Massa Térmica + QuadCore

AlmaMater

Power Member
Boas!

Procuro a melhor forma de espalhar a massa térmica para uma melhor performance.. li várias dicas e instruções e pergunto assim se o recomendado para um QuadCore (9300) é aplicar um grão de massa no dissipador e espalhar com 1 dedo e 1 plástico para fazer um "círculo" e fazer uma linha no CPU desta forma:

termica.JPG


Pergunto se está correcto ou se é melhor espalhar a linha do CPU com 1 cartão para fazer a tal camada fina ou simplesmente ao colocar o dissipador em cima ela espalha-se e não é preciso mais nada..

Dissipador: Thermalright 120 Extreme
CPU: QuadCore 9300 45nm


Gracias!
 
Boas, espalha com um cartao para fazer a tal camada fina.
Mas não começes do centro. faz uma linha axim num lado do cpu e espalha para o lada em frente, para fazer uma fina camada.

CUMPZ
 
Como está indicado na foto é a maneira mais correcta de aplicar a pasta térmica nos Quad.

Se fosse um Duo, em vez de ser uma linha horizontal, era uma vertical.
 
Como está indicado na foto é a maneira mais correcta de aplicar a pasta térmica nos Quad.

Se fosse um Duo, em vez de ser uma linha horizontal, era uma vertical.

Ok, então é só meter o dissipador em cima.. acho que as 2 maneiras devem ser adequadas.. a da linha e a de espalhar pelo cpu..
 
Põe um pingo de pasta no die do processador e espalha com um cartão, tem que deixar uma camada bem fica, agual de um papel mais ou menos.

Outro jeito, é por um pingo no centro do cpu e pronto, coloca o cooler e já era. E com o tempo ele vai se espalhando sozinho.
 
Bom.. acho que vou espalhar uma camada fininha mesmo em quase todo o processador uma vez que o DIE do gaxo é algo de grande:

quad2.jpg


e coloco tb uma pequenina gota no dissipador (a meio da base) e tungas meto em cima do CPU :)


mas podem dar mais sugestões pq ainda não vou fazer isso hje.. só para a semana!
 
Eu vou-te ser muito sincero nao uso qualquer tipo de cartao podem n achar acoselhavel mas pra mim e mais facil e fica melhor espalhado....
Eu deito massa termica por cima do processador e depois com o dedo vou espalhando de forma a fikar uma camada fina por toda a base do processador...apessar de fica com os dedos todos cag*dos nao deixo a massa termica xeia de relevos...;)

PS: tem e k ser uma massa termica boa ja me aconteceu fika com massa termica nos dedos e no processador nada xD
 
Vê as instruções para a Artic Silver 5, por exemplo, no site da Arctic Silver.

O que se deve fazer à base do dissipador é: limpar restos de pasta térmica antiga, colocar um pouco da nova, espalhar (com um saco de plástico) e em movimentos circulares de forma a espalhar e abranger toda a área de contacto com o dissipador. Depois limpa-se vigorosamente com, por exemplo, papel de cozinha. O objectivo é apenas preencher imperfeições da base do dissipador com pasta térmica, que ficariam preenchidas por ar (isolante térmico). Penso que isto não seja decisivo na performance do dissipador, mas a quantidade de pasta necessária para o fazer é mínima, e base deve ser sempre limpa quando se troca de pasta térmica, por isso...

(...)...apessar de fica com os dedos todos cag*dos nao deixo a massa termica xeia de relevos...;)

Faz como eu, usa um saco de plástico a 'proteger' o dedo.
 
Vê as instruções para a Artic Silver 5, por exemplo, no site da Arctic Silver.

O que se deve fazer à base do dissipador é: limpar restos de pasta térmica antiga, colocar um pouco da nova, espalhar (com um saco de plástico) e em movimentos circulares de forma a espalhar e abranger toda a área de contacto com o dissipador. Depois limpa-se vigorosamente com, por exemplo, papel de cozinha. O objectivo é apenas preencher imperfeições da base do dissipador com pasta térmica, que ficariam preenchidas por ar (isolante térmico). Penso que isto não seja decisivo na performance do dissipador, mas a quantidade de pasta necessária para o fazer é mínima, e base deve ser sempre limpa quando se troca de pasta térmica, por isso...



Faz como eu, usa um saco de plástico a 'proteger' o dedo.


Pois.. neste caso o processador é um QuadCore novo! portanto n preciso de limpar restos antigos :)
 
Bem... após ver em Youtubes e ler montes de sites não cheguei ainda à melhor conclusão lol

não é uma ciência exacta e pode ser colocada pelo menos de 2 formas possíveis:

. a tal de colocar uma linha a atravessar o Die do processador.. no caso do quad core vai de um lado ao outro...

. espalhar por toda a superfície do processador uma camada fina com 1 cartão de crédito... como está aqui

Simlesmente ainda n me decidi.. lol a massa Thermalright tb é diferente da Artic logo não pode ser utilizada segundo instruções da Artic... na thermalright dizem para meter no CPU e Dissipador tb..
 
Bem... após ver em Youtubes e ler montes de sites não cheguei ainda à melhor conclusão lol

não é uma ciência exacta e pode ser colocada pelo menos de 2 formas possíveis:

. a tal de colocar uma linha a atravessar o Die do processador.. no caso do quad core vai de um lado ao outro...

. espalhar por toda a superfície do processador uma camada fina com 1 cartão de crédito... como está aqui

Simlesmente ainda n me decidi.. lol a massa Thermalright tb é diferente da Artic logo não pode ser utilizada segundo instruções da Artic... na thermalright dizem para meter no CPU e Dissipador tb..
eu tenho o metedo da " fartura " dos santos populares :D
nem espalho , monto o cooler e o calor é que espalha a massa :D
cada maluco com a sua pancada :P
 
Última edição:
Back
Topo