xicpanad

Quem se divertiu mais? Os putos, ou tu?

Ficou fixe :)

Os 60fps deram jeito, não?

Que velocidades usaste no shutter? Não acho que tenha ficado assim tão mau, naturalmente terá ficado com menos motion blur, mas nada de mais. Mas está visto que o teu olho é mais sensível que o meu nesse aspecto.

Essas barras pretas estorvaram em alguns enquadramentos. Filmas a contar com elas? Alguma marca no LCD da máquina para enquadrares a contar com esse crop?

Vai partilhando mais :)
 
Os 60 fps gosto muito de usar para registos de atividades deste género. Acabo sempre por colocar algums cenas em slow motion. Não me importava nada de ter os 100fps para o efeito ser mais dramático.

Normalmente em post reduzo a velocidade para 40% mas desta vez experimentei ir aos 30%. O Shutter, para minha preferência deveria andar ali pelos 100, 120. Desta vez não usei filtro ND e acabei por não me importar, para ver até onde teria de esticar o shutter. Filmei sensivelmente a uns 250 de shutter e f8. Por vezes o shutter teve de ir mais alto.

Engraçado que com isso acabei por não me preocupar muito com os enquadramentos e realmente em algumas cenas não ficou o melhor, coisa que até tento ter algum cuidado. Em post não adiciono barras pretas, mas faço crop ao vídeo para ficar com esse aspect ratio. É meramente uma questão preferencial, embora fique melhor noutras situações.

Cumps!
 
Aqui fica mais um, mais concretamente, o primeiro vídeo que se fez neste campo de férias.

A ideia surgiu pelo meu amigo, que se lembrou em fazer um vídeo de apoio à seleção Portuguesa durante o Euro. Nesta altura estaríamos já nas meias finais.

A ideia surgiu e foi planeada em conversa de Facebook na véspera à noite. Na manhã seguinte lá estávamos nós a gravar imagem e som, para ver o que saía dali. Pessoalmente não gosto nada de fazer isso, pois embora o vídeo tivesse algum potencial, estive sujeito ao que apareceu na hora, sem direito a repetições, preparação para o som, escolha do espaço etc etc...

O pior de tudo, para mim, qualidade e sincronização da narração.

O positivo é que o vídeo acabou por ser partilhado na página do Quaresma, o que fez com que tivesse uma quantidade de visualizações anormal, para aquilo que estou habituado loool.

No fim de contas, serviu para a experiência. Estes vídeos que tenho feito estão principalmente a servir-me para ganhar prática no uso da máquina. Devido ao tempo que tenho para cada um (cerca de duas horas a gravar e 2~3 horas para publicar) não dá mesmo para ser muito criativo em termos de planos, edição em post, etc...

 
Aqui fica o último vídeo feito no campo de férias, desta vez uma atividade de canoagem.
Ainda tentámos fazer algumas filmagens debaixo de água mas a pouca experiência dos miúdos não deixou propriamente imagens que se pudessem aproveitar lol.

Para a próxima mergulho e faço uns planos submersos...

 
Dirigir os putos também não deve ser pêra doce, eheh

Gostei mais do primeiro, do que do segundo. A ideia de os por a falar quando aparecia a cara deles, acho que resultou bem. Captaste o som das falas com o micro da D5300?

No segundo penso que ficou um pouco a "chover no molhado", com muitas passagens do pessoal a remar. Também não gosto muito do foco automático... Só vi aí uma situação, acho eu, mas com o diafragma mais fechado nem era preciso focares manualmente caso fosse isso que quisesses evitar.

De qualquer maneira, tens praticado bem, e estas coisas parecem bem mais fáceis do que o que são :)

Ando com umas saudades de perder umas noites valente no Vegas...
 
Definitivamente o dia foi pobre em atividades variadas, pelo que ficámos apenas pela canoagem. O tempo também não ajudou.

O auto foco, é regra básica para mim nunca usar. Aliás, até fui eu que forcei o foco, para não perder nitidez à chegada dos miúdos. O diafragma já estava definido, e esta cena falhou nesse aspeto. Em situação normal, era uma cena para deitar fora, mas devido à escassez de situações diferentes acabei por deixá-la no vídeo.

Amanhã em princípio iremos ao mesmo local, mas desta vez a canoagem será seguida de um piquenique, pelo que será uma oportunidade de refazer o vídeo com uma abordagem diferente. Além disso, se o tempo estiver quentinho, vou andar debaixo de água para tentar aproveitar uns planos novos.

Quanto ao primeiro vídeo, o som foi gravado em interior com um gravador da Boss que tenho há imensos anos. Há gravadores melhores, este até é mais direcionado para gravação de música, mas tem desenrascado por enquanto. Mas lá está, mais uma coisa na minha wishlist... lol

Cumps
 
Ai a wishlist está sempre em alta, por mais tralha que se tenha :)

Já era para perguntar-te acerca de como gravaste a narração do primeiro video, mas depois passou-me. Sim, desenrasca bem :)

Na outra cena do AF, como focou 2 vezes, pensei que estava em servo. Pois, a meio da cena não é fácil... Uma coisa que gosto na 35mm, é que o foco mesmo estando em auto, está também livre para focar manualmente. Ou seja, se quiseres ter em auto para pré focares, precisando de fazer ajuste manual a meio, dá na mesma. A tua 18-55 não dá, nem a minha Sigma 17-70C. Tenho uma Tamron 70-300VC que também permite, tal como a 35mm.

