Multiplataforma Mass Effect Legendary Edition (BioWare)

Eu também joguei todos os 3 nas suas devidas alturas. É um jogo que estou ansioso que saia no GamePass. Vai ser 100% como fiz com todos os outros mas desta vez vou fazer uma Evil Playtrough.
 
Terminei hoje esta bela trilogia! Mas que beleza de universo que este Mass Effect é.

8282-mass-effect-3-capa-1.jpg

Mass Effect 3 Legendary Edition (PS5)
9/10


Ao fim de 9 anos depois de Mass Effect 3 ter saído termino hoje esta bela trilogia. Lembro-me de na altura ler em fóruns e por essa internet fora muita gente a criticar o final do jogo, até petições fizeram para alterarem o final do jogo. Sinceramente acho essa gente ridícula, concordo que o jogo não é o melhor da trilogia mas não fica muito atrás do ME2 que é uma obra prima.

Neste ME3 o jogo pega em tudo o que o ME2 tinha de bom na jogabilidade e consegue melhorar o jogo, Shepard consegue correr sem se cansar, consegue deslizar por cima de objetos quando corre, fazer cover to cover como no Gears of War e nota-se mais fluidez nos movimentos.
Fazer upgrades nas armas neste jogo também é bem mais completo, além dos melhoramentos também existem vários acessórios para as armas, tal como miras, barrels, carregadores, etc.

A história do jogo achei fantástica, a luta contra os Reapers para salvar a terra e o resto do universo e o confronto com o Illusive Man, o verdadeiro vilão da saga. Confesso que houve ali alturas no jogo que comecei achar grande seca, mas porque apanhei os DLCs pelo meio e não sabia disso, mas pelo meio da minha jornada ainda fui fazendo missões com alguns parceiros dos outros dois jogos da saga que não faziam parte da nossa equipa neste ME3.

Quanto ao final do jogo, simplesmente já estava a prever que iria ser algo do género e até concordei, mas ainda assim o final do jogo tem várias opções e vários finais.
Mass Effect 3 é sem dúvida um excelente jogo e um excelente RPG.



xK2b8gY5A5oyYlc1pnUUVEm5.png

Mass Effect Legendary Edition
9/10


Mais vale tarde do que nunca. Hoje terminei esta fantástica trilogia e decidi dar um 9/10 no seu total muito por culpa do Mass Effect 2 que é uma Obra Prima sem dúvida.
Quando o primeiro jogo saiu em 2007 eu ainda nem se quer tinha uma consola dessa geração, só comprei a PS3 em 2008. Quando o Mass Effect 2 saiu em 2010 lembro-me vagamente de ter jogado uma demo e gostei da jogabilidade, mas como sabia que era um RPG decidi não jogar o jogo. Nessa altura RPGs não eram o meu forte, e ainda hoje não são mas nos últimos anos até tenho jogado bastantes muito por culpa do Witcher 3.
9 anos depois de ter saído o último jogo da trilogia lá decidi jogar a Legendary Edition até porque ouvia falar maravilhas do universo de Mass Effect, um grande amigo meu até considera o Mass Effect 2 o segundo melhor RPG que ele jogou.

A trilogia é fantástica, toda a história é bem interessante e bem construída, e o que mais me surpreende é que as decisões que tomamos no ME1 e ME2 vão ter consequências no ME3, tal como o que se passa no ME1 tem consequências no ME2, personagens que morrem, aliados que morrem porque temos de fazer escolhas, decisões tomadas em certas missões, romances, tudo. E isto tudo é possível porque dá para importar o save dos jogos quando começamos um deles, e assim tudo o que fizemos no jogo anterior continua no seguinte.
Como o ME1 não saiu na PS3 originalmente (saiu anos depois numa Trilogy Edition que é rara) não era possível fazer a história no ME1 e continuar no ME2, mas esta Legendary Edition na PS4 (joguei na PS5) já era possível fazer isso, e ainda bem.

