MasterChief

Desculpa lá ser o único aqui a dizer o contrário, mas pronto é uma fotografia perfeitamente banal. Não é por mal que o digo lol, mas está aqui tanta gente a dar os parabéns por algo que é perfeitamente normal e pronto achei que tinha que dizer algo.

Banal?? Realmente vejo esta foto todos os dias:rolleyes: Mas respeito a tua opinião.
 
Banal?? Realmente vejo esta foto todos os dias:rolleyes: Mas respeito a tua opinião.


Sim é banal. É uma paisagem retratada de uma forma perfeitamente banal. Não inova nem expressa algo. Pronto é só uma paisagem. Se tivermos que arranjar uma analogia com outra coisa diria quase que é como comparar uma casa feita por um emigrante qualquer que regressou da Suíça, com um edifício do Norman Foster. Pah a casa feita pelo emigrante é apenas uma casa, no entanto limita-se a isso.

Já agora vê as fotos em http://www.boston.com/bigpicture/2008/12/2008_in_photographs_part_2_of.html porque isso é fotografia. Não por andarem em cenários de guerra ou por terem grandes máquinas. Mas sim porque são fotos simples, que transmitem mais do que uma imagem. Contam uma história, mesmo que seja uma foto de uma paisagem.
 
Última edição:
o problema das fotos de paisagem e k aparentemente o fotografo nao tem um papel tao determinante na imagem final, e a propria beleza da natureza tal como ela e kem torna a foto bonita. isso e verdade em alguns casos, mas o contrario tb se verifica. kantas vezes nao tentamos tirar fotografias a uma paisagem de cortar a respiracao e kando chegamos a casa e descarregamos a foto para o computador nao ficamos completamente desiludidos com o resultado final? tenho a certeza k ja aconteceu com tds mais de uma vez.

sim e uma foto "banal", mas esta longe de ser "mais uma foto dakela paisagem". parece simples mas nao e...
 
Quanto â foto gostei de como foi conseguida, boas cores mas muito sem espaço em baixo, fora isso está bonita mesmo não sendo uma foto que possa dizer que adore ou mesmo o seu estilo.

Vou ter que concordar em parte com o orpheusmyth mas fazer a mistura com Warlord. Foto banal? Sim, completamente correcto, se vivermos ao lado do MasterChief. Vejo bastantes fotos que adoro de locais que apenas posso sonhar em ir e essas fotos são isso mesmo, retratar 1 local como ele é, o seu melhor ou pior e aliciar a algo. 1 foto não é só e apenas para transmitir uma mensagem mas também pode ser para mostrar algo.
Eu costumo dizer que vivendo num local bonito e espectacular torna-se complicado de não conseguir tirar boas fotos que nos façam olhar e querer lá ir mas é claro que não passa uma mensagem.

Temos que saber dividir e repartir as coisas e os estilos de fotografia. orpheusmyth eu adoro e é o meu estilo favorito fotojornalismo (sociedade e guerra) mas por exemplo no link que deixas que tem de especial a foto 5? Qaulquer pessoa a podia ter feito mas ninguém podia estar ali. Uma foto de nu, que transmite? se formos por algum tipo de ideias tudo é banal.

É necessário saber avaliar cada categoria de fotografia. Se não se gosta por ser má é uma coisa agora se não se gosta por não gostar do estilo e não a foto é diferente e penso que aí seja preciso analisar as coisas.
 
True words. Eu também não gosto de paisagens, sou o primeiro a dizer que é rara a foto que não me parede banal, e as minhas então, grande parte acaba por conhecer o delete da máquina.
Agora não haja dúvida que a foto é uma boa foto e ele tem o mérito de ter descoberto o local, assim como de conseguir "aliciar" com a sua beleza.
 
Então para não me chatearem desnecessariamente, deixo aqui uns links com o que para mim são boas fotos de paisagens. Com ou sem photoshop, até porque esta é HDR lol. Olhando para as fotos contam muito mais do que uma paisagem. A foto em destaque está com demasiado contraste, saturação, e enquadramento é realmente mau. Desculpa mas acho que se não houver críticas nunca aprendes. Acho que a intenção está lá entendes. No entanto continua a tentar, porque daí até a foto estar brutal como já disseram vai um grande passo.

http://www.flickr.com/photos/soffia/3113719140/
http://www.flickr.com/photos/soffia/2989549108/
http://www.flickr.com/photos/soffia/2966386369/
http://www.flickr.com/photos/soffia/505766043/
 
orpheus felizmente há gostos para tudo e estilos porque senão estavamos bem tramados. Mostras fotos com estilo completamente diferente ao apresentado pelo master. Não gostas e ponto para quê teimares com os gostos das outras pessoas? Eu também não digo que é brutal ou que se quer adore. Para mim tá gira e não é por isso que digo aos outros que estão errados. Se fosse por aí então passava a vida a dizer aos outros que não deviam abrir os olhos que ficariam cegos com tanta má qualidade que anda pela aí.

