Master / Master ou Master / Slave

zelv

Power Member
Vou montar o meu sistema em Raid e vou usar para storage um disco IDE.
A minha dúvida é a seguinte: devo ligar o disco a master num canal e o dvd-rw a master noutro ou o disco a slave do dvd-rw ganhando arrumação na caixa? O disco é mesmo de storage só.

Digam-me aí as vossas opiniões. Thx in advance.
 
o melhor era um em seu cabo (pra mim)... agora ja ha muita gente que como falaste para ter arrumação liga disco e drive de cd no mesmo cabo.pelo que tenho lido dao-se bem.
 
tens que ter em atenção duas coisas.

1. os discos rígidos transferem dados a uma velocidade bastante superior à velocidade das drives ópticas.

2. quando ligas duas drives de velocidades diferentes na mesma fita/cabo IDE a velocidade assumida para as duas drives é a velocidade da mais lenta.

conclusão: podes ligar o disco no mesmo cabo que o dvd-rw mas vais ter perdas de velocidade.

será que vale a pena?

o único espaço que vais poupar é o espaço ocupado por um cabo.
 
zelv disse:
A questão não é se posso... é o que é melhor!

o "melhor" tens que ser tu a dicidir nao?

se quere arrumaçao o disco vai ser pra storage o que te impede de ligar os dois
no mesmo cabo?

eu tenho 2x80 SATAII em RAID0 + o gravador e o disco 250gb de storage no mesmo IDE
e nao tenho problema nenhum e poupo espaço dentro da caixa e a arrumaçao fica mais facil!
 
2. quando ligas duas drives de velocidades diferentes na mesma fita/cabo IDE a velocidade assumida para as duas drives é a velocidade da mais lenta.

sera assim?

tenho duvidas sobre isso e no minimo se tens razao, isso so aconteceria quando as duas tivessem
a funcar ao mesmo tempo, o k ja aconteceu comigo e nao tive perdas nehumas!

ex:ver um filme directo da storage e gravar um dvd.
 
frank disse:
sera assim?

tenho duvidas sobre isso e no minimo se tens razao, isso so aconteceria quando as duas tivessem
a funcar ao mesmo tempo, o k ja aconteceu comigo e nao tive perdas nehumas!

ex:ver um filme directo da storage e gravar um dvd.

Ele tem razão... é assim que as coisas funcionam
 
Back
Topo