1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Está disponível o Comparador ZWAME em versão beta.
    Mais informações.
    Remover anúncio

Material (e +) para LanParty

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por slipknoize, 20 de Setembro de 2002. (Respostas: 4; Visualizações: 1917)

  1. slipknoize

    slipknoize 1st Folding then Sex

    Boas pessoal.

    Estou a pensar em organizar uma lan com uns amigos e gostaria de saber umas informaçoes:

    1. Hub, Switch? Que Hub/Switch usar? Qual o melhor Hub/Switch relação performance/preço? Qual o seu preço? (Somos +/- 15)

    2. Que placa de rede usar? Qualquer uma serve? Qual a melhor relação performance/preço? Qual o seu preço?

    3. Que tipo de cabos usar?

    4. Podem-se ligar 2 Hubs, um ao outro?

    5. Vão haver problemas com diferentes SOs?

    6. Quais os procedimentos para se ligar os PCs em rede? Basta ligar as placas de rede ao hub e ligar os PCs? São necessárias algumas configurações nos SOs (Win98 e XP)?


    Cumprimentos,
    Slipknoize
     
  2. banid0

    banid0 Power Member

    Eh pa dd que seja um Hub 10/100 serve...switch e muito caro ainda ... mas se tiveres massa vai pa um switch(um hub normal serve)

    Qualquer uma com chipset realtek...dd ke seja 10/100(convem...)

    UTP 5 - Cabos directos (straight Thru) de pc para hub e cruzados(crosswired) de pc pa pc ou hub pa hub.

    Yep como ja disse usas um cabo cruzado. Chama-se cascateamento isto(ligar varios hubs)

    Nop usa o TCP/IP que é universal...se são so windows M1cr0$oft dá...linux e tal tb funka kom TCP/ip ...

    Em windows tens de atribuir ips da mesma gama(por ex 192.168.0.* sendo o * dd o 1 ate 15 por ex) depois pinga-los(numa caixa de dos/linha de comandos: ping (IP) -> Ex: ping 192.168.0.1 se der excedeu o tempo algo ta mal..se der uns tempos em ms tass bem.Se n der experimenta por no mmo workgroup.Win98 e lixado de config a rede :P) WINNT 4 ever

    PS: Qualquer koisa PM keu ensinote mais em pormenor
     
  3. StormhawK

    StormhawK Power Member

    Só uma pequena correcção quanto aos cabos:

    Para ligações pc-hub ou hub-hub os cabos são directos e não cross-over, e vice-versa. É preciso ter especial atenção com isto.

    Quanto à mistura de SOs e respectivas configurações, há uma coisa que vos pode acontecer e assustar sem motivo. É possível que, a dado ponto, com a rede montada e configurada, haja quem não veja outros computadores na "network neighbourhood". Isto não significa que não tenha rede!! Pode jogar na mesma... Simplesmente não terá aquele acesso simples às funcionalidades de partilha de ficheiros...

    Boa lan! Tenho a certeza de que vais querer repetir.
     
  4. Seavoices

    Seavoices Power Member

    Redes

    Já pensaste em montar um servidor para esse tipo de rede??? Um 2000 Adv. Server, um linux com domínio? Terás mais estabilidade e mais segurança (relativa) dentro da rede, e ainda por cima poderás partilhar ligações de netcabo, etc.
    Tens muitas possibilidades de montar uma Lan partilhada

    Agora ATENÇÃO... Qual a distância máxima entre o Hub e o utilizador mais longe??? O cabo UTP ligado a um Hub não funciona a mais de 90/100 mts de distância, e aí a alternativa é Wireless (distância de comunicação sem obstáculos ultrapassa os 100 mts) ou então fibra Óptica (fora de questão, penso eu, por ser muito caro)

    Ajudo-te no que quiseres...

    PS - Tenta comprar hubs com porta uplink, porque assim não terás que gastar dinheiro em cabos cruzados que são muito mais caros que os cabos normais...
     
  5. StormhawK

    StormhawK Power Member

    Se ainda não tens os cabos de que vais precisar, aconselho-te veementemente a faze-los tu. Com alicates de crivar a menos de €15, cabo CAT5 a cerca de 50cent/metro e fichas RJ45 a cerca de 10cent cada, sai bem mais barato e acabas a pagar o mesmo quer faças directo ou crossover. Também podes decidir tu com que comprimento queres os cabos. E fica sempre bem ter coisas feitas por nós :cool:

    Os esquemas não são complicados, e a única precaução que aconselho é comprar cerca de mais 50% de fichas do que as que teoricamente precisarias. Nas primeiras vezes é muito fácil crivar uma ficha e depois descobrir que a ordem dos fios estava trocada.

    Bem, resumindo, o material necessário para fazer um cabo é:

    - Alicate de crivar (farto-me de usar isto e nao sei se tem outro nome mais correcto), que dê para fichas RJ45;
    - Cabo CAT5
    - 2 fichas
    - x-acto


    Os esquemas são estes:

    Directo (pc-hub ou uplink-hub):
    [​IMG]

    Crossover (pc-pc ou hub-hub):
    [​IMG] [​IMG]


    Ah, mais uma coisa. Não passes os cabos muito perto de coisas que emitam interferências electromagnéticas. Ou então compra cabo blindado...

    Espero estar a ajudar. Depois vais ter que postar aqui como correu a lan :)


    ### EDIT:

    Esqueci-me de uma coisa. Um multímetro dá imenso jeito para testar cabos. O procedimento é, contacto a contacto (sao 8 em cada ficha), encostar um pólo a uma extremidade e outro à outra. Se o multímetro não apitar, podes ter os fios trocados. Ou podes ter que crivar com mais força.
     

Partilhar esta Página