Pormenorzinhos que às vezes fazem diferença :)
 
Lá isso fazem...

Eu ainda não cheguei ao ponto de treinar o foco progressivo manualmente, mas tenho de o fazer pois é imprescindível para algumas cenas. Pode adicionar muita qualidade ao vídeo quando bem feito, e é uma questão de prática. Mas como o meu primeiro grande investimento vai ser uma lente (e espero que seja breve), não tenho paciência de começar a treinar com esta. O normal é focar no início e não lhe tocar mais.

Se alguma cena tem movimentos que condicionem o foco, uso uma abertura menor. Mas na verdade, preferia usar sempre uma abertura maior e habituar-me ao foco manual.
 
Tenho andado bastante ocupado durante os últimos dias com filmagens e afins. Pediram-me para fazer um vídeo sobre as festas do Concelho onde vivo e claro, não perdi a oportunidade. Decidi fazer um resumo para cada dia de atividades festivas e no final irei editar um "after movie" com um resmo de toda a semana. Entrentanto, à medida que as coisas evoluem, vou volocando o que já está feito por aqui.

 
Nice :cool:

Eu se tivesse assim uns trabalhinhos para me entreter (faltava era tempo), já me tinha desgraçado pelo menos numa 35mm f1.8.

Acho que cobriste bem com planos diversos em ambos os vídeos, gostei. O dos jipes ficou canja, com a banda sonora a acompanhar. Que ISO usaste nos Jipes?

Como escolhes as bandas sonoras?

Continua que estás no bom caminho :wink:
 
Obrigado @Lyp!!!

Eu estou de férias pelo que o tempo foi fácil de gerir, ou mais ou menos fácil. Houve a possibilidade de financiar material com estes trabalhos e foi o que fiz... Pela limitação de locais onde comprar (uma vez que fui financiado por terceiros), optei por uma 35 mm f1.8, um tripé, uma bateria e um estabilizador.

Apesar de não ser a minha primeira opção, estou super satisfeito com a 35mm. Os vídeos foram todos feitos com essa lente, e usei, no máximo, ISOs de 1250. A definição da lente é muito boa, mas como andei quase sempre a f1.8 nota-se um bocado de "softness" e por vezes alguma falha no foco.

Estes foram os dois primeiros trabalhos. Durante a semana acabei por fazer 7 vídeos, e estou agora a trabalhar no "aftermovie" das festas, um resumo de toda a semana.

Quanto às músicas, devido a questões de licensas, claro, e ao facto de estes vídeos serem divulgados na rede de um município, optei por ir buscar músicas à biblioteca de som do youtube.

Entretanto já tenho propostas para divulgação de um negócio particular na área da hotelaria e um batizado... nada mau lol.

Abraço e obrigado mais uma vez!
 
Olha que bom, fico mesmo contente que as coisas estejam a correr bem. Se já conseguiste financiar um material, já é motivador.

Parabéns!

Bem me parecia que esse bokeh não era da 18-55 eheh, mas como no primeiro video (esse adorei mesmo) me enganaste... Pensei que tinha sido feito com algo mais luminoso :)

Com foco manual a f1.8 é mais difícil. Mas com algum treino a coisa fica fina. A minha primeira e única experiência (com mais responsabilidade) a filmar de dslr e a f1.8 precisamente com essa lente, foi num batizado. Como não tinha muita experiência, pensei honestamente que o foco ia falhar muito e fosse ficar uma cagada... Mas a coisa acabou por correr muito melhor que o que eu esperava (as expectativas eram baixas).

Vais ver que em interiores, os 35mm podem ser apertados (no dia seguinte ao batizado só me apetecia comprar a 18-35 f18 Art). Mas desenrasca bem.

Notei (sobretudo no primeiro video), que podias ter estabilizado alguns takes. O vegas permite isso, mas o Mercalli é melhor. Conta com um crop se optares por fazer a estabilização em pós.

Quanto às musicas, tens também um site jeitoso. Se calhar já conheces, mas fica aqui:

http://incompetech.com/music/royalty-free/

Vai partilhando, pelo menos eu vou estar aqui deste lado para ver :)
 
Sim a sigma 18-35 seria o ideal... Provavelmente um investimento a fazer ainda este ano. De resto, tenta-se desenrascar conforme a situação, mas para cenas noturnas é o melhor que tenho, e não desilude!

Estabilização vou ter um pouco mais de cuidado no aftermovie final, estes têm saído a uma velocidade estonteante lol.

Abraço.
 
