1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Marvell unveils $99 PC

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Nemesis11, 24 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 3709)

1. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.techreport.com/discussions.x/16466

2. norim_13

norim_13 I quit My Job for Folding

Espectáculo!
    Pelo que percebi isto juntamente com um HDD externo dá um home server excepcional!

Venham eles!

Cumps

3. Koncaman

Koncaman Utilizador Saloio

Qual é potencial interesse de comprar uma coisa destas?
    é ter um PC super-barato, para usar com monitores USB.. é para ter uma especie de servidor de qualquer coisa (mais versatil que o NAS ou um Print server)...

é que não sendo compativel com x86, e consequentemente com o windowx (windows home server), o linux para servidor, torna-o interessante apenas para um nicho de mercado... a menos que a marvell simplifique bastante uma versão do linux, para ter uma interface acessivel/versatil/intuitiva e programavel pela rede...

Última edição: 24 de Fevereiro de 2009
  4. skandal

skandal Power Member

Koncaman, acho que é por aí. Teres uma espécie de nas ou printserver, mas por um custo mais baixo.

5. Zero_Cool_PT

Zero_Cool_PT What is folding?

Ha routers que fazem o mesmo e ainda acrescentam a função de ser "router"

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Isso não é bem um computador... Talvez para NAS, mas como foi dito há routers com portas USB e dar 99 € por isto, penso que chega para um NAS propriamente dito ou então um disco externo com ethernet (tipo os MY BOOK WORLD EDITION).

o meu router tem portas USB, mas só não tenho lá um disco 2,5" espetado por causa de não suportar NTFS ou exFAT para ficheiros grandes.

E prefiro 1 aparelho do que 2 (isto + o disco externo).

o aspecto faz lembrar um PLC :D

Última edição: 24 de Fevereiro de 2009
  7. spastikman

spastikman Banido

Este também pode fazer de router, com a vantagem de ter 1.2ghz de processador e 512MB de ram. Queres comparar o incomparável.

8. Chob

Chob 1st Folding then Sex

Existe algum router com 512MB DDR2 que corra linux?

NAS não é muito apropriado mas acredito que com uma Pen de 4Gb (que já se arranja bem barato) sirva para bem mais do que apenas um router.

Se existir algum, sorry a noobice

EDIT:
    @Product page

Última edição: 25 de Fevereiro de 2009
  9. Rui_Carlos

Rui_Carlos 1st Folding then Sex

Os routers de 100€ duvido que tenham o desempenho disto...
    Eu tenho um Asus WL500gP, ao qual tenho um disco ligado, mas não tem um processador de 1.2GHz, nem 512MB de RAM (penso que usa um processador de 266MHz, e tem 32MB de RAM). Basta ter o transmission a correr para ficar com o processador em 100% de uso, ou então fazer uma transferência de ficheiros do disco do router para outra máquina (que são muito mais lente que entre dois pc).
    Era capaz de ser interessante se evoluíssem isto para um router...

10. Chob

Sendo um plug "pc" teoricamente superior ao hardware de um wl500gP, penso que router seja apenas uma "Spec".

Ao que parece vai haver 4 Variantes do "Sheeva Plug"

E no site oficial, as variantes mencionam a presença de portas SATA:

11. Mk Pt

Mk Pt Power Member

Se desse para o xp era porreiro para fazer de server [para mim].

Assim.. Não me parece..

12. MikeFR

MikeFR Power Member

Como já disseram, ter um router com portas usb ou até um popcorn hour será mais vantajoso, e se calhar até mais barato.

13. ravager

ravager Power Member

Para server existem versões dedicadas do Windows, ou até mesmo Linux, o XP não é dos melhores para tal.

14. petersaints

petersaints Power Member

Para casa chega bem o XP. Mas se não for preciso algo Windows-only, o Debian Stable é rock solid :P É set it and forget it ;)

Quanto ao aparelho em si é fraco demais... tira muito a versatilidade da coisa por ser tão limitado. Mais vale compra um EEE PC 701 e metê-lo como server xD Sempre tem mais potência e é x86-based!

15. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Como já foi dito, existem dispositivos a 100 € que podem ter muitas mais funcionalidades das iniciais.
    O problema desses dispositivos é que não têm um processador a 1.2 Ghz nem 512 MB de Ram, nem são user frendly (para os converter a ter mais funcionalidades).

A partir do momento que um computador destes seja extremamente barato e que baste ligar a uma ficha e aceder remotamente via browser com possibilidade de N funções, pode ter algum sucesso.

Já agora, a ARM tem umas demonstrações de Netbooks, um deles a correr Ubuntu 9.04:
    http://news.zdnet.co.uk/hardware/0,1000000091,39617753,00.htm

A parte interessante no vídeo´é quando ele fala da comparação com o Atom e de os Netbooks com ARM poderem ser tão baratos, que se tornem "disposable devices", como acontece por exemplo com os telemóveis.

16. ravager

ravager Power Member

Exacto, eu para server caseiro gosto mais duma boa distro de Linux.

17. exxtreme

exxtreme Power Member

Esta ideia ta perfeita.

Como foi dito, nao ha nehum router com tanto poder de processamento, e memoria RAM.

Um popcorn hour, nao pode levar uma distro de linux, nem tem tando poder de processsamento.

O meu NAS tem apenas 16MB de Ram, entao intalo lá o transmission, e com ficheiros maiores de 500MB encrava logo. (dlink DNS-313)

Isto era um sonho para mim, uma distro linux, com os pacotes essenciais, apache, transmission, FTP, SMB e NFS, tudo administrado por rede, tinha um server espetacular, com um consumo que deve ser supreendente:).

Se for facil de encontrar a venda, ate adquiro um.

18. nelsondac

nelsondac Power Member

isso é uma coisa que penso fazer um dia que tenha uns trocos de lado. servia perfeitamente, silencio e consumo q.b. mais, se a luz for abaixo tem bateria. não precisa de ups.

19. Chob

Já só faltam 3

Partilhar esta Página