matavelhos

Obrigado @Marshall.76 pelo comentário positivo. Sabe mesmo bem ler isso. Tenho tentar melhorar ao longo do tempo, e já noto algumas melhorias na forma como penso quando vou tirar uma foto. Naquilo que penso e como executo. Ainda tenho um longo caminho a percorrer, até porque isto é apenas um hobbie, e um hobbie para o qual não tenho tanto tempo como seria preciso. Mas pouco a pouco vai-se melhorando.

Não é fácil, até porque é difícil receber feedback daquilo que se faz. E sem feedback técnico fica mais complicado de saber onde se errou e onde se pode melhorar.

Quanto aos filtros, estão na minha lista de compras, mas neste momento há outras prioridades.

Mais uma vez obrigado!!
 
Há umas semanas fui a um museu e obviamente tirei umas fotos.

Cheguei à conclusão que não é muito fácil tirar fotos dentro de museus. Normalmente as coisas estão atrás de vitrines que provocam reflexos, ou então não temos muito espaço e coisas para tentar fazer uma composição porreira. Provavelmente também me falta olho para a coisa.

Assim publico uma das poucas que gostei de dentro do museu, e uma do exterior.


Golden Boy
by Nuno Silva, no Flickr


História
by Nuno Silva, no Flickr
 
Parece-me que tens exagerado nas vinhetas. Já me pareceu nas anteriores.

Parece-me que em algumas fotos fazes isso para atenuar o céu quando fica estourado. Porque não tentas expor para o céu, e depois recuperas as sombras? Ou então fazes 2 exposições e juntas, caso seja uma diferença grande das altas para as baixas luzes :)
 
Boas @Lyp, obrigado pelo feedback, e sinceramente concordo contigo. Nestas últimas fotos acabei por usar as vinhetas para tapar alguns problemas de composição/enquadramento. Na última com vinheta, aquele lado esquerdo estava povoado de carros estacionados que estragavam um pouco a fotografia, na anterior, a parte de baixo tinha partes do escadório que não consegui retirar do enquadramento, daí ter usado vinhetagem.

Nas de Andorra, foi mesmo como dizes, estourava o céu e tentava remediar na edição.

Em Andorra tentei fazer brackets umas duas vezes, mas o resultado foi mau. Provavelmente problema na edição, falta de conhecimento técnico. A verdade é que não parece muito difícil, mas das vezes que tentei não correu muito bem :(

Vou ter que voltar a essas questões. A verdade é que nunca fui para esses lados, de fazer várias exposições e depois juntar tudo no LR ou no PS. Nunca fiz, mas provavelmente terei que, mais cedo ou mais tarde, ver uns tutoriais e fazer.

Mais uma vez muito obrigado pelo comentário. Vou ter em atenção isso :)

---

Bom Natal a todos que por aqui passam, e obrigado a todos pelo feedback que vão dando.
 
Boas fotos matavelhos! Concordo com o Lyp e há fotos em que não meteria vinheta de todo. Gosto de algumas em preto e branco em que a vinheta te permitiu isolar e destacar o elemento humano. Mas vinhetas no céu claro é um contraste que não fica tão bem, na minha opinião.

O bracketing em lightroom é mesmo simples. Faço bastante inclusive handheld e com resultados bem satisfatórios.

Tenta explorar melhor os slides de vinheta no LR. Podes aumentar o degradê e assim não fica tão agressivo, podes diminuir a vinheta nos highlights, etc.

Mas gostei do que vi! Parabéns.
 
Muito obrigado pela critica @SliPeR. Eu uso muito pouco o LR. Uso normalmente o PS com o câmara raw. Acho o LR tão confuso que me custa "penetrar" naquele mundo e construir um processo "rápido" para fazer as coisas. Provavelmente não o sei usar eheheh
 
Às vezes nem é preciso 2 exposições, a 77D já deve ter uma gama dinâmica jeitosa... Medição pontual, exposição no céu, e depois recuperas as sombras. Se for mesmo uma diferença grande é que já convém fazer as 2 exposições.

2 ou 3 exposições na mão é tranquilo, a 77D faz auto bracketing, certo? A minha D5300 faz, vai uma rajada de 3 exposições, e tá a andar de mota. Mas até usei poucas vezes.

