PC Mass Effect: Andromeda (Bioware/EA)

Depois de algumas horas ontem à noite (ínicio e um planeta, Eos, visitado).

De facto as animações matam bastante a envolvência da história (que começa mornita).

Combate de facto acaba por cair no uso de 2/3 skills e não consigo mudar o mapeamento de algumas acções (o scanner nomeadamente....que queria passar para o M5 do rato). Basicamente vou apostar num personagem de extremos

O movimento do rover sobre objectos é/parece artificial

Mas a verdade é que joguei e continuava a jogar senão tivesse de trabalhar hoje...por isso do meu lado o bichinho existe.
 
e não consigo mudar o mapeamento de algumas acções (o scanner nomeadamente....que queria passar para o M5 do rato)

Isso foi logo a 1ª coisa que fiz sem quaisquer problemas assim que arranquei o jogo: dodge para o M4 e o scanner para o M5.

EDIT: Dependendo do teu rato se tiveres software de suporte podes sempre mapear os botões para teclas para essa app específica caso ainda tenhas dificuldades.
 
Agora imagina a "loucura" que são os controles de comando, vou manter o jogo com só mais uma horita por jogar e volto a pegar nele depois de umas quantas actualizações em cima, que não aceito uma GTX 1070 não passar dos 50 quadros por segundo com o CPU a 60%.
 
Que gozo estou no planet EOS e tenho no máximo 43 fps a 1440p. Tenho jogado com FXAA de resto tenho tudo em Ultra. Cheira-me a má optimização
 
A interface é claramente um dos pontos mais fracos por isso tenho que concordar com o @stryyker.
Há demasiados menus, muito mal organizados e de difícil navegação.

Há secções que é para fazer acções com "enter", outras com "espaço", etc etc. Há uma tremenda falta de coerência.

Depois há a questão de organização que foi feito por alguém sob o efeito de alguma substância potente:

há pelo menos 6 navegações distintas:

-> 1º menu principal: dá acesso às secções de gestão in-game como journal, inventory e afins. Para além disso dá acesso a um dos maiores insólitos que é a entrada "Game" que é nem mais nem menos que o:
-> 2º menu principal: MEU DEUS! o que é isto?!?!? Não só faz qualquer sentido isto estar aqui com opções importantes (portanto Save está no 1º e Load no 2º... makes sense... not!) como também uma UI/UX totalmente distinta! Novamente uma tremenda falta de coerência.
-> Menu de gestão in-game: Novamente uma interface completamente distinta e bastante confusa. Confusa no sentido que consoante o contexto muda o UI/UX :facepalm: Reparem nas mudanças na versão de gestão de loadout e nas restantes e vão perceber rapidamente onde está o problema.
-> Quick access menu: Este pelo menos desempenha +\- a sua função. Se bem que não percebo porque raios não colocaram o acesso directo aos profiles aqui mas ok....
-> Menus de research/development: mas porquê?!?! Novamente com uma navegação completamente distinta! Começamos logo mal com aquela escolha de duas opções em ecrã inteiro e depois acabamos com a interface menos prática à face da terra para gerir listagens intermináveis de items. E os botões minorcas e nada intuitivos no topo para alternar entre tecnologias? Valia pelo menos o despedimento de toda a equipa de design de interfaces.
-> Interface de sellers: novamente navegação bastante distinta de tudo o resto. E com falhas bastante graves como a falta de comparação com equipamento equipado.

Se tivesse de avaliar estas interfaces de 0 a 10 eu daria um 1 ou 2 pois simplesmente não tem ponta por onde se pegue e choca-me como um projecto tão grande como este não tem gente minimamente competente em UI/UX. Sou fã da bioware desde da sua génese e digo com mãos no fogo que este é de longe a pior interface feita por eles e roça o vergonhoso.

Depois temos as questões técnicas:
- Aceder ao mapa e depois carregar "Esc" tanto volta directamente ao jogo como por vezes vai parar ao 1º menu principal sem nenhuma regra lógica aparente. O mesmo se passa quando vamos directamente para o journal.
- O botão de save fica inactivo quando lhe apetece. Estou muito bem na minha a passear por Eos e gravo no meio do nada. Ando um bocado e quando estou novamente no meio do nada abro o menu e pimba! Botão de save inactivo sem qualquer explicação - great job!

Para além disto há muito mais por onde pegar: Ora "Esc" é a tecla universal para se sair de algo mas no modo explorador de sistemas solares é "T"... é preciso dizer mais alguma coisa?

Já tenho 22h de jogo e algo me diz que vou acabar com centenas mas sou o primeiro a dizer que isto não é jogo para todos: ou se gosta de mass effect ou então não vale a pena gastarem o vosso dinheiro. Tem aspectos demasiado graves que facilmente afastam pessoas menos entregues à experiencia.

EDIT: Falei obviamente da versão PC mas acredito que as versões de consola estejam a sofrer do mesmo mal.
 
A interface é claramente um dos pontos mais fracos por isso tenho que concordar com o @stryyker.
Há demasiados menus, muito mal organizados e de difícil navegação.
Concordo plenamente com a tua resposta em case tudo.
Obviamente terei que por mais horas de jogo mas acho frustrante os pontos que disseste. É o típico "fail" dos open mass world. Demasiada tralha logo ao início e a gente á que adivinhar.

