Multiplataforma Mass Effect Legendary Edition (BioWare)

Cheguei ao fim da trilogia duas vezes na x360. Comprei o remaster para fazer o 3º playthrough, mas sou sincero, está a custar... Não fazia ideia que a jogabilidade do ME1 tinha envelhecido tão mal na minha opinião.
O ME2 e ME3 já deve ser mais facil.
 
Comecei a jogar pela primeira vez o ME 1, sendo um jogo de 2007 nota-se bem a idade no jogo. A jogabilidade até está porreira mas sinto a falta de informação no jogo. Para abrir o mapa é preciso ir ao menu de pausa é um pouco chato porque devia ter um acesso rápido noutra tecla. Para fazer missões sinto-me perdido onde ir porque no mini mapa nem aparecem as direções para onde ir fazer certas missões, tenho de andar a ler o journal para saber onde ir e depois procurar no mapa.
Isso é algo que cada vez fica mais simplificado com o decorrer dos jogos.
 
A primeira vez que joguei Mass Effect na Xbox 360, também achei confuso. Cheguei ao ponto de quase desistir. Só não desisti porque queria jogar o Mass Effect 2, e sabia que a experiência do ME2 seria melhor que importasse um save file do ME1 para o ME2.

Depois vim a jogar o ME2 e terminá-lo, e voltei a jogar o ME1. Dessa vez, consegui jogar melhor, perceber melhor o jogo, e a experiência foi brutal.
 
Eu tou a jogar o ME1 pela primeira vez e tou espantado que demorei tanto a pegar neste jogo. A história é top e o combate impecável. Notam-se algumas mecânicas já antigas e a ui não é grande espiga mas com 9h tou a gostar bastante.
 
O ME1 é obrigatório, porque o Mass Effect é uma verdadeira trilogia em que os acontecimentos e todo o mundo de jogo são transversais nos 3 jogos.
As relações que estabelecemos no primeiro jogo, as decisões de tomamos, o nosso comportamento, transitam para os seguintes duma forma exemplar.
É uma saga que nos faz sentir realmente parte de algo épico.
 
Já estive por várias vezes a querer comprar mas como foi um jogo que joguei até à exaustão na altura que saiu, não me importo nada de esperar para sair no Gamepass.
 
Este jogo é muito bom e vale bem a pena revisitar este universo. Algumas mecânicas estão algo datadas mas não deixam de ser jogos fantásticos.
 
Acabei esta trilogia há pouco tempo sem nunca ter jogado a original e deixo aqui uma análise para quem não viu:

Completei esta trilogia e tenho sentimentos mistos após terminar.

Artwork excelente e do mais original que se vê a nível de ficção científica, gráficos bastante bons para os anos que tem mesmo sabendo que teve as respetivas melhorias para esta geração. Nota-se a evolução gráfica ao longo dos 3 jogos bem como a jogabilidade mais simplificada a cada jogo. Em relação à jogabilidade é onde para mim o jogo falha um pouco, achei um bocado repetitivo em que muitas das vezes eram esponjas de inimigos para descarregar balas. Os poderes dos aliados ajudam a variar um pouco mas mesmo assim acho que devia haver mais variedade naquilo que se faz no jogo para além também de pressionar botões de ação para abrir portas e algumas delas com puzzles chatos. Gostei da parte de fazer upgrades as armas e aos próprios aliados. A parte das decisões dos diálogos acho algo bastante bom e a frente do seu tempo bem como as consequências que isso tem para a história no entanto algumas vezes personagens que eu gostava tiveram um mau desfecho por achar que determinada decisão no dialogo não ia ter nenhum impacto. Acabou por acontecer algumas coisas que eu não queria por o jogo não ser muito direto nas consequências. A história apesar de achar bastante boa no geral, demora bastante a avançar ao longo de cada jogo. Demasiado tempo em fases de recrutamento e perceber como funcionam outras raças do universo e a história principal avança muito lentamente. A nível de bugs apanhei no 1 em que saía do Macko e não conseguia usar armas, ao que parece já foi corrigido, e no 3 apanhei outro bug umas 3 ou 4x que me fez voltar ao checkpoint anterior. A nível de som dou mérito ao elenco das vozes e a banda sonora, principalmente do 3. Longevidade é bastante alta (para mim até de mais no 2 e 3) e com alguns dlc's pelo meio bastante bons. Nem sempre achei divertido principalmente pela jogabilidade se tornar um pouco cansativa e talvez por ter jogado os jogos demasiado seguidos. No geral gostei de passar a trilogia e reconheço o devido valor que o jogo tem passado tantos anos. 8.5/10
 
O que me está mesmo atrofiar são mesmo as side missions e a falta de orientação no jogo. Estive a fazer umas side missions em Citadel e no mapa nem aparece nada marcado, leio o Journal e diz para ir a tal sitio encontrar a pessoa, tenho de andar abrir sempre o mapa para saber onde é o sítio em si, e quando se termina a missão nem aparece uma indicação de que foi concluída a missão.

Fora isto estou a gostar bastante do jogo.
 
O que me está mesmo atrofiar são mesmo as side missions e a falta de orientação no jogo. Estive a fazer umas side missions em Citadel e no mapa nem aparece nada marcado, leio o Journal e diz para ir a tal sitio encontrar a pessoa, tenho de andar abrir sempre o mapa para saber onde é o sítio em si, e quando se termina a missão nem aparece uma indicação de que foi concluída a missão.

Fora isto estou a gostar bastante do jogo.


Uiii não deves ter jogado World of Warcraft vanilla :D
 
Acabei agora mesmo o Mass Effect 1, no geral até gostei bastante. O final é mesmo épico. Fiquei foi chateado porque não consegui a Platina por causa do troféu Completionist, supostamente é completar a maior parte do jogo, li em fóruns de malta que fez 50 missões, outros 60, outros 80. Eu fiz no total ums 52 mais ou menos e estava na esperança de conseguir o troféu mas tive azar. Agora é pegar num save mais antigo e tentar a Platina.
 
FCFBijfXIAouriy


Está feita a Platina. Não sei se foi bug ou não mas no troféu Completionist tive de pegar num save do jogo com 4 horas e continuar daí por causa das missões. Antes tinha terminado o jogo com 51 missões feitas e não ganhei o troféu, agora estava a fazer uma missão que já tinha feito e ganhei o troféu, com 46 missões feitas e ainda longe do final do jogo. Achei estranho mas agora já está feita. Já posso começar o Mass Effect 2.
 
FCFBijfXIAouriy


Está feita a Platina. Não sei se foi bug ou não mas no troféu Completionist tive de pegar num save do jogo com 4 horas e continuar daí por causa das missões. Antes tinha terminado o jogo com 51 missões feitas e não ganhei o troféu, agora estava a fazer uma missão que já tinha feito e ganhei o troféu, com 46 missões feitas e ainda longe do final do jogo. Achei estranho mas agora já está feita. Já posso começar o Mass Effect 2.
Acho que esse é o trofeu mais chato dos 3 jogos, e sim, é propenso a ter bug...

Eu fiz os troféus todos da trilogia menos os ligados à dificuldade. São listas de trofeus bem feitas, em que não obrigam a grandes grinds desnecessários e estão muito ligados ao conteúdo adicional que cada jogo tem.
 
Back
Topo