Na LX100 noto que tenho maus necessidade, as altas luzes estouram com mais facilidade, e a gama dinâmica é pior.

Nesse aspecto, a Nikon porta-se muito bem. Mas a Canon começa a aproximar-se, com estes últimos sensores.

Eu não falo muito para o PS, é mais LR. Este último também sempre foi mais acessível para mim.

Força com isso, e manda mais ;)
 
Sim faz auto bracking. Já a 550D também fazia e cheguei a experimentar, mas sem resultados decentes.

Obrigado pelas dicas, vou estar atento a esses pormaiores nas próximas saídas.
 
Também acho um bocado exagerada a vinhetagem. Provavelmente conseguirias o mesmo efeito (desviar o olhar de coisas que não querias na foto) com menos intensidade na vinhetagem. A menos que seja de tal forma intrusivo que tenhas que chegar a tanto. Mas aí o erro já vem de trás, e não da edição ;-)

Na foto de Braga lá mais acima, era teres feito a foto um bocado mais cedo. Para o meu gosto já foi demasiado tarde. Há ali uma altura entre o por do sol e a noite em que consegues um melhor equilíbrio entre sombras e highlights. A menos que o teu objectivo tenha sido mesmo aquele.
 
@xukuru em primeiro muito obrigado pelo feedback :)

Sim, acho vou-me deixar disso ;) ou melhor, usar quando deve ser (se bem que aqui já entra uma questão de gosto). Quanto ao problema vir de trás, tens toda a razão. Muitas vezes a fotografia não é tão pensada ou trabalhada como devia ser na altura em que é tirada. Depois caio em exageros na edição para tentar compensar. É um erro que já cometi algumas vezes. Como por exemplo na primeira do #47. Talvez conseguisse enquadrar melhor a foto, mas na altura experimentei 2 ou 3 enquadramentos e acabou por ser aquele.

Quanto à outra foto que referes. És capaz de ter razão. Há uma coisa que eu ainda não fiz, e vai um pouco de encontro ao que dizes. Que é, preparar a foto em casa. Local, hora, meteorologia, pensar na luz, etc. Ainda não fiz nada disso, por duas razões principalmente: a primeira, falta de conhecimento. Tenho uma ou outra ideia do que poderia ser porreiro, mas falta-me maior conhecimento no que toca a luz e perceber o que fica melhor e quando. E depois é falta de tempo… Neste momento eu gosto simplesmente de pegar na máquina e ir visitar alguns locais, quando posso, e tirar umas fotos. Não é o ideal, mas é o que me sinto à vontade e me dá mais gosto. Mas tenho isso na cabeça, começar a preparar uma ou outra foto e ir ao local na hora adequada para o fazer.

Aproveito para deixar uma foto de umas fotos no museu da imagem em Braga.


Museu da Imagem
by Nuno Silva, no Flickr
 
Depois de muito tempo parado, lá tive a oportunidade de voltar a tirar umas fotos. Durante o fim de semana passado, acabei por dar uma volta pelo centro de Portugal, passando pela Serra da Estrela e pela zona de Fátima.

Ora, o tempo não ajudou nada como devem imaginar. A estrada para a torre estava fechada, e a chuva sempre a espreitar por isso não deu para grandes aventuras. Na zona de Fátima, acabamos por visitar as Grutas da Moeda e as Grutas de Mira D'Aire. Nunca tinha visitado grutas, não sabia bem o que me esperava a não ser que seria um ambiente com pouca luz e apertado. Montei a 10-18, shutter ali nos 1/8 , 1/10 e siga. Foi um bocado stressante pois o ambiente (dado que tinha chovido nas últimas semanas e continuava a chover) era bastante húmido e com constantes pingas a cair por todo o lado. Mesmo assim ainda deu para tirar algumas chapas.


Wating for food
by Nuno Silva, no Flickr


Shallow Water
by Nuno Silva, no Flickr


Inside Earth
by Nuno Silva, no Flickr


River Inside Earth
by Nuno Silva, no Flickr


Gruta da Moeda
by Nuno Silva, no Flickr
 
Back
Topo