No entanto á companhias e jogos k mostram pequenos tutoriais (usaveis) não livros e textos para ler -. -
Amanhã a ver se faço maratona do jogo para passar mais umas boas horas.

Ps: ps4pro here.
 
Já tenho 22h de jogo e algo me diz que vou acabar com centenas mas sou o primeiro a dizer que isto não é jogo para todos: ou se gosta de mass effect ou então não vale a pena gastarem o vosso dinheiro. Tem aspectos demasiado graves que facilmente afastam pessoas menos entregues à experiencia.

EDIT: Falei obviamente da versão PC mas acredito que as versões de consola estejam a sofrer do mesmo mal.
Yap concordo. Estou a jogar na ps4 pro e notam-se claramente em certas alturas no combate frame drops.

È muito chato, mas como sou um gajo simpático continuo a jogar sem esperar pelo patch porque como lá está tem ali o cheiro de mass effect e não me apetece andar a fazer pausas porque depois posso perder o interesse.

Mesmo para quem é fã e mais exigente acredito que também se afastem. Além disso tem muita palha de quests, mas pronto com isso já se contava!
 
Eles moram literalmente no mesmo continente e a propria lingua adaptou imensas palavras mas falar Inglês em si? Nada disso, há que ter orgulho na lingua natal....
 
A interface é claramente um dos pontos mais fracos por isso tenho que concordar com o @stryyker.
Há demasiados menus, muito mal organizados e de difícil navegação.
...

Concordo a 100%. Os menus e respectiva navegação estão maus e não são nada intuitivos...


Custa-me um bocado dizer isto, tendo em conta que sou grande fã da série, mas o melhor adjectivo que posso usar para descrever o jogo após 20 cerca horas é 'razoável'. E um Mass Effect para mim não deveria ser razoável, deveria ser no mínimo muito bom. Sim eu considero o 3º Mass Effect muito bom, mesmo após aquele final.

Até agora o jogo está a ser um Mass Effect Inquisition, onde se nota claramente que a Bioware não sabe como preencher um open world gigantesco, acabando por diluir o conteúdo de qualidade no meio de uma quantidade infindável de quests de treta. E com tantos ícones no mapa perde-se grande parte da magia e sensação de descoberta inerente à exploração de um mundo desconhecido.

E parece que o famoso 'banter bug' do Dragon Age Inquisition está de volta. Os diálogos entre os nossos teammates raramente são despoletados quando estamos a explorar o mundo, o que é pena visto que eles traziam uma grande dose de personalidade às personagens, para além de proporcionar momentos engraçados. Saudades da Morrigan constantemente a azucrinar a cabeça ao Alistair ou do Wrex a perguntar ao Shepard se venceria duelos contra os outros membros da tripulação :D

Também não estou a achar grande piada ao enredo. Acho que podiam ter tentado criar algo mais original, mas como ainda estou no início vou esperar pelo final do jogo para poder tecer um comentário mais definitivo.
 
Eu o enredo não acho muito mau de todo. Agrada-me a ideia de uma viagem de anos, juntando "arcas" de várias espécies, trabalhando juntas para explorar, colonizar mundos novos e descobrir novas raças. A ideia de viajarem para Andrómeda (M31) é que achei um bocado assim para o extrema. A Via Láctea está assim tão cheia/ocupada, que não existem mais mundos para descobrir e explorar? :P

Heleus é um enxame estelar com um buraco negro no centro que me pareceu nem estar bem dentro ainda de Andrómeda. Porque não viajar, ao invés, para um dos 200 (+/-) enxames globulares no halo da Via Láctea? Ia dar ao mesmo e era mais rápido e menos demorado. Com sorte ainda conseguiam estabelecer contato com a civilização que deixaram para trás, não precisavam de se despegar de tudo e viajar 600 anos no futuro.

Ao longo do jogo ouvimos algumas das razões para que os viajantes tenham concordado em viajar 2,5 milhões de anos-luz. Mas acho todas as razões assim para o estúpidas!... São tão genéricas: "eu queria afastar-me das preocupações; queria esquecer o que me aconteceu no passado..." meh. Nada disso justificava uma viagem tão longa. Digo eu, hehehe.
 
@mata-pombos Eu acho um exagero, e em grande parte foi uma das razões que comecei a procurar outros canais porque os vídeos dele foram-se cada vez mais alongando. Dito isto, provavelmente vou ouvir o vídeo em tempos mortos na sua totalidade :)
 
Última edição:
Interessante que estou no eos também penso eu, e a minha rx470 não parece estar dando conta do recado. Os fps andam acima e abaixo, o meu i3 ficasse nos 80 90%, quando entro na nomad então ainad piora. Em combate tenho alguns drops e freezes, pus tudo no mínimo agora, e vou ver como fica..
 
Continuo sem stress agora em Kadara....só que o jogo é mesmo o mais fraco de todos.

Muita falta de imaginação/investimento numa marca....
 
Back
Topo