Dúvidas Marosca nos powerline tp-link?

Há que ter dois conceitos-chave sobre a tecnologia powerline:
1) A velocidade depende sempre da qualidade da rede elétrica;
2) Quando se tem mais que 2 dispositivos, eles vão funcionar como os antigos hub de redes e poderão causar congestionamento.
 
Há que ter dois conceitos-chave sobre a tecnologia powerline:
1) A velocidade depende sempre da qualidade da rede elétrica;
2) Quando se tem mais que 2 dispositivos, eles vão funcionar como os antigos hub de redes e poderão causar congestionamento.

Verdade.

E ainda bem que o referiste, porque são dois aspectos raramente lembrados, e muito significativos.

No entanto, neste caso em particular, não se aplica. A instalação da rede eléctrica tem um ano, e apenas existem dois dispositivos.

Infelizmente, o que originou a minha dúvida ficou esclarecido - é só marketing mal intencionado, e não está relacionado com dificuldades técnicas.
 
Última edição:
Há que ter dois conceitos-chave sobre a tecnologia powerline:
1) A velocidade depende sempre da qualidade da rede elétrica;
2) Quando se tem mais que 2 dispositivos, eles vão funcionar como os antigos hub de redes e poderão causar congestionamento.

Acabei de submeter a situação no site da TPLink. Vamos ver o que eles dizem.
 
Mbps =/= MB/s

Mbps : Megabit per second (*****/s or Mb/s)
MB/s : Megabyte per second
1 byte = 8 bits
1 bit = (1/8) bytes
1 bit = 0.125 bytes
1 megabyte = 10002 bytes
1 megabit = 10002 bits
1 megabit = 0.125 megabytes
1 megabit/second = 0.125 megabytes/second
1 Mbps = 0.125 MB/s
 
Mbps =/= MB/s

Mbps : Megabit per second (*****/s or Mb/s)
MB/s : Megabyte per second
1 byte = 8 bits
1 bit = (1/8) bytes
1 bit = 0.125 bytes
1 megabyte = 10002 bytes
1 megabit = 10002 bits
1 megabit = 0.125 megabytes
1 megabit/second = 0.125 megabytes/second
1 Mbps = 0.125 MB/s

Obrigado, @Zeckett!

Pela tua resposta, receio que exista aqui alguma má interpretação no que diz respeito às unidades de medida...

É o caso?

Se sim, peço desculpa desde já.

Basta espreitar o meu histórico aqui para se perceber facilmente que informática e matemática não são duas áreas que domine...
 
A questão é que eu tenho dois filhos, cada um em seu quarto, com o respectivo computador (sem placa wifi), e isto da powerline funciona bem. O problema e não acompanhar a velocidade 500/100.
Eu não tinha visto bem os seus posts. Pela imagem parece que os aparelhos distribuem os 2000mbps pelos 5 aparelhos, daí a limitação. Pode testar ligar só um para ver se atinge uma maior velocidade.
Não sei se um modelo mais avançado resolve isso.

Sinceramente para já não investia, porque presumo que as ligações sejam atualmente suficientes. No futuro pode ir para um sistema Mesh e eventualmente colocar uma placa Wi-Fi nos desktops.
 
Eu não tinha visto bem os seus posts. Pela imagem parece que os aparelhos distribuem os 2000mbps pelos 5 aparelhos, daí a limitação. Pode testar ligar só um para ver se atinge uma maior velocidade.
Não sei se um modelo mais avançado resolve isso.

Sinceramente para já não investia, porque presumo que as ligações sejam atualmente suficientes. No futuro pode ir para um sistema Mesh e eventualmente colocar uma placa Wi-Fi nos desktops.

Não são 5, são 4. Dois repetidores Wi-Fi e dois de rede.

Mas o que me deixa confuso e que, quando tinha de velocidade no router 100/100, os 100mbps chegavam aos de rede. Agora passei para os 500/100 e a velocidade nos de rede é de 130/150 de download e 100 de upload. Os de wi-fi mantém as mesmas velocidades de antes 40D/40U.

Mas por aquilo que tenho estado a ler no forum da TPlink, não é caso único. Assim que a velocidade do router passa dos 100mbps, começa a haver este problema.

