materiais de rede

Mr. Mim3

Membro
Boas,

sou de um grupo de área de projecto de 12º ano, e como projecto o meu grupo vai organizar uma Lan Party para angariar fundos para a escola. O nº de participantes será em princípio 80, para os pc's.

Precisava que alguem me dissesse ao certo todos os materiais de rede ( cabos, switches, etc.) que são necessários para montar uma rede para cerca de 80 pc's, para poder comunicar aos nossos patrocinadores.^

Agradecia se pudessem responder rapidamente :D
Thanks
 
Estamos a falar de uma Lan Party onde a malta carrega as próprias máquinas, certo ?

Se assim for, não podemos assumir que toda a gente tenha acesso a redes wireless, então teremos de garantir rj45 para a malta toda.

Podem pedir, sei lá, 6 switches 10/100 de 16 portas mais outro de 8 portas.

6 switches, 1 uplink
15 máquinas, 1 uplink
15 máquinas, 1 uplink
15 máquinas, 1 uplink
15 máquinas, 1 uplink
15 máquinas, 1 uplink
5 máquinas, 1 uplink

Se são patrocinados, presumo que seja por algum ISP, portanto não pode faltar o belo do router capaz (wireless para garantir o resto da malta que nao quer por RJ45) e uma ligação dedicada (se for preciso Internet, não vamos estar a chuchar a da escola, até porque o DHCP já deve ter atribuído mais IP do que 254 menos 80... ou não se for uma escola pequena)

Quanto a cablagem, esta topologia obriga a que todos os pontos se liguem a uma origem ou sub-origem e por isso terás de racionar a quantidade e comprimento dos chicotes que tens de usar.

Tudo depende muito do espaço físico e da boa vontade do patrocinador.

Deixo-te com um esquema (paint :p) da solução (porque há mais)

Esquema

Não sou formado nestas áreas, apenas a experiência me permite responder-te desta forma, pelo que se alguém formado ou mais entendido passar por aqui, irá concerteza reparar esta solução ou sugerir uma outra.

Boa sorte.
 
Não sei se isso tem limite ou não(em termos do valor do material) mas eu iria para
2 x Switch 48 + 4 (Gbit)
1 x Switch 24 Portas + 4 Gbit

Os switchs teriam de suportar link agregation e STP para fazer a brincadeira

A idea era ligar os switchs entre si com gigabit com link agregation e STP para redundancia e maior velocidade.

Quanto aos cabos.... epá...

Cabos CAT 5e/6 q.b.

Cumps
 
Back
Topo