Já reparei que és um pesquisador de fotos fantástico e para críticas excelentes mas falta-te muito para seres um critico, pelo menos real. Primeiro quando se quer realmente fazer uma critica deve-se fazer a mesma de modo construtivo e não dizer que detestas que é má e as outras são melhores. Tenta explicar ao master o que ele pode realmente fazer para ficar melhor na foto e não simplesmente 'toma lá isto que eu gosto e vê se fazes igual ou melhor'. Depois é tentar mostrar algum dos teus bons trabalhos e mostrar como o fazes para a malta tambem aprender.
 
Acho que a intenção está lá entendes. No entanto continua a tentar, porque daí até a foto estar brutal como já disseram vai um grande passo.

se eu acho a foto brutal n és tu que vai dizer que n o devo fazer certamente...
podes n achar nd de mais, mas n admito que ponhas em causa o meu gosto.
já vi que és bastante critico aqui com o pessoal, mas já agr gostaria tb de ver uma galeria tua
 
orpheus felizmente há gostos para tudo e estilos porque senão estavamos bem tramados. Mostras fotos com estilo completamente diferente ao apresentado pelo master. Não gostas e ponto para quê teimares com os gostos das outras pessoas? Eu também não digo que é brutal ou que se quer adore. Para mim tá gira e não é por isso que digo aos outros que estão errados. Se fosse por aí então passava a vida a dizer aos outros que não deviam abrir os olhos que ficariam cegos com tanta má qualidade que anda pela aí.

Já reparei que és um pesquisador de fotos fantástico e para críticas excelentes mas falta-te muito para seres um critico, pelo menos real. Primeiro quando se quer realmente fazer uma critica deve-se fazer a mesma de modo construtivo e não dizer que detestas que é má e as outras são melhores. Tenta explicar ao master o que ele pode realmente fazer para ficar melhor na foto e não simplesmente 'toma lá isto que eu gosto e vê se fazes igual ou melhor'. Depois é tentar mostrar algum dos teus bons trabalhos e mostrar como o fazes para a malta tambem aprender.


Só não quis foi meter aqui um post com uma data de linhas explicando porque não gosto da foto. Não se trata sequer de não gostar, trata-se de ser uma má foto. Critiquei apenas porque é má, não porque não gosto. Mas se quiserem explico detalhadamente o porquê.

se eu acho a foto brutal n és tu que vai dizer que n o devo fazer certamente...
podes n achar nd de mais, mas n admito que ponhas em causa o meu gosto.
já vi que és bastante critico aqui com o pessoal, mas já agr gostaria tb de ver uma galeria tua

Mas concerteza que coloco um link para uma galeria minha. No entanto digo o que já disse muitas vezes. Apesar de estar dentro do mundo da fotografia há muitos anos, ainda me considero um aspirante a aprendiz. Ainda estou a perceber como o esquema funciona, e talvez daqui a uns anos consiga dizer que sim comecei a aprender. Mas isso já discuti no post em que falávamos dos métodos de aprendizagem. Até porque tenho fotos relativamente boas, outras más, outras apenas de férias lol. Bem é uma galeria multidisciplinar.

http://www.flickr.com/photos/justlostintranslation/
 
Última edição:
Mas a ideia de uma comentário/critica não é esse mesmo? Se está algo mal tentar dizer o que está e aí propor o que se deveria alterar para isso mesmo dentro do gosto do fotografo e da visão do mesmo?

Pensei que era disto que se tratava e não apenas dizer que 'não gosto porque é má' pois isso é tão válido como dizer 'porque não'.
 
Só não quis foi meter aqui um post com uma data de linhas explicando porque não gosto da foto. Não se trata sequer de não gostar, trata-se de ser uma má foto. Critiquei apenas porque é má, não porque não gosto. Mas se quiserem explico detalhadamente o porquê.

Existe o criticar e existe o aprender, existe o destruir e o construir...até agora vejo-te a criticar muito e a ensinar pouco, a destruir muito e a construir pouco. Desculpa a frontalidade mas é a ideia global com que tenho ficado dos teus posts.

A foto não está má...pelo contrário. As regras de composição foram respeitadas, por opção do autor as cores foram saturadas. Não gostas? Muito bem, estás no teu direito. Mas não faças da tua opção a generalidade quando isso não se verifica. Sim, não está brutal mas não deixa de estar uma boa foto. Já vi fotos profissionais de paisagens em panfletos promocionais piores que esta.

Estamos numa comunidade de tecnologia e não de fotografia. É natural que a sensibilidade fotográfica seja menor. Com isto não quero dizer que não haja por aqui gente de grande nível, porque há. Mas o público que frequenta o fórum não são exclusivamente fotografos, daí que uma foto humilde possa ter particular destaque por aqui (não é o caso desta).

Quem quer criticar de peito aberto tem de estar sujeito também a critica. Parece-me injusto destruires literalmente o trabalho de alguem sem dar nada em troca. Não te parece? Não quero com isto inibir a tua participação, mas a verdade é que devemos ser responsáveis naquilo que dizemos e ponderar muito bem antes de atirar pedras. Afinal somos uma comunidade. Não condeno a critica desde que construtiva. Alias, em muitas galerias por aqui vês chamadas de atenção para este ou aquele pormenor no sentido de as pessoas melhorarem. "Não gosto, é banal" é muito pouco e não ensina nada a ninguem.

