matavelhos

Ontem à noite montei o estaminé todo e andei a fazer fotos de coisas que tenho por cá, para 1.ª vez, acho que não ficou mal de todo. Falhei constantemente na exposição, sempre abaixo do desejado, tive que aumentar sempre 1stop ou mais na edição. Senti falta de outra luz, ou um refletor maior, pois as sombras eram grandes e marcadas demais e em produto isso não fica la grande coisa (não se quer meio produto na sombra lol). No meu caso, fundos pretos ficam melhor… Dava jeito ter uma daquelas box de uma só cor para tirar fotos à vontade, o meu "fundo" era pequeno e limitou. E por fim, devia ter limpo o pó às coisas ehehehe

Bem cá vão os resultados.


Sennheiser HD400S
by Nuno Silva, no Flickr


Sennheiser HD400S
by Nuno Silva, no Flickr


Sennheiser HD400S
by Nuno Silva, no Flickr


Sennheiser HD400S
by Nuno Silva, no Flickr


Canon 50mm
by Nuno Silva, no Flickr


Canon 50mm
by Nuno Silva, no Flickr


Canon 50mm
by Nuno Silva, no Flickr
 
faltou limpar o po as coisas :bounce::bounce::bounce:
não que tenha sequer qualificações para comentar o teu trabalho mas acima de tudo o mais importante é sempre experimentar novas coisas, novos desafios, pois assim se aprende e evolui... podem não ser perfeitas, no teu ponto de vista, mas certamente terá sido uma experiência util.
 
É engraçado brincar com a luz do Flash... E só assim se vai evoluindo.

O pó espalhado, por vezes só se vê depois de estarmos a editar. Serve para teres mais cuidado nas próximas... Mas foste preguiçoso, tu que até és mais utilizador do Photoshop, tiravas a maioria dessas partículas em dois tempos.

Pronto. Já te dei na cabeça :berlusca:

E sei bem do que falo, pois nas fotos que fiz do banjo (acho que as coloquei aqui, já nem sei) também penei um pouco no photoshop a apagar pó.

Outra dica, é que este tipo de fotos também funciona bem num vidro, ou acrílico, como base.

Manda mais:Winkani:
 
Obrigado aos 3.
Na segunda foto com fundo vermelho ficou muito apertada do lado esquerdo face ao lado direito. Mas no geral gostei

Verdade. Acho que me deixei enganar por causa da sombra mais carregada do lado direito.

faltou limpar o po as coisas :bounce::bounce::bounce:
não que tenha sequer qualificações para comentar o teu trabalho mas acima de tudo o mais importante é sempre experimentar novas coisas, novos desafios, pois assim se aprende e evolui... podem não ser perfeitas, no teu ponto de vista, mas certamente terá sido uma experiência util.

Toda a gente tem qualificações para dar a sua opinião. É para isso que este tópico (pelo menos o meu) serve também e agradeço todas ela, pois assim fica mais fácil de perceber onde podemos estar a fazer asneiras.

É engraçado brincar com a luz do Flash... E só assim se vai evoluindo.
É basicamente isso que tenho feito. Monto o estaminé, e vou tirando fotos, vou mexendo o tripé com a "soft box" (que é mais uma sombrinha refletora com difusor) para a esquerda, para a direita e vejo se o resultado me agrada ou não.

Sendo isto um tripé normalíssimo, às vezes fica difícil ter espaço para a composição como quero, nomeadamente quando meto o tripé de frente para o objeto.

O pó espalhado, por vezes só se vê depois de estarmos a editar. Serve para teres mais cuidado nas próximas... Mas foste preguiçoso, tu que até és mais utilizador do Photoshop, tiravas a maioria dessas partículas em dois tempos.

Ainda removi uma ou outra coisa do fundo, nos objetos, confesso que não me apeteceu gastar o tempo :(

É engraçado brincar com a luz do Flash... E só assim se vai evoluindo.

O pó espalhado, por vezes só se vê depois de estarmos a editar. Serve para teres mais cuidado nas próximas... Mas foste preguiçoso, tu que até és mais utilizador do Photoshop, tiravas a maioria dessas partículas em dois tempos.

