matavelhos

matavelhos

Power Member
Boas a todos os que por aqui passam :)

Desde de puto que gosto bastante de fotografia, mas infelizmente nunca tive grandes possibilidades de fazer da fotografia um hobbie e evoluir no mesmo.

Há muitos anos atrás, cheguei a ter uma pequena máquina fotográfica (ainda de filme) com a qual iam batendo umas chapas aqui ou ali, infelizmente caiu e ficou estragada.

Finalmente consegui comprar um setup que me permitisse iniciar neste hobbie um pouco mais a sério. Composto por uma Canon 550D com lente de Kit (18-55mm III) e um tripé da Neewer, espero que me ajude a iniciar e evoluir.

Neste momento, o tipo de fotografia que mais me atrai é natureza e céu noturno. O facto de viver numa cidade vai fazer com que também opte por tirar fotos de rua.

Fruto da minha área de estudo, tenho alguns (poucos) conhecimentos de photoshop que irei tentar usar para alguma edição das fotos que irei tirar.

Esta galeria tem como principal objetivo receber os vossos inputs para que possa evoluir e observar a minha evolução (espero eu).

Como primeira imagem, vou deixar aqui uma panorâmica de 3 fotos tirada com um Nexus 5, a qual foi posteriormente editada. Não é nada de especial, mas é uma das fotos que mais gostei.


vila%20do%20conde.jpg



Resumo:

Nível:
iniciante
Setup: Canon 550D + lente kit 15-55mm III
Edição: Photoshop
 
Um conselho: deixa o Photoshop de lado e usa para já apenas o lightroom.

O equipamento que tens é muito capaz e mais que suficiente para os primeiros tempos.

Boas fotos e não te esqueças de partilhar sempre o que fores fazendo.
 
Ora bem, ontem foi dia de levar a máquina a passear e testar umas fotos ao ar livre. Saliento que são as minhas primeiras fotos e foram feitas para testar algumas técnicas, por isso sofrem de muitos males.

candeeiro.jpg


ceu.JPG



semana%20186_pb.JPG
 
Última edição:
Ontem foi mais um dia de testes... Infelizmente ainda não sei tirar fotos à noite. Têm ficado com bastante grão e além disso tenho tido muitas dificuldades em focar. Não sei se a lente ou a câmara têm algum problema no focu ou se eu estou a fazer alguma coisa mal, mas o auto focus tem sido praticamente inútil principalmente usando o viewfinder, em que as fotos ficam praticamente todas desfocadas.

car1.JPG


car2.JPG
 
Retrato funny

retrato1.jpg


Esta folha mais central tinha um bichinho que eu estava a tentar fotografar e que iria ajudar na composição da mesma, infelizmente a única foto com foco decente foi sem o dito...

folha.jpg




A experimentar o tripe durante a noite. 4s de exposição.

bus_zw.jpg



Marshall.76 eu sei que as minhas fotos são uma treta, que lhe falta quase tudo ou mesmo tudo, desde a composição, à exposição, enquadramento, etc... Mas infelizmente não tenho ninguém para me guiar, e bater chapa para depois apagar tudo sem receber nenhum feedback não me vai fazer evoluir nada. Preciso de dicas, preciso de algum feedback para poder ir melhorando.

Tenho visto videos/cursos online, galerias, pergunto a quem sabe mais do que eu e afins para tentar aprender.

Não é uma área fácil, e é preciso muito treino para fazer algo de jeito. E isso ainda vai demorar...
 
Última edição:
Ontem à tarde foi dia de passear pela cidade de máquina na mão pela primeira vez... Não me senti muito à vontade para tirar fotos às pessoas... Tenho receio de ser mal interpretado e de passar poder passar por apertos, coisa que não estou para aturar, pelo menos para já. À conta disso perdi um outro momento que poderiam dar uma boa foto, mas preferi não arriscar. Até porque num deles era uma teenager e podia ser muito mal interpretado... Enfim, tirando isso até correu relativamente bem. Vou deixar aqui as primeiras duas fotos, que são muito parecidas e não sei qual prefiro.

#1 - A composição aqui perde um bocado por causa daquela folha seca que se encontra por detrás da flor. O Enquadramento também não é o melhor, mas é aceitável, digo eu.

flor.jpg


#2 - Esta levou um crop, e por causa disso a flor em si parece-me muito próxima da câmara, muito grande... De resto parece-me bastante boa, melhor enquadramento e composição que a anterior. Acho que o ideal seria uma mistura das duas.

flor2.jpg
 
Obrigado! Eu não gosto/tenho lata para tirar fotos a pessoas, acho isso um bocado invasão de privacidade e sei que há pessoas que não gostam nada disso. Além disso, ainda não tenho noção do que fica bem ou não em fotos desse tipo, logo torna-se difícil a construção da cena (quando há possibilidade para isso).

@Anarcho, porque achas engraçada? Ajuda ter algum feedback mais especifico :p
 
Eu só a ver a primeira foto pensei logo que ela tinha sido tirada em Braga, mas ao descer lá percebi que efectivamente era verdade :D

Gostei bastante dos tons frios da primeira foto :)
 
Obrigado @jncevcosta.

Sim foram todas tiradas na zona do Bom Jesus. Um bom local para tirar umas fotos.

Essa primeira foto foi tirada já com a luz do dia a desaparecer. ISO mais elevado, o que levou a ficar com algum grão. Mas com o desfoque do fundo e o tamanho da foto para o forum, ficou aceitável.
 
Obrigado @Anarcho pelo feedback. Eu efetivamente vou tentando uns ângulos mais fora do comum, mas nem sempre resulta decentemente.

Sinceramente eu nem acho essa foto nada de especial, tive mesmo para nem a publicar, mas como era a única com "pessoas" acabei por o fazer.
 
É no Covão da Ametade, ali no inicio da subida para a Torre, quem vai por Manteigas. Basicamente no inicio do Vale Glaciar do Zezere.

Um local fantástico ao qual a foto fica muito muito atrás. Provavelmente o melhor sitio que visitei!! Também não foram assim muitos hahah
 
Back
Topo