Ontem à noite foi a minha primeira tentativa de astro-fotografia planeada. O objetivo era o mesmo de toda a gente nos dias de hoje que é o cometa NeOwise.
Depois de usar o Stelarium para ter uma noção da direção e das horas notei que poderia apanhar a ISS a passar por baixo do cometa. Fiquei todo feliz ehehe.
Utilizando um intervalometro e a app photo Pils, preparei um bulk de 20 exposições a 4s para uma distância focal de 50mm. Como tenho uma crop dá cerca de 75mm. Tudo testado em casa e a funcionar!!!
Usando a app Clear Outside, deu para ver que ontem ia ser uma noite de céu totalmente limpo e sem lua!! Perfeito para isto
Local escolhido, no cimo de um monte com pouca luz e relativamente perto de onde moro.
Chegado ao sitio ainda com um bocado de luz, começou a dar para perceber que se calhar havia demasiada luz da cidade circundante, mas ainda era cedo… Pode ser que a coisa melhore… Mas não… Obviamente que não. Erro de principiante, o local não é afastado o suficiente da cidade, aliás tenho a cidade toda como pano de fundo -.-
Bem, paciência… Vamos lá tentar encontrar o cometa. Cometa esse que não era visível a olho nu o que dificultava imenso.
Enquanto havia luz no céu, aproveitei para focar a 17-55 2.8 manualmente na lua, pois era essa a lente que eu estava a pensar usar.
Usando a app skEye lá encontrei o cometa, aponto a 17-55 para lá e após alguns acertos na exposição e no ISO, lá consigo encontrar aquilo que parece o cometa…
Mas com essa lente não ia a lado nenhum, toca a meter a 55-250 e voltar a tentar encontrar o comenta. Começar sempre na distância focal menor, tentar centrar o comenta no meio da frame e subir para a distância maior.
Isto num tripé decente era capaz de ser fácil, no meu Newer de 40€ com uma cabeça de apenas um ajuste tanto para vertical como horizontal foi um desafio bastante complicado.
Mas lá consegui após bastantes tentativas. E programei o intervalometro para umas 20 fotos de 4s cada a ISO 12800 F/5.6.
Tudo isto processado no Sequator (obrigado ao
@xukuru) e depois no PS.
Infelizmente o tempo de exposição foi um bocado demais e acabou por ficar com algum arrasto nas estrelas, mas depois de um processo tão longo e de pensar que não ia ter nada de jeito, fiquei feliz com o que deu.
Neowise Comet by
Nuno Silva, no Flickr
Mas a noite não se ficou por aí! E apenas e só porque as pessoas que me acompanharam acabaram por falar em Júpiter, acabei por apontar a 55-250 para o dito e foi possível ver o planeta 4 das suas luas mais visíveis.
Mais uma vez programei o intervalometro para 20 fotos de 2s cada a ISO 12800 F/5.6. Não sei porquê só fiquei com 19 fotos. Seja como for, esta foi a parte da noite que me encheu mais de alegria. Não estava à espera de ver um planeta e as suas luas através da minha câmara e conseguir uma foto do grupo.
Jupiter and Moons by
Nuno Silva, no Flickr
Como conclusões: Planeamento é muito importante, mas mais importante que isso é a escolha do local adequado, sem luz. E quando se diz sem luz, é escuro como o breu!!!! E eu ainda não fiz isso e acho que foi o meu maior erro. Tudo o resto acabou por ser consequência desse erro e tentativa de o resolver. Um tripé decente também irá ajudar e muito. Quando se está nos 250mm e a apontar para o espaço, um deslocamento de 1mm é coisa para tirar o objeto do frame. Não vou falar num corpo FF e numa lente L 2.8 ou 4 que também deve fazer bastante diferença, mas se eu fiz isto com no sitio em que estava, acho que mesmo com o material que tenho era capaz de um resultado melhor caso fosse bem mais escuro.