecer no print screen ? nao é uma fotgrafia do monitor :lol:

ja agora.. a taxa de actualizaºão tambem nao é notavel nos print screens...

e os tfts nao sofrem de burn-in

10. setekh

setekh Power Member

Chama-lhe image persistance em vez de burn-in. Em termos práticos, o resultado é o mesmo (embora menos grave no caso dos TFT)

11. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

mas com a diferença de no tft ser relativamente facil de remover.

por exemplo, usar um screen saver ajuda a nao ganhar essas manchas, desligar o monitor todos os dias para os pixeis relaxarem, ou entao neste caso, experimentar aqele site referido acima no monitor umas horas e depois deixar o ecra desligado um dia

12. Boas a todos.

Em resposta ao OnTheNet, penitencio-me pelo facto de estar a pensar numa PIC
    e ter ido na expressao print screen. Até me ri quando percebi, mas era tão
    obio que nem respondi. Em relação ao resto acho que outros membros ja responderam
    por mim e mantenho tudo o que disse, desde os pixels à frequencia e resolução
    dos TFT's.

Um abraço

[email protected]

PS:entendi a tua mensagem como uma "critica" construtiva e será sempre bem vinda
    até porque nem eu sei tudo (nem de perto) sobre informatica, mas acho que posso
    ajudar bastante. Um abraço amigo.

13. OnTheNet

OnTheNet Mestre BOINC

viva [email protected]

sim foi uma critica construtiva obvio, nao qero entrar em conflitos com ninguem, apenas partilhar informação, quer seja ensinar, quer seja aprender.

apenas perguntei se estavas a gozar pqe estavas tao convicto daquilo que estavas a dizer, mas falavas tao bem que notava-se q percebias, mas nao estavas a entender e era mm um print-screen e nao uma fotografia :x2:

um abço, fica bem :)

14. dungeon

dungeon Power Member

Já consegui. Pus 2 dias a correr o "programa", desliguei-o durante 1 dia e resultou. Já não há sinais de "marcas"... Obrigado a todos pela ajuda... :)

15. Diverte-te amigo e pede ajuda sempre que precisares.

Obrigado também por postares o agradecimento e o resultado da ajuda. Não só
    quem ajuda sabe oque o caminho que percorreu era o certo, como quel ler o forum
    e tiver um problema semelhante sabe que pode ser o caminho para a solução dele(a).

É tão importante a nossa ajuda como o vosso feedback.

Um abraço

[email protected]

16. JohnyFox

JohnyFox Power Member

De vez em quando também tinha a imagem esborratada e resolvi o problema passando a recepção de sinal de analógico para digital.
    Não tenho mais esse problema :P

Partilhar esta Página