Olhem o que diz este que tem o mesmo kit que eu:


I then tested everything again but wired differently:

Without powerline adapter:

  • With a cable directly between my server and pc I got around 950 Mbps.
  • With my pc and server directly wired to my router I got almost the same speed, around 950 Mbps.
With both powerline adapter located on the same powerstrip:

  • 200 Mbps
The same thing but with another and more expensive powerstrip:

  • 200 Mbps
With both powerline adapters located in the same room but to two different wall outlet (due to the bad design of the adaptors I could not try in the same outlet):

  • 180 Mbps

I never believed I would reach the speed advertised on the package (2000 Mbps) but barely reaching on tenth of that when the adapters are in the same room or even in the same powerstrip is not acceptable. Is there anything I can try to fix this?

Edit: The speeds I'm talking about are in my local network, but the same limitations does of course exist when my server "speaks" to the internet. The powerline adaptors are clearly the limiting factor there as well.

Edit2: The "powerline rate" in tp-link utility was more than 800 Mbps when they were in the same room and around 450 Mbps when they are on the different floors.
 
Achas que gastar 299€ num Kit Devolo Magic 2 wifi next Multiroom, vai dar ao mesmo?

acho que sim, nunca gastaria muito numa solução deste genero excepto em casos especificos, ate agora tenho gastos 70€
e tenho 3 tplinks sem wifi e 1 com wifi apenas para não ter trabalho a passar cabos e pq para o que quero os 100mbits (ou um pouco menos) chegam perfeitamente

tenho-os para 2 pc's fixos para evitar mais redes wireless e pq prefiro a latencia baixa vs mais velocidade wireless
o wifi só vai servir a rede IOT mais nada..

https://www.smallnetbuilder.com/tools/charts/powerline/view

os powerline sao uma solução mto porreira e mais simples de instalar não há,
para velocidades á volta dos 100mbits são soluções relativamente baratas, para mais que isso nao me metia nisso

por esse valor consegues uma rede mesh com resultados melhores
 
Boas tardes

Ora aqui está a resposta do suporte da TPlink em Portugal

"As velocidades de internet que está a obter são normais, pois a rede elétrica não passa com a mesma qualidade o sinal de internet que um cabo ethernet. Quanto às oscilações de velocidade que está a presenciar e sem mais informações, penso que se deve a algum equipamento que possa ter ligado nas tomadas (incorporadas) dos seus powerline, se o equipamento que aqui estiver ligado consumir muita energia vai influenciar a performance destes."

Não fiquei esclarecido pois no meu caso a única coisa que alterou foi somente a velocidade da Vodafone, passou de 100/100 para 500/100.

Quando tinha a velocidade 100/100, as velocidade que obtinha quer num computador quer no outro variava entre os 80 a 100Mbps de download.

Agora com a velocidade a 500/100 e com indicação de velocidades superiores a 600 no utilitário da TPlink, a velocidade mais alta que consegui obter foi de 220Mbps de download, não era suposto chegar aos 350/400? Acho que sim, o problema está mesmo no equipamento da TPLink.
 
Se dúvidas houvessem agora já não as tenho!

Os adaptadores que tenho são dois kits TL-PA9020P KIT, onde anunciam os 2.000Gbps

Nesta foto podemos ver a velocidade na divisão1


Nesta foto podemos ver a velocidade na divisão2


Nesta foto podemos ser a velocidade do adaptador que estão junto ao router o da divisão A, ligados a mesma extensão.


Nesta foto podemos ser a velocidade do adaptador que estão junto ao router o da divisão B, ligados a mesma extensão.
 
@fransilva com esses quatro powerline ligados não tens problemas de congestionamento na rede? Não notas "lentidões"?

Só tenho 3 ligados. Um de entrada e dois de recepção. Quando tinha de velocidade 100/100 não notava absolutamente nada. Agora com 500/100, fica a decepção de que podia ser muito melhor e não é.
Todos os cabos que uso são cat6.
Agora estou a estudar a possibilidade de comprar o kit da Devolo Magic WiFi Multiroom, são €300, mas se tiver a garantia que posso devolver, caso o resultado seja o mesmo, vou mesmo avançar para a compra. Já me tinham dito que equipamentos de redes é Devolo, mas agora tenho a certeza que TPLink não volto a comprar.
 
Já me tinham dito que equipamentos de redes é Devolo, mas agora tenho a certeza que TPLink não volto a comprar.

PLC sim, é Devolo.

Das instalações que já fiz com TP-Link, num dos cenários ainda funciona até hoje, noutro, volta e meia é preciso desligar a PLC e voltar a liga-la.

Cumps
 
Back
Topo