Pronto. Já te dei na cabeça :berlusca:

E sei bem do que falo, pois nas fotos que fiz do banjo (acho que as coloquei aqui, já nem sei) também penei um pouco no photoshop a apagar pó.

Outra dica, é que este tipo de fotos também funciona bem num vidro, ou acrílico, como base.

Manda mais:Winkani:

Acho que não tenho nada por aqui desse género que consiga usar. Vou procurar.

-------------------------------------------

Um problema que tenho tido é com as superfícies refletoras. Fica um highlight muito potente, ou até estoura e perco detalhe. Talvez com outro difusor em cima consiga melhorar isto?!


Guess Glass
by Nuno Silva, no Flickr


Guess Glass
by Nuno Silva, no Flickr


Guess Glass
by Nuno Silva, no Flickr

Uma das que mais gosto agora:

Guess Glass
by Nuno Silva, no Flickr


Tommy
by Nuno Silva, no Flickr


Tous
by Nuno Silva, no Flickr


Tommy
by Nuno Silva, no Flickr
 
Ontem à noite foi a minha primeira tentativa de astro-fotografia planeada. O objetivo era o mesmo de toda a gente nos dias de hoje que é o cometa NeOwise.

Depois de usar o Stelarium para ter uma noção da direção e das horas notei que poderia apanhar a ISS a passar por baixo do cometa. Fiquei todo feliz ehehe.

Utilizando um intervalometro e a app photo Pils, preparei um bulk de 20 exposições a 4s para uma distância focal de 50mm. Como tenho uma crop dá cerca de 75mm. Tudo testado em casa e a funcionar!!!

Usando a app Clear Outside, deu para ver que ontem ia ser uma noite de céu totalmente limpo e sem lua!! Perfeito para isto :)

Local escolhido, no cimo de um monte com pouca luz e relativamente perto de onde moro.

Chegado ao sitio ainda com um bocado de luz, começou a dar para perceber que se calhar havia demasiada luz da cidade circundante, mas ainda era cedo… Pode ser que a coisa melhore… Mas não… Obviamente que não. Erro de principiante, o local não é afastado o suficiente da cidade, aliás tenho a cidade toda como pano de fundo -.-

Bem, paciência… Vamos lá tentar encontrar o cometa. Cometa esse que não era visível a olho nu o que dificultava imenso.

Enquanto havia luz no céu, aproveitei para focar a 17-55 2.8 manualmente na lua, pois era essa a lente que eu estava a pensar usar.

Usando a app skEye lá encontrei o cometa, aponto a 17-55 para lá e após alguns acertos na exposição e no ISO, lá consigo encontrar aquilo que parece o cometa…

Mas com essa lente não ia a lado nenhum, toca a meter a 55-250 e voltar a tentar encontrar o comenta. Começar sempre na distância focal menor, tentar centrar o comenta no meio da frame e subir para a distância maior.

Isto num tripé decente era capaz de ser fácil, no meu Newer de 40€ com uma cabeça de apenas um ajuste tanto para vertical como horizontal foi um desafio bastante complicado.

Mas lá consegui após bastantes tentativas. E programei o intervalometro para umas 20 fotos de 4s cada a ISO 12800 F/5.6.

Tudo isto processado no Sequator (obrigado ao @xukuru) e depois no PS.

Infelizmente o tempo de exposição foi um bocado demais e acabou por ficar com algum arrasto nas estrelas, mas depois de um processo tão longo e de pensar que não ia ter nada de jeito, fiquei feliz com o que deu.


Neowise Comet
by Nuno Silva, no Flickr


Mas a noite não se ficou por aí! E apenas e só porque as pessoas que me acompanharam acabaram por falar em Júpiter, acabei por apontar a 55-250 para o dito e foi possível ver o planeta 4 das suas luas mais visíveis.