A evolução dos jogos é grande, o ME1 era um pouco limitado mas tinha coisas que os outros não tinham, no ME1 por exemplo era possível andar a explorar outros Planetas e fazer algumas missões lá, até andar com um carro por lá, no ME2 e ME3 isso já não existia, mas no ME2 dava para encontrar novos Planetas e lançar umas sondas para apanhar materiais para upgrades às armas e à nossa nave Normandy, coisa que no ME3 não havia nada disto nem tão pouco haviam upgrades para a Normandy.
O mapa no ME1 era péssimo, no ME2 foi alterado e ficou bem mais simples e o jogo até estava dividido por missões ao estilo de Metal Gear Solid V.

Esta trilogia é mesmo excelente tanto a nível de história como de personagens que fazem parte da nossa equipa ao longo dos três jogos. Demorei 104 horas a terminar esta trilogia.
Foi sem dúvida das melhores trilogias que joguei em anos.
 
Revejo-me nalgumas coisas que falaste aí, @Snake Eater. Por exemplo, eu passei ao lado dos Mass Effect precisamente por saber que eram RPG, e passei igualmente ao lado do Witcher 3. Então jogos turn-based RPGs nunca lhes pegaria, tinham de me pagar para os jogar! :-D Fiz recentemente um esforço pelo Yakuza Like a Dragon.

Mas nestes últimos 7 ou 6 anos, com vários jogos a meter algumas mecânicas RPGs pelo meio, comecei a ser mais tolerante. O Witcher 3 passei no PC à 1 ano (com alguns mods para limpar algumas partes fortemente RPG), mas estou a pensar em talvez dar uma chance aos Mass Effect.

Estou só à espera que apareça no Gamepass / EA Play, porque deve ser melhor que os originais que estão lá agora. Já que não joguei em 2007, também espero mais uns meses ou 1 ano se for preciso.
 
Mass Efect é sem dúvida dos melhores RPG's que há disponível. A seguir ao The Witcher 3 será provavelmente o 2o melhor( aqui também não conto com o Pokémon que joguei já há muito tempo nas Game Boys).

Se entretanto ainda não tiver a PS5, ainda compro a trilogia e volto lá. Mas agora estou no início de outra, o Mafia.
 
Estou só à espera que apareça no Gamepass / EA Play, porque deve ser melhor que os originais que estão lá agora. Já que não joguei em 2007, também espero mais uns meses ou 1 ano se for preciso.

O primeiro é bastante RPG a nível de escolhas e equipamento, o segundo não tanto, e o terceiro é um meio-termo.

Agora, tu e quem está à espera que entre no EA Play tem de fazer esta pergunta: "será que me importo de jogar uma trilogia que oferece para lá de uma centena de horas num serviço de subscrição?" Pessoalmente, era incapaz de meter +100 horas em jogos alugados, especialmente quando esses jogos oferecem múltiplas escolhas que são transferíveis entre títulos e incentivam a mais playthroughs.
 
Isto é para colecionar. Já mandei vir o meu numa boa promo da Worten :D Agora aumentou o preço...

Na PS3 não terminei o 1º, nem o 2º e só experimentei o 3º. Mas comprei todo o DLC :joker:

Esta trilogia é perfeita para me fazer terminar isto
 
O primeiro é bastante RPG a nível de escolhas e equipamento, o segundo não tanto, e o terceiro é um meio-termo.

Agora, tu e quem está à espera que entre no EA Play tem de fazer esta pergunta: "será que me importo de jogar uma trilogia que oferece para lá de uma centena de horas num serviço de subscrição?" Pessoalmente, era incapaz de meter +100 horas em jogos alugados, especialmente quando esses jogos oferecem múltiplas escolhas que são transferíveis entre títulos e incentivam a mais playthroughs.
Por mim é completamente tranquilo, dificilmente voltarei a jogar, ainda por cima sendo jogos longos.
Mesmo que me dê uma enorme vontade de jogar novamente daqui a 3 ou 4 anos, o jogo deve estar a 10€ ou menos por essa altura. :P

Vou ver se consigo aguentar o ME1 então, tentando sobreviver ao RPG mais intenso.
 
O primeiro é bastante RPG a nível de escolhas e equipamento, o segundo não tanto, e o terceiro é um meio-termo.

