Matemática: o que são Matrizes e para que servem?

Cambalinho

Power Member
eu sempre leio, sobre Matrizes, em Computação Gráfica e Matemática.
mas ainda estou confuso:
1 - sei que são cálculos por tabelas... mas o que é realmente?
2 - para que serve a utilização?

eu não aprendi nada sobre isto na escola... mas gostava de entender
 
A tua dúvida tem mais a ver com Matemática do que com programação. A primeira introdução que tive com matrizes foi no primeiro ano da universidade em Álgebra Linear.

Em programação já criaste vectores não já? Podes ter um vector horizontal (uma linha com várias colunas) ou vertical certo (uma coluna com várias linhas)? Uma matriz não é nada mais nada menos do que um conjunto com várias linhas e colunas. Para que serve? Tanta coisa...

https://en.wikipedia.org/wiki/Matrix_(mathematics)

O melhor sítio para começares é a wikipédia.
 
façam-me 1 correção, por favor: 'vector' = 'linha' ou 'ponto'?
desculpem, mas vamos começar pela introdução: o que é Matrizes e para que servem?
depois posso entender as operações e assim perceber como usar em programação... eu já vi várias matrizes, mas não me fazem sentido, por não entender o que são e para que servem :(
exemplo: soma é adição de 2 ou mais parcelas... e entendo para que serve e onde se aplica... mas eu não entendo este básico nas matrizes
 
eu vi vários exemplos de matrizes... apesar de entender melhor ainda sinto dúvidas como utilizar na dia-a-dia...
honestamente faz-me lembrar 1 pouco do Excel do Office... porque usa tabelas e numa célula podes somar(outra operação) outras células.. apesar de mostrar exemplo de celulas... nas Matrizes podemos usar entre tabelas... como calcular pontos de tabelas trimestrais... desculpem, mas foi mais ou menos assim que entendi para que serve as Matrizes... e isso facilita calculos, usando formulas em vez de valores nos arrays.
muito obrigado
 
O problema da matemática é as definições dela enquanto a conceitos, precisas não da matemática mas do conceito palavra matriz. A matriz de da palavra número enquanto a conceito é aquilo simbólico que o representa partindo do 0 então a matriz de números é o 0. A matriz de um objeto em programação é o seu conceito objeto, por exemplo cão imagina que é o objeto programação con pequenas classes objeto matrizes que conformam o cão (pernas, dorso...) Depois a partir dessas matrizes (nascentes) se conforma o objecto o qual pode derivar con qualidades matriz distintas (dorso longo, dorso pequeno, olhos azuis, verdes etc). Em essência uma matriz é algo ordenado a simbolicamente representar esse mesmo algo, essa ordenação leva a pensar em matrizes como algo que em essência se resume a organização quando na verdade a matriz deve ser tomada como algo com significado lógico que permite formar algo lógico organizado e passível de entender a partir de matrizes (nascentes). Nunca entendi e continuo sem entender como os matemáticos podem entender matemática sem entender conceitos definidores de princípios lógico matemáticos. E por isso não entendo patavina de matemática, mas penso que o seu erro está na acepcão da palavra em si.

Se estiver errado e o conceito matriz tem outra leitura específica em matematica então não me tenha em atenção, mas eu acho que matriz seria isso - nascente lógico que permite um entendimento total de antes a depois suposto. Por isso a matriz tem a possibilidade de se explicar a si própria e o seu contexto. Um rio é uma matriz, nasce água porta água tem jusante e montante qual é a sua matriz ( o 0 nascente água mas também a própria água etc) e depois tudo o que a conforma depende de quão matriz complexo queira analisar.
 
na programação, como Computação Gráfica, podemos usar em Rotação, desenhar objetos e muito mais... ao olhar para um manual que tenha matrizes, sem entender nada, é complicado e confuso. assim me facilita mais a vida.
agora tenho de rever algumas teorias\tipos(Mariz linha, coluna, composta, quadrada e outras) e aprender as operações.
muito obrigado a todos.. assim torna-se 1 pouco mais simples a entender onde se deve usar. muito obrigado a todos.
 
Back
Topo