1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Massa térmica

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por canano, 11 de Junho de 2009. (Respostas: 31; Visualizações: 4060)

1. canano

canano Power Member

Tenho uma questão em relação à massa térmica.
    Ora bem, é o seguinte, eu nunca antes coloquei massa no meu CPU, e para este verão vou comprar uma bisnaga mas tenho algum receio em como a coloco.

Já tive a ver uns quantos tutoriais, e vídeos "how to", queria era saber se em casa há algum material com o qual podemos experimentar, uma vez que a espessura e a forma de "modelar" as pastas não são todas iguais.
    A que em princípio vou comprar, será a AS5 ou a MX-2.

Será que com (e como já ai vi) pasta de dentes dá para praticar?

Isto é algo [bastante] ridículo eu sei, mas é só mesmo para depois quando colocar, a coisa ficar bem uniforme e com a tal camada fina.

Tks in advance ;)

Última edição pelo moderador: 12 de Junho de 2009
  2. WindWalker

WindWalker Power Member

Pasta de dentes só se não houvesse mais nenhum material à face da Terra. Isso está cheio de iões, que a tornam excelente para condução eléctrica em múltiplas condições.

Eu esperava até ter a MX-2. Pratica com essa.

Se deixas cair pasta de dentes no socket, podes praticamente dizer adeus à mboard. Já a MX-2 não é condutora eléctrica (nem a AS5) nem tem efeitos capacitivos (acumular carga eléctrica).

3. canano

canano Power Member

Não ia praticar directamente no CPU, mas sim numa outra superfície alternativa, ou então num mítico Pentium MMX que tenho aqui (pentium 1 rocks!).

A "estrutura/espessura" da MX-2 assemelha-se à da pasta dos dentes?
    Para a semana já terei a MX-2, comprada na *****.

Obrigado.

Última edição: 12 de Junho de 2009
  4. Rodolfo Pereira

Rodolfo Pereira 1st Folding then Sex

re

Eu tenho a MX-2 e aconselho. Excelente massa termica. ;)

5. canano

canano Power Member

Como é em termos de "viscosidade"?
    "Muito" líquida?

Última edição pelo moderador: 18 de Junho de 2009
  6. Rodolfo Pereira

re

Não, penso que é o normal. Eu também receava aplicar massa térmica, e pesquisei no youtube variadíssimas maneiras de a aplicar correctamente.

Agora aplico sem problemas.

7. canano

canano Power Member

Como aplicas, com um cartão (tipo multibanco), ou com o dedo (envolto num plástico)?

8. Rodolfo Pereira

re

Vi essas maneiras todas. Não uso nem uma, nem outra. Aplico a massa no Cpu e depois espalho com o dedo sem nada.

9. canano

canano Power Member

Também já vi fazerem assim, tal como já vi malta a deixar o cooler espalhar a massa.
    Eu vou praticar ainda e depois logo se vê lol.

10. Gonzas10

Gonzas10 Power Member

Eu ponho a massa térmica sem ajuda de nada, apenas meto uma linha horizontal no CPU (pois é aí que estão colocados os cores do mesmo ) e depois, deixo que o cooler faça pressão no CPU e pronto, está feito ;)

11. Rodolfo Pereira

re

Mas por muito bem colocado que fique a linha, penso que nao vai cobrir o quadrado todo uniformemente quando metes o cooler.

12. canano

canano Power Member

Ora bem, pela lógica não irá cobrir tudo de forma homogénea.
    Com o dedo também me parece a melhor opção, afinal tens o controlo a 100%

13. WindWalker

WindWalker Power Member

Nem é suposto. Isso de 'barrar' os CPUs com pasta térmica é erro do senso comum: "ah, quanto mais pasta tiver no CPU, desde que a camada seja fina, melhor".

O que interessa é maximizar a transferência de calor dos Cores para o dissipador, e não espalhar o calor pela superfície de contacto com o mesmo.

Sigam os conselhos de quem anda no negócio há bastante tempo: http://www.arcticsilver.com/arctic_silver_instructions.htm

14. Gonzas10

Gonzas10 Power Member

Exacto, eu vi daí, e ponho como já referi em cima ;)

15. nicksmart

nicksmart Power Member

ou fazes como eu que despegei um tubo inteiro em cima de um Q6600 :D

aprende-se com os erros felizmente nao conteceu nada

16. Rodolfo Pereira

e

A mim ensinaram me a fazer essa tal camada mto fina.. se está mal ok, aprendo da maneira que dizem que é certa.

Basicamente é fazer uma linha no centro do cpu e meter o cooler?

Abraço

17. nicksmart

nicksmart Power Member

segundo o WINDWALKER e a artic silver sim se eles dizem é porque é senao :004:

18. canano

canano Power Member

Boas.

Ontem chegou a minha primeira embalagem de massa térmica, MX-2.
    Ora, hoje passei à primeira aplicação alguma vez feita por mim.

Bom, como eu não percebo nada disto, e tive dificuldades a colocar o (stock) cooler - não encaixava - não tenho a certeza de que tenha ficado bem, aliás, penso que não terá ficado bem mesmo.
    Não era suposto a temperatura baixar imediatamente uns graus? Em idle as temps andam nos 43/46, e em load andam entre os 52/58, coisa que já se verificava ANTES da aplicação.

Aqui fica uma imagem de como ficou:

Ora, as temperaturas não baixaram, ficou na mesma...
    Terei aplicado massa térmica a mais?

É que sinceramente nem sei a quantidade a por, uma vez que li que ou era 1mm, ou a grossura de uma folha de papel. E a espessura de uma folha de papel NADA tem a ver com 1mm, está BEM longe disso.

Thoughts?

PS: antes de colocar o CPU, limpei "as bordas".
    E a temperatura ambiente... bom, não sei.

Última edição: 17 de Junho de 2009
  19. mboot

mboot Power Member

Experimenta não espalhar pelo cpu todo. Limpa-o bem limpo (assim como o cooler) e coloca só um pouco no meio do cpu (mais ou menos do tamanho de um bago de milho). Não interessa colocar muito, pois o objectivo é o calor ser conduzido para o cooler e não ser distribuido pelo cpu. Tenho feito desta maneira e tenho tido bons resultados...

Se reparares é assim que a artic silver também recomenda no link acima...
    No i7 fiz desta maneira, mas depois vi que a artic silver recomendava colocar um fio de pasta ao meio do cpu e foi o que fiz e ganhei cerca de 2ºC... não é muito, mas pode fazer diferença.

Mas o melhor deve ser testares tu próprio como tens melhores resultados, desde que tenhas os cuidados essenciais com o hardware.

20. canano

canano Power Member

Coloco só no meio?
    Pelo que li no site da Artic Silver, para processadores Quad, deve colocar-se uma linha no meio e depois por o cooler por cima. Ao meter o cooler por cima do CPU, a massa fica automaticamente espalhada.
    Mas no entanto, vejo quase toda a gente a dizer devemos ser nós a espalhar, e não o cooler quando é posto.

A aplicação deve ser igual (digo eu) para a MX-2 ou pra a AS5.

Não era suposto notar melhorias imediatas?
    Acho que vou mesmo fazer como eles dizem...

Desde já obrigado mboot pela resposta...

Última edição: 17 de Junho de 2009

Partilhar esta Página