Dúvidas Marosca nos powerline tp-link?

mute_home

Power Member
Olá, pessoal.

Hoje aconteceu-me uma cena, hmmm, estranha.

Vivo numa moradia com dois pisos, onde decorre um contrato da Meo com 500 mb de download (verificados hoje por ethernet). No rés do chão tenho um kit powerline, com o segundo dispositivo no primeiro piso, ao qual está ligado um desktop por ethernet.

Ambos os cabos são CAT6.

Como o kit powerline já tem um tempinho, e é limitado a 100 mb de download, esta sempre foi a velocidade que obtive no primeiro piso da moradia. Até aqui tudo bem.

Hoje quis melhorar isto, passei por uma loja e comprei um Tp-link TL-WPA4220KIT (AV600). Ficou tudo ligado como estava, e com os mesmos cabos.

Curiosamente, teste de velocidade feito e obtenho os mesmos 100 mb de velocidade. Peguei no segundo dispositivo, liguei-o a uma tomada elétrica que está na mesma divisão do primeiro (no rés-do-chão, ligado ao router), liguei-o por cabo a um terceiro pc e 100 mb na mesma.

Levei o kit à loja, e deram-me um outro, igual, seladíssimo, por se suspeitar que era mau funcionamento.

Chegado a casa, novos testes, e 100 mb de download.

Aproveito para acrescentar que a semana passada trocaram o router, instalando o modelo mais recente, cujas portas (testei várias) são todas de 1 gbps (foi o que me disseram da Meo) e as placas ethernet de ambos os computadores testados também são de 1 gbps (ligados ao router ambos marcam os 500 mb contratados).

Fui novamente à loja e devolvi. Lá, em conversa, estivemos a ver os números de modelo dos dispositivos do kit. Percebemos que o modelo do segundo dispositivo, seja um TP-link AV600 ou um AV1000, é o mesmo.

Assim, chegámos à conclusão que a velocidade anunciada na caixa (600 ou 1000) prende-se com o primeiro dispositivo do kit, o que se liga ao router. E, consequentemente, o segundo dispositivo está sempre limitado a 100 mb.

Será mesmo?

Preciso da vossa ajuda para perceber isto...

Aquele abraço.
 
No modelo AV600 diz que as portas são 10/100Mbps

Espero não cometer numa infracção em partilhar este link da marca, mas a descrição do produto refere "HomePlug AV2 Standard provides fast powerline transfer speeds of up to 600 Mbps" e "300 Mbps wireless connections".

Estou a perceber mal alguma coisa?

Edit - Espreitei melhor e de facto, nas especificações técnicas, vem referido: "Powerline: up to 600 Mbps" e "Ethernet: 10/100 Mbps". Bem sei que é nabice minha neste tipo de assuntos, mas confesso que estou confuso.
 
Última edição:
Boas

Eu estou com um problema semelhante.

Tenho o Kit da TPLink TL-PA9020P Kit V1, cujas especificações falam em até 2000mbps.

Antes tinha uma velocidade no router de 100/100, e os 100mbps chegavam aos dois dispositivos de saida.

Agora mudei para 500/100, do router directamente ao computador obtenho os 500/100 e o máximo que obtive num dos dispositivos de saída foi 220mbps, sendo o mais comum entre obter de velocidade máxima os 130/150mbps.

Já actualizei o firmware, já testei com vários cabos e não consigo chegar aos 500mbps.

Alguma ideia?
 
A transmissão por Powerline é por Wi-Fi estão sempre dependentes de factores externos e sujeitas a muitas mais interferências que um cabo de rede.
Quanto à questão de serem 600mbps mas depois terem um estrangulamento na porta de rede, é infelizmente marketing dos fabricantes.
 
Boas,

Se estiver ligado no circuito powerline um dispositivo antigo com menos largura de banda, todos os dispositivos restantes vão funcionar à "velocidade" do mais baixo.
Não esquecer eventuais limitações de portas do router ou placa de rede dos PCs
 
terem um estrangulamento na porta de rede, é infelizmente marketing dos fabricantes.

Podes explicar um pouco melhor essa questão do estrangulamento de rede?

Boas,
Se estiver ligado no circuito powerline um dispositivo antigo com menos largura de banda, todos os dispositivos restantes vão funcionar à "velocidade" do mais baixo.
Não esquecer eventuais limitações de portas do router ou placa de rede dos PCs

Aqui está o último modelo de router da Meo e as placas de rede dos dois computadores testados são de 1gbps.
 
Os powerline ligados têm todos a mesma largura de banda?
Se sim, começava a testar em várias tomadas para verificar se há variações, caso existam muito acentuadas está relacionado com o circuito elétrico
 
Sem dúvida, @Pedro82.

E foi o teu comentário anterior que me fez entender isso.

A minha dúvida continua a ser a mesma - se a porta do equipamento permite 10/100, o que justifica os diferentes valores anunciados na caixa e nas características gerais no site?
 
Os powerline ligados têm todos a mesma largura de banda?
Se sim, começava a testar em várias tomadas para verificar se há variações, caso existam muito acentuadas está relacionado com o circuito elétrico

Passou-me isso pela cabeça e testei. Em diferentes tomadas, de diferentes pisos. Os valores foram sempre os mesmos, entre 95 e 99 mb.

Mas obrigado pela sugestão! :)
 
Sem dúvida, @Pedro82.

E foi o teu comentário anterior que me fez entender isso.

A minha dúvida continua a ser a mesma - se a porta do equipamento permite 10/100, o que justifica os diferentes valores anunciados na caixa e nas características gerais no site?
O aparelho faz repetição de Wi-Fi até aos 300mbps (isto são valores muito otimistas). Por cabo está limitado a 100mbps.
 
Também fui ver as especificações e tens porta 10/100 esquece lá os 600 MB com esse powerline

É. Essa parte já percebi... :)

Mas tal como perguntei ao @Pedro82, pergunto-te a ti.

Se a porta do equipamento permite 10/100, o que justifica os diferentes valores anunciados na caixa e nas características gerais no site?

Há alguma justificação ou estão só a mandar uma grande tanga à descarada?
 
O site refere o seguinte - "HomePlug AV2 Standard provides fast powerline transfer speeds of up to 600 Mbps".

E a caixa tem um autocolante todo bonito que anuncia "AV600 600 Mbps Powerline"...

Já percebi que é 10/100.

Assim sendo, o que é que "AV600 600 Mpbs Powerline" significa?


No meu caso com o Kit TL-PA9020P, se for ver as especificações está lá:

Transmission Speeds Powerline: up to 2000 Mbps
Ethernet: 10/100/1000 Mbps

E as velocidades que estão no utilitário da TPLink nunca consigo atingir aquelas velocidades

 
Os aparelhos comunicam entre si até 600mbps e emitem Wi-Fi até 300mbps.

Pronto.

Assim sendo, a Tp-link vende os produtos com a informação da velocidade com que os aparelhos comunicam entre si em destaque, querendo passar a ideia de que esses valores serão os da velocidade da internet.

Infelizmente, faz sentido. Vem confirmar o título do post, e explica o motivo pelo qual pessoas como eu, o @fransilva e os vários funcionários da loja onde estive não tivessem conseguido obter uma boa explicação.

Finalmente está explicado. Obrigado uma vez mais, @Pedro82, e ao resto do pessoal que contribuiu.

Abraço grande!
 
basta ver umas reviews e pelo que percebi conseguir 200mbps é uma sorte do catano
tenho varios powerlines e consigo os 100mbps e pronto
powerline para mais que isso (talvez pros 200) é para esquecer
 
Back
Topo