Agora, tu e quem está à espera que entre no EA Play tem de fazer esta pergunta: "será que me importo de jogar uma trilogia que oferece para lá de uma centena de horas num serviço de subscrição?" Pessoalmente, era incapaz de meter +100 horas em jogos alugados, especialmente quando esses jogos oferecem múltiplas escolhas que são transferíveis entre títulos e incentivam a mais playthroughs.

Qual é a diferença entre meter 100 horas num jogo alugado ou num jogo comprado?? Não acabar antes de saírem? Sendo EA play só vão sair do gamepass se o EA play sair do gamepass. É mesmo o caso normal de 1 ano no gamepass é mais que suficiente para terminar o jogo.
 
Qual é a diferença entre meter 100 horas num jogo alugado ou num jogo comprado?? Não acabar antes de saírem? Sendo EA play só vão sair do gamepass se o EA play sair do gamepass. É mesmo o caso normal de 1 ano no gamepass é mais que suficiente para terminar o jogo.

Como disse, são jogos que incentivam a várias playthroughs. Por exemplo, eu fiz 3 playthroughs completas da trilogia na Xbox 360 ao longo daquela geração (e coloquei perto de 300 horas no multiplayer do ME3). Este tipo de jogos são bons para revisitar mais tarde e explorar outras opções. Pode ser uma parvoíce, mas era incapaz de investir tempo neste tipo de jogos sabendo que não os tinha.
 
Como disse, são jogos que incentivam a várias playthroughs. Por exemplo, eu fiz 3 playthroughs completas da trilogia na Xbox 360 ao longo daquela geração (e coloquei perto de 300 horas no multiplayer do ME3). Este tipo de jogos são bons para revisitar mais tarde e explorar outras opções. Pode ser uma parvoíce, mas era incapaz de investir tempo neste tipo de jogos sabendo que não os tinha.
Uma vez que é mais raro haver problemas com saves/edições XPTO no lado da Xbox, é uma questão de mais tarde se comprar o jogo e assim investiste tempo mas não foi em vão já que o save fica sempre ligado ao teu ID.
 
Assim de repente não estou a ver uma trilogia ou algo do gênero em que continua tudo e seja possível usar o mesmo save. E as escolhas que fazemos ao longo dos jogos influenciam em todos eles. Isto é que achei de mais fantástico.
 
Como disse, são jogos que incentivam a várias playthroughs. Por exemplo, eu fiz 3 playthroughs completas da trilogia na Xbox 360 ao longo daquela geração (e coloquei perto de 300 horas no multiplayer do ME3). Este tipo de jogos são bons para revisitar mais tarde e explorar outras opções. Pode ser uma parvoíce, mas era incapaz de investir tempo neste tipo de jogos sabendo que não os tinha.
Eu considero que tenho todos os jogos. A única diferença é que adio a compra para o dia que eventualmente os queira jogar novamente e não esteja no serviço. Na prática vai acontecer muito pouco e quando acontecer vou pagar muito menos pelos jogos. O digital tem essa conveniência. A diferença entre ter um jogo ou não é se já paguei a licença do mesmo, vou perder o mesmo tempo a sacar um jogo que tenho de um que não tenho.

Por exemplo outra situação que vejo algumas pessoas não gostarem de fazer é comprar DLCs de jogos que não têm. Eu uso a mesma lógica e não tenho qq problema.

Em relação ao Mass effect, Sendo EA play só sairá do serviço se o próprio serviço sair do gamepass.
Como foi dito a única coisa que interessa guardar é o Save e esse é meu.
 
Disponível no Gamepass (PC e Consola) a 6 de Janeiro

Mass Effect Legendary Edition (Console and PC) EA Play – January 6
The Mass Effect Legendary Edition is coming to PC Game Pass and Ultimate with EA Play! The Legendary Edition includes single-player base content and over 40 DLC from the highly acclaimed Mass Effect, Mass Effect 2, and Mass Effect 3 games, including promo weapons, armors, and packs – remastered and optimized for 4K Ultra HD.

Mass Effect Legendary Edition (Console and PC) EA Play – January 6
 
Porra...tinha acabado o Witcher 3 Cyberpunk e queria ir para algo mais leve e não RPG, mas não vou resistir. Adorei jogar na altura e agora tambem vou de certeza.
 
Última edição:
Back
Topo