Mais uma vez programei o intervalometro para 20 fotos de 2s cada a ISO 12800 F/5.6. Não sei porquê só fiquei com 19 fotos. Seja como for, esta foi a parte da noite que me encheu mais de alegria. Não estava à espera de ver um planeta e as suas luas através da minha câmara e conseguir uma foto do grupo.


Jupiter and Moons
by Nuno Silva, no Flickr


Como conclusões: Planeamento é muito importante, mas mais importante que isso é a escolha do local adequado, sem luz. E quando se diz sem luz, é escuro como o breu!!!! E eu ainda não fiz isso e acho que foi o meu maior erro. Tudo o resto acabou por ser consequência desse erro e tentativa de o resolver. Um tripé decente também irá ajudar e muito. Quando se está nos 250mm e a apontar para o espaço, um deslocamento de 1mm é coisa para tirar o objeto do frame. Não vou falar num corpo FF e numa lente L 2.8 ou 4 que também deve fazer bastante diferença, mas se eu fiz isto com no sitio em que estava, acho que mesmo com o material que tenho era capaz de um resultado melhor caso fosse bem mais escuro.
 
Noite de lua cheia e lá fui eu tentar sacar algo com uma composição de jeito. Pelo que tinha visto talvez desse para apanhar a lua cheia e o Sameiro o que iria dar a sensação que a lua seria gigante. Infelizmente não consegui o enquadramento que desejava. Posto isso de parte fui à procura de algo que pudesse ser interessante. Como não tinha muitas hipóteses optei por algo mais minimalista.


Moonrise
by Nuno Silva, no Flickr


Moonrise
by Nuno Silva, no Flickr


Moonlight
by Nuno Silva, no Flickr
 
Epa, eu tinha virado a foto porque parece emsmo :D

Ficaram muito fixes, eu vou hoje ver se consigo algo :p

Virar a foto ia perder a noção do que aquilo era. Acho que devia ter dado mais luz ao edifício para as pessoas que vêem a imagem perceber o que aquilo é.

Acho que vou mudar o nome de forma a explicitar que aquilo é um edifício lol

Boa sorte para a caça :) Eu tive grandes dificuldades em encontrar um enquadramento que desejava. Tenho que perceber melhor o percurso da lua e tentar anticipar sítios na cidade que possa dar um bom enquadramento.

A minha próxima caça vai ter que ser à via láctea… Está difícil esta.
 
esta ultima ficou bem melhor, mas as outras também ficaram engraças, principalmente a "do queijo", demorei a perceber o que se passava ali :bounce::bounce:
 
Quando enches o frame com o sujeito dá logo outro impacto, mas eu nas anteriores não queria isso, queria mais espaço negativo. Na altura parecia-me que ficava bem algo minimalista, agora não tenho tanta certeza. Mas vai ficar assim.
 
Noite de lua cheia e lá fui eu tentar sacar algo com uma composição de jeito. Pelo que tinha visto talvez desse para apanhar a lua cheia e o Sameiro o que iria dar a sensação que a lua seria gigante. Infelizmente não consegui o enquadramento que desejava. Posto isso de parte fui à procura de algo que pudesse ser interessante. Como não tinha muitas hipóteses optei por algo mais minimalista.


Moonrise
by Nuno Silva, no Flickr


Moonrise
by Nuno Silva, no Flickr


Moonlight by Nuno Silva, no Flickr

Em parte acho que consegui entender o que pretendias, penso eu...
talvez nesta primeira foto não tenhas conseguido "um bom resultado", é sempre subjetivo, e sempre se aprende com as experiências, mas esta segunda já me pareceu mais interessante.
 
Estive dois dias no Alentejo e realmente é uma terra muito muito diferente do norte. Tem paisagens muito engraçadas para tirar umas fotos. Infelizmente fui numa altura muito má para astrofotografia, mas espero lá voltar e ficar bem mais que 2 dias, é uma zona que merece ser visitada com tempo e calma :)


Contrast
by Nuno Silva, no Flickr


Waiting to be ride
by Nuno Silva, no Flickr


The path
by Nuno Silva, no Flickr


New Normal
by Nuno Silva, no Flickr
 
Back
Topo