Aqui fica mais um pequeno trabalho, ainda no âmbito das Festas do meu concelho. Este foi provavelmente o que mais gozo me deu fazer pela liberdade em palco que tive e até por um evento que, à partida para mim ia ser um pouco secante... Acabei por adorar o espetáculo.

 
Boas malta.

Lá finalizei o vídeo oficial das Festas de São Vicente, concelho onde vivo...
Boa experiência e ao ver o resultado final não pararam de me surgir ideias do que melhorar em futuros trabalhos. Foi uma semana sem parar, filmagens até de madrugada e edição durante o dia lol... mas valeu a pena. Se puder, é para repetir.

Cumps!

 
Ora tenho andado ocupado com experiências aqui e ali, e desta vez a pedido de uma amiga, lá fiz o vídeo de um batizado, do qual resultou este pequeno trailer.

Muitas experiências aqui, em termos de gravação e pós edição. Estou a tentar encontrar o meu estilo, baseado no que leio e vejo pela Internet fora é certo, mas adaptando ao que prefiro ver e me sinto confortável. Sinto as limitações, tanto a nível de hardware, como de software, mas a adesão das pessoas tem sido boa, por isso é uma questão de continuar a apostar e melhorar... com tempo deverei conseguir financiar o material que gostaria de ter para trabalhos melhores, ou pelo menos mais "confortáveis".

Cumps!

 
Ficou impecável, Marco :)

Foi com a 35mm? Como te tens dado com a focagem manual? Ainda vou ver melhor no pc, mas gostei... Emociona, e é isso que se pede neste tipo de videos.

Só fazia uma coisinha diferente, que era na primeira parte em que vais mostrando alguns pormenores... Teria metido menos takes, e o fading mais lento na transição entre eles... Como nessa parte a musica é mais calma, acho que ligava melhor. Mas sei bem a dificuldade que se tem quando se quer meter um determinado número de coisas num período determinado pela música. Por isso é que costumo dizer que quem não edita, não dá valor ao trabalho que dá :)

Editaste no Vegas? Gostei muito de como o nome da Carlota apareceu no fim... Não sei fazer esse efeito de escrita.

Parabéns, e se quiseres/puderes, depois partilha o video completo :)
 
Ahah Lyp, obrigado, contigo posso contar para análises ao meu trabalho lol! Obrigado!

O trabalho foi todo feito com a 35 mm, limitada obviamente em termos de opções de distâncias, mas acabou por resultar. Ainda levei a lente de kit, mas ao fim de 10 minutos troquei-a imediatamente e não voltei atrás. A focagem manual/automática em simultâneo é espetacular. Dá uma dinâmica ao nosso trabalho fora de série.

A tua sugestão quanto aos takes e transições é muito bem vinda e será considerada no próximo trabalho (já me apareceu outro para este fim de semana :009:. É engraçado (ou não) que quando filmo, tenho algumas ideias quanto à pós edição, mas quando me sento em frente ao PC, as opções são aos milhares... há tanta coisa que se pode fazer, tantas formas para o fazer, que se torna rapidamente "muita areia para a nossa camioneta". É difícil optar por uma e ficar satisfeito. Quando acabei o trailer e divulguei pelo pessoal, não pude deixar de pensar que poderia ter feito algo um pouco maior, não muito, mas mais um pouco.

O vídeo final acabei-o este fim de semana e mostrei aos pais da criança. Ficaram muito satisfeitos, tanto que já me arranjaram clientes lol.

Foi tudo editado no Vegas. Ainda ando à procura de um color grading que me agrade. O nome da menina acabei por pesquisar e no youtube aparece uma série de vídeos que explicam o efeito. É relativamente simples, talvez moroso, mas com paciência faz-se bem. Usando uma máscara, vais cobrindo partes do texto em intervalos de tempo iguais. Se fizeres isso com a ordem certa, fazes o efeito de escrita manual.

Obrigado mais uma vez!

O video completo vou deixar um link pelo youtube amanhã. O que vou postar é uma versão que entretanto ainda vai levar uma ediçãozinha em termos de brilho e contraste, pois algumas cenas ficaram um pouco mais escuras e não fiquei satisfeito. No entanto, já dá para apreciar o resultado.
 
Já sabes que eu estou aqui sempre à espera que chutes alguma coisa daí :)

Gosto muito de video. Dá-me um gozo enorme fazer video, e quando se chega ao fim depois de tantas horas a editar e a marrar em pormenorzinhos, é gratificante.

A 35mm com o foco manual e auto em simultâneo dá imenso jeito mesmo... Podes pré focar em auto e depois ajustar/desfocar manualmente caso seja preciso. Às vezes os 35mm são apertados demais (maldita 18-35 f1.8), mas dá para o gasto :)

O tempo do trailer parece bom, e está sempre limitado ao tamanho da música. Se a malta queria mais, é porque tá bom :) Depois vêem o video completo :)

Lembrei-me dessa máscara a ir destapando o nome, e sei como se faz, mas ali pareceu-me diferente... Talvez pelo tipo de letra... Ficou mesmo bem.

Depois espreito o trabalho final :)
 
Back
Topo