Cumps,
michael c
 
Última edição:
Mas concerteza que coloco um link para uma galeria minha. No entanto digo o que já disse muitas vezes. Apesar de estar dentro do mundo da fotografia há muitos anos, ainda me considero um aspirante a aprendiz. Ainda estou a perceber como o esquema funciona, e talvez daqui a uns anos consiga dizer que sim comecei a aprender. Mas isso já discuti no post em que falávamos dos métodos de aprendizagem. Até porque tenho fotos relativamente boas, outras más, outras apenas de férias lol. Bem é uma galeria multidisciplinar.

http://www.flickr.com/photos/justlostintranslation/

referia-me a criares uma aqui no forum
tal como disse o jamiro se dizes que a foto é má o minimo que poderias fazer era dizer porque é que é má.
certamente ele tb n vai aprender a ler "a foto n vale nada"
 
Estamos numa comunidade de tecnologia e não de fotografia. É natural que a sensibilidade fotográfica seja menor. Com isto não quero dizer que não haja por aqui gente de grande nível, porque há. Mas o público que frequenta o fórum não são exclusivamente fotografos, daí que uma foto humilde possa ter particular destaque por aqui (não é o caso desta).

Quem quer criticar de peito aberto tem de estar sujeito também a critica. Parece-me injusto destruires literalmente o trabalho de alguem sem dar nada em troca. Não te parece? Não quero com isto inibir a tua participação, mas a verdade é que devemos ser responsáveis naquilo que dizemos e ponderar muito bem antes de atirar pedras. Afinal somos uma comunidade. Não condeno a critica desde que construtiva. Alias, em muitas galerias por aqui vês chamadas de atenção para este ou aquele pormenor no sentido de as pessoas melhorarem. "Não gosto, é banal" é muito pouco e não ensina nada a ninguem.

Cumps,
michael c


Peço desculpa se não fui suficientemente construtivo, e assumo que ao tentar resumir acabei por perder conteúdo. No entanto penso que tem então que existir humildade de todos os lados. Tal como vejo malta a dizer que são grande fotógrafos e a dizerem que têm grandes fotografias, também deveria ver malta a dizer que provavelmente poderiam ver alguns exemplos bem melhores. A fotografia é uma arte, e não pode nem deve ser vista como um "boom" resultante da evolução tecnológica. Existem fotos muito boas tiradas por amadores e vejo isso todos os dias. Tenho uma grande paixão pela fotografia, tanto que formei um grupo em Coimbra para que leigos e profissionais conseguissem estar juntos sem complexos e sem gastar dinheiro em cursos etc. No entanto pede-se apenas uma coisa, que é humildade. Quando não se sabe, mesmo que a foto seja boa, assume-se isso mesmo, ou seja que não sabemos. Agora quando passamos ao ponto de dizermos que algo é absurdamente brutal, ou até assumir que temos grandes fotografias, quando não temos experiência a ver, sim e digo a ver fotos, então o melhor é não o fazermos. A experiência ao analisar uma foto é a mesma que ao avaliar um livro. É preciso ver muitas fotos, tal como é preciso ler muito. Neste caso, a foto em questão, sim tem escolhas que foram opção do fotógrafo em questão, mas tenho que assumir que talvez tenham sido más escolhas. O local em questão, mesmo não o conhecendo, tem caracteristicas muito importantes, sejam as nuvens, seja o lago, ou as montanhas ao fundo. No entanto, penso que a foto quase que se dissolve nela própria. Falta-lhe consistencia que possivelmente conseguias ter se não tivesses centrado o lago, nem tivesses deixado tanta saturação na imagem. Eu sei que por vezes somos tentados a fazer isso até porque na minha galeria tenho fotos assim, ou com texturas que resultaram bem ou mal. Quando critiquei foi com a intenção que tentasses procurar um equilibrio, ou que voltasses a olhar para a foto. Quantas vezes já fiz isso com fotos minhas. Concluindo, não tentes tornar a foto mais "bonita", ou colorida, porque por vezes o enquadramento que tu sentes que é o melhor, por vezes conta mais do que as cores que possas usar. Por vezes acontece isso a muitas pessoas, mas é como digo, tens que ver outros exemplos, e antes de assumir como certo, vai experimentando. Quem sabe colocar várias experiências com a mesma foto.
 
Estás no teu direito de criticar a fotografia, acho muito bem, a parte técnica tenho a certeza que haverá muitas pessoas que percebem mais do que eu, agora dizer que a foto é banal isso não podes discutir comigo e ponto. O banal é mesma coisa que comum, e para mim esta paisagem é tudo menos comum, e sou um grande apreciador de paisagens. Quando vi esta fotografia nem me passou sequer pela cabeça a técnica por detrás da mesma, chamo a isso a parte fria do fotografo, apenas apreciei o cenário, o espírito da mesma e na minha humilde opinião aquilo para mim de comum/banal não tem nada.
Espero que não me leves a mal, entendo perfeitamente e respeito a tua opinião, mas estávamos a discutir o meu banal, e não o teu.
 
Back
Topo